You are on page 1of 20

PROF. DR. OSWALDO BAPTISTA DUARTE FILHO REITOR DA UFSCAR PROF. DR.

ADOLPHO JOS MELFI REITOR DA USP PROF. DR. JOS CARLOS DE SOUZA TRINDADE REITOR UNESP PROF. DR. CLAUDIO RODRIGUES SUPERINTENDENTE DO IPEN DIRETOR DO CMDMC: PROF. DR. ELSON LONGO COORDENADOR DE ENSINO: PROF. DR. ANTONIO CARLOS HERNANDES COORDENADOR DE INOVAO: EQUIPE RESPONSVEL:

PROF. DR. JOS ARANA VARELA PROF. DR. EDSON R. LEITE DR. CARLOS ALBERTO PASKOCIMAS DR. JOS OCTAVIO ARMANI PASCHOAL DRA.INGRID TVORA WEBER ALESSANDRA ZENATTI ELAINE CRISTINA PARIS GIOVANNI MAMBRINI GRAZIELA PEREIRA CASALI JULIANA PEREIRA LUIS PRESLEY SEREJO DOS SANTOS MARCELO O. ORLANDI TNIA R. GIRALDI VIVIANE ALBARICE FRANCINI CRISTIANI PICON JOS ANGELO SANTILLI - MTb 33.360

REVISO: PROJETO GRFICO: ILUSTRAES E COLORIZAO: FINALIZAO:


ENIO LONGO CARLOS BRITTO ENIO LONGO/ MARCELO OLIVEIRA/ LEOPOLDO REIS LONGO LPCVISUAL - (11) 5543-5102

19

Defeitos de queima Defeitos de queima


roblema: o material se deformou porque a pea, ou parte dela, derreteu. Causa: a temperatura dentro do forno est alta demais. Como evitar: distribuir melhor as peas dentro do forno. Se possvel, verificar a temperatura e reduzir a carga de queima. Problema: a pea ficou inchada. Causa: foram produzidos muitos gases no interior da pea e esses gases no conseguiram sair. Como evitar: manter a pea por algum tempo numa temperatura mais baixa que a usada para a queima. Assim, os gases podem sair antes do material ficar completamente cozido. Problema: a pea trincou. Causa: a pea tinha muita gua, que foi eliminada de forma muito rpida dentro do forno. Como evitar: melhorar a secagem da pea antes de queimar.

04

O queO argila? que argila?


popularmente como barro. Esse tipo de material, em geral, tem uma textura terrosa e pode ser facilmente moldado ou deformado quando umedecido (ou molhado). Essa caracterstica de ser moldado chamada de plasticidade. Outro ponto que caracteriza as argilas o fato de elas serem constitudas por partculas muito finas. Voc reparou que est escrito as argilas, no plural? Isso acontece porque existem vrios tipos de argilas. E esses vrios tipos so formados por componentes diferentes. Existem argilas que so

Afinal,

A argila tambm conhecida

vermelhas, argilas que so brancas, argilas que servem para fazer piso e azulejo, argilas que servem para fazer telha e tijolo, etc. Existem realmente muitos tipos de argilas, inclusive o que se chama de argila gorda e argila magra. Argila gorda aquela que muito pura, fcil de ser moldada e muito plstica. A argila magra o contrrio, mais difcil de ser trabalhada. O resultado final das peas que vo ser feitas depende muito, entre outras coisas, do tipo da argila usada. E sobre isso vamos falar um pouco mais frente.

