Circular nº 219/2011

Brasília, 29 de agosto de 2011

Às seções sindicais, secretarias regionais e aos Diretores do ANDES-SN

Companheiros(as)

Encaminhamos o relatório da reunião do Setor dos Docentes das IFES, realizada em Brasília, nos dias 25 e 26 de agosto do corrente ano. Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.

Prof. Márcio Antônio de Oliveira Secretário-Geral

Ensino Público e Gratuito: Direito de Todos, Dever do Estado.1

RELATÓRIO DA REUNIÃO DO SETOR DAS IFES BRASÍLIA/DF, 25 e 26 de agosto de 2011
Dia 25- Salão Girassol, cobertura do Hotel St. Paul Dia 26 – Sede do ANDES-SN, 3º andar, Brasília/DF Horário: início às 8h, interrupção no horário da reunião no MPOG (14h30) e retorno logo após. No dia 26, sexta-feira, compatibilizando com o desenrolar da Plenária da CNESF e com a nova reunião na SRH/MPOG, teve continuidade entre 17h e 20h. Presentes: (ANEXO I) Pauta: I - Informes da Diretoria; II - Informes das Seções Sindicais; III – Análise da proposta de acordo do governo – definição da posição do ANDES-SN na reunião do dia 25/8/2011, marcada para as 14h30; IV- Atividade de mobilização – avaliação e posicionamento sobre indicativo de greve; V- Preparação da plenária da CNESF; VI- Outros assuntos; VII- Encaminhamentos. Documentos distribuídos: 1. Convocação e pauta da presente reunião; 2. Relatório da última reunião com a SRH/MPOG; I. Informes da Diretoria Dia 25 de agosto: 1. Informe sobre as reuniões do dia 16 e 19 de agosto com a SRH/MPOG; 2. Informe sobre a marcha do dia 24; Dia 26 de agosto 3. Informe da audiência da CSP/CONLUTAS na SRH/MPOG, representada por Paulo Barela, na tentativa de abrir negociação para o SINASEFE; 4. Informe a respeito da Plenária da Cnesf/reunião com SINASEFE e com FASUBRA; 5. Informe da mesa com a SRH/MPOG ocorrida no início da tarde que resultou na assinatura do acordo. Informes das Seções Sindicais (ANEXO II)

II.

III – Análise da proposta de acordo do governo – definição da posição do ANDES-SN na reunião do dia 25/8/2011, marcada para as 14h30; O debate foi realizado conjugando os itens III e IV da pauta. IV- Atividade de mobilização – avaliação e posicionamento sobre indicativo de greve;
Ensino Público e Gratuito: Direito de Todos, Dever do Estado.2

