You are on page 1of 5

Relatrio de Fsica

Aluno: Naassom Wagner Sales Morais Turma: UU Professor: Roberto Prtica: Pndulo Simples Curso : Engenharia de Energias e Meio Ambiente Objetivo: Verificar as leis do pndulo e determinar a acelerao da
gravidade local.

Material:
Massas aferida Cronmetro Fios Transferidor Coluna graduada

Introduo Terica
O pndulo simples um instrumento formado por um massa presa extremidade de um fio inextensvel e de massa desprezvel que oscila sob ao da gravidade em torno de um ponto fixo chamado de ponto de equilbrio. Ele muito usado para determinar a acelerao da gravidade local e para estudar o comportamento da fora peso.

A figura mostra o esquema de foras que agem sobre o pndulo. A resultante da trao e o Psen(mgsen) produzem a acelerao centrpeta e o Pcos(mgcos) a fora que age sobre a massa. Para que o movimento seja um MHS necessrio que a fora que age sobre a massa seja proporcional ao deslocamento e dirigida no sentido oposto. Alm disso, o ngulo deve ser pequeno, assim, podemos substituir sen por , j que so praticamente iguais. Ento, F, que Px, igual a -mgsen, fazendo a substituio temos que F = -mg, mas igual a medida do arco formado dividido pelo comprimento L, que funciona como o raio da circunferncia. Portanto, F = -m.g.(medida do arco dividida pelo comprimento). Como m, g e o comprimento so constantes, expressamos elas como: k = mg/L. Substitundo k na expresso do perodo(T) de um movimento harmnico simples, temos : T = 2m/k T = 2L/g. Com isso, podemos afirmar que o perodo de um pndulo simple, tempo que ele leva para dar uma oscilao completa, ou seja, o tempo que leva para a massa sair da sua posio inicial e voltar para a posio inicial, depende apenas do comprimento e do valor da acelerao da gravidade local. Para determinar a acelerao da gravidade temos que elevar ao quadrado os dois termos da equao do perodo do pndulo, pois devemos lembrar que a acelerao uma medida em m/s, ento a frmula : g = 4L/T.

Bibliografia
Apostila Ari de S Cavalcante Pr-Universitrio, Volume 4 de 2010. http://educar.sc.usp.br/sam/pendulo.html http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%AAndulo

Questionrio
1. Sim, pois experimentalmente, quando se aumentou a massa, foi irrelevante a mudana do perodo, ou seja, o perodo de oscilao independe do valor da massa. 2. A mudana do ngulo acarretou um pequeno aumento no perodo e na amplitude, mas no foi uma mudana relevante. 3 e 4. Ver na prxima pgina. 5. T = 2..L/g T = 4..L/g g = 4x9.86x1.2/4.78 g = 9.90m/s. A acelerao na Terra varia ligeiramente, devido a, principalmente, diferentes altitudes, variaes na latitude e distribuio de massas do planeta. 6. P = mg P = 9x9.9 P = 89.1N. 7. T = 2..L/g T = 2x3.14x1.4/9.81 T = 2.37s. O perodo encontrado pela frmula compatvel com o perodo encontrado no experimento. 8. O pndulo adquire energia potncial gravitacional e energia cintica. Nos pontos extremos a velocidade nula, a acelerao e a energia potencial gravitacional so mximas. No entanto, a medida que o pndulo se aproxima do equlbrio, ou seja, do centro da trajetria, a velocidade aumenta, consequentemente, sua energia cintica tambm, sendo mxima na posio de equilbrio; a acelerao e a energia potencial gravitacional diminuem. Ento, podemos dizer que no MHS a acelerao proporcional ao deslocamento e tem sentido oposto. 9. O perodo de 2 segundos, pois o pndulo passa duas vezes pela posio de equilbrio durante uma trajetria, sendo o perodo o tempo que o pndulo leva para passar duas vezes pela posio de equilbrio. 10. Quando perodo igual a 2 segundos o comprimento L igual a 50cm, como mostra o grfico.

Concluso
Conclui-se que o perodo de um pndulo simples s depende do comprimento do pndulo e da acelerao da gravidade local. Como o perodo independe da massa, podemos dizer que pndulos simples de mesmo comprimento oscilam com mesmos perodos num mesmo local. O local em que essa prtica foi feita tinha uma acelerao em torno de 9.9m/s, segundo os dados obtidos. O pndulo simples pode ter utilidades mais cotidianas, como poder ser usado em relgios, pelo fato de que o perodo praticamente independente da amplitude. Por isso, medida que o pndulo vai parando e a amplitude tornando-se cada vez menor, o relgio continua a marcar o tempo com a mesma preciso.

You might also like