You are on page 1of 15

1-A arte da Pr-Histria brasileira SITIOS ARQUEOLOGICOS NO BRASIL

O Brasil possui valiosos stios arqueolgicos em seu territrio, embora nem sempre tenha sabido preserv-los. Em Minas Gerais, por exemplo, na regio que abrange os municpios de Lagoa Santa, Vespasiano, Pedro Leopoldo, Matosinhos e Prudente de Moraes, existiram grutas que traziam, em suas pedras, sinais de uma culturapr-histrica no Brasil. Algumas dessas grutas, como a chamada Lapa Vermelha, foram destrudas por fbricas de cimento que se abasteceram do calcrio existente em suas entranhas. Alm dessas cavernas j destrudas, muitas outras encontram-se seriamente ameaadas. Das grutas da regio, a nica protegida por tombamento do IPHAN (Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional) a gruta chamada Cerca Grande. Ela considerada importante monumento arqueolgico por causa de suas pinturas rupestres e de fsseis descobertos em seu interior, indicadores de antigas culturas existentes em nosso pas. O QUE O NATURALISMO E GEOMETRISMO:-

NATURALISMO: SO AS OBRAS COM MOTIVOS NATURALISTAS, Entre as primeiras predominam as representaes de figuras humanas que aparecem ora isoladas, ora participando de um grupo, em movimentadas cenas de caa, guerra e trabalhos coletivos. No grupo dos motivos naturalistas, encontram se tambm figuras de animais, cujas representaes mais freqentes so de veados, onas, pssaros diversos, peixes e insetos. Motivos Naturalistas (figuras humanas que aparecem isoladas, participando de um grupo, em movimentadas cenas de caa, guerra e trabalhos coletivos / figuras de animais, cujas representaes mais freqentes so de veados, onas, pssaros diversos, peixes e insetos).

GEOMETRISMO: SO AS OBRAS COM MOTIVOS GEOMETRICOS. Motivos Geomtricos (linhas paralelas, grupos de pontos, crculos, crculos concntrico, cruzes, espirais e tringulos).

As figuras com motivos geomtricos so muito variadas: apresentam linhas paralelas, grupos de pontos, crculos, crculos concntrico, cruzes, espirais e tringulos.

A ARTE DOS NDIOS BRASILEIROS


Descobrimento do Brasil cerca de 5 milhes de ndios. Hoje, esse nmero caiu para aproximadamente 200 mil. Esses povos possuem suas manifestaes artsticas, porm, sempre ligadas a religio e ao cotidiano

Cermica Pr-histrica
As peas de cermica que se conservaram testemunham muitos costumes dos diferentes povos ndios e uma linguagem artstica que ainda nos impressiona. So assim, por exemplo, as urnas funerrias lavradas e pintadas de Maraj, a cermica decorada com desenhos impressos por inciso dos Kadiwu, as panelas zoomrficas dos Waur e as bonecas de cermica dos Karaj.

2-CIVILIZAES PR-COLOMBIANA
Manifestaes artsticas dos povos nativos da Amrica espanhola antes da chegada de Cristvo Colombo, em 1492. Aps a colonizao do continente americano, o que restou das grandes civilizaes foi sua arte, templos e casas quanto as esculturas, relevos, pinturas, utenslios domsticos, objetos ornamentais, amuletos e tecidos. atravs do que representa cada obra por determinados materiais (pedra, barro, metal, etc) que predominam as crenas ou a cincia de cada povo. Pela identificao, interpretao e comparao dos sistemas de representao dos povos amerndios que se classificam e decifram sua cultura como um todo. Descobertas arqueolgicas indicam a presena do homem na Amrica h pelo menos 20 mil anos. Porm, as trs principais civilizaes amerndias conhecidas so: MAIA: a mais antiga, surge na pennsula de Yucatn, na Amrica Central, por volta de 2.600 a.C. e ocupa a regio mesoamericana. ASTECA: inicia-se em 1376 e vai at 1521, quando Tenochtitlan, a capital do imprio, conquistada e destruda pelos espanhis, que sobre ela edificam a atual Cidade do Mxico. INCA: a terceira maior civilizao pr-colombiana, se desenvolve nos Andes, na Amrica do Sul, nas regies atuais do Peru, Bolvia, Equador, expandindo-se a partes da Colmbia, Chile e Argentina.

