1 - 10

Melhorando o autoconhecimento e a autoestima
Margarita Díaz Francisco Cabral

10 Auto-estima Auto-estima Autoconocimiento Auto-respeito Autoconcepto Auto-aceitação Autoevaluación Autoaceptación Auto-avaliação Auto-conceito Autorespeto Auto-conhecimento Autoestima Fonte: INPPARES. Peru. Fuerza joven para colegios – estrategia educativa integral: guía de sesiones.2 .Inppares. 150p .

Ao conhecer todos os seus elementos. a pessoa poderá ter uma personalidade forte e unificada. Se uma dessas partes funciona de maneira deficiente.10 Auto-conhecimento Auto-conhecimento: é conhecer as partes que compõem o eu. É conhecer o porque e como atua e sente a pessoa. . quais são suas manifestações. necessidades e habilidades. com sentimentos de ineficiência e desvalorização.3 . que logicamente não funcionam separadamente. as outras se verão afetadas e sua personalidade será débil e dividida. mas que se entrelaçam para se apoiarem um no outro.

lhe trazem dano e não lhe permitem crescer. não lhe satisfazem. se acredita ser inteligente ou apto. atuará como tal. Auto-avaliação: reflete a capacidade interna de avaliar as coisas como sendo boas. se lhe satisfazem. carecem de interesse. lhe fazem sentir bem e lhe permitem crescer e aprender. e considerálas como más se são más para a pessoa. .4 . que se manifesta na conduta. Se alguém acredita ser tonto.10 Auto-conceito e Auto-avaliação Auto-conceito: é uma série de crenças sobre si mesmo. se são boas para a pessoa. são interessantes ou enriquecedoras. atuará como tonto.

têm maior disposição para mudar aquilo que possa estar detendo seu crescimento pessoal e a reforçar aquilo que pode ajudá-la a ser melhor a cada dia. comportando-se ou não inteligente. correta o competentemente.5 .10 Auto-aceitação Auto-aceitação: é admitir e reconhecer todas as partes de si mesmo como um fato. já que somente através da aceitação se pode transformar o que é suscetível de ser transformado. . como a forma de ser e sentir. Quando uma pessoa se aceita a si mesma plenamente e sem condições.

10 Auto-respeito Auto-respeito: é se respeitar. . sem provocar-se danos nem culpar-se. É expressar e manejar de forma conveniente sentimentos e emoções.6 . é buscar e valorizar tudo aquilo que o faça sentir-se orgulhoso de si próprio. é atender e satisfazer as próprias necessidades e valores.

cria sua própria escala de valores e desenvolve suas capacidades. não se aceita nem respeita.10 Auto-estima A auto-estima é a síntese de todos os passos anteriores.7 . . Pelo contrário se uma pessoa não se conhece. terá uma auto-estima sadia. e se se aceita e respeita. Se uma pessoa se conhece e está consciente de suas mudanças. tem um conceito pobre de si mesma. então terá uma baixa auto-estima.

portanto. é o julgamento que cada um faz sobre sua capacidade de lidar com os desafios da vida (entender e dominar os problemas) e sobre o direito de ser feliz (respeitar e defender seus interesses e necessidades). no sentimento de competência pessoal e de valor pessoal.8 . como produto da autoconfiança e do auto-respeito.10 Auto-estima A auto-estima é o que sentimos sobre o que somos ou imaginamos que somos. A auto-estima se traduz. É a visão íntima que cada um tem de si mesmo. .

10 Auto-Estima Baixa A pessoa se sente: • Errada • Triste • Inadequada à vida • Insegura • Não gosta de si .9 .

10 .10 Auto-Estima Elevada A pessoa se sente: • Confiante • Aceita • Competente • Gosta de si .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful