You are on page 1of 4

A HISTRIA DO SOLDADO

de Igor Stravinsky e Ramuz adaptao dramatrgica e direo: Luiz Duarte regncia: Ricardo Rocha

Descrio Detalhada do Projeto, Metas e Resultados Esperados


A montagem de A Histria do Soldado de Igor Stravinsky que aconteceu em maro de 2010 no Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro, uma obra rara de ser montada, e pela primeira vez desde a sua composio em 1918, teve uma adaptao teatralizada no mundo. Para isso, a Cia. Bachiana Brasileira (Prmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro de 2009) fez uma parceria com o dramaturgo e diretor Luiz Duarte (Premio Mambembe/Prmio Jabuti), que escreveu um texto teatral indito fundamentado no libreto original. Essa montagem indita ficou apenas duas semanas em cartaz, com enorme sucesso de pblico e crtica especializada. Para que tamanho esforo no se perdesse, e preocupado em documentar a obra e a montagem, o diretor filmou todas as apresentaes em diferentes ngulos em alta resoluo (full HD), gerando um material audiovisual de qualidade surpreendente. O udio tambm foi gravado de maneira profissional, sem patrocnios, com recursos dos prprios realizadores. Objetivamente esse projeto busca viabilizar a edio audiovisual desse material indito, e a consequente primeira edio prensada em DVD dessa obra. A OBRA contedo e relevncia Esta obra, um concerto musical com narrao ao vivo composta por Igor Stravinsky sobre texto de G.F. Ramuz, estreou primordialmente em Lausanne, em 1918, com um ensemble de apenas sete instrumentistas, tendo o famoso regente Ernest Ansermet na direo musical. Esta formao refletia a absoluta economia do perodo ps-guerra, quando os recursos eram extremamente escassos.

A Histria do Soldado um espetculo para todas as idades. A histria nos fala fundamentalmente da condio humana, apresentando um tema que atravessa geraes e culturas e est sempre presente de uma forma ou de outra, em verdades proverbiais como "o dinheiro no traz felicidade", "ao tempo ningum foge" ou "quem tudo quer tudo perde". A obra trata da histria do Soldado que vendeu a prpria alma, na forma de seu violino, ao Diabo. Ao descobrir a armadilha em que havia cado, ele passa a lutar de todas as formas para reaver seu instrumento. Resgatando o contedo medieval do Dr. Fausto, A Histria do Soldado passa-nos a mensagem de que na vida possvel fazer concesses, desde que sejam perifricas. Se forem vitais, ainda que sigamos vivendo, j teremos perdido a nossa alma, viramos mortos-vivos. Ou seja, a dificuldade est em discernir entre o que dispensvel e o que vital. Esta montagem (2010) indita no Brasil, no apenas por sua concepo arrojada e apresentada em portugus, mas principalmente por ser completa (todas os movimentos musicais so executados) e teatralizada com quatro atores, ao invs de apenas um narrador fazendo o papel de trs personagens. A MONTAGEM Na sua quase totalidade, a obra montada em forma de ballet, onde a figura do narrador l o libreto de Ramuz, enquanto os bailarinos danam. Em montagens reduzidas apenas a camerata, o maestro, e o narrador esto presentes. E em montagens ainda mais reduzidas, apenas a msica executada. Tamanho ineditisto na montagem acontece porque alm de falada em portugus, Luiz Duarte escreveu um texto dramatrgico original sobre o libreto de Ramuz, e na direo fez uma montagem teatral. O projeto foi produzido pela Cia Bachiana Brasileira, com extenso currculo no investimento da msica erudita no Rio de Janeiro. Artisticamente o espetculo foi realizado pelos melhores msicos eruditos

do cenrio da msica erudita brasileira, sob a regncia do Maestro Ricardo Rocha regente brasileiro consagrado internacionalmente, e ainda a participao de excelentes atores da nova safra artstica do Rio de Janeiro representando o Soldado, o Diabo, o Narrador, e a Princesa. Durante dois finais de semana o espetculo esteve em cartaz no Centro Cultural Correios, com lotao esgotada em todos os dias. Crticas, material de imprensa, fotos, e outros documentos da montagem esto em anexo a este projeto, adiante. CONCLUSO Se pesquisamos no Google vamos observar que em todo mundo existe apenas um DVD sendo comercializado com essa obra de Stravinsky, com o detalhe de que este uma animao comecializada nos anos 80. Registrar ento essa montagem no formato de DVD, com legendas em ingls e espanhol - para que nosso produto tenha um alcance mundial, uma oportunidade nica de eternizar essa montagem, de preservar a cultura musical, e de valorizar a produo carioca e nacional. Portanto, nossa meta fundamental realizar uma primeira edio em DVD dessa obra, hoje guardada de forma bruta em arquivo, e multiplicar os resultados conquistados por sua realizao at aqui.

Justificativa do Projeto
Os objetivos imediatos esto divididos em trs partes. Na primeira a edio de todo material bruto gravado em alta resoluo, buscando um arquivo final da obra tambm editado e masterizado em alta resoluo. A segunda a edio, mixagem e masterizao das gravaes em udio, realizadas profissionalmente durante as apresentaes. A terceira parte a autorao do DVD e prensagem, gerando uma primeira edio com 3.000 cpias. importantssimo observar que objetivamente o que pleiteamos com esse projeto apenas a finalizao audiovisual do material bruto gravado e arquivado. Aqui no

inclumos nenhuma rubrica referente a custos de locao de equipamentos de filmagem em alta resoluo, e os custos com as gravaes em udio estes j foram assumidos pessoalmente pelos representantes respectivamente da COMNIC e da Cia. Bachiana Brasileira. A maior razo e justificativa para a solicitao desse apoio, que se recursos para esse projeto no vierem de algum tipo de verba e incentivo direto governamental, jamais esse material bruto em arquivo se transformar num produto acessvel para o pblico em geral. Isso porque, ainda que o projeto fosse certificado em qualquer lei cultural (municipal, estadual, ou federal), dificilmente conseguiramos patrocnio de alguma empresa privada para tal. A msica erudita e a dramaturgia teatral esto na lanterna dos interesses de marketing de qualquer empresa.

You might also like