You are on page 1of 19

FUNDAO EDSON QUEIROZ UNIVERSIDADE DE FORTALEZA CENTRO DE CINCIAS ADMINISTRATIVAS

DIREITO EMPRESARIAL A 119 - 64 PROFESSORA: DIANA MARIA FERREIRA BEZERRA ALGUMAS PERGUNTAS SOBRE O CONTEDO DAS UNIDADES I, II e III, A TTULO DE REVISO PARA A 1NP

QUESTO 01 Conforme sabido, na Idade Mdia no havia ainda um poder poltico forte e central, que conseguisse impor regras gerais e aplic-las a todos. Referido poder poltico era descentralizado, provocando, por via de conseqncia, o aparecimento de diversos 'direitos locais' nas vrias regies da Europa. Por essa razo, surgem, as Corporaes de Ofcio, que ocuparam papel de destaque na sociedade da poca, obtendo, inclusive, uma certa autonomia em relao nobreza feudal. O texto acima introduz a histria do Direito Empresarial. A partir, ento, do que nele se l, indique a opo correta, relativamente s fases do Direito Empresarial: A) Com o incremento do comrcio, fortaleceram-se os grupos profissionais dos mercadores, chamados de Corporaes de Ofcio. Frente a um Estado impotente, passaram a tutelar os interesses de seus membros, marcando a primeira fase do Direito Empresarial, que se solidificava, deduzido das regras corporativas, notadamente das decises dos cnsules, juzes designados pelas corporaes para, em seu mbito, dirimirem as disputas entre comerciantes. B) A primeira fase do Direito Empresarial consolidou-se pela Teoria dos Atos de Comrcio, com base na qual o Direito Empresarial se aplica a todos os atos de comrcio, praticados por quem quer que seja, ainda que ocasionalmente. C) A Teoria dos Atos de Comrcio corresponde terceira fase do Direito Empresarial, que teve como base o Cdigo Civil italiano de 1942, que unificou formalmente o direito privado, disciplinando o Direito Civil e o Direito Empresarial num nico diploma legislativo. D) A segunda fase do Direito Empresarial, denominada Teoria dos Atos de Comrcio, com base no Cdigo Civil francs de 1808, influenciou fortemente o atual Cdigo Civil brasileiro, Lei 10.406/2002, a ponto de reunir num mesmo Cdigo o Direito Civil e o Direito Empresarial. E) A terceira fase do Direito Empresarial, denominada Teoria da Empresa, implantada no Brasil por intermdio do Cdigo Comercial de 1850, adotou o conceito de empresarialidade para delimitar o mbito de incidncia do regime jurdico comercial.

A QUESTO 02 Com o passar dos anos, o Cdigo Comercial brasileiro de 1850 teve sua parte terceira, que tratava "das quebras", revogada, e, por ltimo, com o atual Cdigo Civil brasileiro, Lei 10.406/2002, a parte primeira tambm foi revogada, abandonando-se a teoria dos atos de comrcio e incorporando a teoria da empresa ao nosso ordenamento jurdico. Assim sendo, com base, ento, no que a legislao especfica determina, a opo correta com relao ao que ser empresrio : A) Toda e qualquer pessoa, fsica ou jurdica, que pratique atos de troca e produo de bens, sem objetivo de lucro. B) Somente a pessoa jurdica que tiver seus atos devidamente arquivados na Junta Comercial, que produza ou faa circular bens ou servios, mesmo que eventualmente, sem objetivo de lucro, mas observando os princpios da livre iniciativa e da livre concorrncia. C) Quem exerce profissionalmente atividade econmica organizada para a produo ou a circulao de bens ou de servios. D) Quem exerce profisso intelectual, de natureza cientfica, literria ou artstica, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores. E) Quem, sobretudo, observe os princpios da livre iniciativa e da livre concorrncia, independentemente da atividade que desempenhe. C QUESTO 03 O Direito de Empresa, muito embora tratado no Livro II, Ttulo I, do Cdigo Civil brasileiro de 2002, no perdeu sua autonomia, mantendo-se o Direito Empresarial como ramo jurdico independente e autnomo. Diante dessa afirmao, a opo correta : A) O Direito Empresarial um ramo do direito pblico. B) O Direito Empresarial, na qualidade de regime jurdico especial, contempla algumas poucas normas aplicveis aos agentes econmicos. C) O Direito Empresarial, desde a sua origem, at os dias atuais mantm vrias caractersticas prprias, que lhe atribuem autonomia e independncia, constituindo um regime jurdico especial, aplicvel aos agentes econmicos. D) A autonomia do Direito Empresarial foi solidificada exatamente no momento que o Direito de Empresa passou a fazer parte do Cdigo Civil brasileiro de 2002.

