You are on page 1of 20

Aula 01 1.

Introduo ao pensamento cientfico sobre o social: Renascimento e Ilustrao

Nesta unidade, temos como objetivo compreender os fundamentos sob os quais o capitalismo se desenvolveu na Europa a partir do sculo XVI. Para isso, vamos analisar dois movimentos intelectuais que levaram a mudana de mentalidade na poca e propiciaram o desenvolvimento da sociedade moderna: o Renascimento e a Ilustrao. Com a analise do pensamento de autores como Rousseau, Maquiavel e Comte, possvel compreender as transformaes sociais que culminaram com a formao do mundo moderno, capitalista, que o que pretendemos analisar no decorrer deste curso.

A partir do sculo XV significativas mudanas ocorrem na Europa, que culminaram com a crise do sistema feudal. Inicia-se uma nova era no s para a organizao do trabalho, o conhecimento humano tambm sofre modificaes. O ser humano deixa de apenas explicar ou questionar racionalmente a natureza, para se preocupar com a questo de como utiliz-la melhor. Essa nova forma de conhecimento da natureza e da sociedade, na qual a experimentao e a observao so fundamentais, aparece neste momento, representada pelo pensamento de Maquiavel (1469-1527), Galileu Galilei (1564-1642), Francis Bacon (1561-1626), Ren Descartes (1596-1650).

O pensamento social do Renascimento se expressa na criao imaginria de mundos ideais que mostrariam como a realidade deveria ser, sugerindo, entretanto, que tal sociedade seria construda pelos homens com sua ao e no pela crena ou pela f.

Thomas Morus (1478-1535) em A Utopia defende a igualdade e a concrdia. Concebe um modelo de sociedade no qual todos tm as mesmas condies de vida e executam em rodzio os mesmos trabalhos.

Maquiavel em sua obra O Prncipe afirma que o destino da sociedade depende da ao dos governantes. Analisa as condies de fazer conquistas, reinar e manter o poder. A importncia dessa obra reside no tratamento dado ao poder, que passa a ser visto a partir da razo e da habilidade do governante para se manter no poder, separando a anlise do exerccio do poder da tica.
Material disponibilizado pela Universidade Paulista UNIP

Segundo (COSTA: 2005,p.35) as idias de Thomas Morus e Maquiavel expressam os valores de uma sociedade em mudana, portadora de uma viso laica* da sociedade e do poder.

Com a Ilustrao*, as idias de racionalidade e liberdade se convertem em valores supremos. A racionalidade aqui compreendida como a capacidade humana de pensar e escolher. Liberdade significa que as relaes entre os homens deveriam ser pautadas na liberdade contratual, no plano poltico isto significa a livre escolha dos governantes, colocando em xeque o poder dos monarcas. Os filsofos iluministas concebiam a poltica como uma coletividade organizada e contratual. O poder passa a ser visto como uma construo lgica e jurdica.

Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) em sua obra O contrato social, afirma que a base da sociedade estava no interesse comum pela vida social, no consentimento unnime dos homens em renunciar as suas vontades em favor de toda a comunidade (COSTA: 2005, p. 48). Rousseau identificou na propriedade privada a fonte das injustias sociais e defendeu um modelo de sociedade pautada em princpios de igualdade.

Diferentemente de Rousseau, John Locke (1632-1704) reconhecia entre os direitos individuais e o respeito propriedade. Defendia que os princpios de organizao social fossem codificados em torna de uma Constituio.

Conclumos que a sociologia pr-cientfica caracterizada por estudos sobre a vida social que no tinham como preocupao central conhecer a realidade como ela era, e sim propor formas ideais de organizao social. O pensamento filosfico de ento, j concebia diferenas entre indivduo e coletividade, e como afirma (COSTA:2005, p.49) Mas, presos ainda ao princpio da individualidade, esses filsofos entendiam a vida coletiva como a fuso de sujeitos, possibilitada pela manifestao explcita das suas vontades.

Material disponibilizado pela Universidade Paulista UNIP

Questo resolvida:
O renascimento considerado um dos mais importantes momentos da histria do Ocidente, entendido como o momento da ruptura entre o mundo medieval, com caractersticas de sociedade agrria, estamental, teocrtica e fundiria e o mundo moderno, urbano, burgus e comercial. Neste perodo emerge um novo pensamento social que tem por base: a-) Estmulo ao individualismo, rejeio ao pensamento religioso, valorizao da razo. b-) Estmulo atrividade agrria, rejeio do pensamento racional e valorizao da igreja. c-) Estmulo vida coletiva, rejeio ao pensamento religioso e valorizao das prticas consideradas mgicas. d-) Estmulo ao individualismo, rejeio ao pensamento racional e valorizao da igreja. e-) Estmulo a atividade manufatureira, rejeio ao pensamento cientfico e valorizao do pensamento mgico.

2. O pensamento cientfico sobre o Social

A preocupao em conhecer e explicar os fenmenos sociais sempre foi uma preocupao da humanidade. Porm a explicao com base cientfica fruto da sociedade moderna, industrial e capitalista. A Sociologia como cincia, surgiu no sculo XIX e significou que o pensamento sobre o social se desvinculou das tradies morais e religiosas, Como afirma (COSTA: 2005, p.18).
Tornava-se necessrio entender as bases da vida social humana e da organizao da sociedade, por meio de um pensamento que permitisse a observao, o controle e a formulao de explicaes plausveis, que tivessem credibilidade num mundo pautado pelo racionalismo.