ARTE DA CIVILIZAO INCA:Os incas faziam vrios objetos utilizando o ouro, principalmente, esculturas de animais, deuses e representaes de elementos da natureza. Oartesanato inca tambm foi um elemento importante da cultura. Faziam cestos e redes com fibras vegetais. Tambm pintavam em tecidos, utilizando tintas naturais (sangue de animais, minrios, carvo, etc). A arte destacou-se pela qualidade dos objetos de ouro, prata, tecidos e jias. Na arquitetura, desenvolveram vrias construes com enormes blocos de pedras encaixadas, como templos, casas e palcios. A cidade de Machu Picchu foi descoberta somente em 1911 e revelou toda a eficiente estrutura urbana desta sociedade. Dentro de seu conjunto arquitetnico, formado por mais de 200 edifcios, destacam-se o Observatrio Solar e dois grandes templos: o Principal e o das Trs Janelas. Aps a consolidao do imprio, foram erguidos os gigantescos monumentos de Cuzco, trabalhados em pedras encaixadas com preciso quase matemtica. Deve-se destacar, como um dos mais belos exemplos da arquitetura inca, as runas de Machu Picchu, uma cidade construda nos Andes, talvez em 1450. Esta cidade, s descoberta no incio do sculo XX, tanto pode ter servido como local de cerimnias religiosas, como para que os incas se protegessem dos espanhis durante as guerras de conquista. Em Machu Picchu destacam-se o conjunto de terraos e o observatrio astronmico.

As mscaras so destaque na arte Inca. Embora a maior parte das peas tenha sido destruda pelos espanhis durante a ocupao do territrio, ainda sobraram mantos sacerdotais bordados a ouro, luvas de ouro (manoplas) tambm para uso dos sacerdotes, capacetes ornados, copos, taas, pratos, brincos e placas peitorais. A cermica e estamparia caracterizavam-se pela falta de exagero e opulncia, assim como pela presena do irregular ou assimtrico. A diversidade de cores propiciou s obras mais vida, com preferncia aos tons de terra e ocre. O artesanato txtil alcanou, entre os incas andinos, um grande apuro tcnico. Os tecidos incas destacavam-se pelos estampados variados e de cores vivas. Os incas conheciam a tcnica de produo de vrios tipos de tecidos graas facilidade de matria-prima: cultivo de algodo e as ls fornecidas pelas lhamas e alpacas. No artesanato txtil era comum a aplicao de plumas nos mantos e chapus. A ourivesaria e, em geral, o trabalho em metais , tambm alcanou alto grau de desenvolvimento. O Museu do Ouro, em Lima, no Peru, guarda objetos de extraordinria beleza. Embora a maior parte das peas tenha sido destruda pelos espanhis durante a ocupao do territrio, ainda sobraram mantos sacerdotais bordados a ouro, luvas de ouro (manoplas) tambm para uso dos sacerdotes, capacetes ornados, copos, taas, pratos, brincos e placas peitorais. O museu tambm expe instrumentos cirrgicos de ouro e um crnio que passou por uma cirurgia para que, uma parte do osso, fosse substituda por uma placa de ouro. No intuito de educar os futuros imperadores, criados em total recluso, os incas produziram, em ouro, pequenas esculturas que reproduziam atos sexuais. A prata era usada cotidianamente e, dos objetos feitos neste material, restaram poucos exemplares: canecas, jarras, pratos, talheres e enfeites domsticos. Das artes produzidas pelos incas nenhuma, porm, foi to original quanto a cermica. Os diferentes estilos e tcnicas nos permitem, hoje, estudar a evoluo do imprio e a sucesso de culturas que acabaram por criar a cultura inca. Em Chavn e Paracas, as cermicas eram entalhadas ou pintadas com figuras de felinos. A espessa cermica de Tihuanaco era pintada de vermelho ou cor de laranja e, geralmente, apresentava a forma de uma taa sem p. Uma serpente se enroscava nesta taa e a cabea do rptil ultrapassava o limite superior da taa. Em Recuay manufaturava-se uma cermica quase branca, com decorao entalhada. Nazca desenvolveu uma cermica delicada e de finssima espessura: bastante polida, era enfeitada com frutos e flores. A cermica de Nazca conhecida mundialmente por utilizar, como elemento decorativo, cabeas humanas reduzidas e mumificadas. Msica Inca: - Os incas usavam uma espcie de flauta de bambu para tocar msicas. As msicas eram criadas para simples diverso ou em homenagem aos deuses e natureza.