E) O Direito Empresarial independente e autnomo porque no precisa seguir qualquer princpio, nem buscar por qualquer fonte do Direito. C QUESTO 4 Relativamente s fontes do Direito Empresarial, ou seja, de onde surgem, jorram, brotam, se originam as normas jurdicas de Direito Empresarial, podemos afirmar que: A) S o Direito Empresarial sua prpria fonte, aps o Cdigo Civil brasileiro de 2002, pois somente assim poderemos distinguir esses dois ramos do direito privado, quais sejam, Direito Civil e Direito Empresarial. B) A nica fonte do Direito Empresarial a Constituio Federal, Lei Fundamental do Estado brasileiro. C) S os princpios da livre iniciativa, da livre concorrncia e da manuteno da empresa so as verdadeiras fontes do Direito Empresarial. D) Todos os princpios do Direito Empresarial se prestam como suas verdadeiras fontes. E) Os usos e costumes empresariais, a Lei 11.101/05, que trata do direito falimentar, a Lei 6.404/76, que dispe sobre as sociedades por aes, a Lei Uniforme de Genebra, que regula as letras de cmbio e as notas promissrias, e a Lei 7.357/85, que regula os cheques so exemplos de fontes do Direito Empresarial. E QUESTO 5 Uma vez o Cdigo Civil regulamentando o Direito de Empresa, o Empresrio, por seu turno, est conceituado no art. 966 do referido Cdigo. A partir do que a Lei dispe e do que a doutrina ptria assevera, podemos, ento, identificar como elementos constitutivos do conceito de empresrio: A) Que ao empresrio no exigido que exera sua atividade com habitualidade, podendo exerc-la esporadicamente, desde que tenha recursos tecnolgicos suficientes para tanto. B) Apenas ser considerado empresrio aquele que exercer uma atividade econmica profissionalmente, isto , quem fizer do exerccio dessa atividade sua profisso habitual. C) Mesmo que exera a atividade esporadicamente, desde que esta d lucro, a pessoa, seja fsica ou jurdica, ser considerada empresrio. D) Desde que exera profissionalmente a atividade, mas sendo para seu consumo prprio, estar caracterizado o empresrio.

E) O empresrio poder desempenhar apenas atividades intelectuais, desde que, mesmo sem profissionalismo e sem habitualidade no exerccio de suas atividades, esteja com seus atos constitutivos arquivados na Junta Comercial. B QUESTO 06 O Cdigo Civil, ao disciplinar o Direito de Empresa, tratou de excepcionar alguns agentes econmicos, superando assim algumas deficincias da antiga teoria dos atos de comrcio, que aplicava a alguns agentes econmicos um tratamento anti-isonmico, pois exclua, por exemplo, a prestao de servios e a negociao imobiliria do regime jurdico comercial, o que, por via de conseqncia, exclua esses agentes das mesmas prerrogativas atribudas aos contemplados pelo direito comercial da poca. Concomitantemente ao que regulamenta o referido Cdigo, existem tambm leis especiais que tratam da matria. A partir do comentrio acima, assinale a opo correta: A) Os profissionais intelectuais, a exemplo dos arquitetos, professores, mdicos, advogados no so considerados empresrios, a no ser que deem forma empresarial ao exerccio de suas atividades. B) Mesmo que o profissional intelectual se impessoalize a ponto de seus servios profissionais no serem mais prestados por ele, pessoalmente, e sim pela organizao empresarial, ainda assim no ser considerado empresrio. C) Em hiptese alguma um profissional intelectual ser considerado empresrio, pois o Cdigo Civil probe expressamente tal classificao. D) Somente os profissionais de teatro sero considerados empresrios, de acordo com a legislao vigente. E) O Cdigo Civil no trata das atividades intelectuais, no que diz respeito classificao como empresria ou no, e, por via de consequncia, deixa tal matria para a legislao prpria de cada profisso e seus respectivos Conselhos Regionais. A QUESTO 07 A teor do enunciado da questo 06 acima, com relao ao exercente de atividade rural, podemos afirmar: A) O Cdigo Civil sequer tratou de tal atividade, no sentido de qualific-la ou no como empresria, pois tal matria diz respeito ao Direito Agrrio. B) O Cdigo Civil obrigou os exercentes de atividade rural a regularizarem sua atividade como empresrios, sendo assim indispensvel que se registrem no Cartrio de Registro Civil de pessoas Jurdicas.