Foi aberto o debate após posicionamento sobre o momento atual apresentado por Marina em nome da diretoria. Mais de 30 intervenções avaliaram o momento conjuntural, o quadro de mobilização da categoria e orientaram as deliberações tomadas no ponto VII da pauta: ENCAMINHAMENTOS. Após o retorno da reunião na SRH/MPOG o ponto foi retomado com o objetivo de preparar a intervenção na nova reunião marcada para o dia seguinte. V- Preparação da plenária da CNESF Foram repassados os critérios de participação e a pauta. Depois de cogitações iniciais sobre a possibilidade e dividir a bancada, uma parte comparecendo à plenária e outra mantendo reunião do setor, a decisão foi participar da plenária da CNESF até o horário previsto para a nova reunião com a SRH/MPOG. Nesse horário, todos os diretores e representantes das seções sindicais irão para o Ministério do Planejamento. Foram indicados para participar da reunião na SRH/MPOG junto com os diretores, os professores Amauri Fragoso de Medeiros, Astrid Balcker Ávila, Eronivaldo Fernando Dantas Pimentel, Aloísio Porto, Raimundo Alberto Tostes e Maria Alice Vieira. VI- Outros Assuntos Não foram pautados outros assuntos. VII- Encaminhamentos: (DIA 25 de agosto) ENCAMINHAMENTOS PARA A MESA COM A SRH/MPOG 1- Definição da posição do ANDES-SN na reunião com a SRH/MPOG marcada para à tarde do dia 25/8 - diante do momento conjuntural e do quadro de mobilização da categoria foram deliberados os movimentos a serem feitos quanto à proposta de acordo: 1.1- Caso haja recuo em relação à proposta, responsabilizar o governo, exigir que fique marcada reunião à noite para retornar com posição e voltar para a reunião do Setor; (Aprovado por unanimidade) 1.2- Caso seja confirmado o conteúdo da proposta, o posicionamento deve ser no sentido de assinar o acordo; (19 sim; 9 não, 3 abs.) 1.3- Na reunião registrar que houve rodada emergencial de AG; avaliação nessa reunião do Setor que segue em curso; que a categoria considera extremamente insuficiente em relação à correção das distorções o que se reflete na conseqüência remuneratória quase insignificante; que qualquer acordo não pode ser considerado como quitação das perdas, mas reconhecer o sentido positivo da incorporação das gratificações, o tratamento equivalente às duas carreiras e também dos aposentados. Sinalizamos positivamente a assinatura do acordo e solicitar as minutas do termo de acordo e do projeto de lei para avaliação, marcando horário para trazer o posicionamento definitivo; (26 sim, 3 abs.) 2- Indicação de 5 representantes de seções sindicais para participar da reunião na SRH/MPOG juntamente com os diretores. Os demais permanecerão em frente ao prédio do Ministério do Planejamento em ato público.

Ensino Público e Gratuito: Direito de Todos, Dever do Estado.3

(DIA 26 de agosto) ENCAMINHAMENTOS SOBRE A MOBILIZAÇÃO DA CATEGORIA 1- Proceder balanço sobre o significado do movimento emergencial para acumular forças e projetar a luta para frente; 2- Documento mostrando os avanços e as insuficiências, deixando claro o que propusemos e alteramos na mesa, destacar o método democrático e responsável de funcionamento do sindicato, o efeito do crescimento da mobilização o que forçou o recuo do governo, porém ainda muito desigual, registrar as vitórias, a dureza da conjuntura e as perspectivas de luta (SERÁ REMETIDO PELA SECRETARIA DO ANDES-SN O MAIS BREVE POSSÍVEL); 3- Concentrar a mobilização e a luta em dois focos: na disputa pela reestruturação da carreira/correção das distorções e na disputa em torno das pautas locais, em forma de ações nacionalmente coordenadas conforme deliberação do 56º CONAD (coordenar ações de enfrentamento e a troca de informações sobre as diversas lutas empreendidas pelas seções sindicais, dando visibilidade nacional, sob o eixo geral: LUTA PELA QUALIDADE ACADÊMICA E CONTRA A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA EXPANSÃO DAS IFES); 4- Articular os desdobramentos do processo de mobilização com a defesa do ANDES-SN com sindicato representativo da categoria docente; 5- Fortalecer os GT carreira locais; 6- As seções sindicais devem enviar urgentemente criticas a minuta de decreto e sugestões em relação à progressão dos docentes da carreira EBTT; 7- Rodada de AG de 29 de agosto a 16 de setembro – avaliação do movimento desenvolvido em torno da negociação emergencial e projeção da luta para frente: Assembleia permanente, indicativos de greve, definição das pautas locais naquelas seções sindicais que ainda não fizeram e desencadeamento da luta, principalmente para reverter a precarização das condições de trabalho, atividades locais, regionais, caravana e outras, para massificar e mobilizar em torno da conquista da reestruturação da carreira e enfrentar os ataques às condições de trabalho em cada IFES; 8- Reunião do setor das IFES em Brasília nos dias 17 e 18 de setembro; 9- Indicações para a reunião do dia 14 de setembro na SRH/MPOG: propor ao governo “passo a passo” sobre os mesmos fundamentos que o ANDES-SN utilizou no semestre passado; Metodologia de vai e vem com a categoria na discussão da carreira. Quando surgirem os conflitos com o governo, tendo como referência o projeto de reestruturação da carreira aprovada no 30º Congresso, atuar com a mobilização da categoria para garantir avanços.