Augusto Comte (1798-1857) foi o autor que desenvolveu pela primeira vez, reflexes sobre o mundo social sob bases cientficas. Para este autor, o papel da Sociologia seria conhecer as leis sociais para poder prever os fenmenos e agir com eficcia. (QUINTANEIRO. 2007 p. 19); Em um contexto de grande desenvolvimento das cincias fsicas e biolgicas, se inspirou no avano dos conhecimentos sobre o corpo humano para traar analogia entre o corpo humano e uma corpo social. Em sua anlise compreendia a sociedade como um grande organismo, no qual cada parte possui uma funo especfica. e o bom funcionamento do corpo social depende da atuao de cada rgo. Esta ideia passvel de ser exemplificada em nosso cotidiano se observamos as relaes de trabalho em uma empresa, onde cada um depende do trabalho do outro e o bom funcionamento da organizao identificado na interrelao do trabalho de diferentes indivduos.

Material disponibilizado pela Universidade Paulista UNIP

Segundo Comte, ao longo da histria a sociedade teria passado por trs fases: a teolgica, a metafsica e a cientfica. Concebia a fase teolgica como aquela em que os homens recorriam vontade de deus para explicar os fenmenos da natureza. A segunda fase, o homem j seria capaz de utilizar conceitos abstratos, mas somente na terceira base, que corresponde sociedade industrial, que o conhecimento passa a se pautar na descoberta de leis objetivas que determinam os fenmenos.

Comte procurou estudar o que j havia sido acumulado em termos de conhecimentos e mtodos por outras cincias como a matemtica, biologia, fsica, para saber quais deles poderiam ser utilizados na sociologia.

O conhecimento sociolgico permite ao homem transpor os limites de sua condio particular para perceb-la como parte de uma totalidade mais ampla, que o todo social. Isso faz da sociologia um conhecimento indispensvel num mundo que, medida que cresce, mais diferencia e isola os homens e os grupos entre si.

Questo resolvida:
O despontar da Sociologia no sculo XIX significou o aparecimento da preocupao do homem com o seu mundo e a sua vida em grupo, numa nova expectativa, livre das tradies morais e religiosas provocando assim, uma preocupao com as regras que organizavam a vida social que, se observadas e apreendidas, poderiam dar a este homem explicaes razoveis que tornassem possvel prever e controlar os fenmenos sociais. Resultando assim: a-) na possibilidade de se poder intervir conscientemente nos processos, tanto para refor-los como para neg-los, dependendo dos interesses em jogo; b-) no tratamento das questes relativas vida social, como temas do senso comum e no de interesse do cientista; c-) na definio do objeto de estudo da Sociologia d-) na criao de um vocabulrio prprio com conceitos que designam aspectos precisos da vida social; e-) numa indagao a respeito de como as sociedades devem se organizar para serem to perfeitas quanto possvel.

Texto base: COSTA, Cristina. Sociologia: introduo cincia da sociedade. 3a. ed. So Paulo: Moderna, 2005

Material disponibilizado pela Universidade Paulista UNIP


Exerccios: 1) A Sociologia surgiu em um contexto social especfico, marcado por profundas transformaes sociais que criaram a necessidade de compreender a sociedade sob a perspectiva da cincia. Este contexto histrico foi: a) o pensamento grego e as guerras pnicas influenciaram decisivamente na constituio da sociologia; b) as revolues burguesas inglesas foram fundamentais para que a sociologia se fundamentasse como cincia; c) a revoluo francesa no constituiu um fator importante para o pensamento ocidental e o surgimento da sociologia; d) a revoluo industrial e a revoluo francesa foram fundamentais para a instalao da sociedade capitalista e o surgimento da sociologia; e) o movimento sindical foi influenciado pela sociologia assim como os socilogos atuam nesse movimento no sculo XIX. 2) O renascimento foi caracterizado como o momento histrico em que floresceu um novo pensamento social marcado pelo laicismo e pelo aparecimento de novas instituies polticas e sociais, como as naes, os estados, as legislaes e os exrcitos. Neste contexto, as atividades econmicas ligadas ao comrcio se desenvolveram favorecendo que classe social ? a) a burguesia comercial b) a aristocracia rural c) o campesinato d) a classe operria e) o operariado urbano 3) Foi no Renascimento que o homem europeu retornou a prtica do pensamento especulativo, concebendo o seu papel na histria dos acontecimentos como agente. O pensamento social renascentista expressou-se nas obras de pensadores como Nicolau Maquiavel e Thomas Morus. Nestas duas obras observa-se: a) uma anlise clara das bases em que se assenta o poder pltica da poca; b) a expresso dos ideais de vida moderada, laboriosa e igualitria; c) a vida dos homens j aparecendo como resultado das condies econmicas e polticas e no de sua f ou de sua conscincia individual; d) o modelo de monarca ideal para reinar e manter seu poder; e) uma apurada crtica da ordem social; 4) Pode-se dizer que a partir do Renascimento ocorreram transformaes profundas na Europa. Entre elas destacam-se: a) A formao de uma mentalidade laica e a negao do individualismo b) A formao de uma postura crtica em relao ao conhecimento cientfico c) A formao de uma mentalidade laica e a defesa do emprego de mtodos cientficos d) A consolidao da mentalidade religiosa j que o teocentrismo foi adquirindo maior credibilidade. e) A formao de uma mentalidade laica, embora os filsofos e pintores deste perodo tenham valorizado os princpios religiosos.