C) O Cdigo Civil facultou o registro no Registro Pblico de Empresas Mercantis do exercente de atividade econmica rural, no o considerando empresrio enquanto no optar por tal registro. Entretanto, depois de inscrito, ficar equiparado, para todos os efeitos, ao empresrio sujeito a registro. D) O exercente de atividade rural ser considerado empresrio somente quando obtiver lucros em suas atividades, mas quando tiver prejuzos, automaticamente deixar de ser considerado como tal. E) O exercente de atividade rural somente ser considerado empresrio, para todos os efeitos legais, quando utilizar, no exerccio da atividade que dever praticar com profissionalismo, mquinas e equipamentos agrcolas. C QUESTO 08 Ainda a teor do enunciado da questo 06, assinale a alternativa correta abaixo: A) O Cdigo Civil no faz aluso s sociedades por aes, reservando a regulamentao dessa espcie de sociedade empresria legislao especfica. B) O Cdigo Civil dispe expressamente que as cooperativas sero sempre e necessariamente sociedades empresrias. C) O Cdigo Civil determina que as sociedades por aes devero sempre e necessariamente ser sociedades simples, porm excepcionalmente devem ter seus atos constitutivos arquivados na Junta Comercial. D) Conforme o Cdigo Civil, independentemente de seu objeto, considera-se empresria a sociedade por aes, e simples a cooperativa. E) A cooperativa no tratada pelo Cdigo Civil, porquanto somente existem cooperativas agrcolas e como tal, tratadas no mbito do Direito Agrrio. D QUESTO 09 Ainda a propsito do mesmo enunciado da questo 06, assinale a opo correta: A) Desde que o exerccio da atividade empresarial tenha como objeto atividade lcita, ningum impedido legalmente de exerc-la. B) O nico impedimento que existe para o exerccio da atividade empresarial, segundo o Cdigo Civil, relativo aos professores de escolas privadas, porque estariam infringindo o princpio da livre concorrncia.

C) A princpio todas as pessoas, sejam fsicas ou jurdicas, so impedidas de exercer a atividade empresarial, e somente a Junta Comercial poder dizer quem pode atuar como tal, em obedincia ao princpio da livre iniciativa. D) Em razo do princpio da manuteno da empresa nunca uma atividade empresria poder ser encerrada, motivo por que o Cdigo Civil no considera leis especiais que excluam profissionais da atividade empresria. E) So exemplos de pessoas impedidas legalmente de exercer a atividade empresarial: os servidores pblicos federais, os magistrados, os membros do Ministrio Pblico e os militares. E QUESTO 10 Ainda considerando o que est dito no enunciado da questo 06, assinale a opo correta: A) O Cdigo Civil prev que o incapaz tanto pode iniciar atividade empresarial bem como dar continuidade, sendo indiferente, em razo do princpio da livre iniciativa. B) O Cdigo Civil prev que poder o incapaz, por meio de representante ou devidamente assistido, continuar a empresa antes exercida por ele enquanto capaz, por seus pais ou pelo autor da herana. C) o princpio da liberdade de contratar que justifica o incapaz poder dar continuidade empresa. D) O Cdigo Civil permite que o incapaz continue atividade empresarial por ele iniciada para que o incapaz no fique em total desamparo. E) A continuidade da atividade empresarial pelo empresrio se justifica pelo princpio do regime jurdico privado. B QUESTO 11 Os princpios de uma disciplina so o seu alicerce, a sua base. So uma metanorma que orienta as normas. Do o norte, as vias pelas quais se pode concretizar o Direito. A partir do comentrio acima, assinale a opo correta: A) Somente podemos considerar verdadeiros Princpios do Direito Empresarial, o Princpio da Razoabilidade, o da Proporcionalidade e o dos Negcios Lcitos. B) O Direito Empresarial, muito embora uma disciplina autnoma, no tem princpios prprios, haja vista que est tratado como uma parte do Cdigo Civil.

C) O Direito Empresarial, apenas aps o Cdigo Civil brasileiro de 2002, aqui no Brasil, comeou a solidificar seus princpios, com base na interdisciplinaridade das Cincias Econmicas com o Direito. D) So princpios gerais do Direito Empresarial o Princpio da Livre Iniciativa, o da Liberdade de Contratar, o do Regime Jurdico Privado, o da Livre Concorrncia, o da Funo Social da Empresa e o da Preservao da Empresa. E) Dentre os princpios enumerados no item "D" acima, somente no devemos considerar princpio do Direito Empresarial, o Princpio da Livre Concorrncia, pois a regra, sem exceo, que sempre o Estado interfira no mercado, de modo que no existe fundamento para tal princpio. D QUESTO 12 A) O princpio da Preservao da Empresa decorrente do Princpio da Funo Social da Empresa. Portanto, preciso preservar a empresa para que ela cumpra sua funo social. H, pois, interesse pblico na preservao da estrutura da atividade empresarial. B) O Princpio da Preservao da Empresa decorrente do Princpio da Livre Iniciativa, pois somente com a interveno do Estado na atividade Empresarial se poder preservar a empresa. C) O Princpio do Regime Jurdico Privado o fundamento para a constante interveno do Estado na atividade empresarial. D) O Princpio da Liberdade de Contratar se justifica pelo fato de o Estado poder interferir nos tipos de contrato que a sociedade empresria e o empresrio individual vo firmar no exerccio de suas atividades. E) O Princpio da Funo Social da Empresa somente se aplica quelas atividades empresariais que o Estado autorizar. A QUESTO 13 Quanto ao registro de empresa, podemos afirmar, a partir do que foi estudado: A) O registro dos atos constitutivos de sociedade empresria na Junta Comercial apenas assegura o uso da marca dessa sociedade, perante terceiros. B) O Registro de Empresa no Registro Pblico de Empresas Mercantis requisito para a regularidade e no para a caracterizao da atividade empresria. C) Mesmo sem se registrar no Registro Pblico de Empresas Mercantis, o empresrio poder requerer recuperao judicial, o que est assegurado pela Lei 11.101/05.

