You are on page 1of 3

1

Alta do Dlar x Negociao China


Por Thiago Burbela

O texto abaixo esclarece algumas dicas para importaes oriundas da China.

A taxa do dlar vem sofrendo altas nos ltimos dias, chegando a oscilar perto de R$ 1,98 diante das expectativas negativas dos mercados mundiais. Especialmente para a importao, a alta reflete um cenrio muito ruim. O impacto mundial!

A alta no afetar os produtos importados para o Natal no Brasil, porque os contratos de cmbios j foram liquidados com antecedncia e ainda utilizaram a taxa equilibrada do dlar. Todos os importadores, especialmente os de pequeno e mdio porte sofrem diretamente o impacto e em alguns casos se desmotivam diante do negcio. De qualquer maneira a questo que realmente fica :

Como dar continuidade aos meus negcios importados de maneira a driblar eventuais picos do dlar?

A dica do Grupo Casco se baseia na NEGOCIAO com os chineses e na ateno s opes de logstica no Brasil. Pode parecer complexo, mas no ! A situao do dlar, como j citamos, mundial. ruim para importadores, bom para exportadores. Muitas empresas pequenas e mdias dependem quase que exclusivamente das importaes. O dlar est alto para os brasileiros enquanto importadores, mas est alto para os chineses como exportadores. Enquanto no houver a determinao da moeda chinesa para os negcios internacionais na China, o dlar ainda vai flutuar na negociao baseada no mbito global.

Na questo da logstica Internacional, o importante ter parceiros confiveis a preos acessveis, agregando valor de fato a sua negociao global. Esse outro ponto a negociar. Atualmente os valores esto estveis com uma considervel baixa, ou seja, dentro da cadeia global de anlise, a alta do dlar se equivale. Algumas empresas agregam muitas outras vantagens a simples logstica internacional e no contexto global acaba fazendo muita diferena, pois so fatores que envolvem o exportador, a origem, rota e o destino final da carga em suas operaes especficas, e, o Grupo Casco pode contribuir muito com isso tambm.

Para entendermos melhor isso, muito importante conhecer alm de tudo a cultura chinesa de negociao. O chins NO PERDE negcio e de uma forma geral, mostra uma personalidade flexvel muito prxima a brasileira. Isso faz a negociao se tornar interessante e vivel.

Existem alguns fatores que influenciam a negociao com os chineses. Uma delas o entendimento do RISCO. Em uma negociao o risco inicial est ligado a impresso ou suposio da operao. Esse risco diminui baseado no relacionamento entre as partes. As relaes pessoais so fator relevante para qualquer negociador, natural que se confie mais em pessoas que lhe so familiares ou que se possua algum tipo vnculo. No entanto, para negociadores chineses as relaes pessoais que possuem com a outra parte negociadora um dos fatores mais relevantes dentro do processo de negociao. Para informao, existe um termo chamado Guanxi que um conceito onipresente na sociedade chinesa. O Guanxi se refere rede de relacionamentos que cada chins possui. No entanto, o fato de uma pessoa possuir vnculo pessoal com um negociador chins no fator decisivo para concretizao de um acordo de negcios, mas contribui significativamente. O processo de criao de confiana est tambm relacionado com a assimetria de informaes. Assimetria de informaes acontece quando uma das partes negociadoras possui uma informao relevante que o outro no possui o que torna a negociao um processo injusto. Um mediador da confiana de chineses poder atribuir a credibilidade necessria ao processo de negociao fazendo com que os negociadores chineses confiem que toda a informao necessria e relevante est sendo disponibilizada. Outro fator a COMUNICAO. Uma comunicao pouco eficaz compromete o entendimento das mensagens a serem transmitidas. Manter uma comunicao clara e eficaz essencial para o sucesso da negociao. De fato um detalhe delicado dentro da negociao entre brasileiros e chineses. Estes dois povos praticam uma forma de comunicao com vrios elementos implcitos, o que pode, naturalmente comprometer a negociao. Praticar o entendimento da forma de comunicao que no clara para voc e que carrega vrias mensagens subliminares que somente as pessoas que pertencem a esta cultura so capazes de compreender importante. A etapa de criao de valor dentro da negociao se d atravs de trocas explcitas de ideias, se esta troca no existir de uma maneira clara esta etapa estar comprometida dentro da negociao. Outro problema encontrados o idioma. Mandarim uma lngua complexa que poucos no chineses dominam. O ideal para que o sentimento de empatia seja criado que a lngua oficial da negociao seja o Mandarim, para isso ser necessrio o uso de intrprete chins para que seja a barreira do idioma seja transposta. Lembre sempre que usando a comunicao pessoa a pessoa e entendendo sinais no verbais, uma pessoa pode determinar usualmente o real significado na conversa. Tudo se baseia a aspectos culturais.

Depois desse entendimento toda e qualquer negociao de valores baseado na confiana fica aberta e flexvel.

3 O chins j demonstra conhecer as dificuldades do mercado brasileiro e no perde negcios. Sempre vai existir um canal de ganha-ganha.

Ento, mesmo em situao de alta de dlar, possvel sim negociar preos e condies melhores simplesmente no bom relacionamento e entendimento cultural dos chineses. Eles valorizam muito esse interesse e em troca disponibilizam fatores diretamente ligados a manuteno e frequncia dos negcios deles e consequentemente para os seus.

Boa negociao e sucesso a todos!!!

You might also like