17
fabricadas com argila que tenha muita matria orgnica, elas podem trincar. A, percebe-se a importncia de se escolher bem a argila com que se vai trabalhar (como foi visto no item Preparando a massa) Ainda no meio da queima (de 450oC a 600oC), alguns dos elementos que compem a argila, como a areia, por exemplo, podem mudar de estrutura. Ou seja, esses elementos (os gros de areia) aumentam de tamanho. Por isso, se a argila tiver muita areia, podem-se formar muitos espaos vazios que vo deixar a pea mais fcil de quebrar depois de pronta. No final da queima (at 900oC), tambm podem-se formar gases dentro da pea. Mais uma vez, esses gases podem causar trincas. O resfriamento: essa etapa tambm importante e, por isso, merece ser controlada. Se ele ocorrer muito rpido, por exemplo, h grandes chances das peas quebrarem. O maior perigo acontece quando o forno est naquela fase em que alguns elementos variam de tamanho (450oC a 600oC).

06

Quando o gs sai, podem-se formar espaos vazios e at mesmo trincas. Se houver muito espao vazio, a pea vai quebrar facilmente. A areia, por outro lado, faz com que a argila fique menos plstica, mais difcil de moldar ( s lembrar que se voc misturar apenas areia e gua, fica impossvel moldar qualquer coisa). A areia, quando aquecida, aumenta de tamanho, e quando resfria volta ao seu tamanho normal. Isso tambm pode causar trincas. O calcrio outro tipo de material que solta gs durante a queima. Nesse caso, acontece o mesmo que com a matria orgnica. Se o gs no consegue sair, a pea incha ou trinca. Por fim, as pedras, ou mesmo grandes bolos de barro, impedem

que a pea fique bem lisinha, que a argila seja distribuda por igual. Isso, alm de deixar a pea menos bem acabada, pode fazer com que ela se quebre facilmente.

15

* Tipo da argila Quanto mais plstica for a argila, mais gua ela tem capacidade de armazenar e, por isso, maior o tempo da secagem. * Forma e espessura da pea - Quanto mais espessa (grossa) e mais compacta for a pea, maior a quantidade de gua que deve ser retirada. Isso tambm aumenta o tempo de secagem. Tendo em vista toda essa parte, podemos concluir que a melhor forma de secar as peas colocando-as em galpes cobertos

(pois assim evitam-se problemas com chuvas ou excesso de sol). As peas tambm devem ser arrumadas de modo a facilitar a ventilao. As peas planas ou mais delicadas devem ficar bem apoiadas sobre prateleiras e bem espaadas umas das outras, para evitar a deformao e permitir uma boa ventilao. Se essas peas forem muito resistentes, podem ser empilhadas umas sobre as outras.

08
O Armazenamento Outra coisa que pode melhorar a qualidade da argila o armazenamento. O primeiro cuidado que se deve ter extrair a argila algum tempo antes de ser usada. O quanto antes, melhor (dias, semanas ou at meses). Essa argila deve ser colocada num terreno aberto, na forma de morros. Esses morros devem ficar expostos ao tempo, tomando sol e chuva para envelhecer a argila. Cada vez que se extrair uma nova quantidade de argila, ela deve ser posta em cima do morro, e l ficar tambm no sol e na chuva.

13
O oposto desse caso quando trabalhamos com argilas muito pouco plsticas magras demais. Nesse caso, deve haver uma grande quantidade de areia na argila e, por isso, fica difcil obter o ponto bom para modelar a massa. Ento, a nica soluo misturar essa argila com outra mais plstica, at obter uma massa fcil de ser modelada. Modelando as peas A fabricao de peas cermicas pode ser feita manualmente, ou usando outros mtodos. Esses outros mtodos podem ser o uso de moldes, de prensas ou de mquinas conhecidas como marombas ou extrusoras. Em geral, peas de artesanato so feitas manualmente, ou com moldes. Prensas e marombas so mais usadas nas indstrias. Para a modelagem com a mo, no existe nenhuma regra. Cada arteso tem o seu jeito de trabalhar. Para a modelagem com moldes, alguns cuidados podem ser tomados para melhorar a qualidade das peas. So eles: * Colocar argila em excesso no molde. Nunca se deve pr pouca argila no molde, porque assim podem-se gerar defeitos na pea. Esses defeitos podem at no ser vistos enquanto a pea est crua, mas, depois de queimada, a pea pode ficar mais frgil. * Prensar bem a argila no molde. Deve-se colocar fora igual em todos os pontos do molde. Caso contrrio, tambm se podem gerar defeitos na pea. * Tirar o excesso de argila com a ajuda de uma esptula, rolo ou p. * Alisar a pea com um pouquinho de gua. * Tirar do molde e retirar as rebarbas.

10
Para misturar bem a gua, pode-se trabalhar a massa. Para misturar bem a gua pode-se amassar a massa com as mos, com os ps, ou at batendo com barretes. Pode-se tambm usar traador movido por animais. Uma coisa importante nessa etapa saber que quanto menos gua for usada, melhor. O uso de muita gua pode levar a trincas e rachaduras na pea queimada. Isso acontece porque quanto mais gua se coloca na massa, mais a pea vai diminuir de tamanho durante a secagem e a queima. Se essa diminuio for grande, a pea pode rachar. Ento, deve-se colocar a menor quantidade de gua possvel para que a massa atinja o ponto de trabalho. E tambm bom deixar a massa descansar ou curar. Na cura, a massa recm-preparada deve ser colocada dentro de um saco plstico (ou coberta com um plstico, se for muito material) e deixada descansando por um dia (24 horas). Dessa forma, a gua colocada na massa pode se espalhar melhor pela argila e, assim, deix-la mais fcil de trabalhar e molhada de maneira uniforme (o que tambm evita rachaduras no final).

11
Depois de curada, devem-se tirar as bolhas de ar da massa. Essas bolhas tambm podem fazer com que a pea quebre na queima, pois o ar que ficou preso dentro da bolha vai querer sair, e a a pea pode estourar. Uma maneira fcil de tirar bolhas de ar bater na massa com um barrete. O bloco de massa deve ser cortado ao meio e colocado sobre a mesa de forma que a parte que foi cortada fique virada para cima. Vrios golpes devem ser dados na massa para se expulsarem as bolhas de ar. Depois, repete-se esse procedimento at que toda a massa esteja bem batida e no surjam mais bolhas de ar na massa. Esta etapa no pode deixar de ser feita.

12

Importante Bater muito na argila para retirada de gua e evitando bolhas, tornando-a lisa.
Quando estamos preparando a massa, uma coisa que precisa ser observada a qualidade da argila e quando falamos em qualidade, estamos falando em quanto a argila plstica ou gorda. As argilas muito gordas tm muita matria orgnica em sua composio (restos de plantas e animais). E essa matria orgnica, quando queimada, produz gases que vo gerar bolhas dentro da pea. Por isso, quando trabalhamos com argilas gordas demais, podemos obter peas com rachaduras. Uma possvel soluo para isso diminuir a plasticidade da argila ou seja, torn-la menos gorda. Isso pode ser feito misturando-se um pouco de uma argila menos plstica (mais magra) ou mesmo p de restos de peas j queimadas. Isso porque, depois de queimada, a argila j no tem mais matria orgnica. A quantidade de material a ser colocado na mistura depende da argila usada e deve ser determinada por tentativa e erro mesmo.