Ensino Público e Gratuito: Direito de Todos, Dever do Estado.4

ANEXO I PRESENTES: Diretoria: Marina Barbosa, Luiz Henrique Schuch, Almir Menezes, Maurício Alves da Silva, Josevaldo Cunha, Maria Suely, Marcio Antônio de Oliveira, Luis Seixas, Sonia Lúcio, Laura Fonseca, Geraldo do Nascimento Carvalho. Dia – 25/08/11 – Quinta-Feira Hotel St Paul Seções Sindicais: ADUFAC (João Silva Lima) ADUA (José Alcimar de Oliveira); ADUFPI (Daniel de Oliveira Franco); ADUFCG (Amauri Fragoso Medeiros e Geraldo Adrien Roja); ADUFEPE (Eron Pimentel e Franklin Tupinambá Vieira); ADUFERPE (Marcelo de Ataíde Silva, Cícero Monteiro de Souza e Juvenal Theodózio Lopes Fonsêca); ADUFS (Marcos Pedroso); ADUNB (Ebenezer); SESDUFT (Marcelo Leineker Costa e Patricia Orfila dos Reis); ADUFMAT (Carlos Alberto Eilert e Tomás de A. S. Boaventura); SINDCEFET-MG (Fausto de Camargo Jr.); ADUFU (Maria Alice Vieira e Antônio Cláudio Moreira Costa); APES-JF (Paulo César de S. Ignácio); ASPUV (Márcia Fontes Almeida e Renata Rena Rodrigues); ADUFLA (Samuel Pereira de Carvalho); ADUFOP (Erisvaldo P. dos Santos); ADUFRJ (Luis Acosta); ADUFF (JUAREZ Duayer); ADUR-RJ (Helcimar Barbosa Palhano e Luciano da Silva Alonso); APUFPR (Astrid Balcker Ávila e Raimundo Tostes); SINDUTF-PR (Edson Fagundes); Seção Sindical do ANDESSN na UFRGS (Carlos Alberto Gonçalves); APROFURG (Ubiratã Jacobi e Paulo Juarez Rieger); ADUFPEL (Milton B. Almeida); SEDUFSM (Rondon de Castro); SESUNIPAMPA (Daniel Luiz Nedel). Dia – 26/08/11 – Sexta-Feira Sede do ANDES-SN Diretoria: Marina Barbosa, Luiz Henrique Schuch, Maurício Alves da Silva, Josevaldo Cunha, Marcio Antônio, Bartiria Gandi Seções Sindicais: ADUFAC (João Silva Lima) ADUA (José Alcimar de Oliveira); ADUFPA (Isabel Florentino) ADUFPI (Daniel de Oliveira Franco); ADUFCG (Amauri Fragoso Medeiros e Geraldo Adrien Roja); ADUFEPE (Eron Pimentel e Franklin Tupinambá Vieira); ADUFERPE (Marcelo de Ataíde Silva, Cícero Monteiro de Souza); ADUFAL (Ailton Silva Galvão e Antônio Passos); ADUFS (Marcos Pedroso); SESDUFT (Marcelo Leineker; ADUFMAT (Carlos Alberto Eilert e Tomás de A. S. Boaventura); SINDCEFET-MG (Fausto de Camargo Jr.); ADUFU (Maria Alice Vieira e Antônio Cláudio Moreira Costa); ADUFLA (Samuel Pereira de Carvalho); ADUFLA (Samuel Pereira de Carvalho); ADUFOP (Aluisio Finazzi Porto); ADFUNREI (Maria Rita Rocha do Carmo); APROFURG (Ubiratã Jacobi e Paulo Juarez Rieger); SEDUFSM (Rondon de Castro); SESUNIPAMPA (Daniel Luiz Nedel).

