COORDENAÇÃO DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – 2012

A Coordenação do Curso de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora torna pública a abertura das inscrições para o processo seletivo de ingresso no Programa de Mestrado Profissional em Educação Matemática, para o ano de 2012. O processo de seleção será conduzido por uma Comissão Examinadora, regido pelas normas descritas a seguir e o resultado final será homologado pelo Colegiado do Curso. Os interessados no referido programa poderão obter informações adicionais sobre o Programa acessando o site www.mestradoedumat.ufjf.br I. Das Inscrições I.1. Das condições para inscrição: Somente poderão se inscrever neste processo seletivo professores licenciados em Matemática. I.2. Período de Inscrição: As inscrições serão realizadas no período de 01 a 30 de setembro de 2011, às 2as,3as e 4as, no horário de 8h às 12h e às 5as e 6as de 14h às 17h, na secretaria do Mestrado Profissional em Educação Matemática, no Departamento de Matemática, no Instituto de Ciências Exatas da UFJF, ou por meio do envio da documentação, via SEDEX, com data limite de postagem 30 de setembro de 2011. O endereço para envio é: Mestrado Profissional em Educação Matemática Universidade Federal de Juiz de Fora Departamento de Matemática – I.C.E – Campus Universitário Bairro Martelos – CEP. 36036-900 Juiz de Fora – MG - Brasil I.3. Documentação necessária para a inscrição 1. Formulário de inscrição devidamente preenchido (disponível na página www.mestradoedumat.ufjf.br/formulários). 2. Cópia autenticada (Licenciatura). 3. 4. 5. do Diploma de Graduação em Matemática

Cópia do Histórico Escolar da Graduação. Curriculum Vitae documentado (preferencialmente currículo lattes). Duas cópias de Memorial Descritivo conforme anexo 1.

8. Do Processo de Seleção O processo seletivo para ingresso no curso de Mestrado Profissional em Educação Matemática será realizado em três etapas assim descritas: 1ª Etapa A primeira etapa será constituída por uma prova de múltipla escolha. Após esta data. O valor dessa prova é de 35 pontos – 10 pontos relativos à primeira parte e 25 pontos atribuídos à segunda parte. sem consulta e com duração de três horas. O valor desta prova é 30 pontos. versando sobre os temas descritos no Anexo 3. 7.ufjf. Obs. As inscrições deferidas serão divulgadas no site do Programa (www. na conta corrente 205713-1 da agência 0024-8 do Banco do Brasil. .br/mestradoedumat) e no mural do Departamento de Matemática até a data de 14 de outubro de 2011. Do Número de Vagas Serão oferecidas até 15 (quinze) vagas para ingresso no 1º semestre de 2012.00 (cem reais). O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado por meio de depósito identificado em nome de FADEPE/Mestrado Profissional em Educação Matemática. O material de inscrição dos candidatos não selecionados poderá ser retirado junto à Secretaria do Mestrado Profissional em Educação Matemática no Departamento de Matemática/ICE até 30 dias após a divulgação do resultado final. Uma cópia do comprovante do pagamento deverá ser anexada à documentação. Comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 100. III. para os candidatos do sexo masculino. A segunda parte consistirá na elaboração de uma dissertação sobre um tema de interesse em Educação Matemática. II. RG. título de eleitor e comprovante que evidencie que o(a) candidato(a) está em dia com suas obrigações eleitorais e. constante no anexo 4. Três fotos 3 x 4 recentes. Cópia do CPF. os documentos serão destruídos. contendo 30 (trinta) questões de Matemática. com suas obrigações militares.: Somente será considerada aceita a inscrição que atender a todos os requisitos exigidos e contiver todos os documentos solicitados. Essa etapa possui caráter eliminatório e somente será classificado para a próxima etapa o candidato que obtiver um mínimo de 18 pontos (60% do total) e pertencer ao conjunto dos 50 (cinquenta) candidatos com melhor aproveitamento.6. 2ª Etapa A segunda etapa será constituída por uma prova com duas partes: a primeira contendo 10 questões de múltipla escolha relativas à bibliografia em Educação Matemática.