ARTE DA CIVILIZAO MAIA:A histria dos maias compreende trs perodo: o pr-clssico (1.000 a.C. a 317 d.C.) - Antigo Imprio (at 889d.C.) - Novo Imprio (at 1697)
Os maias so provavelmente a mais conhecida civilizao clssica do Novo Mundo. Seu territrio abrangia reas de cinco pases atuais: Mxico, Guatemala, Belize, Honduras e El Salvador. Esse povo misterioso teria migrado da Amrica do Norte para a Guatemala por volta de 2600 a.C; e, quando sua cultura atingiu o auge -

entre 200 d.C. e 900 d.C., o chamado Perodo Clssico, os maias estavam espalhados por mais de 310 mil km. Na pintura, so importantes os murais multicoloridos, com tcnica de afresco, sobre temas religiosos ou histricos,tambm empregada para decorar a cermica e ilustrar os cdices. Os livros maias, normalmente tinham pginas semelhantes a um carto, feitas de um tecido sobre o qual aplicavam uma pelcula de cal branca sobre a qual eram pintados os caracteres e desenhadas ilustraes. Os cartes ou pginas eram atadas entre si pelas laterais de maneira a formar uma longa fita que era dobrada em zigue-zague para guardar e desdobrada para a leitura. A escultura subordinada arquitetura como elemento decorativo; em pedra, estuque e madeira decoravam lpides, dintis, frisos e escadarias.

ARTE DA CIVILIZAO ASTECA:A ARTE ASTECA


Povo dedicado guerra, os astecas habitaram a regio do atual Mxico entre os sculos XIV e XVI. Fundaram no sculo XIV a importante cidade de Tenochtitln (atual Cidade do Mxico), numa rea de pntanos, prxima do lago Texcoco. A sociedade era hierarquizada e comandada por um imperador. A nobreza era tambm formada por sacerdotes e chefes militares. Os camponeses, artesos e trabalhadores urbanos compunham grande parte da populao. Esta camada mais baixa da sociedade era obrigada a exercer um trabalho compulsrio para o imperador. Durante o governo do imperador Montezuma II (incio do sculo XVI), o imprio asteca chegou a ser formado por aproximadamente 500 cidades. O imprio comeou a ser destrudo em 1519 com as invases espanholas. Os espanhis dominaram os astecas e tomaram grande parte dos objetos de ouro desta civilizao. No satisfeitos, ainda escravizaram os astecas, forando-os a trabalharem nas minas de ouro e prata da regio.

A ARQUITETURA ASTECA

As runas astecas indicam muito mais grandeza do que qualidade. Sua arquitetura era menos refinada que a dos maias. A arquitetura religiosa tinha por forma mais comum a pirmide coroada de um santurio. Com escadas em declive abrupto, orladas de serpentes emplumadas e esttuas porta bandeiras. Trao tipicamente asteca, a pirmide apresentava na sua plataforma terminal, dois templos ligados. As pirmides propriamente ditas no representavam em si nada, constituam apenas uma forma de elevar os templos mais importantes at uma rea alta, onde ficassem mais perto do cu. Tenochtitln, capital do Imprio Asteca, era uma cidade muito bem estruturada do ponto de vista da arquitetura e engenharia. Esta cidade apresentava um gigantesco conjunto arquitetnico, no qual se destacavam a "pirmide do Sol" (60m de altura, 225m de lado na base quadrada, resultando em 1 milho de metros cbicos de terra revestida de pedra) e a "pirmide da Lua" (42m de altura, 1600 m na base).

