You are on page 1of 17

MINISTRIO DA EDUCAO Secretaria de Educao Superior SESU Departamento de Regulao e Superviso da Educao Superior DESUP Instituto Nacional de Estudos

os e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira INEP Diretoria de Avaliao da Educao Superior DAES

Sistema Nacional de Avaliao da Educao Superior SINAES

INSTRUMENTO DE AVALIAO PARA CREDENCIAMENTO DE INSTITUIO DE EDUCAO SUPERIOR


(Faculdade)

Atualizado em setembro de 2010

NOTA INTRODUTRIA

O presente instrumento destina-se avaliao das condies iniciais exigidas para o credenciamento de instituio de educao superior (faculdade) cujo resultado servir de referencial bsico para deciso das instncias regulatrias. Foi elaborado pela Secretaria de Educao Superior e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira de acordo com as diretrizes e bases da educao nacional (Lei n 9.394/1996), os princpios da avaliao (Lei do Sinaes n 10.861/2004,o Decreto n 5.773/2007 e a Portaria Normativa n 40/2007, entre outras, alm de levar em conta a poltica de expanso com qualidade especfica do Ministrio da Educao.

DIMENSO 1: ORGANIZAO INSTITUCIONAL

Dimenso: Organizao Institucional Indicador Conceito Critrio de Anlise 1.1 Misso 5 Quando possvel constatar que a IES tem plenas condies para cumprir sua misso, tal como definida em seu PDI, regimento e documentos que estabelecem seus compromissos com o poder pblico e com a sociedade. 4 Quando possvel constatar que a IES tem condies adequadas para cumprir sua misso, tal como definida em seu PDI, regimento e documentos que estabelecem seus compromissos com o poder pblico e com a sociedade. 3 Quando possvel constatar que a IES tem condies suficientes para cumprir sua misso, tal como definida em seu PDI, regimento e documentos que estabelecem seus compromissos com o poder pblico e com a sociedade. 2 Quando possvel constatar que a IES tem condies, mas elas so insuficientes para cumprir sua misso, tal como definida em seu PDI, regimento e documentos que estabelecem seus compromissos com o poder pblico e com a sociedade. 1 Quando possvel constatar que a IES no tem condies (ou tem condies precrias) para cumprir sua misso, tal como definida em seu PDI, regimento e documentos que estabelecem seus compromissos com o poder pblico e com a sociedade. Indicador 1.2 Viabilidade do PDI Conceito Critrio de Anlise 5 Quando h condies plenas de viabilidade no que se refere implementao das propostas apresentadas no PDI bem como do seu potencial para introduzir melhorias significativas na instituio e nos cursos que ela pretende oferecer. 4 Quando h condies adequadas de viabilidade no que se refere implementao das propostas apresentadas no PDI bem como do seu potencial para introduzir melhorias na instituio e nos cursos que ela pretende oferecer. 3 Quando h condies suficientes de viabilidade no que se refere implementao das propostas apresentadas no PDI. 2 Quando h condies insuficientes de viabilidade no que se refere implementao das propostas apresentadas no PDI. 1 Quando h precrias condies de viabilidade no que se refere implementao das propostas apresentadas no PDI.

Indicador 1.3 Efetividade institucional

Conceito Critrio de Anlise 5 Quando as funes e rgos previstos no organograma da instituio apresentam condies plenas para a implementao do projeto institucional e do funcionamento dos cursos, bem como propiciam excelncia na comunicao interna e externa. 4 Quando as funes e rgos previstos no organograma da instituio apresentam condies adequadas para a implementao do projeto institucional e de funcionamento dos cursos, bem como propiciam boa comunicao interna e externa. 3 Quando as funes e rgos previstos no organograma da instituio apresentam condies suficientes para a implementao do projeto institucional e de funcionamento dos cursos, e de comunicao interna e externa. 2 Quando as funes e rgos previstos no organograma da instituio apresentam condies insuficientes para a implementao do projeto institucional, de funcionamento dos cursos, e de comunicao interna e externa. 1 Quando as funes e rgos previstos no organograma da instituio no apresentam condies (ou apresentam condies precrias) para a implementao do projeto institucional, de funcionamento dos cursos, e de comunicao interna e externa. Conceito Critrio de Anlise 5 Quando o sistema de administrao/gesto est organizado de maneira a permitir pleno suporte implantao e funcionamento do(s) curso(s) pretendido(s). 4 Quando o sistema de administrao/gesto est organizado de maneira a permitir adequado suporte implantao e funcionamento do(s) curso(s) pretendido(s). 3 Quando o sistema de administrao/gesto est organizado de maneira a permitir suporte suficiente implantao e funcionamento do(s) curso(s) pretendido(s). 2 Quando o sistema de administrao/gesto apresenta suporte insuficiente implantao e funcionamento do(s) curso(s) 1 Quando o sistema de administrao/gesto no permite (ou permite precariamente) o suporte implantao e funcionamento do(s) curso(s) pretendido(s). Conceito Critrio de Anlise 5 Quando a instituio prev mecanismos que permitam a plena participao de professores e estudantes nos rgos colegiados de direo. 4 Quando a instituio prev mecanismos que permitam a participao, de maneira adequada, de professores e estudantes nos rgos colegiados de direo. 3 Quando a instituio possui regras que permitem uma representao suficiente de professores e estudantes nos seus rgos colegiados de direo. 2 Quando as normas institucionais no permitem uma representao suficiente de professores e estudantes nos seus rgos colegiados de direo. 1 Quando a instituio no prev a representao de professores e estudantes nos seus rgos colegiados de direo. 3