em horários e locais a serem divulgados posteriormente na página do Programa (www. Análise do Histórico Escolar. II. no site do programa (www.ufjf.br) e no mural do Departamento de Matemática. Essa etapa vale 35 pontos e tem caráter classificatório. III. a ser realizada nos dias 25 e 26 de novembro de 2011.mestradoedumat. Nota Final A nota final será dada pela soma das notas obtidas pelo candidato nas três etapas do processo seletivo.br) e no mural do Departamento de Matemática. sendo classificado para a próxima fase o candidato que obtiver um aproveitamento mínimo de 21 pontos (60% do total) e pertencer ao conjunto dos 30 (trinta) candidatos com melhor aproveitamento na soma dos pontos da primeira e segunda etapas. Arguição oral dos candidatos.ufjf. Análise do Curriculum Vitae. Da Comissão de Seleção A Comissão Examinadora do Processo de Seleção será nomeada pelo Colegiado do Mestrado Profissional em Educação Matemática.Essa etapa também é de caráter eliminatório. no Instituto de Ciências Exatas da UFJF. 3ª Etapa A terceira etapa caracteriza-se pela análise de documentos e arguição oral dos candidatos selecionados na segunda etapa. distribuídos a critério da Comissão Examinadora. Nessa etapa serão utilizados os seguintes instrumentos de avaliação: I. V. A ficha de avaliação da dissertação é apresentada no anexo 5. IV. Análise do Memorial Descritivo. Resultado Final O resultado final com a listagem dos aprovados será divulgado até o dia 30 de novembro de 2011. A ficha de avaliação desta etapa é apresentada no anexo 6. .mestradoedumat. de acordo com o número de vagas disponíveis.

Depto de Matemática. de 2as. de 11h. por decisão da Comissão Examinadora. as notas de todas as provas e as listas dos aprovados em todas as etapas poderão ser antecipadas das datas apresentadas no cronograma acima. Página do Curso e mural do Depto de Matemática a partir de 14h IMPORTANTE: O gabarito da prova escrita.VI. Depto de Matemática. Secretaria do mestrado/. Do Cronograma Atividade Inscrição Data 01 a 30 de setembro de 2011 Deferimento das inscrições Seleção – 1ª etapa Divulgação do Gabarito/ Divulgação do resultado da 1ª etapa Recursos 14 de outubro de 2011 28 de outubro de 2011 04 de novembro de 2011 07 de novembro de 2011 Resultado dos recursos Seleção – 2ª etapa Divulgação do resultado da 2ª etapa Seleção – 3ª etapa 08 de novembro de 2011 11 de novembro de 2011 19 de novembro de 2011 25 a 26 de novembro de 2011 Divulgação do resultado final 30 de novembro de 2011 Local e horário Secretaria do mestrado. 14h às 17h (Anfiteatro do ICE) Página do Curso e mural do Depto de Matemática a partir de 14h O local e horários serão divulgados na página do Curso e no mural do Depto de Matemática a partir do dia 22/11/2011.3as e 4as no horário de 8h às 12h e às 5as e 6as de 14h às 17h Página do Curso e mural do Depto de Matemática a partir de 14h 14h às 17h (Anfiteatro do ICE) Página do Curso e mural do Depto de Matemática a partir de 09h. no site do programa. . Secretaria do mestrado/ Depto de Matemática de 08h às 12h.

Registre-se. e. Juiz de Fora.VII. divulgue-se. o presente edital será disponibilizado no site www.mestradoedumat.ufjf. A Comissão Examinadora do Processo de Seleção será designada pelo Colegiado do Curso. cabendo a ela a responsabilidade pela realização do processo de seleção. ativa ou passivamente. A inscrição no processo de seleção implicará na aceitação plena. Para conhecimento de todos. d. Das Disposições Gerais a. cumpra-se. for encontrado praticando qualquer tipo de fraude. c. ato de indisciplina ou improbidade durante a realização de qualquer das etapas do processo de seleção.br e afixado em local próprio. O presente edital foi aprovado pelo Colegiado do Curso em reunião realizada no dia 11 de abril de 2011. Os casos omissos ou situações não previstas neste Edital serão resolvidos pela Comissão Examinadora do Processo de Seleção. 03 de maio de 2011. pelo candidato. b. Maria Cristina Araujo de Oliveira Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação Matemática . das normas presentes neste edital. Será excluído do processo de seleção o candidato que.

