Integração de ficheiros em apresentações PowerPoint

Alguns dos elementos multimedia que são importados para uma apresentação powerpoint não são integrados no ficheiro da mesma (com extensão .PPT) Este facto apresenta vantagens, uma vez que ficheiros mais pequenos são ‘menos pesados’, sendo processados com mais facilidade, mas apresenta também desvantagens, uma vez que os seus ficheiros originais dos media têm assim que ser distribuídos juntamente com a apresentação do Powerpoint. Essa distribuição deverá ser feita com particular cuidado, uma vez que a hiperligação entre os ficheiros armazena o caminho absoluto entre os dois ficheiros, com a indicação da letra da unidade e da estrutura de directórios em que os ficheiros se encontram armazenados. Podemos distribuir informação adicional a um painel de uma apresentação PowerPoint mas desejarmos que o(s) ficheiro(s) dessa informação sejam embebidos no ficheiro .PPT, de forma semelhante à ilustrada:

Ao clicar sobre os ícones dos documentos à direita é aberta a aplicação que os permite visualizar/editar (no caso de a mesma se encontrar instalada no computador que está a ser utilizado para consultar a apresentação. A informação dos documentos não se encontra assim imediatamente visível, e estes são representados por ícones, mas esta forma de inclusão de informação numa apresentação PowerPoint apresenta grandes vantagens ao nível da distribuição, uma vez que toda a informação dos documentos adicionais – independentemente da sua natureza - se encontra incluída no ficheiro .PPT.

João Carlos Sousa, 2005

1

Integração de ficheiros em apresentações PowerPoint
Para se concretizar esta inclusão de informações adicionais a um painel de uma apresentação PowerPoint, deve proceder-se da seguinte maneira: 1 – Incluir o documento adicional na apresentação PowerPoint. A - Tendo tornado activo em modo de edição o painel em que se pretende incluir o ficheiro com a informação adicional, faça INSERIR-OBJECTO…

B - Na janela que aparece, escolha CRIAR A PARTIR DE FICHEIRO clique no botão PROCURAR e indique onde se encontra armazenado o ficheiro que deseja incluir. C – Seleccione a opção MOSTRAR COMO ÍCONE que se encontra à direita e prima o botão ALTERAR ÍCONE se pretender alterar aquele que é apresentado ou o texto que o descreve. D – Prima o botão de OK e será integrado no painel da apresentação PowerPoint um ícone que pode agora ser arrastado à sua escolha para a posição desejada.

Parabéns! Já incluiu o documento com a informação adicional ao painel de modo a ela ser integrada no ficheiro da apresentação PowerPoint. Falta agora criar a acção que permite abrir esse documento clicando sobre o ícone que o representa. João Carlos Sousa, 2005 2

Integração de ficheiros em apresentações PowerPoint
2 – Criar a acção sobre o ícone do documento incluído. A – Seleccione o ícone que representa o documento que integrou na sua apresentação PowerPoint nos passos anteriores

B - Escolha APRESENTAÇÕES – DEFINIÇÃO DE ACÇÕES… para fazer aparecer a janela de definição das acções de interacção sobre o ícone seleccionado. C – Na janela de diálogo que aparece, seleccione a opção ACÇÃO DO OBJECTO: e escolha uma opção que permita a sua visualização (MOSTRAR, EDIT ou ACTIVAR CONTEÚDO) e pressione o botão de OK.

Parabéns! Já incluiu o documento com a informação adicional ao painel de modo a ela ser distribuída integrada no ficheiro da apresentação PowerPoint e de modo a ser visualizado na aplicação correcta ao clicar sobre o ícone.

João Carlos Sousa, 2005

3