Indicador 1.4 Suficincia administrativa

Indicador 1.5 Representao docente e discente

Indicador 1.6 Recursos financeiros

Conceito Critrio de Anlise 5 Quando a instituio demonstra possuir recursos financeiros para realizar, de maneira plena, investimentos acima do total previsto no seu PDI. 4 Quando a instituio demonstra possuir recursos financeiros para realizar, de maneira adequada, os investimentos previstos no seu PDI. 3 Quando a instituio demonstra possuir recursos financeiros suficientes para os investimentos previstos no seu PDI. 2 Quando a instituio demonstra possuir recursos financeiros insuficientes para realizar os investimentos previstos no seu PDI. 1 Quando a instituio no demonstra possuir (ou possui precariamente) recursos financeiros para os investimentos previstos no seu PDI.

Indicador Conceito Critrio de Anlise 1.7 Autoavaliao 5 Quando a instituio planeja executar um projeto de autoavaliao que institucional atenda plenamente o que est disposto na Lei 10.861/04. 4 Quando a instituio planeja executar um adequado projeto de autoavaliao conforme o que est disposto na Lei 10.861/04. 3 Quando a instituio planeja executar um projeto de autoavaliao que atenda suficientemente o que est disposto na Lei 10.861/04. 2 Quando a instituio planeja executar um projeto de autoavaliao incipiente ou sem correspondncia com a Lei 10.861/04. 1 Quando a instituio no planeja executar um projeto de autoavaliao.

Relato global da dimenso 1: Organizao institucional

DIMENSO 2: CORPO SOCIAL

Dimenso: Corpo Social Indicador Conceito 2.1 Capacitao e 5 acompanhamento docente 4

Critrio de Anlise Quando existe uma abrangente proposta de polticas de capacitao e de acompanhamento do trabalho docente, com plenas condies de implementao. Quando existe uma adequada proposta de polticas de capacitao e de acompanhamento do trabalho docente, com adequadas condies de implementao. Quando existe proposta mnima de polticas de capacitao e de acompanhamento do trabalho docente, com abrangncia e condies suficientes de implementao. Quando a proposta de polticas de capacitao e de acompanhamento do trabalho docente tem abrangncia restrita e condies insuficientes de implementao. Quando no existe previso de polticas de capacitao e de acompanhamento do trabalho docente ou ela muito precria.

Indicador 2.2 Plano de carreira

Conceito Critrio de Anlise 5 Quando existe plano de carreira com critrios de admisso e progresso plenamente definidos. 4 Quando existe plano de carreira com critrios de admisso e progresso adequadamente definidos. 3 Quando existe plano de carreira com critrios de admisso e progresso suficientemente definidos. 2 Quando existe plano de carreira com critrios de admisso e progresso insuficientemente definidos. 1 Quando no existe plano de carreira. Conceito Critrio de Anlise 5 Quando h previso de poltica de estmulo produo cientfica, que valorize plenamente o trabalho cientfico em equipe, envolvendo estudantes e professores e com repercusso substantiva no ensino e na extenso. 4 Quando h previso de poltica de estmulo produo cientfica, que valorize adequadamente o trabalho cientfico em equipe, envolvendo estudantes e professores, com repercusso no ensino e na extenso. 3 Quando h previso de poltica que estimule suficientemente a produo cientfica. 2 Quando a poltica de estmulo produo cientfica insuficiente. 1 Quando no esto previstas aes de estmulo produo cientfica.