Material disponibilizado pela Universidade Paulista UNIP

Aula 02 1. Transformaes sociais do sculo XVIII: Revoluo Francesa

Nesta unidade nosso objetivo compreender a maneira como o capitalismo se afirmou como modo de organizao social a partir do sculo XVIII. Para isso recorreremos a anlise das revolues burguesas1 pela capacidade de provocar as mudanas que puseram fim ao sistema feudal. A importncia dessas revolues que estimularam o desenvolvimento do capitalismo, pondo fim s monarquias absolutistas e contriburam para a eliminao de barreiras que impediam o livre desenvolvimento econmico.

As idias propagadas pelo iluminismo, conduziram a crtica ao pensamento teolgico e o avano do pensamento racional, contribuindo para mudana dos costumes e do pensamento da poca. Buscava-se transformar no s o pensamento, mas a prpria sociedade, criticando os fundamentos da sociedade feudal. Autores como Rousseau, Montesquieu procuravam mostrar como a sociedade feudal era injusta e irracional, impedindo o exerccio da liberdade humana.

No final do sculo XVIII a monarquia francesa procurava garantir os privilgios da nobreza, que no pagava impostos e possua o direito de receber tributos, em um contexto no qual crescia a miserabilidade do povo. A burguesia tambm se opunha ao regime monrquico, pois este, no permitia a livre constituio de empresas, impedindo a burguesia de realizar seus interesses econmicos.

Em 1789, com a mobilizao das massas em torno da defesa da igualdade e da liberdade, a burguesia toma o poder e passou a atuar contra os fundamentos da sociedade feudal. Procura organizar o Estado de forma independente do poder religioso e promove profundas inovaes na rea econmica ao criarem medidas para favorecer o
1 As revolues burguesas foram: Revoluo Gloriosa (1680) na Inglaterra, a Revoluo Francesa
(1789), a Independncia Americana (1776) e a Revoluo Industrial inglesa a partir de 1750. Enfocaremos em nosso curso somente as Revolues Francesa e Industrial por constiturem as duas faces de um mesmo processo: a consolidao do regime capitalista moderno.

Material disponibilizado pela Universidade Paulista UNIP

desenvolvimento de empresas capitalistas. Dentre as mudanas significativas impostas pela Revoluo Francesa, vale destacar a promulgao de uma legislao que limitava o poder da famlia,proibindo os abusos da autoridade paterna. Os bens da Igreja foram confiscados e a educao deixa de ser controlada pela Igreja e se torna obrigao do Estado.

As massas que participaram da revoluo, logo foram surpreendidas pelas medidas da burguesia, que proibiram as manifestaes populares e os movimentos contestatrios passam a ser reprimidos com violncia.

Questo resolvida:
Podemos dizer que a Revoluo Francesa (1789) foi um fato histrico crucial para o desenvolvimento e consolidao do mundo moderno, tendo em vista que: a) Teve como principal conseqncia a centralizao do poder da igreja catlica, que terminou firmando-se como a principal instituio responsvel pelo controle do poder poltico, antes muito diludo entre as famlias nobres que governavam a Europa. b) Criou condies para a separao definitiva, no mundo ocidental, entre Estado (poltica) e Igreja (religio), de modo que os fatos polticos passaram a ser entendidos como fenmenos sociais definidos pelo jogo de foras entre indivduos e grupos que formam uma dada sociedade. Em outras palavras, consolidou a poltica como ao livre de qualquer tipo de influncia mgica ou mstica, seja na conduo e sentido dos acontecimentos, seja na legitimao do poder. c) Criou as condies de florescimento da moderna indstria, tendo em vista que, pela primeira vez na histria, combinou-se, no ambiente de trabalho, emprego de tecnologia (mquinas) e organizao racional dos trabalhadores no processo fabril. d) Abriu espao para uma srie de movimentos de carter conservador, que buscavam a restaurao dos princpios da sociedade feudal e) Foi responsvel pela consolidao de uma nova forma de governo, conhecido como monarquia constitucional, em que a figura do rei perdeu poder de deciso poltica e, em seu lugar, entrou a figura do primeiro-ministro.

2. Transformaes do capitalismo no sculo XVIII: Revoluo Industrial

A revoluo industrial eclodiu na Inglaterra na segunda metade do sculo XVIII. Ela significou algo mais do que a introduo da mquina a vapor, e aperfeioamento dos mtodos produtivos. A revoluo nasceu sob a gide da liberdade: permitir aos empresrios industriais que desenvolvessem e criassem novas formas de produzir e enriquecer.

Desde modo, a revoluo industrial constitui uma autntica revoluo social que se manifestou por transformaes profundas na estrutura institucional, cultural, poltica e social.

Material disponibilizado pela Universidade Paulista UNIP

O desenvolvimento de tcnicas leva os empresrios a incrementar o processo produtivo e aumentar as taxas de lucro. Isto leva os empresrios a se interessar cada vez mais pelo aperfeioamento das tcnicas de produo, visando produzir mais com menos gente. A relao de classes que passa a existir entre a burguesia e os trabalhadores orientada pelo contrato o que permite inferir que a liberdade econmica e a democracia poltica temos o trabalhador livre para escolher um emprego qualquer e o empresrio livre para empregar quem desejar.(MEKSENAS:1991, p. 47) , ela significou uma profunda transformao na maneira dos homens se relacionarem.

