You are on page 1of 5

Aula 01 Equipamentos (1 slide) Prof Dbora

COMPONENTES DA TCNICA DE REGISTRO MAMOGRFICO -Tubo de raios x -Penetrao /contraste -Espalhamento -Sistema de recepo de imagens -Processamento do filme

QUALIDADE DA IMAGEM A CAPACIDADE DE RECONHECIMENTO DE DETALHES Definio da imagem (nitidez) Rudo da imagem Contraste

CAUSAS DE BAIXA DEFINIO DE IMAGEM a- Falta de nitidez por movimento ( movimentao da paciente ou pulsao arterial) Corrigida com: Compresso adequada Tempo de exposio curto b- Falta de nitidez geomtrica c- Falta de nitidez do sistema de receptor de imagens A nitidez da imagem otimizada atravs de um foco pequeno, grande distncia entre o foco e o filme e pequena distncia entre o objeto e o filme. CONTRASTE *Penetrao: 1) caractersticas do objeto (mama) -densidade - espessura 2) Energia do fton - kv -anodo -filtro *Espalhamento: 1) grade 2) air gap *Filme: 1) Exposio 2) Curva caracterstica: forma e processamento

TUBOS DE RAIOS-X DOS MAMGRAFOS Imagens com alta definio (nitidez): -Ponto focal extremamente pequeno (menor que 0,4) -Tempos de exposio curtos (abaixo de 2 segundos) -Pequena distncia entre o objeto e o filme -Grande distncia entre o foco e o filme (acima de 60 cm) Imagens com alto grau de contraste; Fonte abundante de ftons de baixa energia - Material do anodo de Rdio, Molibdnio ou Tunsgtnio) - Filtros (material e espessura) - Pico de kvp (regulado no aparelho ou automtico)

CONTROLE DE EXPOSIO AUTOMTICA: Os equipamentos mais modernos possuem um dispositivo eletrnico que controla o nvel de exposio no receptor atravs de uma fotoclula colocada sobre o cassete de filmes que tem a funo de suspender a gerao de rx quando o receptor de imagens (conjunto tela-filme) recebe uma quantidade de exposio pr-determinada considerada ideal para um determinado exame. importante posicionar a fotoclula sobre uma parte representativa do tecido fibro-glandular, o posicionamento imprprio da fotoclula a causa mais freqente de exposio incorreta.

SISTEMA DE RECEPO DE IMAGENS:

-A combinao filme/cran consiste de um cassete contendo uma pelcula chamada tela intensificadora com uma camada fosforecente que capaz de converter a energia dos ftons de rx em energia luminosa que ir sensibilizar um filme especial com apenas uma camada de emulso. -A emulso do filme e a camada fosforecente da tela intensificadora do cran ficam voltados um para o outro e para que haja uma boa definio da imagem preciso que exista um contato bem estreito entre ambas. -Deve-se empregar nos exames mamogrficos apenas os crans mais finos porque estes atingem melhores resolues de imagem.

OS FILMES RADIOGRFICOS - O componente ativo dos filmes uma emulso composta por cristais de prata sensveis aos rx e principalmente luz que recobre uma base de material plstico (polister) transparente. -A produo de uma imagem realizada em duas etapas: na primeira etapa a exposio do filme luz (proveniente da converso dos rx na tela) ativando a emulso de prata, o que no provoca mudanas visveis, cria uma imagem latente, na segunda etapa o processamento do filme atravs de diversas solues qumicas que juntas convertem a imagem latente em imagem visvel com diferentes densidades ticas (tons de cinza) - A densidade tica o grau de enegrecimento de um filme radiogrfico que produzida pela exposio do filme aos rx e pelo processamento qumico.Uma imagem radiogrfica contm diferentes densidades ticas visualizadas em tons de cinza.

PROCESSAMENTO RADIOGRFICO - A emulso do filme consiste de pequenos cristais de brometo de prata suspensos em gelatina. - A densidade do filme produzida pela converso dos cristais de brometo de prata em prata metlica que torna escuro cada gro processado. - No primeiro estgio da formao da imagem latente ocorre a absoro dos ftons de luz pelos cristais de brometo de prata, tornando-os muito mais sensveis ao do revelador qumico. - O processamento automtico do filme tem 4 estgios: revelao, fixao, lavagem e secagem. - Quando o filme inserido na processadora ele transportado de um compartimento a outro por um sistema de rolos. - Controle rigoroso dos parmetros de processamento do filme (90segundos), temperatura da processadora (33) e limpeza semanal dos rolos e dos tanques.

You might also like