Indicador 2.3 Produo cientfica

Indicador 2.4 Corpo tcnicoadministrativo

Conceito 5 4 3 2 1

Critrio de Anlise Quando h proposta de corpo tcnico-administrativo com excelente formao e plenas condies para o exerccio de suas funes. Quando h proposta de corpo tcnico-administrativo com adequada formao e adequadas condies para o exerccio de suas funes. Quando h proposta de corpo tcnico-administrativo com suficiente formao e suficientes condies para o exerccio de suas funes. Quando h proposta de corpo tcnico-administrativo com formao e condies insuficientes para o exerccio de suas funes. Quando no est previsto corpo tcnico-administrativo para o desempenho de funes e servios administrativos e acadmicos ou ele muito precrio.

Indicador 2.5 Organizao do controle acadmico

Conceito Critrio de Anlise 5 Quando est previsto processo de controle acadmico que garanta plenamente o registro e o controle de informaes sobre a vida acadmica dos alunos. 4 Quando est previsto processo de controle acadmico que garanta adequadamente o registro e o controle de informaes sobre a vida acadmica dos alunos. 3 Quando est previsto processo de controle acadmico que garanta suficientemente o registro e o controle de informaes sobre a vida acadmica dos alunos. 2 Quando est previsto processo de controle acadmico que garanta insuficientemente o registro e o controle de informaes sobre a vida acadmica dos alunos. 1 Quando no est previsto (ou est previsto de modo precrio) processo de controle acadmico para registro e controle de informaes sobre a vida acadmica dos alunos. Conceito Critrio de Anlise 5 Quando h previso de programas que demonstrem plena capacidade de facilitar o acesso e a permanncia do estudante, com nfase especial na promoo do intercmbio acadmico e cultural, bem como na iniciao cientfica. 4 Quando h previso de programas que demonstrem adequada capacidade de facilitar o acesso e a permanncia do estudante, permitindo o intercmbio acadmico e cultural, bem como a iniciao cientfica. 3 Quando h previso de programas que demonstrem suficiente capacidade de facilitar o acesso e a permanncia do estudante, permitindo o intercmbio acadmico e cultural, bem como a iniciao cientfica. 2 Quando so insuficientes os programas previstos para facilitar o acesso e a permanncia do estudante, o intercmbio acadmico e cultural e a iniciao cientfica. 1 Quando no esto previstos programas de apoio destinados aos estudantes ou eles so muito precrios.

Indicador 2.6 Programas de apoio ao estudante

Relato global da dimenso 2: Corpo social

DIMENSO 3: INSTALAES FSICAS

Dimenso: Instalaes Fsicas Indicador Conceito Critrio de Anlise 3.1 Instalaes 5 Quando as instalaes administrativas apresentam condies plenas no administrativas que se refere dimenso, limpeza, iluminao, acstica, ventilao, segurana, conservao e comodidade necessrias atividade proposta. 4 Quando as instalaes administrativas apresentam condies adequadas no que se refere dimenso, limpeza, iluminao, acstica, ventilao, segurana, conservao e comodidade necessrias atividade proposta. 3 Quando as instalaes administrativas atendem suficientemente aos requisitos de dimenso, limpeza, iluminao, acstica, ventilao, segurana, conservao e comodidade necessrias atividade proposta. 2 Quando as instalaes administrativas atendem insatisfatoriamente aos requisitos de dimenso, limpeza, iluminao, acstica, ventilao, segurana, conservao e comodidade necessrias atividade proposta. 1 Quando as instalaes administrativas so, em todos os sentidos, precrias.

Indicador 3.2 Auditrio/Sala de conferncia/Salas de aula

Conceito Critrio de Anlise 5 Quando o(s) auditrio(s), sala(s) de conferncia e salas de aula possuem instalaes modernas, com equipamentos de alta tecnologia e plenas condies em termos de dimenso, limpeza, iluminao, acstica, ventilao, segurana, conservao e comodidade necessrias atividade proposta. 4 Quando o(s) auditrio(s), sala(s) de conferncia e salas de aula possuem instalaes com adequadas condies em termos de dimenso, limpeza, iluminao, acstica, ventilao, segurana, conservao e comodidade necessrias atividade proposta. 3 Quando o(s) auditrio(s), sala(s) de conferncia e salas de aula atendem suficientemente aos requisitos de dimenso, limpeza, iluminao, acstica, ventilao, segurana, conservao e comodidade necessrias atividade proposta. 2 Quando o(s) auditrio(o), sala(s) de conferncia e salas de aula possuem instalaes insuficientes em termos de dimenso, limpeza, iluminao, acstica, ventilao, segurana conservao e comodidade necessrias atividade proposta. 1 Quando no h auditrio ou sala de conferncia e as salas de aula so precrias. Conceito Critrio de Anlise 5 Quando as instalaes sanitrias apresentam condies plenas em termos de espao fsico, equipamentos sanitrios modernos, adequao a normas de acessibilidade e de higiene, iluminao, ventilao e limpeza. 4 Quando as instalaes sanitrias apresentam condies adequadas em termos de espao fsico, equipamentos sanitrios modernos, adequao a normas de acessibilidade e de higiene, iluminao, ventilao e limpeza. 3 Quando as instalaes sanitrias atendem de maneira satisfatria aos requisitos de espao fsico, iluminao, ventilao e limpeza. 2 Quando as instalaes sanitrias atendem de maneira insatisfatria aos requisitos de espao fsico, iluminao, ventilao e limpeza. 1 Quando as instalaes sanitrias so precrias. Conceito Critrio de Anlise 5 Quando est prevista a implantao de infraestrutura capaz de proporcionar, de forma plena, a prtica de esportes, a recreao e o desenvolvimento cultural. 4 Quando est prevista a implantao de infraestrutura capaz de proporcionar, de forma adequada, a prtica de esportes, a recreao e o desenvolvimento cultural. 3 Quando est prevista a implantao de infraestrutura para proporcionar, de forma satisfatria, a prtica de esportes, a recreao e o desenvolvimento cultural. 2 Quando a infraestrutura a ser implantada insuficiente para proporcionar a prtica de esportes, a recreao e o desenvolvimento cultural. 1 Quando no est prevista a implantao de infraestrutura destinada a proporcionar a prtica de esportes, a recreao e o desenvolvimento cultural ou ela muito precria. 8

Indicador 3.3 Instalaes sanitrias

Indicador 3.4 reas de convivncia

Indicador 3.5 Infraestrutura de servios

Conceito Critrio de Anlise 5 Quando h previso, na instituio ou em suas proximidades, de infraestrutura de servios capaz de oferecer plena satisfao aos discentes, corpo tcnico-administrativo e docentes, nas necessidades de alimentao, transportes, comunicao, estacionamento, etc. 4 Quando h previso, na instituio ou em suas proximidades, de infraestrutura de servios capaz de oferecer adequada satisfao aos discentes, corpo tcnico-administrativo e docentes, nas necessidades de alimentao, transportes, comunicao, estacionamento, etc. 3 Quando h previso, na instituio ou em suas proximidades, de infraestrutura de servios capaz de oferecer suficiente satisfao aos discentes, corpo tcnico-administrativo e docentes, nas necessidades de alimentao, transportes, comunicao, estacionamento, etc. 2 Quando h previso, na instituio ou em suas proximidades, de infraestrutura de servios capaz de oferecer insuficiente satisfao aos discentes, corpo tcnico-administrativo e docentes, nas necessidades de alimentao, transportes, comunicao, estacionamento, etc. 1 Quando no prevista, na instituio ou em suas proximidades, a implantao de infraestrutura para atendimento os discentes, corpo tcnico-administrativo e docentes, nas necessidades de alimentao, transportes, comunicao, estacionamento, etc. Conceito Critrio de Anlise 5 Quando h instalaes equipadas para o acervo da biblioteca, que incorporam concepes arquitetnicas, tecnolgicas e de acessibilidade especficas para suas atividades, atendendo plenamente aos requisitos de: dimenso, limpeza, iluminao, acstica, ventilao, segurana, conservao, conforto, horrios de atendimento e espaos para estudos individuais e em grupo. 4 Quando h instalaes equipadas para o acervo da biblioteca, que incorporam concepes arquitetnicas, tecnolgicas e de acessibilidade especficas para suas atividades, atendendo adequadamente aos requisitos de: dimenso, limpeza, iluminao, acstica, ventilao, segurana, conservao, conforto, horrios de atendimento e espaos para estudos individuais e em grupo. 3 Quando h instalaes para o acervo da biblioteca que incorporam concepes arquitetnicas, tecnolgicas e de acessibilidade especficas para suas atividades, atendendo suficientemente aos requisitos de: dimenso, limpeza, iluminao, acstica, ventilao, segurana, conservao, conforto, horrios de atendimento e espaos para estudos individuais e em grupo. 2 Quando as instalaes para o acervo da biblioteca apresentam atendem de maneira insuficiente aos requisitos de: dimenso, limpeza, iluminao, acstica, ventilao, segurana, conservao, conforto, horrios de atendimento e espaos para estudos individuais e em grupo. 1 Quando as instalaes para o acervo e funcionamento da biblioteca so precrias ou no existem.

