You are on page 1of 10

AS PLANTAS E O HOMEM

O homem primitivo dependia totalmente dos seres vivos vegetais e animais para satisfazer a maior parte das suas necessidades vitais. Recolhia frutos selvagens e razes das plantas espontneas para se alimentar. Os animais selvagens que, como eles, procuravam abrigo nas florestas e os peixes que abundavam nos rios ou nos lagos constituam tambm, fonte de alimento indispensvel sua sobrevivncia. Era inicialmente recolector, caador e pescador. Mais tarde, a madeira serviu-lhe para manter acesos os fogos, para fabricar os utenslios dirios e para a construo das suas habitaes. Das plantas silvestres que cresciam naturalmente nas florestas, nos bosques e nas pradarias, aprendeu a distinguir as que lhe podiam servir de alimento das que possuam virtudes medicinais. Posteriormente, aprendeu a cultivar algumas dessas plantas para aumentar o que delas podia obter. Descobriu ento, que as plantas cresciam melhor quando o solo era remexido e regado e quando arrancava as plantas espontneas que as rodeavam Ao prender a cultivar as plantas verificou ser necessrio permanecer no mesmo local, durante um certo perodo de tempo, at que as plantas crescessem e frutificassem. Reconheceu que, cada uma delas, tinha um ciclo vegetativo particular e que as caractersticas do solo e a abundncia da gua tinham uma marcada influncia sobre o seu crescimento. Durante muitos milhares de anos, o conhecimento do homem cerca das plantas era apenas de natureza prtica e limitado a uma quantidade, relativamente pequena, de plantas. Conhecia apenas as plantas teis, valorizadas pelas suas virtudes curativas, pelas fibras que delas extraa ou pelo alimento que lhe propiciava. Os primeiros estudos sobre as plantas foram feitos por mdicos e datam de 1500 A.C. No obstante, a cincia das plantas, considerando apenas, a sua natureza, princpios e

problemas, teve a sua primeira expresso na Grcia. Aristteles (384 -322 A.C.) estudou a natureza das plantas, obteve espcimes de diferentes espcie daquela poca, descreveu-os e apercebeu-se de alguns dos grandes problemas da vida vegetal e animal. Apesar disso, ao seu discpulo Teofrasto de Eresus (371-287 A.C.) que atribuda a denominao de pai da Botnica devido sua Histria das Plantas, obra em que descreve e classifica todas as plantas conhecidas na poca. Pela breve resenha histrica traada, facilmente se conclui, que a Botnica comeou por ser uma Cincia exclusivamente baseada na observao e na descrio dos espcimes

recolhidos. Depois, com o decorrer dos tempos e tal como as restantes Cincias, a Botnica conquista uma nova fonte de aquisio de conhecimentos - a experimentao. Nos nossos dias, a experimentao desempenha um papel fundamental, indispensvel ao progresso e aperfeioamento desta Cincia. Conjugando o caminho proposto pelo pai da Botnica com a metodologia cientfica hoje estabelecida, o estudo das plantas inicia-se com a formulao de hipteses e a experimentao e, com base na observao e descrio dos factos, obtm-se resultados que depois de criticados permitem chegar a concluses. Nesta perspectiva prope-se a realizao de um reduzido nmero de pequenas experincias com o objectivo de levar os alunos a desenvolver o esprito crtico e a estimular as capacidades de :

- Observao - Reflexo - Imaginao

Para a realizao das experincias que se programaram, os alunos devem trabalhar em grupos com um mximo de 4 alunos A DIVERSIDADE DAS PLANTAS

Algumas informaes

As Plantas do actual Reino Vegetal apresentam uma enorme diversidade e uma extrema complexidade.

So Plantas as microscpicas Algas unicelulares ou coloniais que vivem nas guas doces, salobras ou salgadas e que, sendo a base produtora da cadeia alimentar, possibilitam a existncia de vida animal (larvas de insectos, rs, peixes etc.) nessas guas. So tambm Plantas os bolores que se desenvolvem sobre o po, os bolos e os alimentos que comemos, ou sobre as paredes das casas que habitamos. So ainda Plantas os musgos que cobrem as rochas, os muros sombrios e os terrenos hmidos e muito sombreados pelas rvores.

As Plantas mais conhecidas so, em geral, aquelas que fazem parte do nosso convvio dirio ou as que consumimos com maior frequncia. Os fetos que atapetam o solo dos bosques, os pinheiros e os eucaliptos que refrescam e sombreiam as matas, as diversas espcies cultivadas utilizadas na alimentao e ainda as formas ornamentais que embelezam os jardins, os espaos verdes citadinos e at as nossas casas.