Ensino Público e Gratuito: Direito de Todos, Dever do Estado.5

ANEXO II Informes das Seções Sindicais ADUA SEÇÃO SINDICAL – AMAZONAS Informes Prestados Por: José Alcimar de Oliveira Data da Assembleia Geral: 24 de agosto de 2011 Nº de Participantes: 80 Deliberações: 1- Manutenção do indicativo de greve sem data; 2- Índice de 8% a partir de janeiro de 2012 e 6,6 em julho 2012; 3- Próxima Assembleia: 26/08/2011 4- Reuniões setoriais por unidades. Outras informações: Aceita o acordo com as seguintes condições: 1- Índice de correção acima definido; 2- Indica Março 2012 como limite para fechar discussão sobre a carreira; 3- Compromisso do governo de apresentar um calendário de negociação dos demais pontos da pauta, sobretudo os relativos às condições de trabalho (infra-estrutura) e concursos. ADUFCG - SEÇÃO SINDICAL - CAMPINA GRANDE/PB INFORMES PRESTADOS POR: AMAURI FRAGOSO DE MEDEIROS DATA DA ASSEMBLEIA GERAL: Nº DE PARTICIPANTES: DELIBERAÇÕES: Realizamos 4 AGs nos diversos Campi: Cuité (24/08/2011, 41 participantes), Pombal (23/08/2011, 32 participantes), Campina Grande, (24/08/2011, 140 participantes) Sumé (24/08/2011, 32 participantes). Em Sousa não foi possível realizar AG. Deliberações Os campi de Campina Grande, Sumé e Pombal deliberaram assinar o acordo com o governo federal e manter o indicativo de greve sem data. Além disso, sugeriram que o término dos trabalhos do grupo de trabalho sobre carreira fosse encerrado em março de 2012 e não em maio. O campus de Cuité rejeitou assinar o acordo com o governo e manteve o indicativo de greve. OUTRAS INFORMAÇÕES: A DIRETORIA DA ADUFCG PARTICIOU DAS AGS DE PATOS E CAJAZEIRAS: AMBAS DELIBERARAM A ASSINATURA DO ACORDO COM O GOVERNO E O INDICATIVO DE GREVE SEM DATA. ADUFEPE SEÇÃO SINDICAL - FEDERAL DE PERNAMBUCO Informes Prestados Por: Eron Pimentel e Franklin Tupinambá Data da Assembleia Geral: 24 de agosto de 2011 Nº de Participantes: não informou Deliberações:
Ensino Público e Gratuito: Direito de Todos, Dever do Estado.6

1- Considere insuficiente e desrespeitosa a proposta de reajuste de 4% para 03/2012 por ferir a dignidade dos docentes e indica a continuidade das negociações e não assinatura de acordo nos termos atuais; 2- Aprovou um dia de paralisação em 01/09 e convoca Assembleia para as 15h00 do mesmo dia; 3- Aprovou a manutenção do indicativo de greve sem data Outras Informações: Fizemos mobilização no Campus pela manhã no dia 24/08. Reconhece os avanços mas considera insuficiente. ADUFERPE SEÇÃO SINDICAL - RURAL DE PERNAMBUCO Informe apresentado verbalmente na reunião ADUFS - SEÇÃO SINDICAL - SERGIPE INFORMES PRESTADOS POR: MARCOS ANTÔNIO DA SILVA PEDROSO DATA DA ASSEMBLEIA GERAL: 24/08/2011 Nº DE PARTICIPANTES: 83 DELIBERAÇÕES: - Deliberou, com 01 (uma) abstenção que o ANDES não aceite a proposta do governo, remetendo a possibilidade de garantir a reposição da inflação ainda ente ano; Foi destacado nos encaminhamentos que: qualquer acordo deve se basear a partir da proposta emergencial protocolada pelo ANDES-SN, que contempla o Piso o salarial do DIEESE. Foi defendida a manutenção da discussão para implantação do Plano de Carreira. Aprovou também por unanimidade o Indicativo de Greve com data de AG. para reavaliar a situação no dia 30 de agosto. Foi instalado o Comando Local de Mobilização que percorrerá os Campis da UFS na tentativa de esclarecer a comunidade acadêmica sobre o contexto atual de negociações e Pauta do ANDES Foi aprovado como encaminhamento o envio da proposta de Carreira do ANDES para os Conselhos superiores da UFS para que seja apreciado e garantir o apoio. Aprovado o nome do professor Marcos Antonio da Silva Pedroso como Delegado na Plenária dos SPF’s a ser realizada no dia 26/08. OUTRAS INFORMAÇÕES: Foi amplamente discutida a nossa defasagem salarial frente as demais categorias, mesmo sabendo que a incorporação da GEMAS já representa algo importante no contexto. Foi apresentado pelo prof. Eugenio um Estudo comparativo das perdas salariais frente aos técnicos do Ministério C&T e Ipea. Que segue AM anexo (arquivo ppt). ADUNB - SEÇÃO SINDICAL - BRASÍLIA Informe apresentado verbalmente na reunião. SEDSDUFT-SEÇÃO SINDICAL - TOCANTINS Informes Prestados Por: MARCELO LEINEKER Data da Assembleia Geral: 23de agosto de 2011 Nº de Participantes: 42 professores e 6 convidados Deliberações:
Ensino Público e Gratuito: Direito de Todos, Dever do Estado.7

Rejeitar a proposta/ permanecer em greve e negociar, no mínimo a reposição da inflação em todos de 15%. ADUFMAT SEÇÃO SINDICAL - MATO GROSSO Informes Prestados Por: CARLOS ALBERTO EILERT E TOMAZ BOAVENTURA Data da Assembleia Geral: 22 de agosto de 2011 (UFPB) Nº de Participantes: 69 Deliberações: Não ao 4% - Não assinatura a proposta do governo; Em greve a partir de 24/08; Próxima Assembleia 29/08; Instalado o comando local de greve; Delegado ao SPFs – Carlos Alberto Eilert; Observador ao SPFs – Tomaz Boaventura Outras Informações: Paralisação nos dias 23 e 24 em Cuiabá, Sinop e Barra do Garças SINDCEFET-MG - BELO HORIZONTE/MG Informe apresentado verbalmente na reunião. ADUFU - SEÇÃO SINDICAL – UBERLÂNDIA INFORMES PRESTADOS POR: MARIA ALICE VIEIRA e ANTÔNIO CLAUDIO MOREIRA DA COSTA DATA DA ASSEMBLEIA GERAL: 24/O8/2011 Nº DE PARTICIPANTES: 202 DELIBERAÇÕES: Pauta aprovada na Assembleia: 1) Informes 2) Avaliação da proposta do governo 3) Apreciação do indicativo de greve para o dia 25/8 4) Eleição de delegado para a reunião do setor das federais do dia 25/8 e para a Plenária dos SPF, que será realizada em Brasília/DF, no dia 26 de agosto. 5) Outros assuntos 5.1) Moção de solidariedade ao povo chileno e às organizações que lideram o Paro Nacional nos dias 24 e 25 de agosto de 2011. 5.2) Moção de apoio aos professores da rede estadual do estado de Minas Gerais em greve e a campanha nacional para a aplicação de 10% do PIB na educação. Encaminhamentos aprovados: 1) Os filiados da ADUFU-Seção Sindical autorizam aos professores não-filiados a fazerem uso do direito de voto nesta Assembleia. 2) Delegado para a reunião do Setor das Federais do dia 25/8: Profa. Maria Alice Vieira. Observador para a mesma reunião: Prof. Antônio Cláudio Moreira da Costa. 3) Delegado para a Plenária dos SPF, que será realizada em Brasília/DF, no dia 26 de agosto: Prof. Antônio Cláudio Moreira da Costa. Suplente para a mesma Assembleia: Profa. Maria Alice Vieira. 4) Avaliação da proposta do governo:
Ensino Público e Gratuito: Direito de Todos, Dever do Estado.8

4.1) Aprovada a rejeição da proposta do governo da forma como foi formulada. 4.2) Assinar acordo com o governo em relação aos seguintes itens: a) incorporação da Gemas ao VB; b) incorporação da Gedbt ao VB; c) compromisso com a reestruturação da carreira, constituindo grupo de trabalho com prazo conclusivo até maio de 2012, além de oficinas para aprofundamento temático; d) compromisso de promover equiparação remuneratória com C&T atualizada. Portanto, foram rejeitados os seguintes itens: a) correção de 4% na tabela para os docentes da carreira do ensino superior e EBTT, incidindo também sobre a RT, isto é, sobre todas as colunas da composição remuneratória; b) vigorando a partir de março de 2012. Proposta aprovada com a seguinte votação: Favoráveis: 72 votos Contrários: 61 votos Abstenções: 4 votos 4.3) Que o ANDES-SN reapresente uma contraproposta ao governo nos termos da nossa proposta emergencial. 5) Apreciação do indicativo de greve para o dia 25/8: 5.1) Rejeitado indicativo de greve para o dia 25/8, com a seguinte votação: Favoráveis: 11 votos Contrários: 87 votos Abstenções: 8 votos 5.2) Aprovado indicativo de greve com a seguinte votação: Indicativo com data para 2 de setembro: 62 favoráveis Indicativo sem data definida: 49 favoráveis Abstenções: 3 votos 6) Aprovada realização de nova Assembleia geral no dia 01 de setembro às 14:00h. 7) Aprovada Moção de solidariedade ao povo chileno e às organizações que lideram o Paro Nacional nos dias 24 e 25 de agosto de 2011. 8) Aprovada Moção de apoio aos professores da rede estadual do estado de Minas Gerais em greve e a campanha nacional para a aplicação de 10% do PIB na educação. APESJF SEÇÃO SINDICAL - JUIZ DE FORA/MG INFORMES PRESTADOS POR: PAULO IGNÁCIO - VICE-PRESIDENTE DA APESJF-SSIND DATA DA ASSEMBLEIA GERAL: DIA 24 DE AGOSTO, 3ª FEIRA, ÀS 9H30min. Nº DE PARTICIPANTES: 138 DELIBERAÇÕES: 1 – Por ampla maioria, foi aprovada a indicação de que o ANDES-SN assine o acordo proposto pelo governo federal na última audiência com o Ministério do Planejamento; 2 – Suspensão do indicativo de greve, anteriormente aprovado para 01/09; 3 – Manutenção do caráter permanente da Assembleia Geral; 4 – Próxima sessão da Assembleia geral permanente no dia 30/08, 3ª feira, às 09:30h;
Ensino Público e Gratuito: Direito de Todos, Dever do Estado.9

5 – Manter e ampliar o Comando Local de Mobilização, com o objetivo de auxiliar a diretoria no processo de intensificação do debate sobre carreira docente. OUTRAS INFORMAÇÕES: 1 – Paralisação nos dias 23 e 24: houve adesão com exceção dos setores que sempre foram problemáticos (direito, saúde – medicina, enfermagem, fisioterapia e odontologia). 2 – Mandamos um ônibus para a marcha do dia 24 em Brasília. ASPUV SEÇÃO SINDICAL - VIÇOSA/MG Informe apresentado verbalmente na reunião. ADUFLA SEÇÃO SINDICAL - LAVRAS/MG Informe dado por: Samuel Pereira de Carvalho Data da Assembleia: 24/08 Nº de participantes: 95 Deliberações: a) Rejeitar a proposta do governo; b) Manter o indicativo de greve, sem data; c) Continuar reivindicando a implantação do Plano de Carreira do Andes. Observações: a) Houve paralisação total no dia 24/08; b) Muitos estudantes estiveram presentes à Assembleia, sem direto a voz e voto. ADUFOP SEÇÃO SINDICAL - OURO PRETO/MG Informe apresentado verbalmente na reunião. ADFUNREI - SEÇÃO SINDICAL - SÃO JOÃO DEL REY/MG Informe apresentado verbalmente na reunião. ADUFES SEÇÃO SINDICAL - ESPÍRITO SANTO Informe apresentado verbalmente na reunião. ADUFRJ-SEÇÃO SINDICAL - RIO DE JANEIRO Informes Prestados Por: Luis Acosta Data da Assembleia Geral: 24 de agosto Nº de Participantes: 30 Deliberações: 1) Não assinar o acordo com o MPOG, em função do ajuste da tabela ficar aquém da deterioração inflacionária desde o último ajuste salarial (junho de 2010) 2) Reiterar a contraposta de:a) incorporação das gratificações;b) ajuste da tabela em função da deterioração inflacionária a partir do mês de julho de 2010; c) vigência do ajuste a partir do mês de janeiro de 2010; 3) Constituir uma comissão de mobilização na UFRJ para realizar reuniões por unidade, visitas às congregações, para difundir a proposta de nova carreira docente do Andes-SN 4) Voto de abstenção da Adufrj-SSind com relação ao indicativo de greve sem data do setor das IFES do Andes-Sn;
Ensino Público e Gratuito: Direito de Todos, Dever do Estado.10

ADUFF-SEÇÃO SINDICAL - FEDERAL FLUMINENSE Informes apresentados verbalmente na reunião. ADUR-RJ – SEÇÃO SINDICAL - RURAL DO RIO INFORMES PRESTADOS POR: ANA CRISTINA S DOS SANTOS DATA DA ASSEMBLEIA GERAL: 23/8/2011 Nº DE PARTICIPANTES: 116 Deliberou por não aceitar o acordo emergencial apresentado pelo governo,39 votos contra a proposta,25 votos a favor da proposta,Algumas abstenções. Manutenção do Indicativo de Greve sem Data,Ampla Maioria. OUTRAS INFORMAÇÕES: Breve relato: A mesa abriu espaço para discussão da proposta do governo tendo os seguintes subsídios: o último relatório da reunião com o Secretário de Recursos Humanos; as Tabelas elaboradas pelo DIEESE; e os informes feitos pelos docentes que participaram das últimas reuniões do SETOR da IFES. As avaliações levaram a discussão do projeto de carreira aprovado no 30º Congresso do ANDES-SN e a necessidade de tratar a carreira docente já, uma vez que só a partir deste movimento poderemos de fato ter os devidos reajustes salariais. No entanto, para os docentes a proposta do governo não cobre a inflação de 2011 e coloca só para 2013 a possibilidade de mudanças no salário. Apesar de reconhecer que a incorporação das gemas se constitua em uma conquista de nossa luta por uma só linha no contracheque, a proposta apresentada pelo governo está muito longe de cobrir aquilo que é considerado emergencial. A diferença percebida em março de 2012 vai representar “quase nada” no salário. APUFPR SEÇÃO SINDICAL – PARANÁ Informe apresentado verbalmente na reunião. SINDUTF-PR SEÇÃO SINDICAL - UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA DO PARANÁ Informe apresentado verbalmente na reunião. SEÇÃO SINDICAL DO ANDES-SN NA UFRGS Contenda interna em relação a organização vinculada ao Proifes. Posição favorável a assinatura do acordo. ADUFPEL SEÇÃO SINDICAL - PELOTAS/RS INFORMES PRESTADOS POR: SERGIO BARUM CASSAL DATA DA ASSEMBLEIA GERAL: 23.08.2011 Nº DE PARTICIPANTES: 70 ASSINARAM DELIBERAÇÕES: 1. Rejeitar a proposta do governo por ser insuficiente; 2. Pressionar para incorporar a RT, aumentar o índice de 4% e antecipar a vigência para 01 de janeiro de 2012;
Ensino Público e Gratuito: Direito de Todos, Dever do Estado.11

3. Manter o indicativo de greve. SEDUFSM SEÇÃO SINDICAL - SANTA MARIA/RS Informes apresentados verbalmente na reunião. APROFURG SEÇÃO SINDICAL - RIO GRANDE/RS Informes apresentados verbalmente na reunião. SESUNIPAMPA- Rio Grande do Sul Ampliou a mobilização com Assembleias em vários campi. Posição favorável a assinatura do acordo. SINDUFAP ssind. – Amapá Informes Prestados Por: MARINALVA SILVA OLIVEIRA Data da Assembleia Geral: 24 de agosto de 2011 Nº de Participantes: 26 Deliberações: - Rejeição a proposta do governo; - Indicativo de greve para dia 30/08; - Paralisação no dia 24/08 em unidade com técnicos e estudantes; - Ocorreu em agosto o debate sobre PNE e Financiamento para a educação: 10% do PIB, já para a educação publica.

