You are on page 1of 6

1

3 A PSICANLISE: uma abordagem sobre a deficincia e seu significante Profa. Mrcia Jordo Nos captulos anteriores, articulei algumas idias que ajudam a pensar crtica e historicamente a questo das crianas diagnosticadas como deficientes mentais, marcadas como incapazes, como fracassadas, como aquelas que no conseguem. Essas marcas no se apagam facilmente, passam a ser constituintes da criana. Neste captulo, discuto as contribuies que a psicanlise, principalmente alguns trabalhos de Lacan e de Maud Mannoni, tem a fazer a respeito desta questo. Escolher a psicanlise como aporte terico para esta pesquisa no significa que eu a assuma como perfeita, nica e completa, mas sim como uma possibilidade de pensar minha prtica e sustent-la teoricamente. Pensar uma interveno orientada pela psicanlise pressupe poder pensar a criana como um sujeito que se constitui, e no apenas se desenvolve, pois a psicanlise, apesar de no negar o orgnico, fala de um corpo, ou seja, um organismo transversalizado pelo desejo Fernndez (1990:57). Coube a Freud o mrito de ter sistematizado toda uma teoria que aponta para o fato de que o ser humano no adoece apenas pelos males do organismo, mas tambm pelos males da alma. Esta teoria, que recebe o nome de psicanlise, tem como centro a noo de inconsciente. Garcia-Roza *1, apud Minerbo, afirma que:
A partir deste momento a subjetividade deixa de ser entendida como um todo unitrio , identificado com a conscincia e sob o domnio da razo, para ser uma realidade dividida em dois grandes sistemas: o Inconsciente e o Consciente e dominada por uma luta interna em relao qual a razo apenas um efeito de superfcie. (1999:336).

Segundo Minerbo,
abre-se a partir da um espao para se falar do homem enquanto ser singular ( o Eu) e para que a singularidade fale e seja escutada (....).Vimos nascer o Homem, mas tambm os homens, isto , sua singularidade, aquilo que os constitui enquanto sujeitos do desejo.(1999:336).

A Psicanlise surge rompendo com a noo vigente, no sc. XIX, de um homem que se sabe, um homem racional e consciente, e a partir dos trabalhos iniciais de Freud, foi sendo, como nos mostra Cesarotto & Leite, refeita em cada lngua, em cada cultura e em cada momento histrico(1984:09). Nos trabalhos iniciais de Freud sobre a Histeria (1893), o inconsciente foi entendido como um depsito das experincias infantis traumticas, as quais deveriam ser evitadas a fim de evitarmos as neuroses. O prprio Freud, em 1897, a partir da descoberta das fantasias, resignifica o conceito de inconsciente e afirma que este no pode ser pensado como algo esttico e imutvel. Assim no incio do sc.XX, o fato em si cede lugar ao sentido e interpretao e o ser cede lugar ao vir-a ser, ao devir. O inconsciente freudiano da primeira tpica, segundo Laplanche & Pontalis(1970), constitudo por representantes da pulso, fortemente investidos pela energia pulsional que busca satisfao imediata, porm s poder ser realizada atravs de formaes de compromisso - sintoma. Estes sintomas, no sentido da exteriorizao das pulses, do inconsciente, podem variar de cultura para cultura, de tempo em tempo, pois
a universalidade do distrbio psquico no significa invarincia das expresses psicopatolgicas(...), no temos dvidas de que os distrbios mentais s existem atravs de certos conflitos subjetivos, os quais, por seu turno, esto scioculturalmente determinados. Costa(1984:18).

Partindo dessas premissas, o no aprender, a deficincia mental, o fracasso escolar poderiam ser entendidos como sintomas neurticos resultantes de conflitos psquicos, porm no esta a leitura psicanaltica que me proponho fazer.
1

Garcia-Roza, L.A. Freud e o inconsciente. 11 ed. Rio de Janeiro, Zahar, 1984.

