Gestalt

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Cubo de Necker e o Vaso de Rubin, dois exemplos utilizados na Gestalt A Psicologia da forma, Psicologia da Gestalt, Gestaltismo ou simplesmente Gestalt é uma teoria da psicologia iniciada no final do século XIX na Áustria e Alemanha que possibilitou o estudo da percepção (Britannica, 1992:226). Segundo a Gestalt, o cérebro é um sistema dinâmico no qual se produz uma interacção entre os elementos, em determinado momento, através de princípios de organização perceptual como: proximidade, continuidade, semelhança, segregação, preenchimento, unidade, simplicidade e figura/fundo. Sendo assim o cérebro tem princípios operacionais próprios, com tendências autoorganizacionais dos estímulos recebidos pelos sentidos. Surge como uma reação às teorias contemporâneas estabelecidas que se fundamentavam apenas na experiência individual e sensorial (Wundt). Parte do princípio de que o objeto sensível não é apenas um pacote de sensações para o ser humano, pois a percepção está além dos elementos fornecidos pelos orgãos sensoriais. Fundamentam-se nas afirmações de Kant de queos elementos por nós percebidos são organizados de forma a fazerem sentido e não apenas através de associações com o que conhecemos anteriormente. Max Wertheimer (1880-1943) publica o primeiro trabalho considerado iniciador dos estudos da Gestalt em 1912, num estudo sobre a percepção visual, com seus colegas Wolfgang Köhler (1887-1967) e Kurt Koffka (1886-1940). Os três são considerados iniciadores do movimento da Gestalt (Britannica 1992:227). Estes consideram os fenômenos psicológicos como um conjunto autônomo, indivisível e articulado na sua configuração, organização e lei interna, que

com os quais visa algo. depois de 1910. A Gestalt terapia trabalha com uma posição existencial-humanista e trabalha com o que a gente chama de método fenomenológico. na Universidade de Frankfurt. Wertheimer pôde provar experimentalmente que diferentes formas de organização perceptiva são percebidas de forma organizada e com significado distinto por cada pessoa. a consciência não é uma substância. não tendo. como sua esposa. Na verdade. a princípio. O filósofo norte-americano William James. Wolfgang Köhler (1887-1967) e Kurt Koffka (1886-1940). foi um dos que influenciaram esta escola. Uma outra influência fundamental foi a fenomenologia de Edmund Husserl. Por exemplo: uma cadeira é mais do que quatro pernas. A fenomenologia afirma que toda consciência éconsciência de alguma coisa. A percepção do todo é maior que a soma das partes percebidas. um assento e um encosto. onsável pelo primeiro laboratório de psicoloMax Wertheimer (18801943). o núcleo chave é o Gestalt Therapy. mas como uma unidade. considerado o fundador da psicologia moderna e resp gia experimental. Ela não é uma fenomenologia. especulação. criticaram fortemente as idéias de Wilhelm Wundt (1832-1920). mas trabalha com o método . Laura Perls. Em uma série de testes Wertheimer demonstrou que pode ser realizada uma ilusão visual de movimento de um determinado objeto estacionário se este for mostrado em uma sucessão rápida de imagens. volição. Qual a origem da Gestalt? O grande formulador da Gestalt foi Fritz Perls. uma repercussão muito estrondosa. junto de outros autores. Assim se consegue uma impressão de continuidade e chamou este movimento percebido em sequência mais rápida de "fenômeno phi" (o cinema é baseado nessa ilusão de movimento. mas é mais que isso: está presente na nossa mente como um símbolo de algo distinto de seus elementos particulares. O todo é maior do que a soma das partes que o constituem. Assim sendo.independem da percepção individual e que formulam leis próprias da percepção humana. imaginação. que é lançado nos EUA. Como pode ser visto nas figuras do Cubo de Necker e do Vaso de Rubin. Uma cadeira é tudo isso. ao considerar que as pessoas não vêem os objetos como pacotes formados por sensações. acima. a imagem percebida em movimento na realidade são conjuntos de 24 imagens fixas projetadas na tela durante 1 segundo). mas uma atividade constituída por atos (percepção. paixão. etc). e Paul Goodman.

nas figuras de MerleauPonty e de Husserl. A origem dela é um pouco disso tudo. de um trabalho psicoterápico. . de toda essa discussão. também. com a noção de insight e se questionou como é que esse processamento perceptivo que fazemos das coisas pode ser pensado em termos.fenomenológico. de toda essa mistura filosófica. embora a Gestalt Terapia não seja uma aplicação da Psicologia da Gestalt — a qual trabalhou com idéias perceptivas. mas também tem origem na Psicologia da Gestalt.