Indicador 3.6 Biblioteca: instalaes para o acervo e funcionamento

Indicador 3.7 Biblioteca: informatizao

Conceito Critrio de Anlise 5 Quando a informatizao da biblioteca tal que os computadores, os programas e aplicativos so de tecnologia atual e em quantidades que atendam plenamente s demandas previstas para a utilizao do acervo, permitindo diferentes formas de pesquisa, reserva de livros on line, acesso via Internet. 4 Quando a informatizao da biblioteca tal que os computadores, os programas e aplicativos so de tecnologia atual e em quantidades que atendam adequadamente s demandas previstas para a utilizao do acervo, permitindo diferentes formas de pesquisa, reserva de livros on line, acesso via Internet. 3 Quando a informatizao da biblioteca tal que os computadores, os programas e aplicativos so de tecnologia atual e em quantidades que atendam suficientemente s demandas previstas para a utilizao do acervo, permitindo diferentes formas de pesquisa, reserva de livros on line, acesso via Internet. 2 Quando a informatizao da biblioteca tal que os computadores, os programas e aplicativos atendem insuficientemente s demandas previstas para a utilizao do acervo, com limitados recursos de pesquisa, de reserva de livros e de acesso via Internet. 1 Quando no h informatizao da biblioteca. Conceito Critrio de Anlise 5 Quando a instituio apresenta um acervo dimensionado acima da mdia da demanda inicial prevista para os cursos e apresenta uma poltica de aquisio, expanso e atualizao do acervo que atende plenamente ao disposto do PDI,. 4 Quando a instituio apresenta um acervo adequadamente dimensionado demanda inicial prevista para os cursos e uma poltica de aquisio, expanso e atualizao do acervo que atende adequadamente ao disposto do PDI. 3 Quando a instituio apresenta um acervo suficientemente dimensionado demanda inicial prevista para os cursos e uma poltica de aquisio, expanso e atualizao do acervo que atende suficientemente ao disposto do PDI. 2 Quando a instituio apresenta um acervo insuficientemente dimensionado demanda inicial prevista para os cursos e uma poltica de aquisio, expanso e atualizao do acervo que atende insuficientemente ao disposto do PDI. 1 Quando a instituio apresenta um acervo inadequado demanda inicial prevista para os cursos e no apresenta poltica de aquisio, expanso e atualizao do mesmo.

Indicador 3.8 Biblioteca: poltica de aquisio, expanso e atualizao do acervo

10

Indicador 3.9 Sala de informtica

Conceito Critrio de Anlise 5 Quando a instituio apresenta sala de informtica, para utilizao de alunos e professores, com plenas condies no que diz respeito qualidade e atualizao tecnolgica dos equipamentos, garantindo acesso internet banda larga, numa proporo que possibilite aos usurios extrema facilidade no uso, considerado o total de matrculas dos cursos em funcionamento mais as vagas a serem oferecidas no primeiro ano dos cursos propostos. 4 Quando a instituio apresenta sala de informtica, para utilizao de alunos e professores, com condies adequadas no que diz respeito qualidade e atualizao tecnolgica dos equipamentos, garantindo acesso internet banda larga, numa proporo que possibilite aos usurios facilidade no uso, considerado o total de matrculas dos cursos em funcionamento mais as vagas a serem oferecidas no primeiro ano dos cursos propostos. 3 Quando a instituio apresenta sala de informtica, para utilizao de alunos e professores, com condies suficientes no que diz respeito qualidade e atualizao tecnolgica dos equipamentos, garantindo acesso internet banda larga, numa proporo que possibilite aos usurios razoveis condies de uso, considerado o total de matrculas dos cursos em funcionamento mais as vagas a serem oferecidas no primeiro ano dos cursos proposto. 2 Quando a instituio apresenta sala de informtica, para utilizao de alunos e professores, com condies insuficientes no que diz respeito qualidade e atualizao tecnolgica dos equipamentos, e sem contar com acesso internet banda larga, na proporo que dificulte o acesso, considerado o total de matrculas dos cursos em funcionamento mais as vagas a serem oferecidas no primeiro ano dos cursos proposto. 1 Quando a instituio no apresenta (ou apresenta de maneira precria) sala de informtica para utilizao de alunos e professores.