2
A partir da elaborao freudiana das instncias psquicas Id-Ego-Superego, alguns tericos, segundo Lindzey e Hall (1973), no negando o Id (inconsciente), passam a atribuir um papel mais importante ao ego. A psicologia do ego ganha fora principalmente nos EUA, por volta de 1940. Se o ego na teoria freudiana era visto como um elemento executivo da personalidade, mas sujeito aos desejos do id, aos poucos passa a ser entendido como uma instncia autnoma, que integra e sintetiza os processos de percepo, de pensamento, memria e ao. O fato de Freud ter usado o termo ich(eu) para designar no s uma parte especfica no aparelho psquico (ego), mas tambm quando se refere a uma pessoa como um todo (eu-self), segundo Laznik Penot e Quinet ( 1996), parece ter contribudo para que o ego fosse pensado como uma instncia autnoma, esquecendo-se deque este possui uma parte inconsciente, em que se organizam as defesas. Pensar que precisamos contar com um indivduo com um ego organizado, para que possamos operar com a psicanlise, pensar na impossibilidade de aplicar a psicanlise aos deficientes mentais e aos psicticos, pois estes no teriam as funes egicas (raciocnio, memria, pensamento lgico) preservadas. Aos deficientes mentais caberia apenas um trabalho de condicionamento, orientado pelas tcnicas comportamentais, que teria como objetivo adapt-lo sociedade. O prprio Freud segundo Brauer, chegou a postular a impossibilidade de aplicarmos a psicanlise a outras categorias que no fossem os neurticos.
Para Freud, a condio para que uma pessoa possa submeter-se a uma anlise que ela seja inteligente e capaz de abstrao. ... graas capacidade de abstrao que o sujeito produz as formaes metafricas que so passveis de anlise(1996:56).

Nesse sentido, a psicanlise nada teria a dizer sobre as crianas diagnosticadas como deficientes mentais e sobre os psicticos. Segundo Brauer (1996), cabe a Lacan mudar este panorama. Lacan estende a psicanlise aos psicticos, j que para ele o que est em jogo no o fato do sujeito ser neurtico ou psictico, pois segundo o autor o sujeito , antes de tudo um ser de dilogo e no um organismo. Segundo Mannoni (1991[1964]), Lacan afirma que os prprios textos de Freud implicam um inconsciente estruturado como um discurso, de onde provm todo o simbolismo ligado ao nascimento, parentalidade, ao corpo prprio, vida e morte. O inconsciente para Lacan estruturado como linguagem, e nesse sentido ele fala atravs dos sonhos, dos atos falhos e dos sintomas, porm Calligaris tambm nos mostra que o inconsciente para Lacan pode ser entendido como o grafo da subjetividade com o qual ele esta organizado(1991:181), retomando assim a universalidade do inconsciente. Se cabe a Lacan a releitura dos textos de Freud e a consequente ampliao da psicanlise aos psicticos, cabe Maud Mannoni, a partir dos estudos de Lacan e de sua formao como analista de crianas com Franoise Dolto, ampliar este trabalho para as crianas deficientes ou diagnosticadas como deficientes mentais, chamadas inicialmente de pseudodeficientes. O termo pseudodeficientes, ou deficiente mental funcional foi usado inicialmente para designar crianas que apresentavam um QI abaixo da mdia, mas que ao longo de um trabalho apresentavam uma evoluo significativa, chegando a mostrar um desempenho melhor do que crianas que apresentavam um QI dentro da mdia. Este termo foi abandonado por Mannoni (1991[1964]), pois percebeu que mais do que uma deficincia mental estrutural ou funcional, falsa ou verdadeira, o que estava em jogo era o sentido que a famlia dava s dificuldades da criana e o sentido que a prpria criana dava inconscientemente s suas dificuldades. A criana ao nascer, mesmo que no apresente nenhum comprometimento orgnico, nunca corresponde ao que a me espera. Durante a gestao, a me espera um filho idealizado que corresponda a todas as suas expectativas, que compense o perodo difcil da gravidez.
a ausncia dessa compensao produz efeitos nesta me, e pode acontecer que sejam as fantasias da me que orientaro a criana para o seu destino; mesmo nos

3
casos em que entra em jogo um fator orgnico, a criana no tem que fazer face apenas a uma dificuldade inata, mas ainda maneira como a me utiliza esse defeito num mundo fantasmtico, que acaba por ser comum s duas. Mannoni(1991[1964]:XVIII).