ESCULTURA

As escultura tinham grande expressividade e eram bem acabadas. Apresentavam significativo realismo e evocao. Os escultores astecas usavam, principalmente, basalto, ouro, pedras e argila. Fizeram esttuas de corpos humanos, figuras sagradas, divindades astecas, mscaras, calendrios e imagens de animais. A mais famosa escultura asteca a Pedra do Sol. Est no Museu Nacional de Antropologia da Cidade do Mxico. Com 3,6 m de dimetro, com 24 toneladas e esculpida num bloco de basalto, a pedra tem no centro a imagem do deus sol (Tonatiuh), mostrando os dias da semana asteca e verses astecas da histria mundial, alm de mitos e profecias.

PINTURA

Eram feitas em paredes de templos, tecidos ou potes de cermica. Com cores fortes, os artistas representavam cenas do cotidiano, batalhas, rituais e imagens de personagens importantes do imprio. As pinturas eram chapadas, sem profundidade e, muitas vezes, no seguiam a proporcionalidade. Elas so ricas fontes de informaes sobre a histria desta civilizao.

ARTE DECORATIVA

Os astecas eram artesos hbeis. Tingiam algodo, faziam cermica e ornamentos de ouro e prata e esculpiam muitas jias finas em jade. Quanto ourivesaria, "to natural o ouro e a prata que no h ourives no mundo que melhor fizesse". Os astecas foram surpreendidos pelos Espanhis em pleno apogeu da Idade do Bronze, dominavam com perfeio as tcnicas de fundio e forja de diversos metais, no entanto, o ferro ainda no era conhecido. Os Mexicas (outro nome para os Astecas) tambm consideravam valiosas as plumas de aves, sendo estas includas na ourivesaria. As plumas tinham um valor to grande dentro da cultura Asteca que serviam mesmo como divisor social, sendo atribuda a cada classe um tipo de pluma e sendo empregadas pesadas punies aos que utilizassem plumas relativas a uma classe hierarquicamente superior sua.

INSTRUMENTOS MUSICAIS

Um tambor de madeira horizontal (teponaztli do sculo XVI), ferido por baquetas revestido de borrachas, emitia dois sons de tonalidade diferente. Possua tambm esculpido a imagem de uma coruja: este tipo de instrumento era entalhado num tronco oco, esta ocarina representa um curioso pssaro estilizado e abaixo, este instrumento musical uma espcie de flauta em forma de papagaio. A embocadura ficava na extremidade da longa cauda, enquanto o som era modulado pelo furo no dorso e emitido pelo bico.

CIVILIZAES PR-CABRALINAS

Dois conjuntos de produo artstica se destacaram:


FASE MARAJOARA CULTURA SANTARM

A Fase Marajoara
A Ilha de Maraj foi habitada por vrios povos desde, provavelmente, 1100 a.C, que, progressivamente, foram divididos em cinco fases arqueolgicas. A fase Marajoara a quarta na seqncia da ocupao da ilha. Produo mais antropomorfa): caracterstica: cermica (mais (modelagem simples e tipicamente no

- vasos de uso domstico apresentam a superfcie decorada).

geralmente

- vasos cerimoniais (decorao elaborada, resultante da pintura bicromtica ou policromtica de desenhos feitos com incises na cermica e de desenhos em relevo). labirnticos). vasos funerrios (IGAABAS decoradas com desenhos

Cultura de Santarm
Todos os vestgios culturais encontrados na regio da juno do Rio Tapajs com o Amazonas. Sua principal manifestao est relacionada a cermica ornamental e cerimonial. A cermica santarena apresenta uma decorao bastante complexa, pois alm da pintura e dos desenhos, as peas apresentam ornamentos em relevo com figuras de seres humanos ou animais. Um dos recursos ornamentais da cermica santarena que mais chama a ateno a presena de caritides, isto , figuras humanas que apiam a parte superior de um vaso. Alm de vasos, a cultura Santarm produziu ainda cachimbos, cuja decorao por vezes j sugere a influncia dos primeiros colonizadores europeus. Estatuetas de formas variadas - diferentemente das estatuetas marajoaras, apresentam maior realismo, pois reproduzem mais fielmente os seres humanos ou animais que representam.

O final das fases

A fase Marajoara conheceu um lento mas constante declnio e, em torno de 1350, desapareceu, talvez expulsa ou absorvida por outros povos que chegaram Ilha de Maraj. A cermica santarena refinadamente decorada com elementos em relevo perdurou at a chegada dos colonizadores portugueses. Mas, por volta do sculo XVII, os povos que a realizavam foram perdendo suas peculiaridades culturais e sua produo acabou por desaparecer.

A ARTE NO PERODO COLONIAL

O BARROCO PORTUGUS NO BRASIL


O Barroco brasileiro desenvolveu-se do sculo XVII ao incio do sculo XIX, poca em que na Europa esse estilo j havia sido abandonado. O Barroco brasileiro varia de uma regio para outra. Nas regies que enriqueceram com a minerao e o comrcio de acar Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco -, encontramos igrejas com talhas douradas e esculturas refinadas, feitas por artistas de renome. J nas regies onde no havia acar nem ouro como So Paulo -, as igrejas apresentam trabalhos modestos de artistas menos experientes. Profundamente ligado religio catlica, o Barroco brasileiro est presente, at hoje, em inmeras igrejas construdas por todo o pas. Mas est tambm em muitas outras construes, como prdios pblicos, moradias, chafarizes. A escultura complementando a arquitetura As talhas ornamentos esculpidos em madeira, mrmore, marfim ou pedra so muito presentes nas igrejas barrocas brasileiras, recobrindo praticamente todo o interior da construo. Podem ter motivos florais, figuras de anjos, espirais; enfim, formas que sugerem movimento e quebram a monotonia das linhas retas. As de madeira, com vrias cores so chamadas policromadas. As mais vistosas, porm, so as douradas, revestidas por uma fina pelcula de ouro. Em algumas igrejas, a talha se combina com a pintura, como na igreja da ordem terceira de So Francisco da penitncia, Rio de Janeiro.

O ARQUITETO: IRMO FRANCISCO DIAS No final do sculo XVI, os jesutas se estabelecem definitivamente na vila de Santos. Antes, os ofcios da f eram realizados pelos padres do Colgio de So Vicente que esporadicamente passavam por ali. Santos ainda era pequena e pobre, e lentamente ia se recuperando dos problemas causados pela liberao de acesso do colono ao planalto a partir de 1544. Com o passar dos anos, o acanhado porto de Santos conheceu relativa prosperidade, firmando-se como o principal plo comercial da regio e atraindo os investimentos de So Vicente. No final do sculo XVI, o povoado vicentino cai em total decadncia, levando os padres da Companhia de Jesus a se mudarem para Santos. A presena jesutica confirmada com a doao do terreno onde existia a Casa do Conselho, efetuada pelos camaristas em 1585. Aps quinze anos, a igreja e o

mosteiro j estavam de portas abertas, construdas sob a orientao do irmo Francisco Dias, o primeiro arquiteto jesuta no Brasil. Francisco Dias era portugus e entrou para a Companhia de Jesus em 1567. Foi pedreiro, carpinteiro, mestre-de-obras, arquiteto e at navegador. Chegou ao Brasil em 1577 e trouxe em seu currculo a experincia de conduzir as obras da igreja de So Roque de Lisboa e de projetar a igreja e o colgio na Ilha Terceira dos Aores. Certamente os jesutas de Lisboa sentiram a ausncia do irmo Dias. Atravs de uma correspondncia enviada a Roma pelo padre provincial poca de sua viagem, nota-se o respeito e reconhecimento profissional adquirido por ele nos 10 anos de servio Companhia: "Tratei com os padres de So Roque e achamos ser muito necessrio este ano o Irmo Francisco Dias nesta casa por que esperamos que se acabe a igreja, e o mais que falta do edifcio, o qual de muita importncia e depende deste irmo, que anos h traz tudo entre mos, e sabe o particular de cada coisa e como h de fazer. E partindo para o Brasil este ano, como V. Paternidade ordena, ser notvel falta" A vinda de Francisco Dias era providencial. At o momento, a maioria das construes jesuticas no Brasil eram improvisadas, empregando materiais pobres, de feitura tosca, s vezes chegando a resultados desastrosos como o colgio de So Vicente em 1550, relatado por Manoel da Nbrega como a casa "mas pobre de todas". Na medida em que o trabalho da Companhia de Jesus foi apresentando resultados satisfatrios na catequese e converso do ndio, logo veio a necessidde de substituir a precariedade das primitivas igrejas, verdadeiras malocas de pau, barro e cobertura de palha, por construes que passariam a atender s exigncias de "perpetuidade" instrudas desde Roma. No Brasil, a tarefa imediata de Francisco Dias foi a de projetar novos colgios para a Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro, mas a necessidade de se repensar o modelo construtivo jesutico o tornou revisor de todas as obras da Companhia no Brasil. Nesse sentido, sua primeira atividade se deu no colgio de Salvador, junto igreja empreendida por Mem de S em 1572. Para Francisco Dias, a igreja "razovel, bem acabada, com seu coro, bastante por agora para a terra, e bem ornada com os seus ricos ornamentos" [6]. Assim, decidiu-se pela sua manuteno, conjugando-se ao prdio do colgio "no quarto da parte leste". Em seguida, ruma para o Rio de Janeiro, onde, em 1585, inicia a construo da igreja no morro do Castelo, concluda trs anos depois. Segundo Benedito Lima de Toledo, "seu fronstispcio guarda muita semelhana com So Roque" [7], cujo traado original de Afonso lvares foi refeito em 1586 por Felipe Terzi. Esta mesma composio tambm pode ser encontrada na fachada da igreja jesutica de Santos. O padre Serafim Leite sustenta que este projeto contemporneo ao do Rio de