Aspectos importantes da Revoluo Industrial 1. A produo passa a ser organizada em grandes unidades fabris, onde predomina uma intensa diviso do trabalho. 2. Aumento sem precedentes na produo de mercadorias. 3. Concentrao da produo industrial em centros urbanos. 4. Surgimento de um novo tipo de trabalhador: o operrio

A revoluo industrial desencadeou uma macia migrao do campo para cidade, tornando as reas urbanas o palco de grandes transformaes sociais. Formamse as multides que revelam nas ruas uma nova face do desenvolvimento do capitalismo: a miserabilidade.

No interior das fbricas as condies de trabalho eram ruins. As fbricas no possuam ventilao, iluminao e os trabalhadores eram submetidos jornadas de trabalho de at 16 horas por dia. Era usual nas fbricas a presena de mulheres e crianas a partir de 5 anos atuando na linha de produo. Quanto aos homens, amargavam a condio de desemprego.

Os problemas sociais inerentes Revoluo Industrial foram inmeros: aumento da prostituio, suicdio, infanticdio, alcoolismo, criminalidade, violncia, doenas epidmicas, favelas, poluio, migrao desordenada.

Material disponibilizado pela Universidade Paulista UNIP

Por fim, preciso esclarecer que os problemas acima expostos so tpicos da sociedade capitalista. Tornando a vida em sociedade altamente complexa, por isso precisamos de uma cincia para compreender os nexos que ligam a realidade.

Questo resolvida:
Podemos apontar como consequncia da Revoluo Industrial: a-) O decrscimo da populao urbana, que era explorada no penoso trabalho da indstria. b-) A humanizao imediata das relaes de trabalho, principalmente no que se refere a salrios, condies de higiene e jornada de trabalho. c-) O crescente controle por parte do operrio do conjunto do processo produtivo, impedindo a fragmentao do saber e a alienao. d-) O desenvolvimento da urbanizao, dos transportes, das comunicaes e da produo em srie. e-) Fim da explorao dos operrios urbanos e o nascimento das ideias socialistas.

Texto base: MARTINS, Carlos B. O que Sociologia.So Paulo: Brasiliense, 1992.

Exerccios:

1) A Sociologia, enquanto uma cincia social bsica, surgiu num especfico momento histrico, relacionada aos efeitos de importantes fatos e processos histricos que colaboraram para o seu aparecimento. Assinale a alternativa correta, que diz respeito quele momento histrico: a) A Sociologia foi fruto da Revoluo Cientfica que caracterizou o racionalismo no sculo XVII. b) A sociologia surgiu devido a Reforma Protestante e da influncia das Igrejas luteranas e calvinistas, no sculo XVI. c) A Sociologia foi fruto de grandes transformaes decorrentes das Revolues Industrial e Francesa, que caracterizaram a afirmao do modo de produo capitalista, no incio do sculo XIX. d) Esta cincia foi fruto das Grandes Navegaes e Descobertas, que no sculo XVI colocaram os europeus diante de nova realidade, devido ao contato com o Novo Mundo. e) A Sociologia nasceu no sculo XI, juntamente com as Universidades na Europa feudal e em funo da ao esclarecedora da Igreja.

2) No incio da Revoluo Industrial o trabalho infantil foi utilizado com grande intensidade pelos capitalistas por qu: a) apelava para o ideal de homem ativo e poupador b) apelava para o dever do trabalho e o repdio a ociosidade c) orientava a criana para a disciplina, o esforo fsico e o bem estar social d) supunha, na criana, maior docilidade e obedincia em virtude de sua fragilidade. e) exigia da criana a subsistncia e a liberdade de ocupar o tempo livre.

Material disponibilizado pela Universidade Paulista UNIP


3) ENADE 2004 "O homem se tornou lobo para o homem, porque a meta do desenvolvimento industrial est concentrada num objeto e no no ser humano. A tecnologia e a prpria cincia no respeitam valores ticos e, por isso, no tiveram respeito algum com o humanismo, para a convivncia e para o sentido mesmo da existncia. Na prpria poltica, o que contou no ps-guerra foi o xito econmico e, muito pouco, a justia social e o cultivo da verdadeira imagem do homem. Fomos vtimas da ganncia e da mquina. Das cifras. E, assim, perdemos o sentido autntico da confiana, da f, do amor. As mquinas andaram por cima da plantinha sempre tenra da esperana. E foi o caos." ARNS, Paulo Evaristo. Em favor do homem. Rio de Janeiro: Avenir, s\d, p. 10. De acordo com o texto, pode-se afirmar que: a) A industrializao, embora respeite os valores ticos, no visa o homem. b) A confiana, a f, a ganncia e o amor se impem para uma convivncia possvel. c) A poltica do ps-guerra eliminou totalmente a esperana entre os homens. d) O sentido da existncia encontra-se instalado no xito econmico e no conforto. e) O desenvolvimento tecnolgico e cientfico no respeitou o humanismo.