Chego, ento, psicanlise que sustentar este trabalho, uma psicanlise que nada tem a dizer sobre os diferentes tipos de deficincia, mas tem muito a contribuir sobre as repercusses possveis desta deficincia sobre o sujeito. Brauer( 1996:57). Segundo Brauer, para a psicanlise ser deficiente no implica necessariamente( embora no o exclua) ter uma leso orgnica,
(...) basta que haja um significante com o qual o sujeito se identificou. E vice-versa, a presena de uma leso orgnica pode no ter como conseqncia esse tipo de identificao. O sujeito toma inconscientemente posio em relao a esses significantes que o acolhem, deixando-se marcar por alguns, e no por outros, e de uma forma precisa. (1996:59).

Nesta pesquisa, o que est em jogo no a deficincia em si, ou seja, aquela que diz respeito a toda alterao de um rgo ou de uma funo qualquer que seja sua causa, mas sim o significante deficincia. com o significante deficincia que irei trabalhar; neste sentido o fato destas crianas serem ou no deficientes tem menos importncia do que o fato de que todas estejam marcadas como deficientes. A idia no questionar o diagnstico de deficincia mental, mas introduzir na linguagem o que muitas vezes fica imobilizado no sintoma. O importante entender,
o que h de perturbado ao nvel de linguagem (na relao me-filho) que se exprime por um caminho desviado, fixando o sujeito no status social que lhe foi conferido, fixando a me no papel que ela se atribui. Mannoni (1991[1964]:11).

As relaes que se estabelecem entre a criana e os pais so muito mais determinantes para o futuro da criana do que a prpria deficincia, seja ela verdadeira ou falsa. Essas relaes se do no plano imaginrio, ou seja, no qual o ego se manifesta. Se por um lado, na teoria lacaniana, imaginrio pode significar falso, na medida em que aponta para a iluso da autonomia da conscincia, por outro tem a ver diretamente com as imagens, a matria-prima a partir da qual se estrutura o ego no estado do espelho, por meio das identificaes. Segundo Lacan, o imaginrio deve ser entendido como condio ideal, porm isto no quer dizer que seja ilusria, digamos que ser tomada por ideal nem por isso a torna mais irreal(1998[1955]:351). O sujeito ou o vir a ser, estar marcado antecipadamente a uma estrutura que o constitui; ir ocupar o lugar que j est designado pelo desejo da me, atravs das fantasias que esta cria em torno da criana; assim ao nascer, a criana deficiente ou no, ir se constituir a partir do lugar que ocupa no imaginrio de seus pais (outros). Segundo Lacan,
antes de qualquer formao do sujeito, de um sujeito que pensa, que se situa a isso conta, contado, e no contado j est o contador. S depois que o sujeito tem que se reconhecer li, reconhecer-se ali como contador.(1979[1964]:26).

Dizer que a criana est antecipada a uma estrutura que a constitui no significa cair em um determinismo. Bleichmar(1984) aponta que a constituio do sujeito advm da intersubjetividade, j que esta se d na dependncia de um outro e no na inter-relao, que pressupe dois outros constitudos desde o incio, pois estes se constituiriam no prprio processo de inter-relao. Bleichmar faz uma analogia para pensar a formao da subjetividade, comparando a criana a um pedao de ferro colocado em um campo magntico.
Suas molculas orientar-se-o, por influncia do campo, mas uma vez fora deste, converter-se- em um m artificial. Aqui, j no um m que se orienta de acordo com o campo e sim algo que se converte em m em funo do campo, este estrutura aquele.(1984:12).

Se a criana est marcada pelo discurso do outro, no podemos esquecer que este outro ( me) esta assujeitado ao discurso do Outro; logo, a criana estar marcada inicialmente pelo desejo do Outro.

