You are on page 1of 10

EU POSSO SER LUZ (Mateus 5.

14-16)

Quem nasceu na era da luz eltrica no conheceu um profissional j extinto: o acendedor de lampies das ruas. Hoje, em que 98% dos lares brasileiros so iluminados por energia eltrica (e praticamente 100% no sudeste), ele no faz mais sentido, mas j fez, no mundo e no Brasil. Ele encantou geraes. Conta-se, por exemplo, que, quando jovem, o escritor Robert Louis Stevenson (1850-1894), autor da "Ilha do Tesouro", estava numa noite fria, com a cabea para fora da janela do seu quarto, olhando um acendedor de lampies na rua. Quando foi repreendido pelo perigo que corria, ele respondeu: -- Olha l: tem um homem escavando buracos nas trevas.

Relembrando o primeiro quartel do sculo 20, uma senhora paulistana escreveu: "Uma das profisses mais romnticas e interessantes que eu tive oportunidade de apreciar foi o acendedor de lampies de gs... Na rua Augusta onde eu morei de 1918 a 1924, os acendedores eram figuras obrigatrias... Eles vinham caminhando pela rua tanto para acender o lampio ao cair da noite como para o apagar ao amanhecer do novo dia. Carregavam um grande basto com uma ponta em forma de funil e costumavam avisar a hora gritando So seis horas!. Depois que me mudei para o Itaim, nunca mais vi um acendedor de lampies... Ficou s a velha letra da msica: "Lampio de gs, lampio de gs, quantas saudades voc me trs!" (SANTA ROSA, Nereide S. Histrias de Dona Guiomar) No Rio de Janeiro, em 31 de dezembro de 1934, quando ainda havia 490 combustores que iluminavam algumas ruas dos subrbios cariocas, foi apagado o ltimo lampio a gs da cidade. Junto desapareceu o acendedor de lampies, imortalizado num poema de Jorge de Lima (1895-1953)

O ACENDEDOR DE LAMPIES

L vem o acendedor de lampies de rua! Este mesmo que vem, infatigavelmente, Parodiar o Sol e associar-se lua Quando a sobra da noite enegrece o poente.

Um, dois, trs lampies, acende e continua Outros mais a acender imperturbavelmente, medida que a noite, aos poucos, se acentua E a palidez da lua apenas se pressente.

Triste ironia atroz que o senso humano irrita: Ele, que doira a noite e ilumina a cidade, Talvez no tenha luz na choupana em que habita.

Tanta gente tambm nos outros insinua Crenas, religies, amor, felicidade Como este acendedor de lampies de rua!

A humanidade viveu sem a luz eltrica at 1879, quando Thomas Alva Edson inventou a lmpada incandescente. Ao tempo de Jesus, usavam-se velas ou lamparinas para iluminar as casas, os prdios pblicos e as ruas, com muita precariedade, se comparados aos tempos da luz eltrica. Usavam-se tambm, inventadas pelos gregos sete sculos antes, as lmpadas de terracota, para substituir as tochas de mo. (Por curiosidade, registremos que a palavra lmpada vem de lampas, que significava tocha). Por ocasio da Festa das Luzes ou Dedicao (Hanuk), os judeus carregavam castiais de ouro para iluminar o templo de Jerusalm e a cidade. Os ouvintes de Jesus deviam ter participado, ou desejavam participar, de uma festa desta. Jesus participou (Joo 10.22). Eles entenderam quando disse:

Vocs so a luz do mundo. No se pode esconder uma cidade construda sobre um monte. E, tambm, ningum acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Ao contrrio, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que esto na casa. Assim brilhe a luz de vocs diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocs, que est nos cus. (Mateus 5.14-16)

1. Jesus no diz que devemos ser luz. Ele diz que somos luz.

Esta uma realidade que no se pode contestar, assim como uma cidade sobre uma montanha no tem como no ser vista. Se somos cristos, as pessoas vero. Se no esto vendo, porque no somos. Jesus ensinou aos seus discpulos que a vida que precisamos viver uma caminhada, que envolve dois processos: a salvao e a santificao. No h salvao sem santificao (exceto nas converses do tipo ladro na cruz, em que salvao se segue a morte do convertido). Tem havido muita confuso nesta rea. Um dos pontos em que os evanglicos so acusados de presunosos est relacionado nossa convico de que uma pessoa pode ter certeza da sua salvao. Esta uma afirmativa derivada da Bblia. Jesus diz diretamente: "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andar em trevas, mas ter a luz da vida" (Joo 8.12). Podemos ter certeza da salvao, porque uma vez tendo confessado a Jesus como Senhor e Salvador, temos nossos nomes lanados no Livro da Vida, de onde ningum pode apagar. Em termos prticos, quem tem certeza da sua salvao tem prazer em se por no caminho da santificao. Uma pessoa que no tem prazer em agradar a Deus, pondo-se no caminho da santificao, est enganada, redondamente enganada. Sim, esto enganadas essas pessoas que, por um dia terem tido uma experincia (emocional) de receberem a Jesus como Salvador e Senhor, confiam em sua salvao para continuarem servindo a si mesmas ou ao seu prprio ventre (Romanos 16.18) Quem salvo santo. Quem santo salvo. No h santificao sem salvao. Quem salvo e santo luz. Jesus mesmo disse isto, em outros termos, para nos convidar santificao:

Os olhos so a candeia do corpo. Quando os seus olhos forem bons, igualmente todo o seu corpo estar cheio de luz. Mas quando forem maus, igualmente o seu corpo estar cheio de trevas. Portanto, cuidado para que a luz que est em seu interior no sejam trevas. Logo, se todo o seu corpo estiver cheio de luz, e nenhuma parte dele estiver em trevas, estar completamente iluminado, como quando a luz de uma candeia brilha sobre voc (Lucas 11.3436).

Portanto, devemos viver como homens e mulheres-luz. O apstolo Paulo nos chama de "filhos da luz": "Outrora vocs eram trevas, mas agora so luz no Senhor. Vivam como filhos da luz, pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justia e verdade; aprendam a discernir o que agradvel ao Senhor" (Efsios 5.8-10).

2. Jesus no diz que devemos ser a luz do mundo. Ele diz que somos a luz do mundo. Ele espera que nossa luz brilhe.

Logo, a pergunta se estamos ou no sendo luz. A pergunta : para onde a nossa luz est levando o mundo? Trago uma resposta positiva, vinda de uma fonte irrecusvel. A frica um continente que vive dramas sem fim. Recentemente um jornalista ingls, que passou por l parte de sua vida, voltou ao continente 45 anos depois e escreveu algo impressionante:

Agora, um ateu declarado, estou convencido da enorme contribuio que evangelismo cristo tem na frica, nitidamente distinta daquela proporcionada pelas ONGs seculares, pelos projetos governamentais e pelos demais esforos. Isto apenas no o suficiente. Educao e treinamento apenas no so suficientes. Na frica, o Cristianismo transforma o corao das pessoas; ele traz mudana espiritual. O renascimento real. A mudana para melhor. (...) Aqueles que desejam que a frica se sobressaia na competio global do sculo 21 no devem se enganar acreditando que o fornecimento de recursos materiais ou at o conhecimento tcnico que acompanha o que podemos chamar desenvolvimento ir fazer a diferena. Um sistema inteiro de crenas deve ser, antes, suplantado. Tenho medo de que ele seja suplantado por outro. A retirada do evangelismo cristo desta equao pode deixar o continente merc da maligna fuso entre a Nike, o doutor bruxo, o telefone celular e a machete. (PARRIS, Matthew Parris. Embora ateu, acredito realmente que a frica precisa de Deus". Times. Londres, 27.12.2008. Em INGLS e Em PORTUGUS)

Tomo este testemunho como um desafio. Jesus afirma que somos a luz do mundo. Se ela se apagar, quem iluminar o mundo, quem conduzir o mundo? No podemos esconder a nossa luz. No podemos apagar o nosso farol. Conheo vrios faris no mundo, uns j desativados. No Rio de La Plata, subi em dois: um em Colnia do Sacramento, no Uruguai. Do alto, pode-se ver objetos bem distantes. Era usado como instrumento de defesa. Em Montevideu, no mesmo rio, h outro, bem conservado e desusado, mas que no passado servia de defesa e principalmente de orientao para os navegadores. No entanto, o farol que mais me marcou foi o que vi na China ao longo da fronteira com a Coria do Norte. Muito alto, sua luz emitia sua luz. compassadamente. O missionrio sul-coreano que me conduzia me disse que, mesmo que falte combustvel para os