Todos os diferentes tipos de Plantas, atrs referidos, tm, como no podia deixar de ser, tamanhos, formas e organizaes estruturais distintas e caractersticas que seria interessante

distinguir, mas que no possvel aqui descrever por no se enquadrar no mbito deste projecto. Por tal motivo, para a realizao das pequenas experincias que se apresentam nesta proposta de trabalho, escolheram-se apenas as Plantas que so constitudas por raiz, caule e folhas, do flores e produzem frutos que encerram as sementeisto - as ANGIOSPRMICAS.

As razes (anexo - pg. 1) das Plantas deste grupo podem ser:


Razes aprumadas se possuem um eixo principal forte e espesso que se destaca das razes secundrias, mais pequenas e finas. Razes fasciculadas se no h dominncia de qualquer eixo radicular e todas as razes so mais ou menos iguais em tamanho e espessura. Razes tuberculosas se acumulam substncias de reserva que so utilizadas na alimentao do homem e/ou dos animais. A razes fixam a planta ao solo e absorvem os sais minerais (em soluo na gua) indispensveis ao desenvolvimento da planta.

O caule suporta as folhas, fundamentalmente de cor verde, as flores e os frutos. uma


estrutura de suporte e de transporte.

Usando as folhas, a planta respira e elabora os alimentos, de que necessita. Para realizar esta funo, a funo de elaborao, ela precisa de luz e de escurido alternadamente.

Nas folhas a seiva circula nas nervuras (anexo pgs 2- 3); estas conduzem a seiva bruta (constituda pelos sais minerais em soluo na gua) para as clulas do limbo e recolhem dessas clulas a seiva elaborada (constituda por produtos orgnicos em soluo). Em folhas com venao paralelinrvia, as nervuras dispem-se paralelamente umas em relao s outras e entre elas no existe uma ntida distino no que diz respeito espessura. Nas folhas com venao peninrvia as nervuras assumem um aspecto ramificado; a partir de uma nervura central maior e mais espessa, surgem ramificaes laterais de menores dimenses e espessuras, para cada uma das margens do limbo (anexo pg 3)

As folhas simples tm apenas um limbo e ligam-se ao caule pelo pecolo. A margem do


limbo pode apresentar os mais diversos aspectos e recortes (anexo pg 4) desde inteira (Fig. E e G), passando por dentada (fig. J) e por lobada (Fig. B) at partida ( Fig. F).

Nas folhas compostas o limbo formado por um nmero determinado de fololos que se
dispem de um lado e do outro do pecolo, com insero oposta (anexo pg. 2-4).

As flores so a parte mais colorida e bela da planta; tm como funo assegurar a sua
reproduo. Numa flor pode distinguir-se (anexo pg. 5) O pednculo que a liga ao caule. O receptculo, zona ligeiramente dilatada da parte superior do pednculo, onde se inserem as restantes peas florais. O clice formado pelas spalas. normalmente de cor verde.

A corola constituda pelo conjunto das ptalas. Pode ter as cores mais variadas e garridas.

O gineceu composto pelos carpelos. a parte sexual feminina. O androceu constituda pelos estames. a parte sexual masculina.

O gineceu e o androceu esto protegidos pela corola e s podem ser observados quando a flor abre. O gineceu pode resultar da fuso total ou parcial de vrios carpelos ou, pelo contrrio, ser um nico carpelo. Em cada carpelo reconhece-se um ovrio, que contm no seu interior os vulos, um

estilete, que uma estrutura tubular por onde passar o gro de plen germinado e um estigma, uma abertura onde penetrar o gro de plen.

Os estames inserem-se normalmente rodeando o gineceu e so constitudos por uma parte filamentosa, frgil e muito fina - o filete - e por uma parte apical dilatada - a antera. Esta encerra os gros de plen que quando maduros apresentam uma cor amarela. Os gros de plen libertam-se durante a Primavera, so dispersos pelo vento ou pelos insectos e

inundam as leas dos jardins, os passeios das ruas, as varandas das nossas casas etc. O gro de plen ao cair sobre o estigma comea a germinar e origina um tubo polnico que penetra no estilete. Cresce atravs do estilete e atinge o(s) vulo(s) encerrado(s) no ovrio fecundando-o(s)

O fruto e a(s) semente(s) comea(m) a formar-se depois dos vulos terem sido
fecundados; as paredes do ovrio, acumulando substncias de reserva, transformar-se-o 6

em fruto e os vulos fecundados iro dar origem s sementes. Os frutos carnudos


( ma, pra, pssego, ameixa etc.) ou os frutos secos ( vagem do feijoeiro ou da ervilheira) encerram e abrigam as sementes.