Relato global da dimenso 3: Instalaes fsicas

11

QUADRO DOS PESOS DAS DIMENSES Dimenso 1. ORGANIZAO INSTITUCIONAL 2. CORPO SOCIAL 3. INSTALAES FSICAS Peso 30% 30% 40% Quantidade de Indicadores 7 6 9

REQUISITOS LEGAIS
Estes itens so essencialmente regulatrios, por isso no fazem parte do clculo do conceito da avaliao. Os avaliadores apenas faro o registro do cumprimento ou no do dispositivo legal por parte da Instituio para que o Ministrio da Educao, de posse dessa informao, possa tomar as decises regulatrias cabveis. Por serem exigncias estabelecidas em Lei, esses itens so de atendimento obrigatrio. Requisito legal Condies de acesso para portadores de necessidades especiais (Dec. 5.296/2004, a vigorar a partir de 2009). Critrio de Anlise A IES apresenta condies de acesso para portadores de necessidades especiais. Sim No

Relato global da categoria de anlise: Disposies legais

Consideraes finais da comisso de avaliadores:

12

GLOSSRIO
rea Autoavaliao institucional para o modelo de educao superior a distncia adotado Disciplina/Unidade de contedo Sistema de gesto de atos acadmicos Mestrado Conjunto de contedos (grupos temticos comuns) que compem os diferentes campos do saber. Traduz-se na soma de indicadores referentes anlise de indicadores tais como fluxo dos alunos (evaso, repetncia, freqncia, etc) tempo de integralizao do(s) curso(s), interatividade, entre outros. Parte do contedo curricular necessria para formao acadmica. Sistema informatizado que possibilita o controle de todas as operaes resultantes dos atos acadmicos, garantido preciso e rapidez no gerenciamento e acessibilidade das informaes da IES. Primeiro nvel da ps-graduao stricto sensu. Exige dissertao em determinada rea de concentrao e confere diploma de mestre. Nos processos de avaliao, somente sero considerados os ttulos de mestrado, obtidos em Programas de Ps-Graduao Stricto Sensu, reconhecidos pela CAPES, ou ttulos revalidados por universidades brasileiras. Mestrado dirigido formao profissional, com estrutura curricular clara e consistentemente vinculada sua especificidade, articulando o ensino com a aplicao profissional, de forma diferenciada e flexvel, admitido o regime de dedicao parcial. Exige apresentao de trabalho final sob a forma de dissertao, projeto, anlise de casos, performance, produo artstica, desenvolvimento de instrumentos, equipamentos, prottipos, entre outros, de acordo com a natureza da rea e os fins do curso. Confere diploma. Nos processos de avaliao, somente sero considerados os ttulos de mestrado obtidos e Programas de Ps-Graduao Stricto Sensu, reconhecidos pela CAPES, ou ttulos revalidados por universidades brasileiras. Segundo nvel da ps-graduao stricto sensu. Tem por fim proporcionar formao cientfica ou cultural ampla e aprofundada, desenvolvendo a capacidade de pesquisa e exigindo defesa de tese em determinada rea de concentrao que represente trabalho de pesquisa com real contribuio para o conhecimento do tema. Confere diploma de doutor. Nos processos de avaliao, somente sero considerados os ttulos de doutorado, obtidos em Programas de Ps-Graduao Stricto Sensu, reconhecidos pela CAPES, ou ttulos revalidados por universidades brasileiras. Curso em rea especfica do conhecimento com durao mnima de 360 horas (no computando o tempo de estudo individual ou em grupo sem assistncia docente, e, nem o destinado elaborao do trabalho de concluso de curso) e o prazo mnimo de seis meses. Pode incluir ou no o enfoque pedaggico. Confere certificado (Cf. Resoluo CNE/CES n 01/2007).

Mestrado (profissional)

Doutorado

Especializao (Psgraduao lato sensu)

