You are on page 1of 4

PRONOMES DEMONSTRATIVOS: EMPREGOS, COESO E COERNCIA. ANAFORA, DIXIS E CATFORA I.

Pronomes Demonstrativos: So palavras que marcam a posio temporal de um ser (presente ou passado) ou a posio espacial do ser em relao a uma das trs pessoas do discurso. So vocbulos variveis, mas h uma forma invarivel para cada pessoa. So eles: este, estes, esta, estas, isto, esse, esses, essa, essas, isso,aquele, aqueles, aquela, aquelas, aquilo. Outros pronomes demonstrativos existem que identificam os seres. So eles: mesmo, mesma, mesmos, mesmas, prprio, prpria, prprios, prprias, tal, tais, semelhante, semelhantes. So tambm pronomes demonstrativos (tonos) as formas, o, os, a, as, quando aparecem por isto, aquilo, aquele, aquela, aqueles, aquelas. Exemplos: Este ano ano em curso; Esse ano ano perto, j conhecido; Aquele ano ano afastado no tempo. Nota: Os pronomes isto, isso, aquilo funcionam sempre como pronomes substantivos. II - Emprego dos Pronomes Demonstrativos: Empregam-se os pronomes demonstrativos, atendendo-se, normalmente os seguintes critrios: a) Localizam o substantivo no espao (funo espacial): Exemplos: Este lpis meu. (perto de quem fala). Esse lpis meu. (perto da pessoa com quem fala). Aquele lpis meu. (distante de quem fala e da pessoa com que fala). b) Localizam o substantivo no tempo (funo temporal): Exemplos: Este ms, tivemos aumento de salrio. (ms corrente).

Nesse ms, houve aumento de salrio. (diferente do ms que ocorre). Aquele ms foi muito festivo. (diferente e muito afastado do ms que corre). c) Localizam os termos expressos anteriormente na frase (funo distributiva). ESTE, referindo-se ao mais prximo ou citado por ltimo; AQUELE, referindo-se ao mais afastado ou citado em 1 lugar. Exemplo: Tenho um carro e uma casa; ESTA adquiri em maio; AQUELE, em abril. d) Os demonstrativos este", "esta" e isto" podem ocorrer, tambm em referncia a algo que se pretende mostrar ou dizer e os demonstrativos: "esse", "essa" e "isso", em relao a algo j apresentado ou dito. Exemplos: ESTA sentena verdadeira: A vida efmera. ISSO que voc disse no est certo. Exerccio 01: Em qual das observaes anteriores se justifica o emprego dos demonstrativos das seguintes frases: 1. ( ) No imagina como isso me preocupa! 2. ( ) Este livro melhor do que aquele. 3. ( ) H diferena entre o preguioso e o ocioso; esse no trabalha, aquele trabalha pouco e de m vontade. 4. ( ) Creia nisto que te digo e no, nisso que te disseram. 5. ( ) Este ano, houve vrios acidentes nesta cidade. 6. ( ) Esse ano, marcou muito nossas vidas. 7. ( ) Este senhor, essas crianas e aquela senhora constituem uma s famlia 8. ( ) Pedro, responda quela questo do quadro. Exerccio 02: Substitua os espaos por ESTE, ESSE, ou AOUELE, usando as variaes, quando necessrio: I. a. guaran que voc est tomando bom, Isabel? b. No, guaran que estou tomando no bom. c. Marisa, v buscar-me xrox que l est. d. Lurdes queria ver que est na geladeira. e. Zsimo convidou Jeni e Luiz para ir ao cinema; aceitou o convite, apressado; recusou, sria. f. D vida ningum leva nada e n vida ningum sabe o que ir encontrar. g. H dez anos comeava a guerra, mas