Janeiro, conforme relata a escritura de doao do terreno pelo Conselho santista aos padres da Companhia no ano de 1585: "mandasse aqui fazer o dito mosteiro como j estava e ficara assentado com o dito padre provincial, por lhe assim pedirem sucedeu isso e ordenou que se fizesse no stio e logar que mandava traar pelo irmo Francisco Dias..." [8]. Dando prosseguimento sua atividade no Brasil, o incansvel Francisco Dias concluiu em 1592 as obras da Igreja N. S. da Graa do Colgio de Olinda, segundo "a traa de So Roque", como recorda o padre Pero Rodrigues em 1597. Dos edifcios projetados por Francisco Dias, a igreja de Olinda a nica ainda existente. Sofreu incndio, passou por reformas e anos atrs foi restaurada. Alguns estudiosos ainda levantam a possibilidade da sua participao nas construes de Reritiba (atual Anchieta, 1610), Reis Magos (atual Nova Almeida, 1615) e So Pedro da Aldeia (1617): " o que nos vem mente olhando a bela portada serliana da igreja da Aldeia de Reis Magos, reveladora da erudio de quem realizou o projeto", sugere Benedito Lima de Toledo [9]. Entre as diversas outras atividades de Francisco Dias, destacava-se a de navegador que, conduzindo o navio da companhia, auxiliava na superviso das obras pela costa litornea. Tambm, com muito zelo, dirigia a oficina de carpintaria do Colgio do Rio de Janeiro, "departamento de intenso movimento". Para a histria da arquitetura religiosa brasileira, o nome de Francisco Dias est associado introduo de um repertrio arquitetnico erudito, de carter sbrio e composies renascentistas, que marcou a feio das igrejas jesutas do Brasil nos sculos XVI e XVII. Para Lcio Costa, a sua presena "foi sem dvida decisiva, no s no sentido de fixar, de forma definitiva e logo de incio, as caractersticas de estilo prprio da nossa arquitetura jesutica, como tambm no de influir nas construes contemporneas no jesuticas" [10]. No Brasil, o grande arquiteto difundiu um partido arquitetnico moderno, trazido da experincia de So Roque, cujo projeto do arquiteto rgio Afonso lvares constitua grande novidade em Portugal. Projetou igrejas com nave nica, introduzindo capelas laterais, eliminando colunas e valorizando a visibilidade do altar e plpitos, melhorando a acstica e a iluminao, elementos esses que vinham ao encontro das mudanas do ato litrgico apresentadas pela ContraReforma. Na poca, a importncia do trabalho de Francisco Dias para a arquitetura jesutica decisiva. Passados anos de sua chegada ao Brasil, ainda possua elevado prestgio em Portugal. Em certo momento, foi objeto de uma acirrada disputa entre os padres do Brasil e Portugal, levando interveno do padre geral da Companhia na resoluo do caso.