4) A Revoluo Industrial ocorrida no final do sculo XVIII transformou as relaes do homem com o trabalho. As mquinas mudaram as formas de trabalhar, e as fbricas concentraram-se em regies prximas s matrias-primas e grandes portos, originando vastas concentraes humanas. Muitos dos operrios vinham da rea rural e cumpriam jornadas de trabalho de 12 a 14 horas, na maioria das vezes em condies adversas. A legislao trabalhista surgiu muito lentamente ao longo do sculo XIX e a diminuio da jornada de trabalho para oito horas dirias concretizou-se no incio do sculo XX. Pode-se afirmar que as conquistas no incio do sculo XX so decorrentes de: a) a expanso do capitalismo e a consolidao dos regimes monrquicos constitucionais b) a expressiva diminuio da oferta de mo-de-obra, devido demanda por trabalhadores especializados. c) a capacidade de mobilizao dos trabalhadores em defesa dos seus interesses d) o crescimento do Estado ao mesmo tempo que diminua a representao operria nos parlamentos. e) a vitria dos partidos comunistas nas eleies das principais capitais europias.

Material disponibilizado pela Universidade Paulista UNIP

10

Aula 03

1. As contribuies de mile Durkheim e Max Weber O objetivo desta unidade compreender as diferentes contribuies tericas das Cincias Sociais para a compreenso da sociedade moderna. importante compreender como estes conceitos permanecem atuais e podem ser aplicados para estudar os fenmenos contemporneos.

Outro elemento importante deste contedo compreender que existem diferentes princpios explicativos para a sociedade capitalista, evidenciando o grau de complexidade do mundo moderno.

Os trs tericos clssicos da sociologia: Durkheim, Weber e Marx criaram concepes norteadoras para a observao social e seguramente pode-se afirmar que qualquer estudo sociolgico vai, invariavelmente, ter uma filiao clara a um destes modelos tericos ou a aspectos combinados destes modelos.

mile Durkheim (1858-1917) foi o criador do organicismo ou funcionalismo, pois comparou a sociedade a um organismo vivo. Para ele, assim como no organismo, em que cada rgo tem que cumprir a sua funo para que o todo se mantenha saudvel, na vida social cada indivduo deve cumprir a sua funo, do contrrio a sociedade ficar doente, ou seja, entrar num estado patolgico.

Durkheim desenvolveu conceitos fundamentais para a compreenso da vida social como: fatos sociais, que podem ser normais ou patolgicos; coero social; solidariedade mecnica e orgnica. A importncia da obra de Durkheim identificar como o social se sobrepe ao individual restringindo a possibilidade de exerccio da liberdade.

Para Max Weber (1864-1920) as instituies produzidas pelo capitalismo, como a grande empresa, constituam clara organizao racional que desenvolvia suas atividades dentro de um padro de preciso e eficincia. O capitalismo lhe parecia expresso da modernizao e de racionalizao do homem ocidental, porm ele alertou para os perigos dessa racionalizao crescente que leva a excessiva especializao a um
Material disponibilizado pela Universidade Paulista UNIP

11

mundo cada vez mais tecnicista e artificial e a deteriorao das relaes humanas e dos aspectos existenciais do indivduo. Para Weber esse sistema cria a burocracia, que um dos principais problemas gerados pelo capitalismo. Alm disso, Max Weber volta sua reflexo para a anlise das subjetividades humanas analisando a importncia do protestantismo no desenvolvimento da sociedade capitalista.

Questo resolvida:
Leia com ateno a frase a seguir: "Se no me submeto s convenes mundanas; se, ao me vestir, no levo em considerao os usos seguidos em meu pas e na minha classe, o riso que provoco, o afastamento em que os outros me conservam, produzem os mesmos efeitos de uma pena propriamente dita (...) No sou obrigado a falar o mesmo idioma que meus compatriotas, nem empregar as moedas legais; mas impossvel agir de outra maneira (...) Se sou industrial, nada me probe de trabalhar utilizando processos e tcnicas do sculo passado; mas, se o fizer, terei a runa como resultado inevitvel". (DURKHEIM: 1985, p.02) A frase acima expressa a relao entre o indivduo e a sociedade, que podem ser compreendida:

a) A sociedade moderna nasceu sob o princpio da liberdade e da individualidade, por isso garantido em todas as instncias da vida, a livre expresso de idias e aes. b) Existe uma imposio do social sobre o individual, pois quando nascemos j encontramos uma sociedade pronta com regras e valores que devemos seguir. c) Existe o domnio do individual sobre o social tendo em vista que a sociedade constituda de indivduos livres e soberanos. d) Existe uma imposio do social sobre o individual porque a democracia ainda no se manifesta como um valor universal. e) Existe uma imposio do individual sobre o social pois ainda existem ditadores em vrios pases do mundo.

2. A contribuio terica de Karl Marx

Karl Marx (1818-1883) um pensador que exerceu grande influncia sobre os movimentos polticos do sculo XX. O conjunto de sua obra guarda atualidade pela crtica que faz ao modo de organizao social do mundo moderno. Segundo Marx, as sociedades, assim como tudo o que vive traz em si o grmen da sua prpria destruio. A histria dos sistemas e modos de produo uma constante superao do velho pelo

Material disponibilizado pela Universidade Paulista UNIP

12

novo, segundo ele o declnio dos sistemas sociais se d no seu prprio interior, quando os indivduos ao repetir suas formas vo recriando e transformando seu funcionamento.

Karl Marx demonstra que nos diferentes perodos histricos esse processo produtivo sempre foi organizado com base na explorao de uma classe sobre a outra. Por esse motivo Marx cunhou uma frase que se tornou famosa: A histria da humanidade a histria da luta de classes.