5.Anexo 1 – Roteiro para elaboração do memorial descritivo O Memorial Descritivo é uma autobiografia que descreve. projetos de Iniciação científica/pesquisa ou trabalhos de conclusão de curso dos quais tenha participado. observando o limite de até 10 páginas em papel A4. título (Memorial Descritivo). (cf. A coordenação do Curso recomenda alguns tópicos que o candidato deve considerar em seu Memorial Descritivo: 1. 3. Motivação para escolha do Curso Descreva suas motivações pessoais e profissionais para a escolha deste Programa. O objetivo do memorial é apresentar informações/justificativas que o candidato julga relevantes para a sua candidatura a uma vaga no Mestrado Profissional em Educação Matemática. 2. local e ano. em geral. cujo caráter. relacionando-as com uma das linhas de pesquisa do Programa. O candidato tem liberdade para desenvolver o Memorial da maneira que considerar conveniente. analisa e critica acontecimentos sobre a trajetória acadêmico-profissional e intelectual do candidato. letra Times New Roman 12 e espaçamento 1. Comente brevemente outras leituras realizadas e que considera relevantes para o seu futuro projeto de pesquisa. Aspectos relacionados à pesquisa que pretende desenvolver Descreva suas razões acadêmicas e profissionais para realização do mestrado em Educação Matemática. Não deve ser confundido com o currículo. apresente um resumo de seu envolvimento em algum grupo de pesquisa. Incluir folha de rosto onde conste: nome do candidato. Se for o caso . é meramente descritivo. Trajetória Acadêmica Descreva aspectos de sua trajetória acadêmica. suas inquietações como docente e que potencialmente seriam de seu interesse investigar. 4. Leituras relacionadas à pesquisa Apresente uma breve descrição da literatura consultada para fundamentar sua proposta de pesquisa. destaque temáticas teóricas e práticas com as quais trabalhou ou que considera relevantes que possam justificar sua proposta de pesquisa. Anexo 2) . avaliando cada etapa da sua experiência.

Ensino e Aprendizagem da Matemática.Anexo 2 – Linhas de Pesquisa do Curso Linha 01 . a transferência dessas novas tecnologias para essa área de conhecimento em seus diferentes níveis e modalidades. . com destaque para a busca de metodologias e estratégias de ensino e de aprendizagem apropriadas ao contexto da tecnologia da informação aplicada ao Ensino de Matemática. b) o desenvolvimento. As atividades vinculadas a essa linha de pesquisa visam: a) o estudo e a análise da utilização de diferentes estratégias de ensino capazes de propiciar mudanças efetivas na qualidade da formação matemática de professores e estudantes de matemática. objetos de aprendizagem. c) a investigação da produção de significados de estudantes para a Matemática com vistas a uma melhor interação entre professor-aluno e uma intervenção didática mais efetiva. visando à melhoria da qualidade de ensino. implementação e avaliação de material didático (softwares educacionais. textos. Linha 02 . Análise dos condicionantes da sala de aula e Intervenção Pedagógica em Matemática. c) a pesquisa sobre o uso das tecnologias e sua relação com as escolas e a prática do professor de matemática. objetivando. deste modo. A linha tem como objetos de pesquisa: a) o desenvolvimento e a avaliação de ambientes virtuais e colaborativos de aprendizagem para uso dos professores na aula de matemática.Tecnologias da informação e Comunicação na Educação Matemática. hipermídias. b) a análise do fracasso do Ensino de Matemática e das rotinas que o sustentam com vistas a sugerir caminhos para sua superação. d) a pesquisa e a implementação de cursos de serviços para a Licenciatura em Matemática e para áreas onde a Matemática se faz presente. vídeos) centrados nos conteúdos de Matemática.