Imagem publicada com o texto A ESCOLHA DO TERRENO A escolha do melhor stio para a construo da igreja e colgio dos jesutas tambm contou com a colaborao do arquiteto Irmo Francisco Dias. Por alguma razo, Dias no aproveitou a construo iniciada por Jos de Anchietae preferiu fazer outro prdio em um novo local, talvez com situao

mais privilegiada. Decidiu-se pelo terreno em frente da praa da igreja da Misericrdia (atual Praa da Repblica), onde ficava a Casa do Conselho, junto ao mar e prximo do porto e do forte da Vila. No restava dvida ser este um terreno adequado s necessidades da Companhia de Jesus. A vizinhana com o porto favorecia a carga e descarga de mercadorias para o abastecimento do colgio, o forte ao lado proporcionaria a segurana necessria, e a praa existente serviria aos propsitos jesuticos da catequese. Nota-se que a primitiva praa possua at o momento dupla funo. Prestavase tanto para as atividades religiosas dos irmos da Misericrdia, como tambm s solenidades dos camaristas. Com certeza, foi o principal espao cvico da vila de Santos. Quando os oficiais da Cmara e a populao local empenharam-se na construo da nova Casa do Conselho, no esqueceram a sua importncia como espao incorporado s suas solenidades, escolhendo o terreno de Joo Fernandes Brun "por ser lugar mais acomodado para n'ellas estarem as ditas casas de cada, por estarem junto da praa" [11]. Provavelmente, esses aspectos foram decisivos na opo de Francisco Dias por implantar a casa dos jesutas no terreno escolhido. Com o aproveitamento do amplo terreiro frente do colgio para as atividades da catequese dos irmos de Jesus, a praa converteu-se em amplo espao democrtico. Servia como palco dos atos oficiais da cmara, para as festividades religiosas organizadas na Igreja da Misericrdia, depois Matriz, para a reunio de mercadores com suas tendas e barracas, e passou tambm a incorporar as danas e representaes dos jesutas. At o incio do sculo XX, o sagrado e o profano ainda se conciliavam neste mesmo espao. Com as sucessivas renovaes urbanas ocorridas no correr das dcadas, eliminaram-se definitivamente as principais referncias histricas outrora existentes, rompendo uma tradicional e secular vocao.

O BARROCO NAS CAPITAIS BRASILEIRAS


As talhas ornamentos esculpidos em madeira, mrmore, marfim ou pedra so muito presentes nas igrejas barrocas brasileiras, recobrindo praticamente todo o interior da construo. Podem ter motivos florais, figuras de anjos, espirais; enfim, formas que sugerem movimento e quebram a monotonia das linhas retas. As de madeira, com vrias cores so chamadas policromadas. As mais vistosas, porm, so as douradas, revestidas por uma fina pelcula de ouro. Em algumas igrejas, a talha se combina com a pintura, como

na igreja da ordem terceira de So Francisco da penitncia, Rio de Janeiro. O BARROCO PERNAMBUCANO A partir de 1759 Recife teve grande crescimento econmico. Entre suas construes barrocas mais bem cuidadas est a igreja de So Pedro dos Clrigos. Iniciadas em 1728, segundo projeto de Manuel Ferreira Jcome, as obras dessa igreja s foram concludas em 1782. Observe a fachada barroca de pedra e a verticalidade do edifcio, incomum nas igrejas brasileiras do sculo XVIII. So Pedro abenoando o mundo catlico (1764), de Joo de Deus Seplveda, pintura sobre madeira do teto da igreja de So Pedro dos Clrigos. Recife, Pernambuco. Esse teto foi pintado por Joo de Deus Seplveda. Observe a impresso, dada pela pintura, de que nele existem arcos e colunas. Note tambm sua forma: uma figura geomtrica de oito lados, e no um retngulo, a forma mais comum dos tetos das igrejas. O BARROCO DA BAHIA Na segunda metade do sculo XVII, Salvador era o centro econmico da regio mais rica do Brasil e tambm a capital do pas. A encontramos igrejas riqussimas, como a de So Francisco. A Igreja de So Francisco (Com o convento de So Francisco de Assis e a igreja da Ordem Terceira*, a igreja de So Francisco forma o conjunto arquitetnico barroco mais conhecido da cidade. No fronto da Igreja esto os aspectos mais significativos do Barroco; as linhas curvas lembrando as linhas dos elementos da natureza, como plantas e conchas) O Barroco do Rio de Janeiro O Rio de Janeiro s viria a ter destaque econmico e cultural com o incio da extrao do outro em Minas Gerais, no sculo XVIII. Com seu porto, a cidade passou a centro de intercmbio entre a regio da minerao e Portugal. Em 1763, tornou-se a nova capital do pas. A partir da, foram erguidas muitas construes. A escultura barroca do Rio de Janeiro contou com artistas portugueses e com um brasileiro em especial: Mestre Valentim (1750-1813), to respeitado quanto Antnio Francisco Lisboa, nosso artistas barroco mais conhecido e admirado. Mestre Valentim foi tambm paisagista, mas suas obras mais preservadas so as que fez para igrejas, como a da Ordem Terceira do Carmo, a de So Francisco de Paula e a de Santa Cruz dos Militares

