METODOLOGIAS > ANÁLISE TRANSACIONAL Análise Transacional (AT) é uma teoria da personalidade e uma psicoterapia sistemática para o crescimento e mudança pessoal

criada pelo psiquiatra canadense, naturalizado americano, Dr. Eric Berne (1910-1970) a partir do final da década de 50. AT foi desenvolvida para aplicação individual e em grupo, tendo sido adaptada para emprego em organizações e empresas, com muito sucesso. O objetivo final da AT é levar o indivíduo a alcançar o estado de “autonomia”, no qual ele tem o controle de sua própria vida e aceita a responsabilidade por seus sentimentos, pensamentos e comportamentos. A autonomia de vida pode ser alcançada através da recuperação plena das capacidades de consciência, espontaneidade e intimidade. Estas capacidades são inatas no ser humano, porém podem se tornar limitadas devido a situações estressantes ou traumáticas sofridas na infância. AT introduziu o conceito de “OKeidade”, associado a condutas positivas e adequadas e à autonomia de vida. É uma teoria de fácil assimilação, que utiliza gráficos simples e figuras geométricas elementares para representar o que acontece na personalidade e na interação entre indivíduos e grupos. A teoria da AT está estruturada através de 10 instrumentos, coerentes entre si e interrelacionados, que, aliados ao conhecimento da história pessoal do indivíduo, aos comportamentos observáveis e à intuição, podem ser utilizados para diagnosticar e para orientar o processo de crescimento do cliente. AT em organizações Eric Berne publicou seu livro “A Estrutura e Dinâmica das Organizações e dos Grupos” em 1963, lançando a possibilidade de aplicar os conceitos de AT em organizações. As organizações – sejam elas: empresas, associações ou outros grupos formais – são formadas por seres humanos com suas características próprias, sua cultura, suas necessidades e seu potencial a ser desenvolvido. Muitas organizações, repletas de bons profissionais, enfrentam problemas ou têm dificuldades de criar as condições adequadas para atingir suas metas e funcionar harmonicamente. Outras organizações obtêm um ótimo desempenho nos negócios, apesar de seus colaboradores se queixarem de falta de motivação e não se realizarem como pessoas. A AT pode ser empregada para diagnosticar as causas de problemas, criar oportunidades de melhoria das condições de trabalho e ajudar colaboradores e organizações a alcançarem seu potencial máximo, com saúde e harmonia. Eis alguns focos do emprego de AT em consultoria organizacional:
 

Liderança Treinamento

A análise dos Estados de Ego permite conhecer o relacionamento intrapessoal. que podem ser usadas de forma construtiva ou não. proteção ou encorajamento. moral.  Transações Segundo a teoria da AT. As transações podem ser classificadas como:    Diretas ou Complementares (quando o interlocutor responde com o Estado de Ego esperado) Cruzada (quando o interlocutor responde com um Estado de Ego não esperado) Ulterior (quando existe uma transação em nível social e outra em nível oculto. buscando informações ou soluções para proporcionar segurança e gratificação à Criança (C).   Os Estados de Ego são observáveis durante sua manifestação e permitem diálogos entre si. o Pai (P) determina o que se tem que fazer. através de ordens. constituída por um estímulo e uma resposta trocados entre Estados de Ego específicos. vivências íntimas). a Criança (C) é a única parte autêntica da personalidade. preconceitos). tradição. envolvendo mais de dois Estados de Ego simultaneamente) . o Adulto (A) está sintonizado com a realidade do momento presente. críticas. Criança (C): Formada pelos conceitos sentidos de vida (sentimentos. emoções. Adulto (A): Formado pelos conceitos pensados de vida (ciência. Ela sente o que gosta ou não gosta e age de acordo com isso. onde estão as vontades.         Vendas e marketing Formação de equipes Avaliação de desempenho Administração por objetivos Conscientização de pessoal Motivação dos colaboradores Comunicação interna e externa Resolução de problemas e conflitos Desenvolvimento de competências comportamentais Abaixo uma breve descrição dos instrumentos da AT: Estados de Ego Um sistema de sentimentos e pensamentos que provocam uma determinada série de condutas e podem ser representados por três partes estruturais internas da personalidade.  Pai (P): Formado pelos conceitos ensinados de vida (cultura. valores. técnica). Ele decide o que convém fazer. a transação é a unidade básica da comunicação entre dois indivíduos. os sonhos (pensamento mágico) e a espontaneidade.

medo e raiva) experimentadas de forma natural e espontânea diante de situações estimuladoras. carícia é qualquer ato que implique no reconhecimento da existência de outra pessoa. Dê a você mesmo carícias positivas. objetivos e conseqüências. Claude Steiner (1974) propôs as “Leis de Abundância de Carícias”:       Dê as carícias positivas que lhe cabe dar. Recuse carícias negativas.A análise das transações permite conhecer a qualidade da comunicação e do relacionamento interpessoal. As carícias são necessárias à manutenção da vida e podem ser classificadas como:     Incondicionais (reconhecimento pelo que somos) Condicionais (reconhecimento pelo que fazemos ou temos) Positivas (que nos convidam a sentir bem) Negativas (que nos convidam a sentir mal) A análise do sistema de carícias de um indivíduo permite revelar que tipos de reconhecimento ele busca e como eles afetam seus relacionamentos. Emoções Em AT. as emoções se dividem em duas categorias:  Emoções autênticas: Reações agradáveis (afeto e alegria) ou desagradáveis (tristeza. existem seis formas de estruturar o tempo. Emoções de disfarce ou substitutas: Condutas distorcidas ou inadequadas com o objetivo de buscar carícias e de evitar a responsabilidade e a intimidade. às vezes. Segundo a AT. Aceite as carícias positivas que você merece.  A análise das emoções permite entender a origem das doenças psicossomáticas e ajudar no seu tratamento. perigosas para a saúde física e mental. Elas não são proporcionais ao estímulo e estão associadas a condutas negativas e.  Carícias Segundo a teoria da AT.  Estruturação do Tempo É a maneira como cada indivíduo escolhe preencher seu tempo durante a vida. Elas são proporcionais ao estímulo e estão associadas a condutas positivas e saudáveis. cada uma com suas características. positivas ou negativas: . Peça as carícias positivas que você necessita.

 Script de Vida É um plano de vida inconsciente que o indivíduo desenvolve na primeira infância sob influência parental e que irá nortear sua conduta nos aspectos mais importante da sua vida. normalmente não verbais. em ocasiões sociais e no trabalho.      Isolamento (momento de privacidade e reflexão) Ritual (convenções sociais) Passatempo (conversa sobre assuntos corriqueiros) Atividade (realização de tarefas ou trabalho) Jogos Psicológicos (série de transações repetitivas superficialmente racionais com uma motivação oculta) Intimidade (prática do relacionamento sincero no aqui-e-agora) O estudo da estruturação do tempo permite inferir sobre a quantidade e a qualidade dos estímulos trocados no relacionamento interpessoal. diretas e íntimas. um desenvolvimento lógico e um final com um ajuste de contas quando se dividem os lucros e perdas. Eric Berne (1964) definiu as seguintes posições existenciais:     Eu estou OK / Você está OK (+/+) – Realista Eu estou OK / Você não está OK (+/-) – Projetada Eu não estou OK / Você está OK (-/+) – Depressiva Eu não estou OK / Você não está OK (-/-) – Niilista Cada indivíduo transita pelas quatro posições existenciais. com uma motivação oculta. superficialmente racional. com efeitos diretos no relacionamento interpessoal e em grupo. Jogos acontecem na vida privada. Suas transações podem ser verbais ou não. igualdade ou inferioridade em relação aos outros ou a grupos. comumente repetitiva. percebidas pelos filhos como “ordens” a serem seguidas pelo resto das suas vidas. os jogos psicológicos são uma série recorrente de transações. É uma maneira muito destrutiva de estruturar o tempo. . sejam eles positivos ou negativos.  Jogos Psicológicos Segundo Berne (1964). O script é criado através de mensagens (mandatos) embutidas no comportamento dos pais ou substitutos. optando por escolhas e comportamentos conscientes.  Posições Existenciais São juízos de valor adquiridos na infância que são usados para determinar nossa “posição” de superioridade. O estudo dos jogos permite identificar e corrigir condutas negativas. um começo. autênticas. Os jogos têm uma série de regras. foram aprendidos na infância e substituem as relações honestas. Estão associadas às emoções autênticas e de disfarce e revelam condutas sociais específicas. Em geral.

