You are on page 1of 13

PROGRAMAÇÃO 20 a 23 de setembro de 2011 Salvador / Bahia

.20/09/2011 – TERÇA-FEIRA 12h às 18h Recepção das Delegações Credenciamento no Hotel

15 às 17

Reunião da Comissão de Relatoria

18h30

Apresentação das Delegações Momento Cultural

Representação do Fórum EJA Bahia 10. Representante dos Fóruns de EJA na CNAEJA 9. Representação de Educadores de EJA 11. Representante do Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA / Bahia) 20 h Conferência Educação de Jovens e Adultos: entre o marco da Cidadania e da Emancipação Humana. Universidade Federal da Bahia 7. Instituto Federal Baiano 5. Universidade do Estado da Bahia 6. Ministério da Educação 2. Governo do Estado da Bahia 3. Representante dos Educandos de EJA 12. Mediadora Sandra Maria Marinho Siqueira – Professora Universidade Federal da Bahia / Fórum EJA Bahia 21h Coquetel / Momento Cultural .19h às 19h30 Abertura / Mesa 1. Secretaria de Educação do Estado da Bahia 4. Secretaria de Educação e Cultura Esporte e Lazer de Salvador 8.

21/09/2011 – QUARTA-FEIRA Até as 7h50 8h às 8h30 8h30 às 10h Café da Manhã Momento Cultural Mesa Temática Balanço Político organizativo dos Encontros Nacionais e dos Encontros Regionais de Educação de Jovens e Adultos. EREJA Fórum Articulador Local Região Nordeste Fórum Articulador Local Região Centro Oeste Fórum Articulador Local Região Sudeste Fórum Articulador Local Região Sul Fórum Articulador Local Região Norte ENEJA Analise da Silva – Professora da Universidade Federal de Minas Gerais / Coordenadora do Fórum Mineiro de EJA Coordenação Representante do Fórum de EJA de Pernambuco 10h às 10h15 Intervalo .

. Debatedora Edna Castro de Oliveira – Professora Universidade Federal Espírito Santo / Fórum EJA Espírito Santo. 12:00 às 13:50 Almoço . Claudia Pereira Dutra – Secretaria da Educação Continuada.10h15 às 12h Mesa Redonda A Política Pública de EJA: Da Sexta Conferência Internacional de Educação ao Plano Nacional de Educação (PNE 2011 a 2020) Expositores Carlos Abicalil . (OBS. A CONFIRMAR) Maria Margarida Machado . Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação.Professora da Universidade Federal de Goiás / Fórum Goiano de EJA. Alfabetização.Secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação.

recursos e financiamento. Educação no Sistema Prisional Coordenação e Relatoria: Representantes dos Fóruns de EJA São Paulo e Tocantins 5.14h às 16h Eixos Temáticos / Grupos de Trabalho por área de interesse No cenário da pós CONFINTEA VI ao Plano Nacional de Educação (PNE 2011-2020) as preocupações e proposições em relação à EJA e as temáticas: 1. Educação de pessoas com deficiência Coordenação e Relatoria: Representantes dos Fóruns de EJA Amapá e Piauí . Gestão. Políticas intersetoriais Coordenação e Relatoria: Representantes dos Fóruns de EJA Minas Gerais e Santa Catarina 4. Estratégias de acesso e permanência / Programa Nacional do Livro Didático. Formação de Professores / Seminário Nacional de Formação Coordenação e Relatoria: Representantes dos Fóruns de EJA de Maranhão e Rio Grande do Sul 2. Coordenação e Relatoria: Representantes dos Fóruns de EJA Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Norte 3.

Educação do e no Campo Coordenação e Relatoria: Representantes dos Fóruns de EJA Bahia e Pará 7. Agenda Territorial Integrada de Alfabetização e EJA Coordenação e Relatoria: Representantes dos Fóruns de EJA Rio de Janeiro e Acre 9.6. Políticas de Alfabetização de Jovens e Adultos Coordenação e Relatoria: Representantes dos Fóruns de EJA de Sergipe e Paraná 10.Portal dos Fóruns Coordenação e Relatoria: Representantes dos Fóruns de EJA Distrito Federal e Ceará 16h às 16h15 Intervalo . Centro de Referência e Memória de EJA . EJA e a relação com o trabalho (PROEJA PROJOVEM e outros programas) Coordenação e Relatoria: Representantes dos Fóruns de EJA Espírito Santo e Mato Grosso 8.