automveis e fbricas do pas, no faltar para o farol, que precisa continuar sinalizando que o comunismo est vivo. No h como no nos admirarmos negativamente de ns, quando tentamos esconder a nossa candeia debaixo da cama, por causa de uma enfermidade ou de uma decepo ou de uma orao que achamos que no foi respondida. Quantas vezes recolhemos nossas vozes s porque est um pouco rouca! H muitos anos fui desafiado por um professor de Seminrio (professor Reynaldo Purim). Ele dizia que o cristianismo era para estar na dianteira do mundo, no na rabeira. O cristo para ser seguido, no para seguir. Eu no tenho a resposta, mas continuo com a pergunta: como podemos sinalizar o caminho pelo qual o mundo deve seguir? Para onde vai a arte? Temos sinalizado o caminho para os artistas ou os temos deixado ao lu? Para onde vai a cincia? Temos sinalizado o caminho para os cientistas ou os temos deixado sozinhos nos laboratrios? Para onde vai a poltica? Temos sinalizado o caminho para os polticos e para a sociedade ou os temos deixado sua prpria sorte? Para onde vai a economia? Temos sinalizado o caminho para os formuladores das polticas econmicas ou esse assunto tcnico demais? Para onde vai o direito? Temos sinalizado o caminho que para quem direito e justia sem sinnimos ou temos deixado esta rea entregue aos seus atores? verdade que a arte, a cincia, a poltica e a economia no nos querem a orienta-los. Ser que ns mesmos no nos afastamos? Ser que no podemos nos redimir de nossas omisses e nos envolvermos para redimir a arte, a cincia e a poltica? Para tanto, precisamos nos preparar, para que sejamos ouvidos. Precisamos de vidas santas, porque seremos vistos como ns realmente somos, e vida sbias, para que sejamos respeitados com conhecimento sobre o assunto sobre o qual queremos oferecer orientao. Temos que pensar na arte, na cincia e na poltica como campos missionrios para os cristos. Ou a nossa luz brilha ou as trevas sero mais espessas. A fora das trevas tem a ver diretamente com a fora da luz. Ser mais forte quanto mais escondermos a nossa luz.

Foi isto que Jesus disse quando nos conclamou:

Brilhe a luz de vocs diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocs, que est nos cus (Mateus 5.14-16).

Somos luz, mas podemos no brilhar ou brilhar pouco. Nossa lmpada pode ser de 20, 50 ou 200 watts de potncia. Quanto mais forte for, mais largos sero os buracos que far nas trevas. Quando olho para as lmpadas, vejo que a fonte de energia a mesma, tanto para as lmpadas de 20, 50 ou 200 watts. No h problema com a fonte, mas pode haver na lmpada, no fio at a lmpada, no bocal da lmpada. Nossa luz vem de Deus. A Fonte sempre a mesma. A potncia original sempre a mesma. Como vai a nossa lmpada? Como est o bocal?

3. Como nossa luz pode brilhar ainda mais ou, se for o caso, voltar a brilhar?

Leio de novo as duas estrofe finais do soneto de Jorge de Lima

Triste ironia atroz que o senso humano irrita: Ele, que doira a noite e ilumina a cidade, Talvez no tenha luz na choupana em que habita.

Tanta gente tambm nos outros insinua Crenas, religies, amor, felicidade Como este acendedor de lampies de rua!

H cristos que querem doirar a noite e iluminar a cidade, mas no podem faze-lo porque tem escondido a luz de Jesus debaixo da cama dos seus pecados no confessados e das suas enfermidades no curadas. H cristos que insinuam amor e felicidade para outros, mas no experimentar amor em casa e nem felicidade interior. Infelizmente h cristos em que a luz de Jesus no se traduz em respeito ao prximo e alegria interior que se irradia.

Espero que no seja o seu caso.

Se voc tem sido luz, deseje brilhar mais. Se a sua lmpada est com 20 watts, queira ser uma de 50. Se est com 50, queira ser uma de 200. O mundo precisa da sua luz. O mundo jaz nas trevas da opulncia. Ponha sua luz sobre a opulncia e haver mais igualdade e justia no mundo. O mundo jaz nas trevas da violncia. Ponha sua luz sobre a violncia e haver mais paz e segurana no mundo. O mundo jaz nas trevas da convenincia, em que cada um olha apenas para o que lhe interessa aqui e agora. Ponha sua luz sobre a convenincia e haver mais pessoas interessadas no bem-estar uma das outras. O mundo jaz nas trevas da aparncia, com as pessoas sempre seguindo algum que esteja brilhando. Mostre sua luz e voc tambm ser seguido.