13

Docentes em tempo integral

O regime de trabalho docente em tempo integral compreende a prestao de 40 horas semanais de trabalho, na mesma instituio, nele reservado o tempo de, pelo menos, 20 horas semanais para estudos, pesquisa, trabalhos de extenso, planejamento e avaliao (Dec. 5.773/2006, Art.69). Observao: Nas IES, nas quais, por acordo coletivo de trabalho, o tempo integral tem um total de horas semanais diferente de 40, esse total deve ser considerado, desde que, pelo menos, 50% dessa carga horria seja para estudos, pesquisa, extenso, planejamento e avaliao. Docentes contratados com doze (12) ou mais horas semanais de trabalho, na mesma instituio, nelas, reservados, pelo menos, 25% do tempo para estudos, planejamento, avaliao e orientao de alunos. Docentes contratados pela instituio, exclusivamente, para ministrar horas-aula, independentemente da carga horria contratada, ou que no se enquadrem nos outros regimes de trabalho definidos neste glossrio. Somatrio das horas semanais alocadas ao curso dos docentes previstos, dividido por quarenta (40). Observao: No caso de acordos coletivos com definio de tempo integral diferente de 40 horas, a frmula deve ser adequada situao (exemplo: se o acordo coletivo prev 36 horas semanais, o somatrio das horas semanais alocadas ao curso dever ser dividido por 36). Nas autorizaes, relao derivada da soma das vagas previstas para os 2 (ou 3, no caso do curso de Medicina) primeiros anos do curso, dividida pelo nmero de docentes equivalentes a tempo integral. Nos reconhecimentos ou renovao de reconhecimento, relao derivada da soma dos alunos do curso, dividida pelo nmero de docentes equivalentes em tempo integral. Considerar como produo cientfica: livros, captulos de livros, artigos em peridicos especializados, textos completos em anais de eventos cientficos, resumos publicados em anais de eventos internacionais, propriedade intelectual depositada ou registrada e produes tcnicas relevantes. O Ncleo Docente Estruturante (NDE) de um curso de graduao constitui-se de um grupo de docentes, com atribuies acadmicas de acompanhamento, atuante no processo de concepo, consolidao e contnua realizao do projeto pedaggico do curso, que exeram liderana acadmica no mbito do mesmo, percebida na produo de conhecimentos na rea, no desenvolvimento do ensino, e em outras dimenses entendidas como importantes pela instituio, e que atuem sobre o desenvolvimento do curso. (Resoluo n01, de 17 de junho de 2010, Art. 1, Pargrafo nico) Consiste num documento em que se definem a misso da instituio de ensino superior e as estratgias para atingir suas metas e objetivos. Abrangendo um perodo de cinco anos, dever contemplar o cronograma e a metodologia de implementao dos objetivos, metas e aes do Plano da IES, observando a coerncia e a articulao entre as diversas aes, a manuteno de padres de qualidade e, quando pertinente, o oramento. Dever apresentar, ainda, um quadro-resumo contendo a relao dos principais indicadores de desempenho, que possibilite comparar, para cada um, a situao atual e futura (aps a vigncia do PDI). So instituies, pblicas ou privadas, que oferecem cursos de nvel superior nos nveis tecnolgico, graduao, ps-graduao e extenso.

Docentes em tempo parcial Docentes horistas

Docentes equivalentes a tempo integral

Nmeros de alunos por docente equivalente em tempo integral

Produo cientfica

Ncleo Docente Estruturante (NDE)

Plano de Desenvolvimento Institucional PDI

Instituio de Educao Superior IES

14

Educao a Distncia EAD

Processo de ensino aprendizagem organizada de forma que professores e alunos, mesmo separados fisicamente, se comuniquem por meio de tecnologias de informao e comunicao. Esta separao pode aplicar-se a todo processo de aprendizagem ou apenas a certos estgios, devendo tambm envolver estudos presenciais. A educao a distncia implica em novos papis para alunos e professores, novas atitudes e enfoques metodolgicos. Modalidade educacional na qual o processo de ensino aprendizagem ocorre, segundo metodologia, gesto e avaliao peculiares, a distncia. Professores e estudantes desenvolvem atividades educativas em lugares e/ou tempos diversos, utilizando, para a comunicao, meios e tecnologias de informao e momentos presenciais obrigatrios, tais como avaliaes de estudantes;defesa de trabalhos de concluso de curso e estgios obrigatrios, quando previstos na legislao pertinente; e, atividades relacionadas a laboratrios de ensino, quando for o caso. um espao fsico para a execuo descentralizada de algumas das funes didtico-administrativas de cursos a distncia. Plos de educao a distncia so unidades operativas, no Pas ou no exterior, que podero ser organizados em conjunto com outras instituies, para a execuo descentralizada de funes pedaggico-administrativas do curso, quando for o caso. O tutor um profissional que atua nas mediaes pedaggicas, geralmente facilitando a aprendizagem dos estudantes. Seu papel importante nos sistemas de EAD, sendo o principal responsvel pelo processo de acompanhamento e controle do ensino-aprendizagem. Compreendem solues tecnolgicas para a informao e a comunicao na educao a distncia. Ex: Internet, teleconferncias, softwares educativos e qualquer outra ferramenta tecnolgica correlata. O Plano Nacional de Educao (PNE) um instrumento da poltica educacional que estabelece diretrizes, objetivos e metas para todos os nveis e modalidades de ensino, para a formao e valorizao do magistrio e para o financiamento e a gesto da educao, por um perodo de dez anos. Sua finalidade orientar as aes do Poder Pblico nas trs esferas da administrao (Unio, Estados e Municpios), o que o torna uma pea-chave no direcionamento da poltica educacional do pas. O PNE tem respaldo legal na Constituio de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB), aprovada em dezembro de 1996. A LDB, em sintonia com a Declarao Mundial de Educao para Todos, determinou a elaborao de um plano nacional de educao no prazo de um ano, a contar da data da sua publicao. Entretanto, depois de trs anos de tramitao no Congresso Nacional e muito debate com a sociedade civil organizada e entidades da rea educacional, o PNE foi sancionado em janeiro de 2001. O total de matrculas em uma determinada srie como porcentagem da populao que, de acordo com as regras nacionais, deveriam estar matriculados naquela srie. Mede a capacidade da escola. Taxa de matrculas de uma determinada faixa etria escolar sobre o total da populao com aquela faixa etria . Uma pirmide populacional representa graficamente a composio etria e por sexo de uma populao. Por meio de valores absolutos ou propores de homens e mulheres em cada grupo etrio, a pirmide oferece um quadro das caractersticas de uma populao. O somatrio de todos os grupos de idade e sexo na pirmide igual ao total da populao ou 100% da mesma. 15