Educação de Pessoas com Eficiência Relatoria: Representantes Fóruns de EJA de Tocantins e Piauí . Estratégias de Acesso e Permanência / Programa Nacional do Livro Didático.16h15 às 18h40 Plenária Temática No cenário da pós CONFINTEA VI ao Plano Nacional de Educação (PNE 2011-2020) as preocupações e proposições em relação à EJA e as temáticas: 1. Formação de Professores / Seminário Nacional de Formação de Professores Relatoria: Representante dos Fóruns de EJA de Alagoas e Rio Grande do Sul 2. Educação no Sistema Prisional Relatoria: Representantes dos Fóruns de EJA São Paulo e Tocantins 5. Políticas intersetoriais Relatoria: Representantes dos Fóruns de EJA Minas Gerais e Goiás 4. Gestão. Recursos e Financiamento. Relatoria: Representantes dos Fóruns de EJA Rio Grande do Norte e Mato Grosso 3.

Políticas de Alfabetização e elevação da Escolarização de Jovens e Adultos Relatoria: Representantes dos Fóruns de EJA Sergipe e Paraná 10.6. EJA e Educação e sua relação com o trabalho enquanto principio educativo Relatoria: Representantes dos Fóruns de EJA Espírito Santo e Rondônia 8. Agenda Territorial Integrada de Alfabetização e EJA Relatoria: Representantes dos Fóruns de EJA Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul e Roraima 9.Portal dos Fóruns Relatoria: Representantes dos Fóruns de EJA Distrito Federal e Ceará Coordenador Maria de Nazaré Correia da Silva – Professora Universidade do Estado do Amazonas / Fórum EJA Amazonas 18h40 às 19h50 Jantar . Educação do e no Campo Relatoria: Representantes dos Fóruns EJA Bahia e Pará 7. Centro de Referência e Memória de EJA .

Bahia Rede Municipal – Região Sul PROEJA – Sudeste . Pernanbuco) Mediadores Luiz Gonzaga – Professor Universidade Federal da Paraíba / Fórum EJA Paraíba Maria de Fátima Mota Urpia – Professora Universidade do Estado da Bahia / Fórum EJA Bahia 21h Tenda de Saberes e Experiências em EJA / Momento Cultural Reunião da Comissão de Relatoria .20h Mesa Temática Configuração do campo da EJA sob os olhares dos educandos Expositores Rede Estadual – Nordeste .Rio de Janeiro PROJOVEM – Norte Rede Distrital – Centro Oeste MOVA – Nordeste (RN / Paraíba/ Bahia/ Ceará.

22/09/2011 – QUINTA-FEIRA Até as 7h50 8h às 8h30 8h30 às 9h30 Café da Manhã Momento Cultural Mesa Temática 90 anos de Paulo Freire na EJA: entre os discursos e as práticas Pedro de Carvalho Pontual – Conselho de Educação de Adultos da América Latina / Diretor da Secretaria Nacional de Articulação Social da Presidência da República (OBS. A CONFIRMAR) Maria Luiza Pereira Angelim – Professora Universidade de Brasília / Fórum EJA Distrito Federal Mediador Marinaide Lima de Queiroz Freitas – Professora Universidade Federal de Alagoas / Fórum EJA Alagoas 9h30 às 10h30 Debate 10h30 às 11h Intervalo .

11h às 12h Mesa A Campanha pelo Direito à Educação: Estratégias de luta DANIEL CARA – Coordenador Geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e da Campanha Latinoamericana pelo Direito à Educação. Mediador Representante do Fórum de EJA Ceará 12h às 13:50h Almoço 14h às 16h Grupos de Trabalho por segmentos Fóruns de EJA: fortalecendo o espaço de luta e resistência na garantia dos direitos dos sujeitos da EJA Gestão Universidades ONG Movimentos Sociais Educadores Educandos 16 às 16h30 Intervalo .

16h30 às 18h Plenária Fóruns de EJA: fortalecendo o espaço de luta e resistência na garantia dos direitos dos sujeitos da EJA Relatores Representantes dos Segmentos Coordenadores Maria Gorete Rodrigues de Amorim Lopes .Professora Universidade Federal de Alagoas / Fórum EJA Alagoas Edmilson Feliciano Leite – Representante dos Fóruns de EJA ma Comissão Nacional de Alfabetização de Jovens e Adultos (CNAEJA) 18h às 19h IV Seminário de Formação de Educadores. II EREJA e XIII ENEJA Portal dos Fóruns de EJA 19h às 20h30 20h30 às 22h Jantar Confraternização Tenda de Saberes e Experiências em EJA / Momento Cultural em Salvador Reunião dos Representantes dos Fóruns Estaduais e Distrital Reunião da Comissão de Relatoria .

23/09/2011 –SEXTA-FEIRA Até às 8h 8 às 12h Café da manhã e check out do hotel Plenária Final Coordenadores Analise da Silva – Professora Universidade Federal de Minas Gerais / Fórum EJA Minas Gerais Liana Borges – Professora Rede Municipal de Educação de Porto Alegre / Fórum EJA Rio Grande do Sul 12h30 às 13h30 Rumo ao XIII ENEJA A partir de 13h30 Almoço e Translado para Aeroporto e Rodoviária .