O processo de extrao da mais-valia que foi descrito por Marx no princpio do capitalismo se d da mesma maneira atualmente. O trabalho do proletrio (mo-de-obra assalariada) engrossa o lucro da burguesia (industriais que investem na produo) a medida que o trabalhador nunca ganha o salrio condizente com a sua produtividade, os salrios so sempre mantidos o mais baixos possvel. Uma forma de manter os salrios baixos a existncia do desemprego e a tecnologia que gradativamente vai tomando conta dos processos produtivos, desta maneira h sempre mais profissionais procurando emprego do que cargos disposio.

A anlise da obra de Karl Marx fundamental para a compreenso das desigualdades sociais, um dos problemas centrais do mundo contemporneo pois mostra como a riqueza produzida pelos trabalhadores apropriada pela classe dominate.

Karl

Marx

desenvolveu

conceitos

importantes

como

ideologia,

concebida como um sistema de inverso da realidade, em que as ideais da classe dominante aparecem como as ideias dominantes de uma poca. Para ele, a ideologia burguesa tem como objetivo fazer com que as pessoas no percebam que a sociedade dividida em classes sociais, atuando para a manuteno das estruturas sociais.

Desenvolveu o conceito de alienao que faz com que o trabalhador perca a conscincia da sua realidade concreta, no se percebendo como o verdadeiro produtor das riquezas. O trabalhador passa a ser controlado externamente, pelo seu patro, que determina o seu salrio, a sua jornada. A alienao poltica, que significa que o trabalhador no se v como agente capaz de intervir nos rumos polticos da sociedade.

Material disponibilizado pela Universidade Paulista UNIP

13

Conceitos como ideologia e alienao possibilitam a compreenso das razes pelas quais os oprimidos no se rebelam contra o sistema, pois o sistema de dominao e introjetado na suas cabeas, que passam a ver com naturalidade a desigualdade e a opresso, dificultando os processos de transformao social.

Questo resolvida: Com o objetivo de entender o capitalismo, Karl Marx, proporcionou sociologia uma grande contribuio com novos conceitos, que seriam de extrema importncia para os estudos da sociedade. Sendo assim, um deles chamado de ALIENAO que : a) a condio que o ser humano alcana quando vive em razo do dinheiro, condio anloga a de um viciado. b) a viso utpica da vida em sociedade c) a implantao do comunismo, como soluo para uma sociedade justa e igualitria. d) um distrbio mental ocasionado pelos altos ndices de produtos nocivos sade das pessoas que trabalhavam nas indstrias sustentadas pelo capitalismo. e) a separao do homem de seus meios de produo, dos frutos de seu trabalho, e tambm vida poltica, em razo da imposio do mundo capitalista

Textos base: COSTA, Cristina. Sociologia: introduo cincia da sociedade. 3a.ed. So Paulo: Moderna, 2005 FERREIRA, Delson. Manual de Sociologia: dos clssicos Sociedade da Informao. So Paulo: Atlas, 2001

Material disponibilizado pela Universidade Paulista UNIP

14


Exerccios 1) Na teoria de mile Durkheim h a importante anlise dos fatos sociais, considerado pelo autor o objeto de estudo da Sociologia. Segundo o autor, os fatos sociais: a) Caracterizam-se por sua generalidade, por seu carter coercitivo sobre os indivduos, sendo ainda, independentes e exteriores a eles. b) caracterizam-se por seu aspecto altamente especfico, dependem das aes individuais e so somente por elas alterados. c) So considerados como algo absoluto e no exercem influncia sobre cada indivduo, pois cada pessoa possui o poder de interferir sobre o contexto coletivo. d) explicado como dependentes das aes de alguns indivduos que por terem posio social elevada conseguem determinar o que ocorre no contexto social. e) Os fatos sociais, para Durkheim, dependem fundamentalmente da soma dos fatos individuais, pois esses que determinam o contexto social.

2) O conceito de mais-valia desenvolvido por Karl Marx significa: a) o lucro do empresrio advm da venda de mercadorias b) a mais valia obtida pela parte da riqueza produzida pelo capitalista, que investe seu lucro no sistema produtivo. c) a mais valia obtida pela parte da riqueza produzida pelo trabalhador que fica com o capitalista d) a mais valia obtida pelo trabalhador como fruto do seu trabalho, seu empenho e sua dedicao aos interesses da organizao. e) a mais valia significa o lucro do empresrio no processo de circulao simples da mercadoria.

3) Max Weber elaborou importante teoria sobre os tipos ou formas de poder e de dominao. Assinale a alternativa que, de acordo com o autor, contm os trs tipos de poder e de dominao: a) Legislativo, executivo e judicirio b) Legal ou racional, tradicional e carismtico c) Econmico, poltico e cultural d) Democrtico, liberal e totalitrio e) Laico, religioso e militar

4) Baseando-se na dinmica econmica, Karl Marx (1818-1883) desenvolveu a teoria da alienao do operrio pelo trabalho que : a) A pena ou servido do homem natureza b) O esforo de sobrevivncia do Homem no mercado de trabalho c) A gratificao em termos existenciais das atividades desenvolvidas pelos trabalhadores d) O preparo do trabalhador para o processo produtivo e) A atividade parcelada, rotineira, despersonalizada que leva o operrio a sentir-se distante ou estranho quilo que produz.

Material disponibilizado pela Universidade Paulista UNIP

15

Aula 03

1. A formao da sociedade capitalista no Brasil

O objetivo desta unidade refletir sobre a maneira como o Brasil foi inserido no mundo capitalista, e a partir da , identificar as causas da dependncia externa.

A sociedade brasileira se formou a partir do processo de expanso do capitalismo europeu a partir do sculo XV. No incio todas as relaes comerciais eram voltadas para a metrpole e aqui se mantinha relaes sociais baseadas na escravido.

Somente no sculo XIX, com a abolio da escravido e a chegada de um grande contingente de imigrantes que se introduziu o trabalho livre. Com o ciclo do caf, outras atividades econmicas se desenvolveram como: transporte ferrovirio, o sistema bancrio, pequenas indstrias de alimentos e txteis, que dinamizaram a vida nas reas urbanas

Vrios estudos indicam que o processo de industrializao do Brasil esteve ligado ao desenvolvimento da economia cafeeira no Estado de So Paulo.

O processo de industrializao teve incio com a introduo do trabalho livre e com o grande surto migratrio que o pas viveu no sculo XIX, que gerou um mercado consumidor de produtos industriais.

Segundo (VITA: 1989,p. 137) a forma como os negcios do caf se organizaram, possibilitou a formao de uma conscincia burguesa entre os

fazendeiros. Pois o capital acumulado no caf era utilizado na diversificao das atividades econmicas. Desde modo, o capital acumulado com a venda do caf era investido em outra atividade que possibilitasse a obteno de lucro.

J no incio dos anos 20, grandes empresas norte-americanas instalaram filiais no Brasil. Ford, Firestone, Armour, IBM etc. (NOVAES:1984 p.117). Com a crise mundial do incio dos anos 30, a economia brasileira deixa de ser voltada para a exportao e se apia na interiorizao e na industrializao. Porm, somente na dcada
Material disponibilizado pela Universidade Paulista UNIP

16

de 50, com a chegada de um grande nmero de empresas estrangeiras, que buscam produzir para o mercado externo, o desenvolvimento industrial ganha forte impulso.

Questo resolvida:
Em determinados pases, como o Brasil, a formao de uma indstria local de bens de consumo dependeu de recursos acumulados com a exportao agrria. A sociloga Cristina Costa , em relao a este processo afirma: "Um caso tpico, neste sentido, ocorrido no Brasil, foi a industrializao de So Paulo, que, sem a concorrncia dos produtos europeus, pde se desenvolver com a utilizao do capital gerado pela exportao do caf". Esta colocao est relacionada: a) Aos momentos iniciais do processo de formao da sociedade capitalista no Brasil, principalmente, a partir do incio do sculo XX. b) Ao processo de globalizao da economia brasileira, iniciado aps a industrializao da dcada de 50. c) Ao momento gerado pela 2a. Guerra Mundial, independente do que ocorreu no setor agrrio nacional. d) Ao processo de desenvolvimento da agricultura brasileira que sempre possuiu caractersticas de desenvolvimento capitalista. e) Ao processo de industrializao atual, incentivado pelas exigncias da globalizao da economia.

2. O capitalismo dependente

O grau de dependncia que a economia brasileira tm com relao s potncias estrangeiras pode ser compreendido a partir da anlise do modelo de desenvolvimento industrial que o pas teve, onde se privilegiou a indstria de bens de consumo em detrimento na indstria de bens de capital.

Outro aspecto que merece ser mencionado respeito da dependncia estrangeira, diz respeito ausncia de produo de tecnologia no pas, que optou por um modelo de desenvolvimento industrial marcado tanto pela dependncia tecnolgica como pela de capital estrangeiro.2

2 No possvel pensar no processo de industrializao brasileiro, sem levar em conta o processo de expanso das empresas europias e norte-americanas no ps-guerra.

Material disponibilizado pela Universidade Paulista UNIP

17

Uma das mais importantes teorias explicativas para a dependncia estrangeira, surgiu no encontro de exilados de diversos regimes ditatoriais que proliferavam na Amrica Latina. Destaca-se nos estudos sobre a dependncia, a obra Dependncia e desenvolvimento na Amrica Latina de Fernando Henrique Cardoso e Enzo Faletto. a obra que teve maior repercusso das Cincias Sociais em nvel internacional.

A obra destaca a natureza poltica e social do desenvolvimento na Amrica Latina e trata das particularidades do desenvolvimento do capitalismo na Amrica Latina. A constituio social do povo brasileiro, que tem uma burguesia nacional de origem agrria, colocou a burguesia internacional como o principal agente do desenvolvimento capitalista brasileiro. Para no correr os riscos inerentes ao

empreendedorismo, a burguesia nacional optou por sua aliana com o capital internacional e forte dependncia do Estado.

A obra aponta a fragilidade do povo brasileiro, com uma elite que atua como agente dependente do capitalismo internacional e do Estado. Quanto ao povo, a ausncia de uma conscincia de classe (veja contedo sobre Karl Marx) dada a situao inicial de um povo escravo e sem terra, atua como mero figurante ou espectador nas principais decises sobre os destinos do pas. Assim exposta a fragilidade da

sociedade civil, o povo age como massa e a elite como agente dos interesses internacionais.

Por fim ,a obra nos permite compreender a dependncia das elites empresariais do Estado e do capitalismo internacional e do povo como agente passivo. Esta fragilidade da sociedade civil, contribuiu para o fortalecimento do Estado, que assumiu entre ns a funo centralizadora e agente patrocinador do desenvolvimento econmico.