Plo de apoio presencial

Tutor

Tecnologias de Informao e Comunicao TIC Plano Nacional de Educao PNE

Taxa bruta de matriculados Taxa lquida de matriculados Pirmide populacional

Diretrizes Curriculares Nacionais

So normas obrigatrias para a Educao Bsica que orientam o planejamento curricular das escolas e sistemas de ensino, fixadas pelo Conselho Nacional de Educao (CNE). As DCNs tm origem na Lei de Diretrizes e Bases da Educao (LDB), de 1996, que assinala ser incumbncia da Unio "estabelecer, em colaborao com os Estados, Distrito Federal e os Municpios, competncias e diretrizes para a educao infantil, o ensino fundamental e o ensino mdio, que nortearo os currculos e os seus contedos mnimos, de modo a assegurar a formao bsica comum. uma estratgia de abordagem de tratamento do conhecimento na qual se busca o cruzamento entre atividades de diferentes reas disciplinares, as quais naturalmente tm organizaes distintas. Conjunto estruturado de um contedo especfico que engloba materiais, atividades e exerccios projetados para alcanar determinados objetivos de ensino-aprendizagem. Tpicos ou unidades de contedo programtico de uma disciplina ou atividade integrante do currculo de um curso. Linguagem proposta nos materiais didticos na qual se favorece a participao ativa do estudante em mesmo plano de relevncia em relao participao do professor. Resulta da contnua avaliao de um curso ou programa, neste caso, na modalidade de Educao a Distncia. Jornais especializados, ordenados por ndice conforme regra especfica. Nos indicadores qualitativos, o adjetivo pleno ou o advrbio plenamente qualificam um fenmeno ou uma situao como merecedora de notoriedade, distino e excelncia. Numa escala percentual de 0 a 100, o conceito que se situa no nvel pleno equivale ao patamar de qualidade mximo, ou seja, 100%. Nos indicadores qualitativos, o adjetivo adequado ou o advrbio adequadamente qualificam um fenmeno ou uma situao acima da mdia, merecedora de destaque, reconhecimento e importncia, porm no de notoriedade e excelncia. Numa escala percentual de 0 a 100, o conceito que se situa no nvel adequado atinge o mnimo de 75%. Nos indicadores qualitativos, o adjetivo suficiente ou o advrbio suficientemente qualificam um fenmeno ou uma situao como de nvel satisfatrio, ou seja, que ultrapassa o limite mnimo de aprovao. Numa escala percentual de 0 a 100, o conceito que se situa no nvel suficiente atinge o mnimo de 50%. Nos indicadores qualitativos, o adjetivo insuficiente ou o advrbio insuficientemente qualificam um fenmeno ou uma situao como de nvel inferior ao limite mnimo de aprovao. Embora o fenmeno ou a situao no sejam completamente destitudos de mrito ou qualidade, o patamar atingido no , entretanto, satisfatrio. Numa escala percentual de 0 a 100, o conceito que se situa no nvel insuficiente atinge o mnimo de 25%. Nos indicadores qualitativos, o adjetivo precrio ou os advrbios no/precariamente qualificam um fenmeno ou uma situao como precrios, destitudos ou quase destitudos de mrito ou qualidade. Numa escala percentual de 0 a 100, o conceito que se situa no nvel precrio fica aqum dos 25%.

Interdisciplinaridade

Mdulos

Ementas Dialogicidade da linguagem Estratgia de avaliao continuada


Peridicos especializados, indexados e correntes

Pleno/Plenamente (Excelente) Nvel 5 dos indicadores qualitativos Adequado/ Adequadamente (Bom) Nvel 4 dos indicadores qualitativos Suficiente/Suficientemente (Regular) Nvel 3 dos indicadores qualitativos Insuficiente/ insuficientemente Nvel 2 dos indicadores qualitativos

No existe/Precrio/ precariamente Nvel 1 dos indicadores qualitativos

16

You might also like