O Barroco de uma regio pobre: So Paulo Fundada no sculo XVI, a cidade de So Paulo e seus arredores no tiveram o mesmo desenvolvimento que outras regies no perodo colonial. No sculo XVII, os paulistas organizaram as bandeiras * e seguiram para Minas Gerais, lanando-se s atividades de minerao. Enquanto isso, So Paulo permaneceu estagnada por todo o sculo XVIII, e as ordens religiosas apenas ergueram modestas igrejas barrocas. A Escultura no Barroco Paulista Para entender melhor como as imagens produzidas em So Paulo eram primitivas e rsticas, compare as duas imagens, uma paulista e outra baiana, aproximadamente da mesma poca. Observe, por exemplo, a impresso de mais movimento e a maior riqueza de detalhes nas roupas e na expresso dos rostos conseguida no trabalho de escultura baiano, mais refinado. O Barroco Mineiro: tem incio uma arquitetura brasileira Foram os bandeirantes paulistas que desbravaram as terras mineiras, comearam a explorar ouro e pedras preciosas e fundaram os primeiros arraiais da regio de Minas Gerais. Um desses bandeirantes foi Antnio Dias, que em 1698 chegou a Vila Rica, hoje Ouro Preto. Desde essa poca, vilarejos como Mariana, Sabar, Congonhas do Campo, So Joo Del Rei, Caet e Catas Altas comearam a desenvolver-se e a construir seus primeiros edifcios importantes. A arte Barroca em Ouro Preto A evoluo da arquitetura mineira no foi rpida. Primeiro tentou-se utilizar a tcnica construtiva paulista da taipa de pilo *. O terreno mineiro, porm, duro e pedregoso, pobre em terras argilosas. Ais tarde tentaram-se outros processos at chegar s construes com muros de pedra. Com o tempo, as diversas tcnicas de construo foram combinadas harmoniosamente com a rica decorao interior. Essa integrao teve seu auge em Minas Gerais, com Antnio Francisco Lisboa (17301814). Na pintura do Barroco mineiro destaca-se Manuel da Costa Atade. Sua pintura nos forros de igrejas revela excepcional domnio da perspectiva. Mas seu talento tambm pode ser visto nas telas e nos painis pintados para as sacristias e as paredes laterais. Atade fez pinturas para a Igreja de Santo Antnio, em Santa Brbara, e para a

Igreja de Nossa Senhora do Rosrio, em Mariana, alm da Igreja de So Francisco, em Ouro Preto. Antnio Francisco Lisboa (o Aleijadinho): O Principal escultor do Barroco do Brasil Alm de arquiteto e decorador de igrejas, Antnio Francisco Lisboa foi escultor. Existem inmeras obras suas em museus e igrejas, principalmente de Ouro Preto. Mas a cidade de Congonhas do Campo que abriga seu mais importante conjunto escultrico. Na ladeira frente da igreja foram construdas seis capelas, trs de cada lado. Em casa uma delas, um conjunto de esttuas de madeira em tamanho natural narra um passo da paixo de Cristo os passos que marcam o sofrimento e as humilhaes sofridas por Jesus no percurso at o monte Calvrio, onde foi crucificado H ainda inmeras obras de artistas annimos espalhadas pelas diversas regies do pas. Isso confirma a importncia do Barroco em nossa histria como um marco do incio de uma arte que procura afirmar seu prprio valor.

You might also like