You are on page 1of 6

Ferramentas gerenciais

xistem muitas ferramentas que foram desenvolvidas para facilitar a Gesto de Processos. Elas permitem abordagens diferenciadas, que atendem as diversas necessidades organizacionais. Mas como escolher o modelo mais adequado? Antes de mais nada, necessrio que voc conhea tais ferramentas, para s ento decidir qual a mais apropriada para o caso no qual voc est trabalhando. Assim, est lio apresentar as seguintes ferramentas: Ciclo PDCA; Diagrama de Causa e Efeito; histogramas; Diagrama de Pareto; grficos seqenciais/temporais. Prepare-se, portanto, para alargar seus horizontes!

15

15.1. Ciclo PDCA

Ciclo PDCA, representado na figura abaixo, um mtodo utilizado para se alcanar metas, tais como manuteno ou melhoria do

padro. O nome dessa ferramenta deriva das iniciais, em ingls, dos verbos que definem os procedimentos. Confira no diagrama;

Luis Henrique C. Silva, Gesto de Processos

55

Ferramentas gerenciais

15

15.2. Como aplicar


Confira, agora, como aplicar o Ciclo PDCA. Para manter o padro 1. Estabelea a meta padro qualidade padro, custo padro, etc. 2. Defina a sistemtica operacional para atingir a meta padro. 3. Execute conforme sistemtica operacional definida anteriormente. 4. Verifique a conformidade do processo e do produto. 5. Implemente ao corretiva para eliminar a causa da no-conformidade. Para melhorar padro 1. Identifique o problema. 2. Reconhea as caractersticas do problema. 3. Descubra as principais causas. 4. Elabore o plano de ao para eliminar as causas principais. 5. Execute o plano. 6. Verifique os resultados. 7. Padronize.

15.2. Diagrama de causa e efeito


Diagrama de Causa e Efeito, como o prprio nome o diz, possibilita a identificao das possveis causas de um problema ou efeito. conhecido, tambm, como Diagrama de Ishikawa, em homenagem ao Dr. Kaoru Ishikawa, que primeiro o utilizou. Tambm conhecido como Diagrama de Espinha de Peixe, por causa do seu formato. Voc j viu esse diagrama na Lio 8. Seu principal objetivo analisar criteriosamente e expor de forma visual as relaes entre um determinado efeito e suas causas potenciais. Embora possa ser utilizado individualmente, esse instrumento muito bom para orientar as discusses em grupo, estimulando a participao de todos

e aproveitando ao mximo o conhecimento de cada pessoa. Permite organizar idias e visualizar agrupamentos, destacando as possveis causas mais significativas. Lembre-se de construir um diagrama para cada problema ou efeito indesejvel e de entender claramente cada causa. Ao definir o problema ou efeito indesejvel, a equipe deve se restringir sua rea de responsabilidade. Siga, ento, os passos!

Luis Henrique C. Silva, Gesto de Processos

56

Ferramentas gerenciais

15

15.4. Passo a passo


1. Identifique e defina o problema ou efeito indesejvel no processo. 2. Certifique-se que todos os participantes do grupo entenderam claramente o que ser discutido. 3. Identifique os principais grupos de possveis causas, com a abordagem 6 Ms: medida, mo-de-obra, mquinas, matria-prima, meio ambiente, mtodo. 4. Construa o Diagrama de Causa e Efeito. 5. Realize de um brainstorming para identificar as causas provveis relacionadas aos grupos bsicos (6 Ms). 6. Analise e selecione as causas apontadas. 7. Verifique e comprove se existe a relao causa-efeito.

15.5. Histograma

histograma um grfico de colunas que representa a forma como se distribui um conjunto numrico obtido em uma determinada coleta. utilizado para: l apresentao do padro de variao de um determinado processo; l visualizao do comportamento de um determinado processo;

l comparao de resultados com as especificaes ou padres; l deciso sobre onde devem ser concen-trados esforos para melhoria.

Brainstorming
Tcnica utilizada para estimular a criatividade de uma equipe, para gerar e esclarecer uma srie de idias, problemas ou questes divergentes. Os participantes colocam tudo que pensam, associando idias sem nenhuma censura.
Luis Henrique C. Silva, Gesto de Processos

57

Ferramentas gerenciais

15

15.6. Diagrama de Pareto

ilfredo Pareto foi um matemtico, socilogo e economista que viveu no sc. XIX. Em suas pesquisas, ele observou uma tendncia: a renda das pessoas ficava concentrada na proporo 20/80. Ou seja, 20% das pessoas detinham 80% da riqueza de uma comunidade. Essa proporo, posteriormente, foi observada em outras reas: 80% dos problemas em uma organizao, por exemplo, so provocados por 20% de fatores. Assim, o importante descobrir quais so esses fatores responsveis pela maior parte dos desvios. Isso obtido com o chamado Diagrama de Pareto.