n poca ningum poderia supor que ganharia tamanhas propores. h. "Amai-vos uns aos outros", so as palavras de Cristo. i. So as palavras de Cristo: "Ama i-vos uns aos outros". j. vida nos reserva muitas surpresas. II. a. Olhe para estrela. No parece um planeta? b. Erga leno que caiu a seus ps, Manuel! c. Erga leno que caiu a meus ps, Hortncia! d. Erga leno que caiu aos ps de Manoel, Hortncia! e. Um dia d fui ao Maracan ver o jogo do Flamengo. f. Um dia d irei novamente ao Maracan. g. Vanderlia, passe-me cinzeiro que est a seu lado. h. " cinzeiro eu no passo a ningum", disse Vanderlia. i. Estamos no ms de dezembro, e n ms eu fao aniversrio. j. Eu no gostava d vida que levava l na fazenda, por isso resolvi mudar-me para a cidade. III. a. Susana, tu gostas d vida que levas a na fazenda? b. No, no gosto d vida que levo aqui na fazenda. c. N quarto em que eu estava ouvia-se muito barulho. d. N quarto em que estou ouve-se muito barulho. e. O anfitrio recebeu-nos com frase: " casa de vocs". f. Nos postos de gasolina se v uma faixa com ______ dizeres: " posto seu". g. De quem ser _____ casa no alto da colina? h. _____ ano que passou no foi bom para mim, mas _____ que comea promete ser bastante favorvel. IV. a. Meus filhos Iv e Creusa so inteligentes, mas enquanto _____ estudiosa, _____ preguioso. b. Levei minhas tias e meus tios ao circo; _____ gostaram do que viram, mas _____ no apreciaram o espetculo. c. A durao dos dias e das noites varia com as estaes: no vero, _____ so mais curtas e _____ mais longos. d. No me refiro a _____ locomotiva que est em exposio, mas _____ do tempo da minha infncia.

e. Ningum pode duvidar que _____ tempos eram melhores do que _____ de agora. f. _____ lembrana est bem ntida, mas _____ outras, mais remotas, dissiparam-se completamente. g. _____ fato ocorreu em meados do sculo passado. Lembro-me de que _____.ano tinha entrado para a escola. h. O bonde eltrico e o avio supersnico so meios de transporte bem distintos; _____ evidentemente, muito mais moderno que _____ . i. Em 1983 o Brasil faliu. _____foi um momento muito difcil para a nossa gente. j. O nosso pas deve hoje bilhes de dlares, por isso _____ momento de trabalho, muito trabalho. Questes Objetivas: 3) (FESP) Identifique a alternativa em que todas as palavras destacadas so pronomes: a. .Um s aluno no nos prestou nenhuma colaborao. b. Quem a ajudar a alcanar.todo o sucesso? c. Aquele ao qual se entregou o prmio, ficou muito feliz. d. Todos os que ajudam so nossos amigos. 4) (VUNESP-SP) Em: "Quantos momentos bonitos Que o dia-a-dia nos traz Quanta alegria a razo para viver Eu, voc, s nos dois, pra que mais?"
(Mauricio Duboc e Car/os Coelho)

Os pronomes em destaque so, respectivamente: a. indefinido, relativo, indefinido. b. relativo, interrogativo, interrogativo. c. interrogativo, relativo, indefinido. d. indefinido, interrogativo, relativo. e. indefinido, indefinido, indefinido. 5) (CEFET-MG) Identifique a alternativa em que o pronome relativo est empregado corretamente: a. Chegou, cidade, o circo cujos.os donos so ciganos. b. Apresentaram os fatos cujos os quais foram repudiados peja polcia. c. Precisava de dinheiro, sem o cujo no poderia voltar para casa. d. Venceram aqueles jovens em cuja honestidade acreditamos. e. H temas polmicos sobre cujo debate ultrapassa as fronteiras nacionais. Coeso e Coerncia. Anfora, Catfora e Dixis: Um texto um sistema de elementos articulados entre si (contexto intraverbal) ou, tambm, articulados com o mundo social em que vivemos (contexto extraverbal), ou seja, o discurso no se

atualiza somente com a retomada do que j se enunciou e com a antecipao do que ainda se vai enunciar, mas tambm com a conexo em relao realidade imediata em que esto inseridos autor e leitor. Entende-se da que num texto os elementos no podem ser lidos compartimentalizados, uma vez que formam um conjunto no qual cada parte solidria com outra, de modo que se forme o todo. Isso se consegue pelo trabalho de coeso (conexo), em que sintagmas lexicais, pronomes, verbos, advrbios, preposies, conjunes e palavras denotativas fazem a ligao e a referenciao entre elementos do texto a fim de se atingir coerncia (a lgica dos fatos ou da forma como so apresentados). Nessa tarefa de interatividade entre elementos do prprio texto (processo intraverbal) ou destes com o mundo social (processo extraverbal), h de se examinar o seguinte: caso a referncia se processe em relao a termos situados no texto, tem-se: 1. ANFORA / FUNCO ANAFRICA (referncia a elementos j figurados no texto), representada normalmente pelos pronomes demonstrativos, relativos, recprocos, reflexivos, possessivos, retos e at advrbios. Ex.: Esta a aluna de que mais gosto.
Pronome relativo com funo anafrica

consiste na repetio de palavra ou expresso no incio de frases, oraes ou versos consecutivos). Veja um exemplo de Anfora na linguagem figurada: Voc feriu o meu corao. Voc me fez objeto de gozao. Voc me derrubou e me usou. Voc, porm, no foi a nica que gozou. Exerccio 6 Tendo em vista os elementos referenciais grifados nas frases abaixo, preencha as lacunas com (1) funo anafrica, (2) funo catafrica e (3) funo ditica: 1. ( ) Esta a amiga de que mais admiro 2. ( ) "Esta a amiga de que mais admiro." 3. ( ) S quero isto: que voc seja feliz." 4. ( ) "Tenho certeza de uma coisa: ela louca." 5. ( ) "Tenho certeza de uma coisa: ela louca." 6. ( ) Maria estava distrada e feriu-se no brao. 7. ( ) "Os dois jovens abraaram-se emocionados." 8. ( ) "O deputado chegou com guapo rapaz, era o seu filho." 9. ( ) "Este o livro de que mais gosto." 10. ( ) "Este o livro de que mais gosto." 11. ( ) "Aqui est. escuro." 12. ( ) "O que quero paz." 13. ( ) "Esse Joo das Arbias." 14. ( ) "Tivemos muita sorte naquele ano." 15. ( ) "Aquela Maria tem cada idia." 16. ( ) "Eu c tenho minhas dvidas." 17.( ) "No Rio, aqui mesmo, a violncia cresce assustadoramente." 18( )"Somos o que somos." 19. ( ) "Neste ms, junho, teremos a Copa do Mundo." 20. ( ) "Tenho um carro e uma casa; esta, adquiri em maio; aquele em janeiro." Exerccio 7: No texto abaixo, diga se os pronomes grifados so, em relao a Primavera, catafricos, anafricos ou diticos: Passei dias no escritrio lendo coisas, escrevendo coisas, discutindo coisas, telefonando, providenciando, funcionando. E, enquanto isso ela invadia a bela Repblica do Chile e danava e sorria por todos os campos, entre a Cordilheira e o Mar. Ela havia chegado, e eu no a vira, a Primavera.
(Rubem Braga)

2. CATFORA / FUNCO CATAFRICA (referncia a termos posteriores), realizada sobretudo pelos sintagmas lexicais, pronomes demonstrativos e advrbios. Ex.: Aqui no Curso se estuda portugus.
Advrbio com funo catafrica.

3. DIXIS / FUNCO DITICA (referncia a termos articulados com o mundo social, ou seja, elementos que no pertencem a um texto), sinalizada principalmente pelos pronomes demonstrativos "este" / "esta" e pelos advrbios "aqui, ali, l, a, acol". Ex.: Aqui se estuda portugus. IMPORTANTE: 1. As classes apontadas como tendncias de cada uma das funes acima s se confirmam como tais na interatividade do texto. Sejam indicadas, pois, mais como recurso didtico de orientar do que como fatos absolutos. 2. Para alguns autores, entre estes Celso Cunha, a anfora pode referir-se a contextos anteriores ( a anfora propriamente dita) e a contextos posteriores (a catfora). 3. No confundir Anfora (funo de referncia explicada acima) com Anfora (figura que

Exerccio 1: 1-d. 2-a. 3-c. 4-d. 5-b. 6-b. 7-a. 8-a. Exerccio 2: I. a. esse b. este c. aquela d. aquela e. este-aquela f. esta-aquela g. essa h. essas i. estas j. esta Exerccio 3: d Exerccio 4: a Exerccio 5: d Exerccio 6: 1-3; 2-1; 3- 2; 4-2; 5-3; 6-1; 7-1; 8-1; 9-3; 10-1; 11-3; 12-2; 13-2; 14-3; 15-2; 16-3; 17-1; 18-2; 19-2; 20-1. Exerccio 7: 0s pronomes so catafricos, pois se referem a um elemento posterior a eles. No caso, a PRIMAVERA. II. a. aquela b. esse c .este d. aquele e. esses f. estes g. esse h. este i. este j. aquela III. a. essa b. esta c. aquele d. este e. esta-Esta f. estes-Este g. aquela h. Esse-este i. estes j. este IV. a. este-aquele b. estes-aquelas c. estas:aqueles d. essa-quela e. aqueles-estes f. essa-aquelas g. Esse-aquele (ou: Esta-essas) h. Este-aquele i. Aquele j. este

You might also like