Num

fruto carnudo (anexo pg. 6) as sementes esto envolvidas por uma camada

protectora o endocarpo - a que vulgarmente se d o nome de caroo. O endocarpo pode ser espesso e duro (ex: pssego, cereja etc.), ou ser membranoso e flexvel (ex: ma, pra. etc.) A parte destes frutos que usada na alimentao corresponde ao pericarpo e pode ser mais ou menos suculenta. O pericarpo o resultado da fuso do

epicarpo = exocarpo

(vulgarmente chamada casca) com o mesocarpo (vulgarmente chamada polpa).

As sementes (anexo pg. 7) albergam o embrio e esto envolvidas por um revestimento externo - o tegumento - mais ou menos resistente e duro. O embrio est abrigado entre dois cotildones caso das plantas Dicotiledneas, ou protegido por um nico cotildone caso das plantas Monocotiledneas. Nos cotildones esto armazenadas as substncias de reserva (protenas, lpidos e glcidos) que serviro de alimento ao embrio durante a primeira fase da germinao.

Durante a germinao (anexo pgs. 7 e 8) que ocorre com a semente enterrada na terra, o tegumento rebenta devido ao aumento de volume dos cotildones e o embrio cresce e origina uma estrutura que diferencia inicialmente numa raiz e depois num caule. No pice desse caule surge a plmula ( os primrdios das folhas). A jovem plntula continua 7

a crescer e a diferenciar-se.. o crescimento da raiz progride fazendo com que penetre mais profundamente no solo e o caule cresce tambm, mas em direco oposta, fazendo-o brotar da terra. O jovem caule arrasta consigo os cotildones que durante todo este processo de crescimento fornecem alimento plntula. Entretanto, as reservas alimentares concentradas nos cotildones vo sendo consumidas e os cotildones ficam cada vez mais mirrados. Nessa altura os cotildones destacam-se e a planta, que entretanto j desenvolveu algumas folhas, passa a suprir as suas necessidades alimentares extraindo os sais minerais do solo.

Note: Anexam-se 8 pginas com esquemas. Note tambm que quando, na pg. 3 se usa a expresso As Plantas do actual Reino Vegetal o termo reino no deve ser interpretado como designando uma categoria

taxonmica mas deve ser entendido no contexto de Mundo Vegetal

Bibliografia que pode consultar:

1- Botnica, principios Y problemas - ( 1970). Edmund W. Sinnott & Katherine S.


Wilson; Companhia Editorial Continental, S.A. Espanha.

2- Introductory Plant Biology - (1994). Kingsley R. Stern; WCB Publishers

CULTURAS (Culturas facilmente preparadas no Laboratrio) Infuso de feno (Obteno de Protozorios) Pesa-se 2,5 gr de feno cortado em pedaos. Colocam-se estes pedaos dentro de um

Erlennmeyer (que possa ser levado ao fogo) e adiciona-se-lhe 100 ml de gua destilada. Ferve-se o conjunto durante 1-2 minutos. Retira da chama, deixa arrefecer e adiciona gua destilada at perfazer o volume inicial. Deixa-se a infuso destapada durante 36 a 48 horas. (Durante este tempo as desenvolver-se-o e sero o alimento para os Protozorios que se iro desenvolver.). Aps este perodo de tempo adiciona-se 1 gr de solo infuso. Tapa-se a infuso com rolha fofa de algodo. Ao fim de 48 horas j se comeam a observar algumas formas de Protozorios mas, o maior desenvolvimento ocorre depois do 6 ou 7 dias. O desenvolvimento das diferentes espcies vai ocorrendo ao longo do tempo havendo substituio de populaes. Estas infuses podem fornecer ptimas formas de Protozorios durante 2 ou 3 semanas. bactrias

Meio Arroz Colocar em caixa petri 1 gr de solo, 6-8 gros de arroz e 15 ml de gua destilada ou gua da fonte. Incubar numa estufa a 37 C ou em lugar aquecido durante 24 ou 48 horas. Observar a cultura fazendo a colheita na poro de gua que rodeia os gros de arroz. Colocar na prateleira inferior do frigorfico onde a temperatura ronde os 5C. 9

Note: Desenvolver-se-o grande quantidade de amoebas durante os dias seguintes.

10

You might also like