D) O Registro de Empresa somente exigido das sociedades simples, que devero se dirigir Junta Comercial, para tanto. E) Tanto a sociedade empresria, quanto a sociedade simples, bem como o empresrio individual, devem arquivar seus atos constitutivos no Cartrio de Registro Civil de Pessoas Jurdicas, sob pena de exercerem suas atividades irregularmente. B ______________________

Joo Silva e Maria Pereira, ambos com 22 anos graduaram-se, respectivamente, em Administrao de Empresas e Cincias Econmicas e por serem muito amigos, com esprito empreendedor, resolveram constituir uma sociedade empresria limitada, no ramo de confeco feminina, a Roupas Joo Silva e Maria Pereira Ltda.. Contrataram um advogado, que elaborou o contrato social, assinaram-no no dia 5 de setembro de 2011 e o contador, tambm j contratado, no mesmo dia tomou todas as providncias e j submeteu a arquivamento no Registro Pblico competente. De igual forma, contrataram um arquiteto especializado em marca, que desenvolveu uma linda marca para a sociedade, composta pelo desenho de uma rosa e abaixo do desenho o nome com letras estilizadas escrito "Roupas Joo e Maria". A partir das informaes acima, responda as 06 questes que seguem, cada uma com apenas um item correto: QUESTO 14 A) A partir da assinatura do contato social Joo e Maria podem se orgulhar e se considerar empresrios. B) Joo e Maria no so empresrios, pois essa qualidade quem possui a sociedade empresria da qual participam. C) A sociedade de Joo e Maria dever ser registrada no Registro Pblico das Pessoas Jurdicas, para assegurar a marca Roupas Joo e Maria. D) Joo e Maria no podero constituir essa sociedade, por serem impedidos legalmente, em razo da pouca experincia no ramo de atividade, haja vista que acabaram de se graduar e a Lei exige pelo menos 2 anos aps a colao de grau. E) Joo e Maria no precisavam ter contratado o advogado para elaborar o contrato social da sociedade. B QUESTO 15 A) Por ser uma sociedade limitada somente poder adotar a denominao, sendo opcional indicar ao final a palavra "limitada" por extenso ou abreviada.

B) As sociedades limitadas, a exemplo da de Joo e Maria, devem, no incio, utilizar a expresso "companhia" por extenso. C) As sociedades limitadas, a exemplo da de Joo e Maria, devem, ao final, utilizar a expresso "companhia" por extenso. D) Por ser uma sociedade limitada poder adotar firma ou denominao, integradas, necessariamente, pela palavra final "limitada" por extenso, ou por sua abreviatura. E) Por ser uma sociedade limitada, somente poder adotar firma, no dando o Cdigo Civil outra opo. D QUESTO 16 A) O contrato social da sociedade de Joo e Maria dever ser arquivado no Registro de Ttulos e Documentos. B) O Registro Pblico competente para o arquivamento do contrato social da sociedade de Joo e Maria o registro Pblico de Empresas Mercantis, cuja incumbncia da Junta Comercial. C) Joo e Maria devero arquivar o contrato social de sua sociedade no registro Civil de Pessoas Jurdicas. D) O Cdigo Civil dispensa o registro da sociedade empresria quando se tratar da primeira participao de todos os scios em sociedades, assegurando, nesses casos, que a sociedade, mesmo sem registro, ter personalidade jurdica. E) A sociedade de Joo e Maria, por ser uma sociedade limitada, jamais adquirir personalidade jurdica, mesmo com o arquivamento de seu contrato no Registro Pblico competente. B QUESTO 17 A) A marca desenvolvida pelo arquiteto classificada, quanto natureza, como marca de produto, e quanto forma de apresentao, como marca mista e para ser assegurada, deve ser registrada no Instituto nacional da Propriedade Industrial - INPI. B) O tipo de marca desenvolvido pelo arquiteto classificado, quanto natureza, como marca coletiva, e quanto forma de apresentao, como marca nominativa. C) As marcas no tm classificao alguma, o que tem classificao o nome empresarial, cujo direito de uso deve ser assegurado com o registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

D) As marcas no tm classificao alguma e ao arquivar o contrato social no Instituto Nacional da Propriedade Industrial Joo e Maria j estaro assegurando tanto a marca como o nome empresarial. E) O tipo de marca desenvolvido pelo arquiteto classificado, quanto natureza, como marca de produto, e quanto forma de apresentao, como marca mista, e deve ser registrada no Registro Pblico de Empresas Mercantis, ou seja, na Junta Comercial. A QUESTO 18 A) O registro do contrato social na Junta Comercial proteger tanto o nome empresarial, que somente poder ser da espcie firma, quanto a marca mista que foi desenvolvida. B) Para reduo das despesas Joo e Maria podero arquivar o contrato social no INPI, assegurando assim, em primeiro plano, a marca mista que foi desenvolvida pelo arquiteto, como tambm o uso do nome empresarial. C) O correto arquivar o contrato social da sociedade de Joo e Maria no Registro Pblico de Empresas Mercantis, ou seja, na Junta Comercial, assegurando assim, o nome empresarial, e a marca desenvolvida pelo arquiteto, registrar no Instituto Nacional da Propriedade Industrial-INPI, pois somente assim a marca estar protegida. D) Somente grandes empresas precisam cumprir as formalidades legais de arquivamento de seus atos constitutivos, bem como do registro de suas marcas. E) Caso queiram garantir seu nome empresarial, Joo e Maria devero operar somente com firma. C QUESTO 19 A) Somente ser tido como empresrio e submetido s regras do regime jurdico empresarial quem arquivar seus atos constitutivos na Junta Comercial. B) As sociedades simples tambm devem arquivar seus atos constitutivos na Junta Comercial. C) facultativa a inscrio do empresrio no Registro Pblico de Empresas Mercantis da respectiva sede, antes do incio de sua atividade. D) O Registro da sociedade empresria na Junta Comercial requisito para sua regularidade, e no para sua caracterizao. E) Somente pessoas devidamente autorizadas pelo empresrio por intermdio de instrumento de mandato, podero obter informaes acerca da sociedade de Joo e Maria.

C QUESTO 20 A Lei No. 8.934, de 18 de novembro de 1994, que dispe sobre o Registro Pblico de Empresas Mercantis, clara que uma das finalidades desse registro pblico dar publicidade a tal registro. A partir de tal disposio legal, correto afirmar que: A) Qualquer pessoa, desde que prove seu interesse, por escrito, poder consultar os assentamentos existentes nas juntas comerciais e obter certides, mediante pagamento do preo devido. B) Qualquer pessoa, desde que devidamente autorizada pelo representante legal da sociedade empresria, por intermdio de procurao, poder consultar os assentamentos existentes nas juntas comerciais e obter certides, mediante pagamento do preo devido. C) Qualquer pessoa, desde que devidamente autorizada pelo representante legal da sociedade empresria, por intermdio de procurao, poder consultar os assentamentos existentes nas juntas comerciais e obter certides, sem que para tanto precise pagar qualquer valor, pois por ser registro pblico dever ser exercido gratuitamente. D) Qualquer pessoa, sem necessidade de provar interesse, poder consultar os assentamentos existentes nas juntas comerciais e obter certides, sem que para tanto precise pagar qualquer valor, pois por ser registro pblico dever ser exercido gratuitamente, s custas do Estado. E) Qualquer pessoa, sem necessidade de provar interesse, poder consultar os assentamentos existentes nas juntas comerciais e obter certides, mediante pagamento do preo devido. E QUESTO 21 A Lei No. 8.934, de 18 de novembro de 1994, que dispe sobre o Registro Pblico de Empresas Mercantis, clara quanto ao fato de que os servios do Registro Pblico de Empresas Mercantis e Atividades Afins sero exercidos em todo o territrio nacional, de maneira uniforme, harmnica e interdependente, pelo Sistema Nacional de Registro de Empresas Mercantis (Sinrem), composto pelo Departamento Nacional de Registro do Comrcio - DNRC, seu rgo central e pelas Juntas Comerciais. A teor do que foi dito acima, indique a opo correta abaixo: A) As Juntas Comerciais so rgos locais, com funes executora e administradora dos servios de registro, havendo uma em cada unidade federativa, com sede na capital e jurisdio na rea da circunscrio territorial respectiva. B) As Juntas Comerciais existem somente nas principais capitais de cada regio do Pas, razo por que so consideradas rgos regionais do SINREM.

C) As Juntas Comerciais so rgos locais, mas desempenham funo apenas de controle, devendo os servios de registro ser centralizados no DNRC. D) As Juntas Comerciais so rgos com funo administradora dos servios de registro, havendo uma em cada regio do Pas. E) As Juntas Comerciais so rgos com funo executora dos servios de registro, havendo uma com sede na Capital Federal, concentrando todo o servio de registro do Pas. A QUESTO 22 No responder No que pertine s formalidades e registro das operaes nas empresas, em razo do que determina o Cdigo Civil, correto afirmar o que est na opo: A) Somente a sociedade empresria obrigada a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou no, e a levantar anualmente o balano patrimonial e o de resultado econmico. B) Apenas quando o empresrio e a sociedade empresria auferirem ao final do anocalendrio, receita bruta de R$ 2.400.000,00 (dois milhes e quatrocentos mil reais) estaro obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou no, e a levantar anualmente o balano patrimonial e o de resultado econmico. C) O empresrio e a sociedade empresria so obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou no, mas somente a sociedade empresria obrigada a levantar anualmente o balano patrimonial e o de resultado econmico. D) O empresrio e a sociedade empresria so obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou no, e a levantar anualmente o balano patrimonial e o de resultado econmico. E) O empresrio e a sociedade empresria so obrigados a seguir um sistema de contabilidade, necessariamente mecanizado, e a levantar anualmente o balano patrimonial.

QUESTO 23 Quanto a empresa, podemos afirmar que : A) Todo complexo de bens organizado por empresrio. B) Toda atividade econmica, negocial, que se apresenta sob a forma de uma organizao voltada para a produo ou circulao de bens e servios. C) Quem exerce profissionalmente atividade econmica organizada para a produo ou a circulao de bens ou de servios.

D) O complexo patrimonial da sociedade empresria. E) A capacidade que tem o empresrio de gerar lucro. B QUESTO 24 Quanto a estabelecimento empresarial, podemos afirmar que : A) O bem imvel no qual est instalada a sociedade empresria. B) O mesmo que sociedade empresria, desde que regularmente registrada na Junta Comercial, no podendo ser aplicada tal expresso s sociedades empresrias irregulares. C) Todo complexo de bens organizado, para o exerccio da empresa, por empresrio, ou por sociedade empresria. D) Uma espcie do gnero empresa. E) Os bens materiais utilizados no exerccio da empresa. C QUESTO 25 As pessoas fsicas possuem um nome civil que as identifica nas relaes jurdicas. De igual forma, o empresrio e as sociedades empresrias tm um nome empresarial como sinal de identificao, de individualizao. Assim sendo, a respeito de nome empresarial, a opo correta : A) Tanto faz a denominao da empresa fabricante de brinquedos ser Cia. Fabricante de Brinquedos como Fabricante de Brinquedos Companhia, que ser uma sociedade annima. B) A denominao funciona como assinatura, igualmente firma. C) O nome empresarial pode ser: firma, denominao, marca e patente. D) O nome empresarial protegido com o registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial. E) As sociedades annimas operam sob a denominao designativa do objeto social, integrada pelas palavras sociedade annima ou companhia, por extenso ou abreviadamente, mas a palavra companhia nunca poder vir no final da denominao. E

QUESTO 26 Quanto aos aspectos gerais da propriedade industrial, qual opo abaixo est correta? A) Marca toda inveno, de ineditismo visualmente perceptvel, que identifica e distingue produtos e servios de outros anlogos, de procedncia diversa, bem como certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificaes tcnicas e patente tambm uma marca, apenas de propriedade temporria. B) Marca todo sinal distintivo, visualmente perceptvel, que identifica e distingue produtos e servios de outros anlogos, de procedncia diversa, bem como certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificaes tcnicas e patente um ttulo de propriedade temporria sobre uma inveno ou modelo de utilidade. C) Patente um ttulo de propriedade que o inventor tem sobre uma inveno, por prazo indeterminado. D) Patente todo sinal distintivo, visualmente perceptvel, que identifica e distingue produtos e servios recentemente inventados, de outros anlogos, de procedncia diversa, bem como certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificaes tcnicas e marca um ttulo de propriedade temporria sobre um modelo de utilidade que imprima uma marca no mercado. E) Apenas a marca deve ser assegurada com o registro no INPI, mas a patente deve ser registrada na Junta Comercial, mesmo que o registro no seja concomitante ao arquivamento dos atos constitutivos da sociedade empresria. B QUESTO 27 A atividade empresarial no Brasil, embora livre, deve ser praticada dentro de certos limites legais, pautada nos ditames constitucionais da liberdade de iniciativa, livre concorrncia, funo social da propriedade, defesa dos consumidores e represso ao abuso do poder econmico. Diante disso, pode-se dizer que constitui infrao da ordem econmica, independentemente de culpa, os atos sob qualquer forma manifestados, que tenham por objeto ou possam produzir os seguintes efeitos, ainda que no sejam alcanados, EXCETO: A) Limitar, falsear ou de qualquer forma prejudicar a livre concorrncia ou a livre iniciativa. B) A conquista do mercado resultante de processo natural fundado na maior eficincia de agente econmico em relao a seus competidores. C) Dominar mercado relevante de bens ou servios. D) Aumentar arbitrariamente os lucros.

E) Exercer de forma abusiva posio dominante. B QUESTO 28A Lei Complementar 123/06 instituiu o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, e para tanto considerou a sociedade empresria, a sociedade simples e o empresrio a que se refere o art. 966 do Cdigo Civil, devidamente Registrados no Registro de Empresas Mercantis ou no Registro Civil de Pessoas Jurdicas, desde que: A) No caso das microempresas, o empresrio, a pessoa jurdica ou a ela equiparada, aufira, em cada ano-calendrio, receita bruta igual ou inferior a R$ 240.000,00 (duzentos e quarenta mil reais). B) No caso das empresas de pequeno porte, o empresrio, a pessoa jurdica ou a ela equiparada, aufira, em cada ano-calendrio, receita bruta igual ou inferior a R$ 240.000,00 (duzentos e quarenta mil reais). C) No caso das microempresas, o empresrio, a pessoa jurdica ou a ela equiparada, aufira, em cada ano-calendrio, receita bruta superior a R$ 2.400.000,00 (dois milhes e quatrocentos mil reais). D) No caso das microempresas e das empresas de pequeno porte, o empresrio, a pessoa jurdica ou a ela equiparada, aufira, em cada ano-calendrio, receita bruta superior a R$ 2.400.000,00 (dois milhes e quatrocentos mil reais). E) No caso das microempresas, o empresrio, a pessoa jurdica ou a ela equiparada, aufira, em cada ano-calendrio, receita bruta igual ou inferior a R$ 24.000,00 (vinte e quatro mil reais). A QUESTO 29 Quando o artigo 966 do Cdigo Civil se refere a empresrio, sabemos que tanto est fazendo aluso ao empresrio titular de firma individual, quanto s sociedades empresrias. Portanto, acerca do empresrio individual, verdadeiro afirmar o que est na opo: A) Empresrio Individual cada um dos scios da sociedade empresria, portanto por ela responsvel, sendo cada qual obrigado a se registrar no Registro Pblico de Empresas Mercantis, somente podendo operar por firma, e nunca por denominao. B) Empresrio Individual a pessoa natural titular de empresa, que por ser pessoa natural o Cdigo Civil desobriga de se registrar no Registro Pblico de Empresas Mercantis, sendo este imperativo somente para as sociedades empresrias.

C) Empresrio Individual a pessoa natural titular de empresa, portanto por ela responsvel, obrigado a se registrar no Registro Pblico de Empresas Mercantis, somente podendo operar por firma, desde que ao final utilize a expresso "limitada" por extenso ou abreviada. D) Empresrio Individual a pessoa natural titular de empresa, portanto por ela responsvel, obrigado a se registrar no Registro Pblico de Empresas Mercantis, somente podendo operar por firma, e nunca por denominao. E) Empresrio Individual cada um dos scios da sociedade empresria, portanto por ela responsvel, sendo cada qual obrigado a se registrar no Registro Pblico de Empresas Mercantis, podendo operar por firma ou por denominao, indistintamente. D QUESTO 30 Quanto responsabilidade dos scios nas sociedades, podemos afirmar que o item correto : A) Nas sociedades de responsabilidade limitada, somente limitada a responsabilidade da pessoa jurdica, mas todos os scios respondem ilimitadamente pelas obrigaes sociais. B) Nas sociedades de responsabilidade limitada, tanto limitada a responsabilidade da pessoa jurdica, quanto a de todos os scios. C) Nas sociedades de responsabilidade ilimitada os scios respondem ilimitadamente pelas obrigaes sociais, ou seja, esgotando o patrimnio da sociedade, os credores podem executar todo o restante da dvida social do patrimnio dos scios, ilimitadamente. D) S excepcionalmente os scios respondem ilimitadamente pelas obrigaes sociais, independentemente do tipo societrio. E) Ao contrrio do que est dito no item "D" anterior, a regra que os scios sempre respondam ilimitadamente pelas obrigaes sociais, independentemente do tipo societrio. C QUESTO 31 A) Sociedades personificadas so aquelas que tm personalidade jurdica prpria e no personificadas aquelas que no tm personalidade jurdica prpria. B) Sociedades personificadas so aquelas que tm mais de dois scios e no personificadas aquelas que s tm um integrante.