09
Quando voc for usar a argila, faa cortes verticais (ou seja, de cima para baixo) no morro e v tirando das pontas para o centro do morro. Quanto mais envelhecida for a argila, melhor vai ser a sua qualidade (ela vai ter menos areia, menos restos de vegetais, e vai estar mais misturada). A preparao da massa Essa uma das etapas mais importantes da fabricao de peas cermicas. As massas usadas devem ser o mais bem preparadas possvel. Por isso, falaremos com um pouquinho mais de detalhes sobre esse ponto. A preparao da massa pode ser dividida em vrias etapas. So elas: Peneirando a argila Quanto mais fina for a argila, melhor sero as peas produzidas. Isso acontece porque pedregulhos, gravetos, ou mesmo bolos de barro mais duros podem ficar presos no meio da pea e causar trincas ou rachaduras na secagem da pea. Ento, o ideal, que, antes de preparar a massa propriamente dita, voc moa e peneire a argila o mximo possvel. Para isso, pode-se usar um pilo de mo, um traador movido por animal, um monjolo ou qualquer outra forma de moagem. O importante moer bem, e separar as pedras, gravetos, restos de folhas, etc. Depois de moda, bom que se passe essa argila numa peneira, para tirar as pedrinhas menores, os bolos de barro duro, etc. Quanto mais fina ficar a argila, melhor. Colocando a mo na massa Para ter uma boa pea, preciso que a massa esteja o mais misturada possvel. importante aqui que duas coisas aconteam: a gua fique bem distribuda por toda a massa e que se tirem as bolhas de ar.

14
Secando as peas A secagem das peas cermicas nada mais do que a retirada da gua que existe na massa. A secagem importante porque, se a pea for colocada no forno muito mida, a gua vai ser eliminada muito rapidamente, provocando rachaduras e deformaes. Se a secagem for feita de forma muito rpida, a gua que est dentro da pea vai sair de forma muito brusca e as bordas vo secar bem antes do resto da pea. Isso vai causar diferenas entre as bordas e o meio da pea, e essas diferenas causam defeitos. Por isso, importante que a secagem acontea de forma lenta e ocorra na pea por inteiro. Assim, podemos evitar que muitas peas se quebrem durante a queima e, ainda, garantir peas mais resistentes. Os fatores que podem influenciar na velocidade de secagem das peas so: * Temperatura do ar No vero, quando o ar est mais quente, as peas secam mais rpido. J no inverno, demoram bem mais. * Umidade do ar Quando o ar est mais mido (poca de muita chuva), a secagem mais difcil. Nessas pocas, em alguns casos, pode ser preciso colocar as peas em ambiente fechado e um pouco aquecido.

07

Como melhorar a argila para poder trabalhar

melhor? Como melhorar a argila?


omar alguns cuidados com relao argila pode facilitar o seu trabalho e, tambm, melhorar o resultado do produto final. Entre eles esto a escolha da argila certa, a maneira de retirar a argila do barreiro (chamada de extrao), a forma de guardar essa argila (armazenamento), a preparao da massa que vai ser trabalhada (processamento), a forma de modelar as peas, a secagem das peas e, por fim, a queima.

Se em cada uma dessas etapas forem tomados alguns cuidados, muito provavelmente, no final, o trabalho ir render mais. Agora vamos falar sobre cada um desses cuidados. A extrao Para se ter argila de melhor qualidade, deve-se desprezar a parte mais superficial da camada, ou seja, a camada de argila que fica mais em cima, exposta ao sol, chuva e aos animais. Nessa camada, comum encontrarem-se impurezas que pioram a qualidade da argila. No existe, uma definio de quanto se deve cavar at chegar na argila boa, pura. O que se deve fazer ir cavando enquanto forem encontradas pedras, razes, ou grande quantidade de areia. Quando se chegar argila pura, ela ser bem lisa e escorregadia quando molhada. Esta a argila que deve ser usada.

16
Enfim, queimando as peas! Saber se a pea est pronta para a queima uma operao totalmente visual. O barro, quando molhado, tem uma colorao mais escura. Ento, sabemos que a pea est boa para a queima quando o barro estiver o mais claro possvel, pois isso quer dizer que ele est seco e, assim, pronto para o cozimento. Antes de queimar as peas importante tomar cuidados com a sua arrumao no forno. As peas devem ser colocadas de forma que aproveitem o mximo possvel o calor do forno. Se na fornada houver tanto peas ocas quanto peas macias, as ocas devem ficar mais prximas do fogo. Isso porque as macias, por mais que aparentem estar secas, ainda tm grande quantidade de umidade no seu interior e, assim, precisam de um aquecimento mais lento para no rachar (assim como acontece na secagem). A queima pode ser dividida em vrias etapas. E cada uma delas pode ser crtica para a pea. Em cada faixa de temperatura diferentes processos acontecem dentro da pea. E preciso ajustar a queima para que cada um deles ocorra da melhor forma possvel.

