A TÉCNICA DO TIE DYE que além de ser super legal é SUPER tendência do verão, esta presente em inúmeras grifes

e ainda promete continuar por um bom tempo nas passarelas e nos guarda roupas.E o mais divertido disso tudo é que podemos reformar aquelas nossas roupas velhas e deixá-las com a cara da estação! A palavra TIE DYE quer dizer amarrar e tingir, é isso mesmo que se traduz a técnica. A diferença com que você pode brincar em cima disso fica por conta da mistura de cores e da intensidade, o que pode variar entre um verdadeiro caleidoscópio de tons estilo hippies, até um discreto e chiquérrimo dégradé. A moda sugere tratamentos em tecido amassados, quadriculados, tingidos e lixados, que pode ser feito em qualquer tipo de tecido de saias, blusas, vestidos, lenços, enfim tudo que sua imaginação permitir. Existem dois tipos de corantes, um para fibras naturais (algodão, linho, viscose, rami ou juta) e outro para fibras sintéticas (nylon, poliamida, lâ, lycra e sedas naturais). E apesar de dar um resultado encantador não tem mágica nem mistério não gente, é super simples.

o que precisamos??
Tintas: use as normais para tingir tecidos Recipientes: suficientemente grande para se fervam em seu interior os tecidos a serem tingidos Elásticos Tesoura Conta-gotas Colher de pau Tiras de plástico

como se faz?
1. Diferentemente dos outros métodos para tingir tecidos, com esse sistema você não pode obter desenhos com contornos preciosos, mas apenas desenhos simples e irregulares. Conforme você liga os elásticos, obtêm-se manchas ou faixas de grande efeito. 2. Se o tecido for novo deve ser lavado para retirar toda a goma e passado a ferro antes de ser tingido. 3. Encrespe o tecido, enrole o elástico nos locais desejados e amarre-o firmemente para não se soltar com a fervura. 4. Banhe o tecido mergulhando-o na água e esprema bem, assim a tinta será melhor absorvida. Prepare em uma panelinha a tinta das cores desejada e vá pintando o tecido com o conta-gotas. 5. Tenha em mãos as tiras de plástico para envolver o tecido, no ponto onde você pintar e amarre-as com elástico. As manchas de tintas não cobertas pelo plástico e pelos elásticos serão eliminadas durante a fervura. 6. Encha de água a panela com a tinta escolhida para pintar a maior parte do tecido, deve ser suficientemente grande para conter o tecido e poder movê-lo com a colher de pau. Ponha o tecido na água quando estiver muito quente, mas não fervendo. Não é necessário ferver a água para fixar as tintas. Se juntar 2 colheres de amaciante para roupa a tinta penetra melhor no tecido. Quanto mais o tecido ficar na solução, mais intensa será sua cor.Enxague abundantemente antes e depois de soltar os nós. deixe secar e passe. Se desejar pintar utilizando apenas uma cor, envolva as partes que irão ficar brancas com o elástico e plástico e mergulhe o tecido na panela com a cor desejada.

a criatividade é sua! Passo 1 * Coloque água na panela e deixe ferver. * Misture o corante dissolvido na água da panela e deixe ferver.parte 1 Como o tye-dye é um pouco mais complexo e pode ser usado de diversas formas pra obter resultados super diferentes. vou dividir esse assunto em parte 1 e 2 (quem sabe parte 3 também). não se gasta praticamente nada! Notícia boa.br/colunas_fazendoarte_tye_dye. * Em outro recipiente pequeno. nas próximas semanas vocês vão encontrar aqui a continuação das técnicas e dicas do que se pode fazer com tye-dye. coloque um pouco de água quente e devagarinho despeje o conteúdo do tubinho de corante. ..com. né!? Então anotem os materiais que vocês vão precisar e soltem a criatividade. Por isso meninas. estampadas. ou dêem uma espiadinha em revistas de moda. agora você tem uma roupa super legal feita com suas própias mãos podendo utilizar roupas que não usa mais e ainda super na moda!! In: http://www. Materiais: * Barbante (um rolo grande) * Tubinhos de corante para tecido (uma marca bem conhecida e que se encontra até nos grandes supermercados é a TUPY e custa menos de 2 reais). Ah! Só mais uma coisinha: é uma técnica super barata. * Mexa devagarinho até dissolver os grãos do corante. ou nos sites das marcas que eu citei aí em cima.E pronto gente. * Uma panela grande (pra caber a peça de roupa totalmente submersa na água com corante).doqueelasgostam. podem ser brancas coloridas. fiquem ligadas.html Tie Dye . * Separe peças de roupas de algodão que você quer tingir..