Questo resolvida:
ENADE 2000 - Aps a Segunda Grande Guerra, muitos pases em desenvolvimento, sobretudo os da Amrica Latina, adotaram um modelo de desenvolvimento que ficou conhecido como industrializao por substituio de importaes. Esse modelo se caracterizava por: a) Incorporar uma estratgia de orientao do desenvolvimento para fora, ou seja, em direo ao mercado internacional. b) Praticar elevado grau de subsdios exportao de produtos manufaturados com o objetivo de estimular a produo interna destes bens.

Material disponibilizado pela Universidade Paulista UNIP

18


c) Conceder elevados incentivos exportao de insumos e produtos intermedirios, como forma de estimular a produo domstica de bens finais. d) Utilizar barreiras comerciais para dificultar a importao de bens manufaturados e, conseqentemente, estimular a produo interna destes bens. e) Incentivar as importaes de bens de consumo final de alto contedo tecnolgico, no lugar das importaes de produtos de baixo contedo tecnolgico, com o intuito de modernizar a indstria domstica

4.3. Referncias Bibliogrficas: NOVAIS, Carlos E. Capitalismo para principiantes. 8. Ed. So Paulo: tica, 1984.

SINGER, Paul. A formao da classe operria. 5 ed. So Paulo: Atual; Campinas: Editora da UNICAMP, 1988.

VITA, lvaro. Sociologia da Sociedade Brasileira. So Paulo: tica, 1989.

Exerccios:
1) No incio do sculo XX, contata-se que no havia no Brasil desenvolvimento econmico e industrial comparvel aos pases da Europa EUA. Esta constatao levou as oligarquias rurais a afirmar que "o Brasil era um pas com vocao agrria". Esta afirmativa que eram contrrios ao desenvolvimento da indstria. Assinale a afirmativa que expressa os interesses da oligarquia rural. a) A ascenso econmica da burguesia industrial significaria uma ameaa aos interesses e aos domnios das oligarquias de origem rural. b) A forte convico de que a industrializao era uma atividade que traria benefcios econmicos e sociais para o pas. c) Seria impossvel que a burguesia industrial conseguisse romper a resistncia do governo central. d) Seria impossvel que a burguesia industrial conseguisse romper o cerco imposto pelos pases de capitalismo avanado. e) Acreditavam que a burguesia industrial deveria investir no setor agrcola pois seria impossvel competir com a qualidade dos produtos importados. exprimia os interesses desses grupos

Material disponibilizado pela Universidade Paulista UNIP

19


2) O padro clssico de desenvolvimento do capitalismo ocorreu na Europa, a partir do sculo XVI, com o desenvolvimento das atividades comerciais,acumulo crescente de capital e asceno da burguesia como classe social. No Brasil, o desenvolvimento do capitalismo ocorreu a partir do sculo XIX, e teve caracteristicas especficas que o diferenciam do padro clssico. Assinale a alternativa que indique as caractersticas e aspectos da constituio do capitalismo no Brasil. a) Formao de uma indstria de bens de consumo em So Paulo , no incio do sculo XX, que dependeu de recursos e capital acumulados com a exportao do caf e da existnca da mo de obra assalariada decorrente, principalmente, dos imigrantes europeus. b) Existncia de capitais gerados pelas exportaes acumulados ao longo dos ciclos econmicos da cana-de-aucar e ouro. Este acumulo de capitais propiciou a formao da burguesia nacional e o desenvolvimento das atividades industriais. c) O desenvolvimento do capitalismo industrial no Brasil ocorreu em virtude do grande investimento estrangeiro ao longo do sculo XIX. d) Influncia do desenvolvimento da agricultura brasileira, que sempre possuiu caractersticas de inovao e modernizao capitalista. e) Formao de capital advindo da poca da minerao do sculo XVIII, quando uma sofisticada tecnologia foi introduzida, favorecendo a criao de um parque industrial brasileiro.

3) A cultura do caf no Oeste paulista a partir do sculo XIX teve consequncias relevantes para o pas. Assinale a alternativa que NO corresponde a este contexto. a) A cultura do caf provocou a decadncia do trabalho escravo e a introduo do trabalho livre. b) A cultura do caf contribuiu para dinamizar outras atividades econmicas como: a criao das primeiras ferrovias e o sistema bancrio. c) A cultura do caf contribuiu para o processo de urbanizao, pois era nas reas urbanas que se realizava a comercializao do caf e o financiamento da produo. d) A necessidade de garantir mo-de-obra para a lavoura do caf foi responsvel pela imigrao de 1.400.000 trabalhadores europeus. e) A cultura do caf contribuiu para a preservao do trabalho escravo e para a crise das cidades industriais, que perderam populao.

4) O grau de dependncia que a economia brasileira tm em relao s potncias estrangeiras deve ser analisado a partir da compreenso do modelo de desenvolvimento industrial que o pas adotou que privilegiou: a) Indstria de bens de consumo e ausncia de pesquisa tecnolgica no pais b) Desenvolvimento baseado na produo agrcola c) Desenvolvimento industrial baseado nas empresas de capital aberto d) Desenvolvimento industrial baseado no lucro da especulao financeira e) Desenvolvimento industrial baseado nas empresas estatais

Material disponibilizado pela Universidade Paulista UNIP

20

You might also like