MANUAL EXAME SUPLETIVO ONLINE

(CARDERNO I – MANUAL DO CANDIDATO)

Manual de Procedimentos Para Utilização do sistema EXAME SUPLETIVO ONLINE (SIGEDUCA) .

a realização do pré-cadastro e agendamento do exame Supletivo pela internet (acessado pelo site da Seduc) para a realização do mesmo no laboratório de informática em um dos CEJA(s). O sistema possibilita ao candidato. O processo de realização dos Exames Supletivos em Mato Grosso foi todo informatizado e possibilitará desde o agendamento da(s) prova(s) até a realização da(s) mesma(s) via WEB interligando assim a oferta do exame nos 22 Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJAs) do Estado. . Através do Exame Supletivo Online.APRESENTAÇÃO O Exame Supletivo Online é o sistema de agendamento e Exames de Suplência ONLINE. a Seduc/MT proporcionará aos jovens e adultos a regularização funcional e/ou escolar por meio da aplicação do Exame Supletivo Eletrônico que ocorrerá diariamente. agilidade e transparência na sua realização. de acordo com o agendamento realizado pelo candidato via sistema (ONLINE) oferecendo maior comodidade.

As mesmas serão atestadas pelo CEJA na realização do exame em data agendada. na data da prova. informando seus dados pessoais. Nos demais casos. c) Na data agendada para o exame. f) O candidato pode visualizar seu resultado após o término do exame. b) Para a confirmação do pré-cadastro.  Ensino Médio: pode se inscrever. independente de comprovação da escolaridade anterior. candidato cuja idade. ficando este inteiramente responsável pelas informações prestadas na referida ficha de inscrição (pré-cadastro). não será exigida a apresentação do CPF no ato da inscrição.INFORMAÇÕES GERAIS: Algumas informações devem ser atentadas pelo candidato: a) O candidato deverá efetuar sua inscrição pessoalmente ou com ajuda de terceiros. necessárias a sua certificação ou de condição em relação aos exames). for igual ou superior a 18 (dezoito) anos. o candidato deverá comprovar através da apresentação de documentação a idade mínima para participar do exame:  Ensino Fundamental: pode se inscrever. a fim de que possa acessar o portal do Supletivo Online com sigilo suas informações. d) Para candidato indígena ou Pessoas privadas de liberdade. na secretária do CEJA (oficialmente) ou pelo portal do Exame Supletivo. independente de comprovação da escolaridade anterior. preenchendo o pré-cadastro via online. for igual ou superior a 15 (quinze) anos. agendar o Exame e obter os resultados dos exames realizados através do pelo portal (o email do candidato é seu login e por meio deste receberá todas as informações necessárias e requeridas a respeito do Exame e outras informações constantes no banco de dados do Sistema. na data da prova. candidato cuja idade. e) As vagas para agendamento do Exame por CEJA será de acordo com a disponibilidade e nº de agendamentos já realizados para a data/período (vagas estabelecidas de acordo com a capacidade de cada rede física disponibilizada para a realização do Exame Supletivo On Line – sendo 10 vagas por período de atendimento do exame em cada CEJA). é necessário que o candidato informe um email e registre uma senha. a inclusão do CPF no pré-cadastro é obrigatória. apenas os demais documentos. .

na barra de SISTEMAS. Agendamento do Exame Supletivo Online (pelo Portal do Exame). Clique para acessar o Précadastro Ou digite na barra de endereço do navegador: .seduc.mt.gov.br).Para participar o Exame Supletivo Online. antes da prova. Ativação do pré-cadastro. o candidato deverá realizar via WEB. 1) Preenchimento do pré-cadastro candidato: No site da Seduc/MT (WWW. os seguintes procedimentos:    Preenchimento do pré-cadastro candidato. clique no link do Exame Supletivo.

seduc.mt. Os campos com o asterisco (*) são campos obrigatórios e devem ser preenchidos para a confirmação do cadastro. Digite os caracteres da imagem no campo e clique em . .br/ged/hwteolprecadastrotelaini.http://sigeduca. O sistema irá direcionar para a tela de preenchimento do cadastro.gov.aspx O candidato será direcionado para a tela de validação do acesso ao pré-cadastro.

Caso o candidato tenha alguma necessidade especial a ser informada para o exame. . e a mesma conste na relação. a mesma deve ser selecionada n cadastramento dos dados.

o candidato deve clicar em e clique no botão conta. 2) ATIVAÇÃO DO PRÉ-CADASTRO Ao confirmar o cadastro. será emitida a seguinte mensagem: Clique em acesso). O sistema encaminhará email para o endereço informado (login de O candidato deverá acessar o email informado no cadastro e ativar a o pré-cadastro realizado.Clique em para confirmar os dados do cadastro. No email. . para ativação da .

. Ao clicar em para ser direcionado ao portal do Exame Supletivo para realizar o 1º acesso e finalizar a ativação.Será emitida a mensagem de ativação.

mt.br/ged/hweolportallogin. Para finalizar a ativação. enviado pelo sistema no email e clique em Acesse o portal (http://sigeduca.Clique em . informe o código de validação .aspx ) informando para o usuário e senha os dados de email informados no pré-cadastro e clique em .seduc.gov.

Caso o candidato não realize a ativação do pré-cadastro em até 30 dias. este cadastramento expiará e o candidato terá que realizar um novo pré-cadastro. 3) AGENDAMENTO DO EXAME: Ao acessar o portal. para realizar o agendamento do . clique em exame.

O sistema apresentará a tela para o agendamento. Clique em para agendar o(s) exame(s).Para segurança do candidato. . os dados de identificação do candidato (nome e CPF) estarão visíveis.

. Clique em para pesquisar e informar LOCAL PARA EXAME serão apresentados os dados dos CEJAs). onde o candidato deve selecionar um dos programas de atendimento do exame.na tela de agendamento o aluno informará o CEJA onde pretende realizar o Exame. clique no código do CEJA apresentado. . Clique em . Retornará a tela de agendamento.

o candidato deverá selecionar entre as datas de agendamento disponíveis. a data para realizar o Exame. o candidato deverá selecionar de acordo com o programa uma área de conhecimento/disciplina. Selecione o período pretendido para o agendamento do exame. OBS: os dias disponíveis estão em preto. .Após informar o programa de atendimento. colocando o mouse sobre o dia um balão informará a quantidade de vagas disponíveis para o dia. Após informar o CEJA e o período.

. o candidato poderá agendar os exames que realizará pelo portal do Exame Supletivo. nas datas pretendidas. O sistema emitirá o comprovante de inscrição para a impressão De acordo com a disponibilidade de vagas. Clique em para gravar o agendamento.Para agendar clique no dia disponível pretendido para o exame e marque o horário para o exame na data selecionada.

o candidato poderá reimprimir os comprovantes de inscrição pelo portal clicando em . Caso queira. .A cada exame agendado será emitido um novo comprovante. tanto os agendamentos de exame A REALIZAR como os exames REALIZADOS. O candiato poderá acompanhar pelo portal.