4
Segundo Bleichmar & Bleichmar,
O Outro a lei, as normas e, em ltima instncia, a estrutura da linguagem. O sujeito, enquanto o , no existe mais do que no e pelo discurso do Outro. Somos alienados pela linguagem, pois somos efeito dela.(1992:148).

O homem nasce em um universo falante, de linguagem. Ao nascer, algum o nomeia e o introduz em um sistema linguistico; este sistema o transforma em mais um significante2 da cadeia; assim que o beb um significante para a me, no sentido que significa o falo, aquilo que a completa. Apesar de estar usando a palavra me, Rosenberg nos lembra de que na teoria lacaniana me e pai no precisam necessariamente coincidir com os pais biolgicos, estes so personagens que suportam um papel, uma funo (1994:49).
Segundo Manonni, O espao que a criana encontra ao nascer e no decurso de seu desenvolvimento estruturado pelos outros (...) so eles que lhe concedem ou no a possibilidade de evoluir fora do campo de influncia deles. outrem quem confere criana o sentimento de possuir um lugar prprio(1988:78).

Segundo Nasio,
A me, na qualidade de mulher, coloca seu filho no lugar de falo imaginrio, e o filho, por sua vez, identifica-se com esse lugar para preencher o desejo materno. A criana se identifica como sendo, ela mesma, esse falo- o mesmo falo que a me deseja desde que entrou no dipo. Por isso a criana se aloja na parte faltosa do desejo insatisfeito do Outro materno. Assim se estabelece uma relao imaginria consolidada entre a me que acredita ter o falo e o filho que acredita s-lo.(1996:37).

A criana, em seu desejo narcsico, por sua dependncia total de cuidados e de amor, ocupar inicialmente o lugar que completa a me, assujeitando-se ao seu discurso, ficando capturada pelo seu olhar, identificando-se e alienando-se neste lugar. Lacan, em 1949, no XVI Congresso Internacional de Psicanlise de Zurique, apresenta sua teoria O estdio do espelho como formador da funo do (eu), tal como nos revelada na experincia analtica, em que descreve como se d esta alienao. A criana, ao nascer, no tem o domnio de seu corpo, pois nasce com seu sistema nervoso incompleto; assim, no coordena seus movimentos, mas pode reconhecer-se no espelho. Leite afirma que...
segundo Lacan, isto se daria no pela condio neuro-anatmica , mas sim por algo que vem do exterior; em outras palavras, haveria uma antecipao do psicolgico sobre o fisiolgico, e assim que se constituir a estrutura do sujeito humano. (1992:30).

O beb, ao nascer, no teria a imagem de um todo unificado, viveria um estado de indiferenciao entre eu-outro, pois, no tendo a referncia de quem ele , viveria a experincia de um corpo despedaado, fragmentado. Em algum momento o beb anteciparia uma Gestalt, atravs da imagem de seu prprio corpo refletida no espelho ( Lacan situa esta fase por volta dos 6 meses de idade); esta viso lhe seria jubilosa. Esta imagem, esta gestalt, uma imagem antecipatria da coordenao e da integridade que no possui naquele momento. Lacan (1998[1949]) afirma que...
A assuno jubilatria de sua imagem especular por esse ser ainda mergulhado na impotncia motora e na dependncia da amamentao que o filhote do homem nesse estgio de infans, parecer-nos-, pois, manifestar, numa situao exemplar, a matriz simblica em que o (eu) se precipita numa forma primordial, antes de se objetivar na dialtica da identificao com o outro e antes que a linguagem lhe restitua, no universal, sua funo de sujeito(1998[1949]:97).

Para que o beb se identifique com esta imagem no basta que se veja no espelho, pois este ainda no teria a percepo do limite de seu corpo, que lhe dado pela me. A me cumpre a funo de ratificar a imagem vista, o beb se v sendo visto pela me e s assim reconhece como sua a imagem especular. No fosse a interveno do
2

Para Lacan, significante unidade por ser nico, no sendo por natureza seno smbolo de uma ausncia. (1998[1957]).