C) Sociedades no personificadas so aquelas que tm personalidade jurdica prpria e personificadas aquelas que no tm personalidade jurdica prpria. D) Sociedades personificadas so aquelas que tm personalidade jurdica prpria e no personificadas aquelas no tuteladas pelo Cdigo Civil. E) Sociedades personificadas so aquelas que renem duas ou mais pessoas jurdicas como scias e no personificadas aquelas cujo titular pessoa natural. A QUESTO 32 Assinale a alternativa correta: A) So exemplos de sociedades no personificadas a sociedade em comum e a sociedade em conta de participao, sendo esta a sociedade que ainda no teve seu ato constitutivo devidamente inscrito no Registro Pblico das Empresas Mercantis, exceto as sociedades por aes e as sociedades em comandita por aes. B) So exemplos de sociedades no personificadas a sociedade em comum e a sociedade em conta de participao, sendo aquela a sociedade empresria que ainda no teve seu ato constitutivo devidamente inscrito no Registro Pblico das Empresas Mercantis, exceto as sociedades por aes e as sociedades em comandita por aes. C) So exemplos de sociedades no personificadas a sociedade em comum e a sociedade em conta de participao, sendo aquela uma sociedade de natureza secreta, cuja existncia apenas do conhecimento do scio. D) Somente a sociedade em conta de participao exemplo de sociedade no personificada, significando a sociedade empresria que ainda no teve seu ato constitutivo devidamente inscrito no Registro Pblico das Empresas Mercantis. E) Somente a sociedade em conta de participao est prevista no Cdigo Civil como sociedade no personificada, significando uma sociedade secreta. B QUESTO 33 Assinale a alternativa correta. A) A sociedade em conta de participao uma sociedade personificada, de natureza secreta, que tem um scio ostensivo e os demais scios participantes so ocultos, e que poder ter personalidade jurdica, desde que seu contrato social seja levado a registro. B) A sociedade em conta de participao uma sociedade no personificada, de natureza secreta, que tem um scio ostensivo e os demais scios participantes so ocultos, e que poder ter personalidade jurdica, desde que seu contrato social seja levado a registro.

C) A sociedade em conta de participao era regulamentada no Cdigo Comercial de 1850, mas no foi contemplada pelo Cdigo Civil. D) A sociedade em conta de participao uma sociedade no personificada, de natureza secreta, que tem um scio ostensivo e os demais scios participantes so ocultos, e no tem nem nunca ter personalidade jurdica, mesmo que seu contrato social seja levado a registro. E) A sociedade em conta de participao e a sociedade em comum se distinguem apenas porque a primeira limita o nmero de scios, enquanto que a segunda no. D QUESTO 34 A) As sociedades simples exploram seu objeto social com empresarialidade, ou seja, organizando os fatores de produo, de modo que tambm desempenham atividade empresarial, mas devem ser registradas no Registro Civil de Pessoas Jurdicas. B) As sociedades simples exploram seu objeto social sem empresarialidade, ou seja, sem profissionalmente organizar os fatores de produo, de modo que desempenham atividade civil e no empresarial, mas por disposio legal devem ser registradas no Registro Pblico de Empresas Mercantis. C) As sociedades simples exploram seu objeto social sem empresarialidade, ou seja, sem profissionalmente organizar os fatores de produo, de modo que desempenham atividade civil e no empresarial, e devem ser registradas no Registro Civil de Pessoas Jurdicas. D) Conforme o Cdigo Civil somente as cooperativas e as sociedades annimas so sociedades simples. E) Conforme o Cdigo Civil somente as cooperativas so sociedades empresrias. C QUESTO 35 Conforme observamos em sala de aula, analisando alguns documentos, a inscrio do empresrio no Registro pblico de Empresas Mercantis far-se- mediante requerimento que contenha: A) O seu nome, nacionalidade, domiclio, estado civil e, se casado, o regime de bens; a firma, com a respectiva assinatura autgrafa; o capital; o objeto e a sede da empresa. B) Apenas o seu nome; a firma, com a respectiva assinatura autgrafa; o capital; o objeto e a sede da empresa. C) Somente seu nome, nacionalidade, domiclio, estado civil e, se casado, o regime de bens; o objeto e a sede da empresa.

D) O seu nome, nacionalidade, domiclio, estado civil e, se casado, o regime de bens; a firma, com a respectiva assinatura autgrafa; o capital; o objeto e a sede da empresa, apenas se o empresrio for estrangeiro. A QUESTO 36 Assinale a alternativa ERRADA: A) Na sociedade em comandita simples tomam parte scios de duas categorias: os comanditados, pessoas fsicas, responsveis solidria e ilimitadamente pelas obrigaes sociais; e os comanditrios obrigados somente pelo valor de sua quota. B) Sem prejuzo da faculdade de participar das deliberaes da sociedade e de lhe fiscalizar as operaes, no pode o comanditrio praticar qualquer ato de gesto, nem ter o nome na firma social, sob pena de ficar sujeito s responsabilidades de scio comanditado. C) Na sociedade limitada, a responsabilidade de cada scio restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralizao do capital social. D) Na sociedade annima ou companhia, o capital social divide-se em quotas, obrigando-se cada scio ou acionista somente pelo preo de emisso das quotas que subscrever ou adquirir. D

You might also like