Aprenda uma técnica simples de découpage A artesã Débora Trevenzoli de Rezende ensina a decorar um porta-chaves Sílvia Zoche

Repórter 15/02/05 Você vai aprender agora a découpage (em francês) ou decupagem (em português) em peças de artesanato, que é a arte de recortar gravuras de papel e, com elas, revestir superfícies de objetos, como madeira e metal. Nesta matéria, especificamente, a decupagem será feita em um porta-chaves de madeira MDF (foto ao lado). A técnica escolhida pela artesã Débora Trevenzoli de Rezende é a mais simples. Como a artesã fala, tudo vai depender muito de sua criatividade, já que você é quem vai escolher as gravuras que vai fazer a colagem. No final do processo, a colagem vai parecer uma pintura. A artesã mostra outros dois tipos de colagens feitas em porta-chaves (clique na foto ao lado para ver os porta-chaves ampliados). "Atualmente, as pessoas estão gostando muito de artesanatos com ar jovial. E não é só adolescente não", afirma. Por isso, ela escolheu recortes de flor e abelhas. Mas nada impede de você fazer uma peça clássica, como as da foto ao lado. Se você se interessou pela técnica de decupagem, anote agora os materiais necessários.

• • • • • • • • • • •

01 placa de madeira mdf para porta-chaves Lixa nº 320 Tinta acrílica ou látex branca e rosa Pincel nº 12 e uma trincha comum Rolo de espuma Cola branca Verniz spray ou acrílico 04 ganchos, 04 pregos e martelo Recortes de figuras e tesoura Pedaço de malha Lápis e régua

Como sempre lembramos, os preços desses materiais variam de loja para loja e de cidade para cidade. Portanto, não hesite em fazer uma pesquisa. Mãos à obra

1º Passo

2º Passo

1º passo - Pegue a madeira de mdf e lixe. 2º passo - Tire o pó e passe uma camada de tinta acrílica ou látex branca com o rolo de espuma. Deixe secar. Não esqueça de lavar o rolinho.

3º Passo

4º Passo

3º passo - Passe uma camada de tinta acrílica ou látex rosa com o rolo de espuma. Espere secar. 4º passo - Passe cola no verso da figura, de dentro para fora.

5º Passo

6º Passo

5º passo - Cole a flor de papel na madeira. 6º passo - Para evitar bolhas, pegue um pedaço de malha e passe sobre a figura que você colou. Faça também com as outras figuras que decidir colar.

7º Passo

8º Passo

7º passo - Depois de ter colocado a flor e as abelhas, aproveite a tinta rosa acrílica e faça traços, simbolizando o

percurso da abelha. 8º passo - Na outra abelhinha, faça as antenas com tinta preta, se quiser. Deixe a tinta secar bem. A dica de Débora é usar um secador de cabelos para o processo ser mais rápido.

9º Passo

10º Passo

9º passo - Lixe a parte de trás da madeira para retirar os restos de tinta. Também não se esqueça de colocar o gancho que pendura o porta-chaves na parede. 10º passo - Passe verniz acrílico ou verniz spray. Deixe secar bem. O secador de cabelos também pode ser usado para agilizar a secagem.

11º Passo

12º Passo

11º passo - Pegue a régua e o lápis para medir as distâncias entre os ganchos. Neste, ela usou quatro ganchos. 12º passo - Pegue o gancho com a parte de cima fechada e martele o prego. Para o acabamento, vem junto uma peça que se encaixa. Se quiser, pode usar ganchos mais simples.