pode ser que a tinta não "pegue". Passo 3 * Depois que a peça de roupa estiver toda amarrada com barbante (nos pontos em que você não quer que a tinta "pegue") coloque a roupa na panela. já as outras partes que não estão protegidas pelo cordão serão tingidas). portanto permanecerão da mesma cor. * Depois é só torcer a roupa e desamarrar os barbantes. Não tire a peça de roupa antes de 15 minutos de tingimento. * Coloque embaixo d'água corrente por uns 3 minutos. (Quanto mais tempo a roupa ficar ali dentro. Passo 4 * Assim que o tempo de tingimento tiver passado. * Mergulhe bem e tenha certeza de que ela vai estar totalmente submersa. pegue peça de roupa que você separou e dobre-a ou enrrole amarrando com barbante enrrolado diversas vezes ao redor do tecido.Passo 2 * Enquanto a água ferve. mais forte será o tom do tingimento. . * Amarre bem forte! (As partes amarradas não receberam o corante. * Mexa a água durante o tempo de tingimento de que deve ser entre 20 minutos e meia hora. retire a pela de roupa de dentro da panela com ajuda de uma concha ou um daqueles talheres de servir macarrão.

enviadas pela Eloísa. semana que vem eu vou trazer dicas e o passo a passo de outras idéias que se pode fazer com o tyedye. aqui está a parte 2 da coluna sobre Tie Dye. Dicas: * Aqui algumas dicas de tipos de amarração que vocês podem fazer e qual o resultado que ela dá. * Caso você queira uma cor que não existe ( as cores do corante são bem básicas ) É só misturar duas cores diferentes. Em primeiro lugar. * O tingimento se sobrepõe a cor da peça que você vai tingir. conforme o prometido. Agora que vocês já sabem como funciona. como por exemplo. * Cada marca de tinta tem suas especificações. Se você acessou o site agora e pegou o assunto em andamento. * Não esqueçam que a cor da tinta não é a que aparece no exterior do tubo do corante. que leu a coluna e quis dividir técnicas mais avançadas sobre como fazer o tingimento das peças durar mais e sobre os corantes em si. verifique ao final desta página o link para coluna da semana passada. se quiser cores mais intensas. o degradê! Tie Dye . por isso a quantidade de água em que o pózinho deve ser diluído varia de fabricante para fabricante. . esta semana estou trazendo algumas dicas. coloque menos água do que recomenda o tubinho de tinta. O Exemplo de tye-dye que usei esta semana é o mais básico de todos.* Pronto os efeitos vão aparecer ! * Deixe secar à sombra.parte 2 Oi gente. * Quanto mais água você colar mais fraca a cor do tingimento vai ficar .