Utilize o Diagrama de Pareto utilizado para: l identificar os problemas mais importantes, medindo-os em vrias escalas; l a n a l i s a r diferentes formas de agrupar os dados; l medir o impacto de mudanas no processo; l quebrar causas genricas em causas especficas.

As perdas em um determinado ponto de venda somavam 154 quilos por semana. Uma verificao constatou 4 locais onde isto ocorria: seo de hortifrutigranjeiros, padaria, frios e carnes. Onde atacar o problema? Ao utilizar o diagrama de Pareto, percebe-se que dois pontos so responsveis por 80% das perdas: as sees de hortifrutigranjeiros e a padaria. Os demais, agrupados sob a denominao de outros apresentam pouco impacto nas perdas totais, podendo ser atacados em uma fase posterior.

Luis Henrique C. Silva, Gesto de Processos

58

Ferramentas gerenciais

15

15.7. Grfico de tempo / seqencial

aplicao dos grficos de tempo/ seqencial permite verificar se o processo est ou no sob controle. Lembre-se, um processo pode estar sob controle, mas fora de especificao! Ou seja, com essa abordagem voc vai conseguir limites de controle, calculados com dados do prprio processo. As especificaes so dadas a priori. O processo estar sob controle quando os pontos do grfico encontram-se dentro dos limites estabelecidos. Dois cuidados so essenciais para no deturpar os resultados obtidos: mantenha os dados na ordem em que foram coletados e no interfira no processo durante a coleta. Para construir seu grfico, trabalhe em duas etapas, conforme indicado a seguir. I. Estude a variao 1. Tire uma amostra de tamanho n. 2. Mea todos os dados da amostragem. 3. Calcule a mdia aritmtica dos dados da amostra (x).

4. Calcule a amplitude (maior, menos ou menor) dos dados da amostra (r). 5. Retire outras amostras at completar k amostras. 6. Calcule a mdia e a amplitude de cada amostra. II. Construa o grfico de controle 1. Trace o sistema de eixos cartesianos. 2. Coloque nas abscissas o nmero das amostras. Faa uma escala para as mdias nas coordenadas. 3. Marque um ponto para representar a mdia de cada amostra. Una os pontos. 4. Calcule a mdia das mdias (Xm). 5. Calcule a mdia das mdias no grfico (linha cheia). 6. Calcule os limites de controle inferior e superior (LCI e LCS).

Todas essas ferramentas devem ser utilizadas criteriosamente, conforme os objetivos a serem alcanados e as particularidades de cada organizao. Os resultados obtidos iro alimentar um verdadeiro sistema de

informaes, que permitiro empresa tornar-se cada vez mais competitiva. Querendo ficar bem informado? Ento dirija-se ao porto de embarque para a prxima etapa: sistemas de informao!

Luis Henrique C. Silva, Gesto de Processos

59

Ferramentas gerenciais
xistem vrias ferramentas disposio do gerente de processos para facilitar a sua vida. Esses instrumentos permitem controles e verificaes eficientes, a partir dos indicadores que foram escolhidos. Dentre os modelos instrumentais mais conhecidos, encontram-se: Ciclo PDCA, Diagrama de Causa e Efeito, histograma, Diagrama de Pareto, grfico de tempo/seqencial. O Ciclo PDCA engloba quatro fases: planejar, executar, controlar e agir. O Diagrama de Causa e Efeito tambm conhecido como espinha de peixe, pela forma que apresenta. O objetivo permitir uma visualizao das causas que provocam no-conformidades, agrupadas no estrutura 6Ms (medida, mo-de-obra, mquinas, matria-prima, meio ambiente e mtodo). Os histogramas apresentam os resultados em um grfico de barras: fcil fazer comparaes, analisar resultados fora do padro, etc. O Diagrama de Pareto est fundamentado na proporo 20/80. um instrumento para identificar as principais causas que originam resultados no-satisfatrios, evitando que o gestor envolva-se com dados irrelevantes esses so agrupados na rubrica outros. O brainstorming uma ferramenta associada ao uso do Diagrama de Pareto, pois permite que o grupo colabore livremente com sugestes e crticas. Os grficos de tempo/seqenciais so utilizados para verificar se os processos esto sob controle o que no significa que estejam sendo realizados a contento! possvel produzir algo no tempo previsto mas com muitas falhas... E isso ningum quer! Ao adotar qualquer uma destas ferramentas, toda a ateno necessria para no interferir nos processos durante a coleta de dados, nem alterar a ordem das observaes. Responda O que podemos afirmar sobre o Diagrama Espinha de Peixe?

15

Ser que d para corrigir?

Luis Henrique C. Silva, Gesto de Processos

60

You might also like