Se voc no tem sido luz, deseje ser luz. Este o primeiro passo. O segundo verificar o que est impedindo que a luz chegue sua lmpada. Pode ser uma carga excessiva ou uma doena, fsica, emocional ou moral. Cuide-se. Trate-se.

s vezes, cabe-nos uma tarefa que nos drena a alegria e a energia para viver. s vezes, a sucesso de fracassos ou sonhos despedaados vai se tornando uma espcie de destino mau, do qual no podemos nos livrar. Se estes so os nossos casos, no estamos excludos do mandamento de brilhar diante dos homens. Ore como o salmista: "Tu, Senhor, mantns acesa a minha lmpada; o meu Deus transforma em luz as minhas trevas" (Salmo 18.28). Podemos nos empenhar em recuperar a alegria, mesmo durante o problema que vivemos. Precisamos olhar para o Alto, de onde vem o socorro (Salmo 121.1). Precisamos ter a conscincia que os nossos atos ou os atos dos outros tm conseqncias, que nos alcanam. Precisamos saber que Deus est conosco, mesmo que no parea, e vai nos capacitar para enfrentar a borrasca, mesmo que longa. Precisamos ter certeza que nada nos separa do Seu amor para conosco. Precisamos pedir a Deus que nos d a perspectiva correta diante do problema, por mais que nos doa. Precisamos tirar lies das crises que nos faam crescer. Oremos como a Bblia nos ensina: "O Senhor a minha luz e a minha salvao; de quem terei temor? O Senhor o meu forte refgio; de quem terei medo?" (Salmo 27.1). "Pois em ti est a fonte da vida; graas tua luz, vemos a luz" (Salmo 36.9).

No caso das nossas doenas, fcil localizar uma enfermidade fsica; ela pode ser diagnosticada por ns mesmos, nos casos simples, ou por um mdico, nos casos mais srios. Trate da sua sade, para que a sua enfermidade no impea a luz de entrar. Conserte o seu bocal. Reveja a fiao. Balance a lmpada para ver como vai o seu bulbo.

Se a doena emocional, gerando, por exemplo, uma tristeza ou uma irritao crnica ou recorrente, uma falta de vontade de trabalhar ou se relacionar, a dificuldade maior, mas pode ser equacionada, com f e coragem, com a ajuda de um profissional. No se entregue, se for o seu caso. A luz de Deus precisa entrar.

Se a doena moral, tempo de converso ou, quem sabe, de uma nova converso. Pode ser que voc tenha apagado o Esprito Santo dentro de voc, sufocando-O de tal modo, que agora voc tem pensamentos prprios e comportamentos prprios, pouco importando o que Esprito Santo diz por meio da Palavra de Deus. Voc faz seu estilo. Voc concebe a sua filosofia de vida. O seu jeito de ser o seu jeito de ser. Voc mesmo guia a sua vida determinando o que certo e o que errado. De vez em quanto at acerta por causa da rstia de luz que ainda lhe chega. Se voc afirma que tem comunho com Deus, mas anda nas trevas, voc est mentindo e no pratica a verdade (1Joo 1.6). Ainda d tempo de recomear a viver como filho da luz. Como recomenda Jesus, lembre-se de onde caiu (Apocalipse 2.5) e retome o caminho da santidade. Li o seguinte:

Seja o que voc , porque se voc quem voc no , voc no quem voc .

Concordo, mas acrescento:

Se voc quem no deve ser, seja o que deve ser, porque, se voc quem no deve ser, voc no quem voc acha que .

Em termos metaforicamente prticos, troque o bocal, se estiver podre. Sua luz pode voltar a brilhar. Voc filho da luz, no das trevas (1Tessalonicenses 5.5). Outrora voc era [das] trevas, mas agora luz no Senhor. Vivam como filhos da luz, pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justia e verdade; aprenda a discernir o que agradvel ao Senhor. No participe das obras infrutferas das trevas; antes, exponha-a luz" (Efsios 5.8-11). "A sabedoria melhor que a insensatez, assim como a luz melhor do que as trevas" (Eclesiastes 2.13). Ore sempre assim: "Senhor, a tua palavra lmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho" (Salmo 119.105).

DESAFIO FINAL

Vocs so a luz do mundo. No se pode esconder uma cidade construda sobre um monte. E, tambm, ningum acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Ao contrrio, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que esto na casa. Assim brilhe a luz de vocs diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocs, que est nos cus.

Somos acendedores de lampies, que escavam buracos nas trevas. Estamos no processo de nos tornar puros e irrepreensveis, "filhos de Deus inculpveis no meio de uma gerao corrompida e depravada, na qual vocs brilham como estrelas no universo, retendo firmemente a palavra da vida" (Filipenses 2.15-16a).

Que todos possamos ter desejos dignos de filhos da luz: Quero que o meu caminho seja "como a luz da alvorada, que brilha cada vez mais at a plena claridade do dia" (Provrbios 4.18) Quero ser como Joo Batista: uma candeia (uma vela) que queima e irradia luz (Joo 5.35). Quero que as pessoas me vejam e digam que Deus existe e bom.

--------------------------------------------------------------------------------

You might also like