caso contrário ignore os passos das amarrações e siga os outros descritos anteriormente. vamos para 2ª parte do Tie Dye. Dadas as dicas. ele vai garantir que o tingimento dure muito mais tempo. E não apenas corantes para algodão. Imagine o processo como usar um saquinho de chá. retirando-a novamente. mas garanto que elas vão ficar irreconhecíveis depois das dicas de “degradê” em Tie Dye. Mergulhe agora só a pontinha do tecido ou da peça e deixe por mais um tanto. Dicas da Eloísa: • • • • Existem corantes próprios para outros tipos de tecidos. Retire-a novamente. afinal a água com o corante deve estar sempre fervendo. mergulhando o tecido em etapas. É interessante comprar o fixador líquido. você coloca e tira . por exemplo. • • • A idéia aqui é que cada parte da peça fique imersa no corante por tempos diferentes.Adorei a contribuição dela. etc. mas com um toque de criatividade elas podem ficar com OUTRA cara! Batinhas: aquelas vendidas na praia. Confira nas fotos abaixo o efeito. Existem corantes importados que são mais “firmes” e mais vivos que os encontrados nos supermercados. a parte que for imersa por mais tempo ficará mais escura e vice versa. porém este é o mais popular. . se você quiser ter o efeito ensinado na coluna anterior. pedidos. Porto Alegre e São Paulo em lojas especializadas. todas iguaizinhas também. portanto sintam-se todas à vontade para escrever dando toques. como a seda. e retire-o em seguida com a ajuda de uma concha ou com uma luva de forno. Passo 2 • • • Mergulhe todo o tecido dentro da panela. idéias. Aqui escolhi 2 exemplos: • • Bolsas de pano: que a gente encontra no camelô aqui de Floripa. de acordo com a sua necessidade. sugestões. geralmente as estampas são populares e não trazem grandes novidades. Passo 1 • Faça as amarrações com barbante normalmente. Eles podem ser encontrados em cidades como Rio de Janeiro. Ele deve ser misturado na água. Depois mergulhe o tecido ou a peça pela metade e deixe por mais um tanto. Os corantes podem ser comprados em porções de 100g ou em quilos. A idéia aqui é obter o efeito “degradê”. pra proteger suas mãos.

neste caso. fica muito mais delicado. com a ajuda das miçangas no topo. No lugar das cordinhas que fecham a bolsa.Passo 3 Os materiais para o passo 3 são os velhos conhecidos desta coluna: • • • Fitas de cetim Miçangas Lantejoulas Passo 4 • • Aplique as lantejoulas pregando cada uma delas na peça de roupa ou. como mostra a primeira foto da seqüência. . você pode trocar por fitas de cetim que combinem com as novas cores da peça. na bolsa.

aspx?cod=30 Camiseta com efeito Tie Dye Efeitos de pinturas especiais está ém alta na estação.clubedeartesanato. dá para seguir o caminho dos desenhos que elas já têm. Confiram o resultado final da batinha ! Totalmente personalizada e muito mais delicada!!! Aguardem! Semana que vem idéias para customizar seus biquínis. verde claro e amarelo limão . não é? Não esqueçam que qualquer coisa é só entrar em contato comigo através do e-mail: alice@alicelinck. Experimente esta dica para personalizar a sua camiseta. Que tal mudar a cara deles e dar aquela sensação de biquíni novo? Com esse calor.com. a gente só pensa neles. pink. como geralmente elas vem com bordados em linha.br/faca-voce-mesmo-completa.com.br In: http://www. Execução: Elizabeth Amante Materiais Necessários: Fita Progresso CS 09 056 Aquacor Guarany nas cores: azaléia.• Siga o mesmo processo na hora de bordar a batinha.

Deixe secar 72 horas antes de lavar. amasse o tecido para que a tinta penetre na peça. Aplique todas as cores . o conta-gotas e as luvas antes de passar para a aplicação da próxima cor. pendure-a em um cabise. Quando a peça estiver seca. com as mãos. Deixe a tinta agir por 3 horas. Com o conta-gotas aplique o Aquacor e. Divida a peça em 4 partes. Umedeça toda a peça . braçadeira ou barbante Luva plástica Lápis para tecido Modo de Fazer: Dobre a camiseta em ziguezague no sentido vertical. Lave bem as mãos. uma em cada parte em que a camiseta foi dividida. amarre-a com três braçedeiras apertando bem para que a tinta não vaze. . formando uma sanfona.Conta-gotas Camiseta de algodão Pedraria Workfashion Arame encapado.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful