You are on page 1of 4

LACAN COTIDIANO

Agencia Lacaniana de Imprensa _________________

Outras reaes ao nmero do Point.

O dossi todo est no blog toutsurlachine.blogspot.com

LILIA MAHJOUB. .

O Le Point tem um grande mrito, o de ser o primeiro a publicar este dossi, abrindo assim a comemorao do trigsimo aniversrio de morte de Lacan. Estou muito impressionada e tenho c comigo que isto apenas o comeo. E est bem para um comeo: os trechos de inditos, a sua entrevista, sim, sim, super esclarecedor. Parabns! H, no entanto, algo que no soa bem e isto conseguiria impressionar um psicanalista. Trata-se do artigo introdutrio, vazio mas bem fcil , com todo o seu verniz de gentilezas. Pena que M. Schneider no tenha aprendido melhor aquilo que Jacques Lacan formulou sobre a no-relao sexual . Primeiramente, o que Lacan fala sobre isto, no levanta evidncias conhecidas a partir de Freud, mas prolonga e responde s questes que este ltimo se colocava, principalmente com relao mulher e ao enigma da sua sexualidade. Concepo patolgica da sexualidade , eis aqui, a que foi reduzido, pelo autor deste artigo, aquilo que Lacan antecipa quanto lgica da no-relao sexual.

Pena M. Schneider no ter lido, parece, os trechos que foram, no entanto, escolhidos por ele mesmo. Ir buscar, para desafiar o enunciado de Lacan, uma tal de Sra. Leroi, este pequeno personagem efmero, esnobe , e que diz O amor ? Eu fao, mas nunca falo disso , :

Confundir a dita relao sexual com o ato sexual qualquer que ele seja; 2. Esquecer as bocas de ouro das histricas, analisadas sublimes de Freud, que felizmente se abriram para estas coisas do sexo, sem falso pudor, e com a audcia prpria daquelas que foram parceiras da descoberta do inconsciente e 3. Menosprezar todos aqueles que continuam a falar a respeito disso nos divs, assegurando desta maneira, a este inconsciente sempre a reinventar, todas as suas possibilidades - sem boca fechada nem cu cerrado, como no tempo da citada dama.
1.

KARINE MIOCHE. . O calor em Ajaccio diminuiu, tempo suficiente para ler o Point, e de escut-lo na France Culture, o lado revigorante, circulando como uma brisa, tonificando o corpo que e apruma e o esprito re-animado... A palavra circula na livraria aguardando o prximo Seminrio e esta Vida de Lacan, prometida. O balco cheio de livros improvisa-se em local de discusses, um homem trs cafs, alguns Seminrios so folheados, uma leitura espontnea inicia-se, por enquanto as lnguas soltam-se, a ocasio de encontros de sabor spero, como freqente aqui, mas felizes tambm. E cada um reparte...

PHILIPPE LA SAGNA. . O que que sobra de nossos amores lacanianos? Pergunta Michel Schneider, antigo aluno da ENA*, funcionrio e tambm psicanalista que parece continuar sem entender porque que gostamos de Lacan! Gostamos de Lacan, porque gostamos do nosso psicanalista e Lacan no mundo latino o psicanalista. Gostamos do nosso analista ou um analista, porque gostamos do inconsciente, seja a idia de que tambm somos outro, e at mesmo que h um Outro em ns que fala com a nossa boca. Gostamos ento do Outro e da idia que ele seja um, o que impossvel se ele for um Outro. Ou gostamos do casal que constitui a relao analista/analisado acreditando que ela uma falha de uma relao que seria a relao sexual Schneider pensa que isto pode servir a nos tranqilizar.

O que no tranqiliza, esta falha do sexo! No sculo passado tranqilizava-se com a esperana de que fazer amor bastaria para conjurar a maldio; infelizmente a felicidade das religies, fossem elas laicas, acolhe hoje os decepcionados com o sexo, at mesmo o desejo no mais cotado! Por outro lado, sente-se que o amor mantm a sua cotao. Lacan fala disso como ningum, e o amor de Lacan no o amor de Freud. O amor de Lacan aquele que no se detm nem diante do pai, nem diante do verdadeiro, nem diante do bonito, nem mesmo diante dos charmes da falta e do desejo, at mesmo diante do que ainda reclama... O amor de Lacan supe no se deter diante dos limites da lei, que talvez fascinassem Freud! O amor de Lacan aquele de um esforo em direo do real, do impossvel, um amor que o torna prximo dos matemticos, um amor que tambm tem um corpo. Se tantas pessoas escrevem hoje sobre o amor, isto no acontece sem que haja um lao com Lacan. Eles entenderam que face ao Outro, tem o inconsciente, h uma orientao fundamental de rejeio ou de consentimento. O que Lacan inaugura um novo amor do qual, talvez, no tenhamos ainda idia, salvo a se deixar enganar com ele pelo real! ANALLE LEBOVITS-QUENEHEN. . Michel Schneider pergunta-se no Le Point o que resta de Lacan trinta anos aps o seu desaparecimento. A sua concluso que: ele prefere a Sra. Leroi. E quem a Sra. Leroi? Os leitores da Busca publicaram. E por este motivo a Sra. Leroi uma silhueta, ela no aparece nunca por inteiro. Um universitrio americano faz disso a justo ttulo, no momento de sua apario em O caminho de Guermantes, o reflexo de um reflexo . E porque ento Michel Schneider prefere a Sra. Leroi a Lacan? que, bem mais que a sua leitura do Seminrio XIX, esta frase da Sra. Leroi conquista a sua adeso: O amor? Eu fao com freqncia, mas nunca falo disso.

Michel Schneider, psicanalista, prefere as mulheres que fazem e se calam. Enfim, isto lhe diz respeito.

Para receber pacientes, mais do que um problema se apresentaria... O que importa, quando se trata de encontrar na clnica, o seu gosto por aquelas que

no abrem o bico, orienta bem mais e melhor Michel Schneider que o ensinamento de Lacan, suas proclamaes de gnio e distines operantes . Preciso dizer que suas grosserias , suas provocaes e suas preciosidades obscuras embaralham as cartas. E a ele se perde. A partir de uma neutralidade que o manteve longe dos textos de Lacan, Michel Schneider nos fala de suas preferncias. NB. .
Jam espera conseguir entregar segunda-feira pela manh o incio de sua resposta a Michel Schneider. N.T. - ENA (cole Nationale dAmnistration).

Traduo: Maria do Carmo Dias Batista

You might also like