Outros informes enviados pelas seções sindicais à secretaria do ANDES-SN (além desses, outros foram chegando por telefone durante a reunião) SESDUF-RR SEÇÃO SINDICAL - RORAIMA ADUFMAT/RONDONÓPOLIS Informes Prestados Por: Laudenir Antonio Gonçalves Data da Assembleia Geral: 23 de agosto de 2011 Nº de Participantes: 63 Deliberações: - a proposta apresentada pelo Governo foi rejeitada por unanimidade; - Próxima Assembleia dia 26/08/2011, às 14:00h. ADUNIFESP – SEÇÃO SINDICAL – FEDERAL DE SÃO PAULO ADUnifal- Alfenas-MG ADUFAL ssind – Alagoas
Ensino Público e Gratuito: Direito de Todos, Dever do Estado.12

ADUFDOURADOS Informe prestado por: Adauto de Oliveira Souza - Presidente da Ssind A AdufDourados deliberou em Assembleia geral realizada no último dia 15 de agosto, por uma paralisação geral das atividades docentes neste dia 24. A paralisação ocorreu de fato, tendo sido realizadas atividades de mobilização nos dois períodos. No período matutino, esta seção sindical realizou, em conjunto com os técnico-administrativos da UFGD, uma manifestação pública, no centro da cidade, com o objetivo de transmitir/informar à sociedade a sua pauta de luta. Tal atividade contou com massiva cobertura da imprensa. No vespertino, em Assembleia geral, o conjunto dos professores, avaliou o andamento das negociações; o grau de mobilização da categoria e a proposta apresentada pelo Governo e, em sua maioria, deliberou por não adesão ao indicativo de construção da greve. Ao mesmo tempo, a Assembleia indicou a necessidade de mobilização contínua da categoria, no sentido de garantir o atendimento às suas reivindicações, atendidas de maneira insuficientes neste momento. ADUFCG-PATOS Informe prestado pela DIRETORIA A AG da ADUFCG-PATOS foi realizada nesta terça (23/08) para avaliação da conjuntura e encaminhamentos do movimento em relação ao acordo com o governo. Inicialmente foi feita uma palestra pelo Professor Amauri Fragoso, presidente da ADUFCG - Campina Grande sobre o andamento das negociações e a análise da conjuntura. Após a palestra ficou decidido por maioria dos votos (16 favoráveis e 10 contrários) pela assinatura do acordo resultante das negociações com o Governo Federal. Ficou também decidido pela manutenção do Indicativo de Greve sem data definida até o encerramento das negociações. ADUFPB Informes prestados por: Ricardo de Figueiredo Lucena - Presidente da ADUFPB A seguir o resultado da Assembleia Geral dos Docentes da UFPB, Número de Presentes na Assembleia Geral: 507 professores Votação: 1) CONCORDA COM A ASSINATURA DO ACORDO DO GOVERNO: Favoráveis: 269 Contrário: 155 Abstenções: 09 2) INDICATIVO DE GREVE OU ASSEMBLEIA PERMANENTE a) Assembleia Permanente - 128 b) Indicativo de greve sem data - 82 c) Sem indicativo e sem Assembleia - 61 d) Abstenções – 18 ADUFRA Informes prestados por: Benedito Gomes dos Santos Filho - Presidente da ADUFRA Data da Assembleia: 24/8/11 Deliberações: INDICATIVO DE GREVE SEM DATA E NOVA ASSEMBLEIA NO DIA 31/8/11.
Ensino Público e Gratuito: Direito de Todos, Dever do Estado.13