conhecer a estrutura e as forças atuantes no funcionamento de uma determinada organização. existem três tipos de script de vida em relação à capacidade de cumprir metas:    Triunfadores: Pessoas espontâneas. utilizando diagramas e definições próprias. mas se trata de um mecanismo para direcioná-lo cada vez mais para dentro dele. . a partir de uma fase de diagnóstico. Perdedores: Pessoas que sempre arranjam desculpas para não fazer o que desejam. Banais: Pessoas que não se arriscam. Assim como os indivíduos. que parece uma tentativa de livrar o indivíduo de seu script de vida.Segundo Berne (1973). autênticas e capazes de entrar em intimidade. organizações também desenvolvem seus scripts desde cedo.  Miniscript de Vida É uma sequência de condutas observáveis. segundo a segundo. Taibi Kahler (1975) definiu os seguintes compulsores:      Seja forte Seja perfeito Seja esforçado Seja apressado Agrade sempre (aos outros) O estudo do miniscript permite identificar e estabelecer estratégias para evitar os comportamentos dos compulsores. de forma inconsciente. A teoria permite. nunca perdem. decidindo. como pretendem funcionar e morrer. O estudo do script permite identificar as condutas que nos levam a seguir um “caminho predestinado” e realizar opções de mudança para uma vida plena. que mantêm o indivíduo num estado OK condicional – enquanto estiver cumprindo a “ordem” ele se sente bem.  Dinâmica de Organizações e Grupos Berne (1963) desenvolveu uma teoria sobre a estrutura e dinâmica das organizações e dos grupos. porém jamais ganham. identificando pontos fortes e pontos a melhorar. chamados compulsores. Essas condutas são iniciadas sob a influência de estímulos aparentemente positivos.

:0894: .

'4.H34089E  :340894: .

H089E  :340894: .'4.

H34089E  #0.89. .'4.

 !7409./. .

 057088.  ..

4.870.8070280:/.:9H39.:890/0. A:25.03.7..0027:54  O 448!8. .834.  89.8F7070.0854/02807..389. .08  ..825479../.84:8:-899:948 3472.425479.34/0.:9...03908  O $.759/0'/.3/454708.20394390750884.425479.203948.J/:4/0803.4  089:/4/48448 507290/0391.313..F8/02038.5.08:-899:02. 2.../4.86:.97. .8 /709.850..43.43/:9.88:.  8..8 :2./.8.4.424 47/038 .4O.48 $0:3/40730  4844858.5703//483.0843089.4204 :2/0803.4770390/097.50.4O.44.7490254  84489H2:2.7039.249. A:2.3/.2039034.3/480/..8  $:.20394 /485..42:20390705099.0-/.8 .20394O.7480507/.07-.9482.897.9745480808903..80 .84:34  448..9.850470894/.07-.42010948/7094834 70./.4390.4777.2:94/0897:9.8 507./. 8:5071.8  .8 207.85048148.8 ..307.348./00897:9:7.4.759F.3/..84- 31:H3.038 2.439.948 02-:9/.06:07E34790.78:.438.J/:497.43/:9.03906:043/.40:213.80884.313.438.8 459. 147.. 024.38.43..830.390/./0248:./.2 .70. .3.203907.4884:2..023.-.42:2.57.38.86:.42:2.80J392.8:.803497.57207./.8F70/0707.

0897:9:7.0807:548 0730  /0803.7.43.438.74508/02:/./0  O !07/0/4708!0884.8 ..3./.0:2.08/00397.3.-.3.4 .3/4543948147908 0543948.8 .07.4..080 /487:548 :9.9.80:7:2 .0::2.0.743/..08 80:3/4./090723.2 3:3.5.20394/0:2.0280:88./0/0 .7598/08/0./...8  9047.9.88097.808543930.86:03480.778./0802570 ./03974/00  88./0.$0:3/40730  0890297H89548/08.0.J/:48 47.57088.0270.7. A:2./.85.14790 $0.:5.8 O %7:31.759/0.2.77.3.86:0802570..9F.8.4./.../.43/:9.507290 .47.5.43/:9.425:84708 O O O O O $0.0/32./4 $0.8.43./4 070.80.07..425479.3/4/../4 7.341...847.425:84708  O 32.J/:4/080:8.70247707  089:/4/48.0897:9:7.3O89.702 392/.424483/.:2577209. /0.430./..203948/48.0390 ..2-F2/0803.86:03480.70089.80:3/4 6:05. /70.E.7.80/0/.797/0:2.43E 4.9.5.  036:.7./0:220.80/0130857O57.4 /0391./3/4 /01472...  O 38.84-807.48  .759/0.2..3.8!0884.7.484:9748  089:/4/4238...70390203905489. 2.806:H3..:2573/4.02.85.8.424570903/021:3. 47/02 008080390-02  %.748 .503..0/4  /0...759507290/0391.43..2  882.J/:43:2089.-00.3.089././.31:H3.759507290/0391.2.70.7   .2/08.3.5071094 $0.3.43/:9.:9H39.:2.84-70.2.08147.8843.394089.2  O ./48.7.425:84708 6:02.43/.9039./0089J2:48.38245.3.7./0 7./4708!0884.759/0'/.1.884-.070897.3908341:3.507/02 547F2.234 570/0893.5.39H243/.07  /013:4880:3908.0746:0 /080.2047.8147.9047.9:./4 .85.5.7.4.