COLÉGIO TÉCNICO

Data: ____/___/2011 Disciplina: Física Nome: Série: 3º Ano Turma:____ Prof. Número: 100 min

1 – Dois corpos A e B de materiais diferentes, inicialmente neutros e isolados de outros corpos, são atritados entre si. Após o atrito, observamos que: a) um fica eletrizado positivamente e o outro continua neutro; b) um fica eletrizado negativamente e o outro, positivamente; c) um fica eletrizado negativamente e o outro continua neutro; d) ambos ficam eletrizados positivamente; e) ambos ficam eletrizados negativamente. 2 – Uma estudante observou que, ao colocar sobre uma mesa horizontal três pêndulos eletrostáticos idênticos, equidistantes entre si, como se cada um ocupasse o vértice de um triângulo equilátero, as esferas dos pêndulos atraíam-se mutuamente. Sendo as três esferas metálicas, a estudante poderia concluir corretamente que: a) as três esferas estavam eletrizadas com cargas de mesmo sinal. b) duas esferas estavam eletrizadas com cargas de mesmo sinal e uma com carga de sinal oposto. c) duas esferas estavam eletrizadas com cargas de mesmo sinal e uma neutra. d) duas esferas estavam eletrizadas com cargas de sinais opostos e uma neutra. e) uma esfera estava eletrizada e duas neutras. 3 – Considere as afirmativas a seguir: I. A direção do vetor campo elétrico, em determinado ponto do espaço, coincide sempre com a direção da força que atua sobre uma carga de prova colocada no mesmo ponto. II. Cargas negativas, colocadas em um campo elétrico, tenderão a se mover em sentido contrário ao do campo. III. A intensidade do campo elétrico criado por uma carga pontual é, em cada ponto, diretamente proporcional ao quadrado da carga que o criou e inversamente proporcional à distância do ponto à carga. IV. A intensidade do campo elétrico pode ser expressa em Newton/Coulomb. São verdadeiras: a) somente I e II; b) somente III e IV; c) somente I, II e IV; d) todas; e) nenhuma. 4 – Uma das aplicações tecnológicas modernas da eletrostática foi a invenção da impressora a jato de tinta. Esse tipo de impressora utiliza pequenas gotas de tinta que podem ser eletricamente neutras ou eletrizadas positiva ou negativamente. Essas gotas são jogadas entre as placas defletoras da impressora, região onde existe um campo elétrico uniforme E , atingindo então, o papel para formar as letras. A figura a seguir mostra três gotas de tinta, que são lançadas para baixo, a partir do emissor. Após atravessar a região entre as placas, essas gotas vão impregnar o papel. (O campo elétrico uniforme está representado por apenas uma linha de força.) Pelos desvios sofridos, pode-se dizer que a gota 1, a 2 e a 3 estão, respectivamente: a) carregada negativamente, neutra e carregada positivamente; Emissor de gotas b) neutra, carregada positivamente e carregada negativamente; c) carregada positivamente, neutra e carregada negativamente; d) carregada positivamente, carregada negativamente e neutra.

E
Placa Placa

(1) Papel

(2) (3)

5 – Em um cristal de cloreto de sódio, a distância entre dois íons adjacentes Na+ e Cl- é de, aproximadamente,

3 ×10 −10 m. Supondo que o cristal se encontre no ar, calcule o valor da força elétrica na atração entre estes íons.

9  k a r = 9 × 1 0N m/ C ² ² Dados:  −  e = 1,6 × 1 01 9C

6 – Em determinado local do espaço, existe um campo elétrico de intensidade E = 4 .103 N/C. Colocando aí uma partícula eletrizada com carga elétrica q = 2µC, qual a intensidade da força que agirá sobre ela?

7 – Uma carga puntiforme de q = +3,0 µC é colocada em um ponto P de um campo elétrico gerado por uma partícula eletrizada com carga desconhecida Q, ficando sujeita a uma força de atração de módulo 18 N. Sabendo que o meio é
9 o vácuo ( k 0 = 9 ×10 Nm ² / C ² ), determine:

a) a intensidade do campo elétrico em P; b) a carga fonte Q. Note que o ponto P está a 30 cm dessa carga.

8 – Uma pequena esfera, A, eletrizada positivamente, está suspensa, no ar, em um suporte por meio de um fio isolante. Outra esfera, B, de massa igual a 10 g, com carga igual e oposta à da esfera A, é colocada 10 cm abaixo desta. Nestas condições, verifica-se que B permanece em repouso ao ser abandonada. a) Qual é o valor da força elétrica com que A atrai B (considere g = 10m/s²)? b) Qual é o módulo da carga existente em cada uma das esferas? c) Qual é o número de elétrons em excesso na esfera B? A 10 cm B

9 – (Questão opcional) Em uma impressora jato de tinta, gotas de certo tamanho são ejetadas de um pulverizador em movimento, passam por uma unidade eletrostática, onde perdem alguns elétrons, adquirindo carga q, e, a seguir, deslocam no espaço entre placas planas paralelas eletricamente carregadas, pouco antes da impressão. Considere gotas de raio igual a 10µm lançadas com velocidade de módulo v = 20 m/s entre placas de comprimento igual a 2,0cm, no interior das placas existe um campo elétrico vertical e uniforme, cujo módulo é E = 8 .104 N/C. Considerando que a densidade da gota seja de 1000 kg/m³ e sabendo-se que a mesma sofre um desvio de 0,30mm ao atingir o final do percurso,qual o módulo da sua carga elétrica?