Agora, vamos conhecer esses processos: * oNo incio da queima (at 200 C), acontece a sada do restante da gua usada na preparao da massa. Essa gua fica localizada nos espaos vazios da pea. Quando a pea macia, essa etapa deve ser lenta para no provocar bolhas, que podem estourar. No meio da queima (de 300oC at 600oC), ocorre a eliminao da matria orgnica, o que faz com que sejam gerados gases dentro da pea. Por isso, se as peas forem

05
Mas uma coisa todas essas argilas tm em comum: geralmente, elas so constitudas pelo mesmo material. Em geral, toda argila formada por restos de rochas ou pedras, areia, restos de folhas, troncos ou animais e gua. Cada tipo de argila tem uma quantidade maior ou menor de cada um desses componentes. H tambm os compostos de ferro, que do a cor vermelha a algumas argilas. A quantidade desses componentes tambm influencia as caractersticas das peas que esto sendo feitas. Se a argila tem muita areia, por exemplo, a pea pode ficar mais porosa, ou seja, com mais espaos vazios. E assim quebra mais fcil. Sobre isso tambm falaremos mais tarde.

nas peas de cermicas O que acontece?


enquanto esto sendo fabricadas?

O que acontece

argilas so compostas por diversos materiais, como areia, pedras, restos de folhas e animais (matria orgnica), calcrio, etc. Cada um desses componentes influencia de alguma forma na argila, e, conseqentemente, na pea cermica. A matria orgnica e a argila, propriamente dita, fazem com que o material seja mais plstico, mais fcil de modelar. Durante a queima, a matria orgnica vira gs e tem que ser expulsa da pea.

Como j falamos, as

18
Isso porque os gros de areia que ficaram maiores durante o aquecimento agora vo voltar ao seu tamanho normal, ou seja, vo diminuir de tamanho. Ento, mais uma vez, se a argila tiver muita areia, essa mudana pode quebrar a pea. Olhando essas etapas, vimos que importante conhecer a temperatura dentro do forno. A maior parte das oficinas de cermica, no entanto, no faz esse controle, muitas vezes pela prpria forma como o forno construdo. Mas, embora saibamos que difcil fazer essa medio, se conseguimos conhecer a temperatura do forno e a velocidade com que ele aquece ou resfria, podemos evitar muitos problemas. De qualquer forma, podemos tentar contornar esse problema analisando as peas que saem do forno. Se a pea sair perfeita, tudo indica que a queima vai indo bem. Por outro lado, alguns defeitos podem surgir. Ento, vamos ver quais os defeitos mais comuns, por que eles acontecem e as possveis formas de evit-los.

03

Oi!!!

introduo introduo
cermicas e tambm curiosidades sobre o tema. Nossa proposta no , de forma alguma, ensinar como um arteso deve trabalhar. Isso, voc sabe melhor do que ningum. Queremos apenas dividir um pouco do que aprendemos nos livros e na universidade e, dessa forma, quem sabe, poder entender um pouco mais sobre esse mundo da cermica. Assim, todos os arteses, cientistas e pessoas que nunca mexeram antes com cermica esto convidados a passear junto com a gente por esse universo.

conversar um pouco sobre barro, argila e peas artesanais de cermica. Voc vai encontrar, aqui, alguns dados sobre esse tipo de material, dicas sobre coisas que podem ser teis na produo de peas

Nesta apostila vamos

http://www.cmdmc.com.br email: liec@power.ufscar.br Fone/Fax: (16) 261 5215 (16) 260 8214

You might also like