5
Outro ( sustentado pelo outro-me), estabelecendo a ligao entre a imagem e a criana , esta no chegaria nunca a reconhecer a imagem como sua. Assim, preciso que o beb se veja no espelho, e que algum o veja olhando e lhe confirme que o que ele v ele, pois inicialmente o beb se v como um outro, percebe uma imagem unificada, mas como um outro - o outro do espelho. assim que a criana se v e se observa pela primeira vez. esta imagem mais o discurso da me, o que ir antecipar imaginariamente a forma total de seu corpo. O beb passa de um momento em que no se reconhece no espelho, vendo sua prpria imagem como um outro, para um momento, em que acredita ser este outro que est no espelho um outro real. Apenas num momento posterior que se dar conta de que a figura do espelho uma imagem, e no um outro real. Cabe me confirmar sua descoberta, continuar seu discurso que j existia antes mesmo de o beb nascer, afirmando que aquela imagem ele, e o descrevendo a partir de seus fantasmas como bonito, esperto, coitado, devagar, mantendo assim uma uma relao imaginria e simblica ao mesmo tempo com a criana, pois ela que insere esta criana na famlia e na sociedade, ou seja, no registro simblico. Assim, Lacan situa esta instncia do eu, tambm chamada de eu-ideal (egoideal),
desde antes de sua determinao social, numa linha de fico, para sempre irredutvel para o indivduo isolado - ou melhor, que s se unir assintonicamente ao devir do sujeito- qualquer que seja o sucesso das sntese dialticas pelas quais ele tenha que resolver, na condio de ( eu), sua discordncia de sua prpria realidade(1998[1964]:98).

A criana se identifica com uma imago e, assim, com algo que no ela em si; acredita ser o que o espelho lhe mostra, o que o olhar da me, como um espelho reflete e procurar se aproximar desta imagem pelo resto de sua vida. Lacan diz que...
basta a compreender o estdio do espelho como uma identificao, no sentido pleno que a anlise d a este termo: a saber, a transformao produzida no sujeito quando este assume uma imagem cuja predestinao a esse efeito de fase est suficientemente indicado pelo uso, na teoria , do termo antigo imago.(1998[1949]:97). A criana identifica-se com o ideal de ego, sendo este... uma instncia diferenciada, resultado das identificaes com os pais, com seus substitutos e com os ideais coletivos, antes de tudo um modelo a que o indivduo procura se conformar. Millot(1987:41).

Este eu imaginrio, constitudo por identificaes, varia conforme as condies histricas e segundo Kupfer (1997), molda-se a papis sociais e se encaixa em tipos psicolgicos. Se em um determinado momento histrico identifica-se deficincia com incapacidade e fracasso escolar com deficincia, a criana que marcada como deficiente, por uma necessidade de amor se identificar com este significante e, a partir da, cristalizar a imagem do corpo, que dar lugar instalao no psiquismo da matriz do ego e da conscincia de si como incapaz, dificultando suas possibilidades de desenvolvimento. Cordi afirma que...
a criana, por sua dependncia, aceita seu fracasso, torna-se mau aluno, identificase com isso, instala-se numa posio passiva, ser rotulada como dbil; essa debilidade, que no era seno um mau engajamento no incio, cola-se pele. Elas ficaro jogadas em classes de recuperao. Esse estado de passividade que perdura, torna-se uma segunda natureza, habitua-se, satisfaz-se e por fim lhe ser difcil sair dele.