C. Campinas: Editora da Unicamp. Um Curso de cálculo. Rio de Janeiro: Globo. Derivadas de funções algébricas. cônicas.Q. Matrizes e Sistemas Lineares. REZENDE. GUELLI. GUIDORIZZI. Aplicações: Esboço gráfico de funções via derivada. áreas de figuras planas.F. São Paulo: Atual.. Geometria Analítica.. . Aplicação: cálculo de áreas. Geometria Espacial Métrica e de Posição. Geometria euclidiana plana e construções geométricas.T.1 a 10.Anexo 3 – Conteúdos da prova de Matemática 1. 2000. DOLCE.L. 5 ed. congruência e semelhança de triângulos. Fundamentos da matemática elementar. Rio de Janeiro: L. Geometria Analítica Espacial: a reta. Funções de uma variável real a valores reais. juros simples e compostos. Razão. Teorema de Rolle e teorema do Valor Médio. 1990. Geometria Analítica Plana: distância entre dois pontos. QUEIROZ. Teorema Fundamental do Cálculo.d. Primitivas imediatas. O. Integral definida: Propriedades. 1985. 5. 6. H. Integrais: Integral indefinida: Propriedades da integral indefinida. proporção. Seqüências. J. 1985. Vol. 3ª ed. 8.A. exponenciais e logarítmicas. Progressões aritméticas e progressões geométricas. 3. Geometria Métrica. Vol1. o plano. 9.. Bibliografia sugerida para a prova de Matemática BOLDRINI. Integração por substituição e por partes.A. Álgebra linear e aplicações. Problemas envolvendo taxas de variação. 4. C. C. Álgebra linear. C. porcentagem. 1984. M. CALLIOLI. POMPEO. 1985. São Paulo: Atual. Derivadas: Regras de derivação. E. Teorema do Valor Médio. a reta.H. s.N. a circunferência.B. 2. 7. São Paulo: Harper & Row do Brasil. et al. Geometria Euclidiana Plana: propriedades das figuras planas. São Paulo: Moderna. 10. L. LEHMANN. trigonométricas.L. et al. J. a esfera.

W. 2 ed.1.SWOKOWSKI. . São Paulo: Markrom Books. Vol. E.. Cálculo com geometria analítica. 1995.

2011. GIMENEZ. Campinas.unicamp. Secretaria de Educação Fundamental.html . J. Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática para 3º e 4º ciclos. J.Anexo 4 – Bibliografia em Educação Matemática BRASIL. 1998. MEC.A. 1997. LINS.Campinas: NIED.. (Coleção Perspectivas em Educação Matemática) MOYSÉS. Universidade Nova de Lisboa . A reforma da Matemática Moderna em contextos ibero-americanos. Aplicações de Vygotsky à educação matemática. SP: Papirus. MEC. O computador na sociedade do conhecimento. J. R. M.br/oea//pub/livro1/index.C. 2002 Disponível em: http://www. BRASIL. Campinas. Brasília: MEC/SEF. R.nied. MATOS. SP: Papirus.. Valente.Uied – Coleção Educação e Desenvolvimento. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Perspectivas em aritmética e álgebra para o século XXI. W. Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática: Ensino Médio Brasília: MEC/SEF. VALENTE. Lúcia. 1999. M. 1997.

. iv) Conhecimento das concepções dos pensadores em Educação Matemática. fluência e encadeamento das ideias.Anexo 5 – Ficha de Avaliação da Dissertação Os critérios de avaliação da dissertação serão os seguintes: i) Pertinência ao tema proposto. v) Correção linguística. ortografia e acentuação. relativo ao tema da dissertação. ii) Coerência. iii) Capacidade de argumentação. pontuação.

Anexo 6 – Ficha de Avaliação do 3ª Etapa I . 10 Apresentação de trabalhos. (últimos três anos) . 04 Artigo completo publicado em Anais de Eventos de Educação Matemática (últimos três anos) 05 Artigo publicado em revistas de Educação ou de Educação Matemática (últimos três anos) 06 Livro e capítulo de livro Participação em Grupos de Pesquisa (últimos três anos) 07 Projetos extraclasse desenvolvidos e concluídos na Escola ou em Instituições de Ensino. Produção de Software e de material didático (últimos três anos) 08 Participação em Congressos. (últimos três anos). Participação em comissões organizadoras de eventos de Ed. Seminários. 03 Especialização Lato Sensu em Educação Matemática. Estágios de docência e Iniciação Científica. 09 Monitorias. Simpósios. apresentação de conferência e participação como palestrante em mesas redondas em eventos científicos.Análise do Memorial Descritivo e Arguição oral ITEM 01 02 03 04 DESCRIÇÃO Avaliação do Memorial Descritivo Avaliação da arguição oral do candidato Potencialidade do candidato para a realização do Mestrado Disponibilidade para a realização do curso II. Análise de Títulos (comprovados) ITEM DESCRIÇÃO 01 Experiência docente comprovada na área de Matemática. Matemática ou em Educação. Matemática.