You are on page 1of 6

A Lngua Estrangeira e a sociedade do conhecimento

Daniela Simone de Azevedo O mundo, hoje, passa por uma fase de reconstruo do saber. O que antes era considerado procedimento nico para aquisio de conhecimentos, hoje est descartado e considerado, por muitos, um mtodo fadado ao ostracismo. A transmisso de conhecimento via professor e livro no satisfaz mais a sociedade atual. Muitos a consideram antiquada ou antididtica. Ouve-se, ento, falar de uma nova era na educao: a era do conhecimento e da informao. Uma sociedade a ser construda por jovens interconectados: a sociedade da colaborao, da sustentabilidade, dos ideais ticos e morais. E esta nova era j est acontecendo. Ns, professores e educadores, vimos percebendo a mudana no foco do ensino h alguns anos e tambm viemos nos adaptando, concorrendo com as redes sociais e jogos eletrnicos, e tentando conquistar ao menos um cadinho de interesse deste novo jovem. Especialmente no ensino da Lngua Estrangeira, parece que esta quebra de paradigma estabeleceu uma nova ordem: os alunos nos trazem, diariamente, demandas de msicas, mensagens, senhas para mudana de fase nos jogos, instrues, etc., em lngua Inglesa, Espanhola e at mesmo em Japons. E ns, como bons professores que somos, recorremos ao nosso (mais completo e recente) dicionrio e livro de cabeceira para ajud-los: a internet!! E, assim, percebemos que o mundo est mesmo mudado. Descobrimos que precisamos ser hbeis em procurar informaes, em ler e compreender, em sintetizar dados, pensamentos e opinies e em comparar e estabelecer critrios de seleo. Habilidades que se tornam exigncias perante este novo cenrio de cooperao, integrao e sustentabilidade ao qual estamos expostos. Talvez a escola seja o palco onde mais se realam estas mudanas. Pois l, o ambiente onde a semente germina, onde os primeiros passos so dados e onde, ainda hoje, os caminhos so apresentados: caminhos para mudanas e conquistas, caminhos para a paz, caminhos para a luta, caminhos diversos, mas que, porm, convergem-se ao propsito nico que desenvolvimento humano. Conscientes disso, portanto, e tendo em mente que tambm o foco do trabalho do professor mudou, pois no somos mais professores apenas do contedo que lecionamos, nossa responsabilidade abarca, a partir de ento, um mundo integrado de competncias e habilidades que, juntas, raciocinadas e ruminadas 1 desenvolvem a capacidade do entendimento de um todo e, conseqentemente, a possibilidade de agir sobre este todo modificando-o, transformando-o e modelando-o em benefcio de uma sociedade mais justa e igualitria. E a Lngua, por ser um objeto de estudo vivo e em constante modificao, oferece-nos nesta direo, uma centena de opes de estratgias que podem influenciar eloquentemente, os jovens neste perodo de mudana de comportamentos onde o conhecimento est pronto e posto ao alcance de todos, mas que, entretanto, mesmo exposto e acessvel, no se basta para a transformao de si prprio, da natureza e do ser humano, coletivamente falando.

Ruminadas: no sentido de refletidas, internalizadas e transformadas.

Estamos diante de um desafio que levar os jovens a superarem-se atravs do desenvolvimento da pesquisa, da curiosidade, da tentativa e do raciocnio. Descortina-se um momento em que, mesmo professores de Ingls, Espanhol ou outro idioma que no seja o oficial, somos chamados a reforar o caminho do pensamento e da reflexo sobre este novo mundo. Por este motivo, ensinar a Lngua Estrangeira, utilizando-a tambm como instrumento para o desenvolvimento da apreciao da arte, da cultura, dos avanos cientficos e tecnolgicos, da aceitao e compreenso da diversidade tnico-racial e de gnero, entre outros temas, se faz urgente e necessrio. possvel propor pesquisas e atividades nas aulas deste contedo, que sejam de interesse coletivo, e que, no necessariamente, trabalhem os aspectos de sistematizao da lngua, mas que os complementem. Encontraremos uma explanao interessante sobre isto nos PCNS de Lngua Estrangeira para o Ensino Fundamental, disponveis no Portal.Mec:
Em Lngua Estrangeira, o problema do conhecimento de mundo referente ao assunto de que se fale ou sobre o qual se leia ou escreva pode tambm ser complicado caso seja culturalmente distante do aluno.... Ao mesmo tempo, esse tipo de conhecimento que pode ... colaborar no aprimoramento conceptual do aluno, ao exp-lo a outras vises do mundo, a outros modos de viver a vida social e poltica, possibilidade de reconhecer outras experincias humanas diferentes como vlidas, etc. (p.30)

Na pgina 32 os PCNS referem-se ao uso da Lngua Materna no desenvolvimento da Lngua Estrangeira:


No que se refere aos conhecimentos que o aluno tem de adquirir em relao lngua estrangeira, ele ir se apoiar nos conhecimentos correspondentes que tem e nos usos que faz deles como usurio de sua lngua materna em textos orais e escritos. Essa estratgia de correlacionar os conhecimentos novos da lngua estrangeira e os conhecimentos que j possui de sua lngua materna uma parte importante do processo de ensinar e aprender a Lngua Estrangeira.

Referindo-se, ainda, possibilidade de extrapolao do ensino apenas dos cdigos lingsticos nas aulas de Lngua Estrangeira, continuam os PCNS (p. 37, 38):
H ainda outro aspecto a ser considerado, do ponto de vista educacional. a funo interdisciplinar que a aprendizagem de Lngua Estrangeira pode desempenhar no currculo. O benefcio resultante mtuo. O estudo das outras disciplinas, notadamente de Histria, Geografia, Cincias Naturais, Arte, passa a ter outro significado se em certos momentos forem proporcionadas atividades conjugadas com o ensino de Lngua Estrangeira... Essa uma maneira de viabilizar na prtica de sala de aula a relao entre lngua estrangeira e o mundo social, isto , como fazer uso da linguagem para agir no mundo social... O papel educacional da Lngua Estrangeira importante, desse modo, para o desenvolvimento integral do indivduo, devendo seu ensino proporcionar ao aluno essa nova experincia de vida. Experincia que deveria significar uma abertura para o mundo, tanto o mundo prximo, fora de si mesmo, quanto o mundo distante, em outras culturas. Assim, contribui-se para a construo, e para o cultivo pelo aluno, de uma competncia no s no uso de lnguas estrangeiras, mas tambm na compreenso de outras culturas.

Diante do exposto ao longo desta assertiva, verificamos, portanto, que a Lngua Estrangeira pode e deve utilizar-se da lngua materna para extrapolar a sala de aula e auxiliar os alunos no desenvolvimento do pensamento e da reflexo.

Por este motivo, apresentamos a seguir, algumas sugestes de textos em lngua estrangeira, juntamente com os descritores da Lngua Portuguesa e sugesto de temas

transversais que podero ser trabalhados paralelamente, buscando esta reflexo-compreenso de mundo e, conseqentemente, o desenvolvimento das habilidades anteriormente citadas.

EXEMPLO 1

DESCRITORES QUE PODEM SER TRABALHADOS COM ESTAS TIRINHAS:


1) 2) 3) 4) Inferir o sentido de uma palavra ou expresso. Interpretar texto com o auxlio de material grfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, etc.). Identificar a finalidade de textos de diferentes gneros. Identificar o tema de um texto.

TEMAS QUE PODEM SER INSERIDOS NA DISCUSSO DOS TEXTOS: 1) 2) 3) 4) Utilidade de textos em formas de tirinha; Alimentao no Brasil e no mundo; A comunicao atravs dos telefones celulares; O consumismo

EXEMPLO 2:

DESCRITORES QUE PODEM SER TRABALHADOS COM ESTE TEXTO:


1) Inferir o sentido de uma palavra ou expresso. 2) Interpretar texto com o auxlio de material grfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, etc.). 3) Identificar a finalidade de textos de diferentes gneros. 4) Identificar o tema de um texto. 5) Localizar informaes explcitas em um texto. 6) Inferir uma informao implcita em um texto. 7)

TEMAS QUE PODEM SER INSERIDOS NA DISCUSSO DO TEXTO: 1) Drogas lcitas e ilcitas; 2) Efeito das drogas na vida dos usurios e de suas famlias;

EXEMPLO 3:

DESCRITORES QUE PODEM SER TRABALHADOS COM ESTE TEXTO: 1) Inferir o sentido de uma palavra ou expresso. 2) Interpretar texto com o auxlio de material grfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, etc.). 3) Identificar a finalidade de textos de diferentes gneros. 4) Identificar o tema de um texto. 5) Localizar informaes explcitas em um texto. 6) Inferir uma informao implcita em um texto.

TEMAS QUE PODEM SER INSERIDOS NA DISCUSSO DO TEXTO: 1) 2) 3) 4) Pontos tursticos brasileiros; Pontos tursticos no mundo; Localizao geogrfica do Rio de Janeiro em relao a Betim e no contexto mundial; Propaganda e mdia.

Alm dos textos propostos, sugerimos alguns vdeos que tambm podem contribuir como base para debates e extenses de assuntos propostos, na perspectiva do desenvolvimento da linguagem oral e escrita, os quais, juntamente com outros materiais didticos, podero constituir uma grande oportunidade para o exerccio da reflexo, seleo e sintetizao de idias.

Observe abaixo e assista os vdeos sugeridos: 1) CCAA BRUCE WILLIS VOC SE GARANTE 2) NISSAN FRONTIER AGROBOYS 3) GO COMERCIAL VISA 4) COMERCIAL DE MINAS VACINA 5) APRENDERS 6) THINK ECOLOGICALLY REDUCE, REUSE, RECYCLE 7) MR. BOX A SHORT FILM ON SUSTAINABILITY

You might also like