You are on page 1of 2

domingo, 5 de agosto de 2007

POSSVEL CONCILIAR TRABALHO E A PREPARAO PARA O CACD


No sou o primeiro, no serei o ltimo, sequer fao parte dos mais destacados candidatos que conciliaram trabalho e estudo com a preparao para CACD. Creio que cada candidato que teve de superar este obstculo pode contribuir com um relato rico em aprendizado com uma experincia to difcil. No farei um relato definitivo, muito menos pretendo impor minhas idias como regra geral, mas procurarei debater algumas das principais dificuldades da tarefa de trabalhar para se sustentar e estudar para realizar um sonho. Trabalhar , feliz ou infelizmente, uma necessidade para a maioria dos candidatos. Aqueles que no podem contar com o apoio material da famlia ou que no tm um uma poupana que os permita largar tudo para se dedicar exclusivamente aos estudos precisam encontrar os meios para superar todas as dificuldades. Se eu pudesse, no hesitaria em largar tudo para me dedicar exclusivamente preparao. Como no pude, s me restou fazer o impossvel para alcanar um objetivo que me parecia intangvel. H mltiplas variveis a serem consideradas na conciliao do trabalho e da preparao. No creio que haja uma hierarquia entre elas, cada candidato deve avaliar suas circunstncias especficas de vida estabelecer as suas prioridades durante o processo que agora debatemos. Disciplina e perseverana so requisitos fundamentais para o bom aproveitamento nos estudos de um candidato trabalhador ou de um trabalhador candidato(no so a mesma coisa). Estabelecer uma rotina diria de estudos que seja cumprida risca, utilizar os finais de semana para aumentar o nmero de horas de leitura, transformar todos os intervalos eventuais em oportunidades de estudo podem ser atitudes muito importantes no desenvolvimento do processo de preparao. Ler no nibus, ler no intervalo de almoo do trabalho, acordar uma ou duas horas mais cedo para estudar e ler jornais em ingls e espanhol/francs na internet durante trabalho so alguns meios de maximizar a produtividade. O ideal ter um trabalho de 6 horas dirias, com horrio corrido, isso permite que o candidato programe de 6 a 8 horas teis de estudo dirio (aulas e/ou leitura). Melhor ainda se a tarefa que for executada no trabalho no exigir muito da capacidade intelectual. muito importante estar com a mente descansada e arejada na hora de estudar. Pra quem deseja ser aprovado no CACD, o estudo tem de ser sua prioridade nmero um. Assumir grandes responsabilidades no trabalho, envolver-se com tarefas que exijam exagerado esforo intelectual ou assumir uma funo que no tenha horrio de trabalho fixo so atitudes que, sem a menor sombra de dvidas atrapalham demais a preparao. Um bom curso preparatrio pode ser decisivo para o candidato que precisa trabalhar. Uma boa orientao docente nas leituras pode mudar completamente o perfil do candidato. importante nunca esquecer que apenas aulas no vo aprovar ningum: fundamental equilibrar o tempo livre entre aulas e leituras. Se tiver de optar, melhor

optar pela leitura(exceo feita s lnguas estrangeiras). Infelizmente, a maioria dos candidatos espalhados pelo Brasil no podem contar com bons cursos preparatrios, nem mesmo com professores particulares especializados no concurso. Nesse caso, cada minuto livre precisa ser utilizado para "comer" os livros, um atrs do outro, e exercitar a redao e as lnguas estrangeiras. Outra varivel relevante o custo financeiro da preparao. Custa caro, muito caro. Eu me preparei durante 2 anos com renda mensal lquida em torno de 1000 reais, com os quais me sustentava sozinho, fazia um mestrado e me preparava para o CACD. Fui obrigado a fazer mgica com o pouco que tinha, mas consegui. Utilizar o mximo possvel de bibliotecas, mesmo que no possa retirar os livros de l, ajuda muito. V s universidades e estude l. Se no houver bibliotecas disponiveis, v a uma livraria de shopping, tome um caf, pegue os livros e os leia l. Faa cpias quando puder, troque fichamentos pela internet, use a internet como ferramenta de estudo. H milhares de sites com contedo diretamente relacionados preparao em todas as matrias. Eu, particularmente, me endividei para me preparar. Seria impossvel para mim ser aprovado sem fazer aulas particulares de ingls, meu grande pesadelo e maior obstculo nesse concurso. Pra ser sincero, ainda estou endividado at agora, mas melhor ser um diplomata endividado com a preparao do que ter uma vida frustrada por no ter tentado realizar meu sonho, no verdade?

difcil fazer tudo isso? Claro que ! Mas algum disse que passar no CACD fcil? Tudo depende da vontade do candidato. E vontade de verdade: fazer os sacrifcio necessrio para realizar o seu sonho. O que o candidato que trabalha e estuda no pode, de jeito nenhum, desistir e deixar de acreditar. Eu acreditei, e mesmo com todas as dificuldades financeiras, materiais e emocionais eu consegui chegar at aqui. Eu no estudei em escolas particulares, eu tive srias dificuldades(de todos os tipos) durante a universidade, eu no pude contar com o auxlio da minha famlia, eu tive de me virar sozinho, trabalhar, estudar e defender um mestrado no meio da terceira fase do concurso. O caso que se abateu na minha vida no me fez desistir. Isso no me torna genial, no me torna melhor do que nenhum outro aprovado no concurso. Isso apenas prova que aqueles que so capazes de se sacrificar, que acreditam e que no desistem tm condies de serem aprovados no CACD. Disciplina, pacincia, vontade e capacidade de sacrifcio so as caractersticas que eu acredito que quem vem de baixo precisa pra ser aprovado. o que eu desejo a todos vocs.

You might also like