(1996:35). Estas crianas acabam, como afirma Mannoni,


sendo objeto exclusivo de cuidados maternos, sem a interveno da lei encarnada por uma imagem paterna, recriam durante a escolaridade um mesmo tipo de relao dual, com uma mulher novamente toda dedicada a elas e preocupada em encarnar em seu lugar o desejo de se adaptar. A criana fica fadada a permanecer numa certa relao fantasmtica com a me que pela ausncia nela mesma do significante

6
paterno, deixa a criana reduzida ao estado de objeto, sem esperana alguma

de aceder ao nvel de sujeito.(1991[1964]:23). A criana tida como deficiente mental, que fracassa, fere o narcisismo dos pais e dos professores, estabelecendo-se entre eles, uma relao imaginria em que fica difcil distinguir o limite real da criana, j que no se sabe ao certo, como diz Mannoni, onde comea a doena do filho e onde acaba a neurose dos pais (1991[1964]:XI). Mannoni no nega a deficincia e nem o fato de que certas crianas possam necessitar realmente de suportes pedaggicos especiais, no apresentando a psicanlise como nica interveno necessria e possvel, mas alerta:
se verdade que uma ajuda pedaggica apropriada ( classes especiais, reeducao) essencial para o futuro escolar das crianas, no menos verdade que, na consulta, o analista ganha num primeiro momento, ao ignorar todas as possibilidades de reeducao, para colocar todas as deficincias intelectuais ou ortofrnicas, em termos analticos, a saber: que significam essas deficincias na histria do sujeito.(1991[1964]:122).

A realidade da deficincia no em momento algum subestimada numa psicanlise, mas o que se procura evidenciar :
como as palavras pronunciadas pelo seu grupo a respeito da doena que vo adquirir importncia, assim como a verbalizao desta situao dolorosa que pode permitir-lhe dar um sentido ao que vive.Mannoni (1987:65).

Se num primeiro momento a criana, no seu vir a ser, identifica-se com aquilo que o Outro deseja, como uma possibilidade de ser, ao longo do tempo esperado que este possa dentro do possvel, desalienar-se deste desejo e construir um desejo prprio, tornar-se sujeito de seu prprio desejo. A entrada na linguagem, a interdio paterna, a castrao que permitiro criana sair deste lugar e constituir-se como um sujeito desejante, porm Mannoni nos mostra que raramente a criana deficiente, ou marcada como, acolhida numa situao verdadeiramente triangular. Essas crianas muitas vezes so cuidadas pela me fora da influncia do marido, dificultando assim sua entrada no plano simblico. A criana marcada como deficiente acaba por ter dificuldades em enfrentar a experincia de castrao, sendo constantemente protegida pela solicitude do adulto. Segundo Mannoni...
a criana est fadada a permanecer numa certa relao fantasmtica com a me que , pela ausncia nela mesma do significante paterno, deixa a criana reduzida a uma condio de objeto, sem esperana alguma de aceder ao nvel de sujeito....No tem a possibilidade de se interrogarem sobre a sua falta de ser.(1991[1964]:23).

Mannoni(1991[1964]) aponta para o fato de que a me no permite criana a possibilidade de se interrogar sobre sua falta, sobre seus limites, porque essa interrogao acabaria quase que inevitavelmente fazendo com que a me tivesse que se perguntar sobre sua prpria falta e contra o contato com esta falta que a me acaba lutando. A interveno psicanaltica surge, ento, como uma possibilidade de pela escuta elevar a criana a uma condio de sujeito. O psicanalista, como afirma Bergr, ser aquele que escutar o que vem da criana tentando resgatar uma linguagem perdida pelo sujeito, reencontrada na escuta( 1988:74). A proposta colocar o sujeito, ou melhor, os sujeitos para falarem a partir de uma escuta, pois no basta apenas falar, ele precisa dirigir sua fala a algum para que esta retorne e ele a oua. Kupfer (1996:58). O psiclogo entra aqui como algum que ocupa a posio de ouvinte, de quem realiza uma escuta ativa. Esta escuta possibilitada pelo lugar que o psiclogo ocupa no imaginrio social, um lugar sustentado pela relao transferencial da sociedade com a psicologia e que nos coloca na posio do suposto-saber3.

A expresso suposto-saber, tomada emprestada da relao transferencial entre analisando e analista, usada aqui no sentido de expressar a fantasia que a sociedade tem de que o psiclogo seja detentor de um saber absoluto e pleno a respeito do que est sendo dito.

You might also like