You are on page 1of 5

Ciclo de Potncia a Vapor

Os dispositivos ou sistemas utilizados para produzir potncia so geralmente chamados de motores ou mquinas, e os ciclos termodinmicos nos quais eles operam so chamados de ciclo de potncia. Os ciclos termodinmicos podem ser categorizados como ciclos a gs e ciclos a vapor, dependendo da fase do fluido de trabalho. Nos ciclos a gs, o fluido de trabalho permanece na fase gasosa em todo o ciclo, enquanto nos ciclos a vapor, o fluido de trabalho existe na fase vapor durante uma parte do ciclo e na fase lquida durante a outra parte. Os ciclos termodinmicos podem ser classificados ainda de outra forma: ciclos fechados e abertos. Nos ciclos fechados, o fluido de trabalho volta ao estado inicial no final do ciclo e circula novamente nos ciclos abertos, o fluido de trabalho renovado ao final de cada ciclo. No ciclo de potncia a vapor, o fluido de trabalho alternadamente vaporizado e condensado. O vapor dgua o mais comum fluido de trabalho utilizado devido s suas caractersticas desejveis, como custo baixo, disponibilidade e alta entalpia de formao.

Ciclo de Rankine: O Cicloo Ideal para os Ciclos de Potncia a Vapor O ciclo ideal das usinas de potncia a vapor o Ciclo de Rankine (Fig. 1).

Figura 1. O ciclo de Rankine simples ideal.

Aula 6 Termodinmica Aplicada


Ciclo de Potncia a Vapor

O Ciclo de Rankine ideal no envolve nenhuma irreversibilidade interna e consiste nos quatro seguintes processos:

1-2: 2-3: 3-4: 4-1:

Compresso isoentrpica numa bomba Adio de calor a presso constante numa caldeiraa Expanso isoentrpica numa turbina Rejeio de calor a presso constante num condensador.

gua entra na bomba no estado 1 como lquido saturado e comprimida de maneira isoentrpica at a presso de operao da caldeira. A temperatura da gua aumenta um pouco durante esse processo de compresso isoentrpica, devido a uma ligeira diminuio do volume especfico da gua. A distncia vertical entre os estados 1 e 2 do diagrama T-s foi amplamente exagerada por questes didticas. A gua entra na caldeira como um lquido comprimido no estado 2 e sai como vapor superaquecido no estado 3. A caldeira basicamente um grande trocador de calor, no qual o calor originrio dos gases de combusto, reatores nucleares ou outras fontes transferido para a gua essencialmente presso constante. A caldeira, incluindo a regio onde o vapor superaquecido (superaquecedor), tambm chamada de gerador de vapor. O vapor dgua superaquecido no estado 3 entra na turbina, na qual ele se expande de forma isoentrpica e produz trabalho, girando o eixo conectado a um gerador eltrico. A presso e a temperatura do vapor caem durante esse processo at os valores do estado 4, no qual o vapor entra no condensador. Nesse estado, o vapor em geral uma mistura de lquido e vapor saturados com um ttulo elevado. O vapor condensado a presso constante no condensador, que basicamente um grande trocador de calor, rejeitando calor para um meio de resfriamento como um lago, um rio ou a atmosfera. A gua deixa o condensador como lquido saturado e entra na bomba completando o ciclo. Lembrando que a rea sob uma curva de processo de um diagrama T-s representa a transferncia de calor dos processos internamente reversveis, vemos que a rea sob a curva do processo 2-3 representa o calor transferido para a gua na caldeira e que a rea sob a curva do processo 4-1 representa o calor rejeitado no condensador. A diferena entre as duas reas o trabalho lquido produzido durante o ciclo. Todos os quatro dispositivos envolvidos no Ciclo de Rankine (a bomba, a caldeira, a turbina e o condensador) operam em regime permanente. As variaes de energias cintica e potencial do vapor podem ser desprezadas. Com isso, a Equao da Energia, aplicada a um
Aula 6 Termodinmica Aplicada
Ciclo de Potncia a Vapor

dispositivo com escoamento em regime permanente, por unidade de massa de vapor, se reduz a

( qe qs ) + ( we ws ) = ( hs he ) .

(1)

A caldeira e o condensador no envolvem nenhum trabalho, e considera-se que a bomba e a turbina sejam isoentrpicas. Dessa forma, a Equao da Primeira Lei da Termodinmica aplicada a cada dispositivo pode ser expressa como:

Bomba

wB = h2 h1 = v ( p2 p1 ) .

(2)

Caldeira qH = h3 h2 . Turbina wT = h3 h4 . Condensador qL = h4 h1 . A eficincia trmica do Ciclo de Rankine determinada por (5) (4) (3)

t =
onde,

wlq qH

q = 1 L qH

(6)

wlq = wT wB = qH qL .

(7)

A eficincia trmica tambm pode ser interpretada como a razo entre a rea envolvida pelo ciclo em um diagrama T-s e a rea sob o processo de fornecimento de calor.

Desvios entre os Ciclos Reais de Potncia a Vapor e os Idealizados O ciclo real de potncia de vapor difere do Ciclo de Rankine ideal, como ilustra a Fig. 2a, em virtude das irreversibilidades em vrios componentes. O atrito do fluido e a perda de calor para a vizinhana so duas fontes comuns de irreversibilidades.

Aula 6 Termodinmica Aplicada


Ciclo de Potncia a Vapor

Figura 2. (a) Desvios do ciclo real de potncia a vapor do ciclo de Rankine ideal e (b) o efeitos das irreversibilidades na bomba e na turbina sobre o ciclo de Rankine ideal.

O atrito no fluido causa queda de presso na caldeira, no condensador e nas tubulaes entre os diversos componentes. Como resultado, o vapor sai da caldeira a uma presso um pouco mais baixa. Da mesma forma, a presso na entrada da turbina mais baixa do que aquela da sada da caldeira, devido queda de presso na tubulao de conexo. A queda de presso no condensador geralmente muito pequena. Para compensar essas quedas de presso, a gua deve ser bombeada at uma presso suficientemente mais alta do que aquela que o ciclo ideal pede. Isso exige uma bomba maior e que consome mais trabalho. Outra fonte importante de irreversibilidade a perda de calor do vapor para a vizinhana medida que o escoamento ocorre atravs dos diversos componentes. Para manter o mesmo nvel de potncia lquida produzida, preciso transferir mais calor para o vapor da caldeira para compensar essas perdas indesejveis de calor. Consequentemente, a eficincia do ciclo cai. As irreversibilidades que ocorrem dentro da bomba e da turbina so particularmente importantes. Uma bomba exige maior consumo de trabalho e uma turbina produz menos trabalho em virtude das irreversibilidades. Sob condies ideais, o escoamento atravs desses dispositivos isoentrpico. O desvio entre as bombas e turbinas reais e as isoentrpicas pode ser calculado utilizando-se as eficincias isoentrpicas definidas como

B =
e,

ws h21 h1 = , wr h2 r h1

(8)

T =

wr h3 h4 r = . ws h3 h4 s

(9)

Aula 6 Termodinmica Aplicada


Ciclo de Potncia a Vapor

onde os estados 2r e 4r so os estados de sada reais da bomba e da turbina, respectivamente, e 2s e 4s so os estados correspondentes para o caso isoentrpico (Fig. 2b).

Fonte: engel, Y.A. & Boles, M.A., 2006. Termodinmica. So Paulo: Editora McGraw-Hill, 5 Edio. Wylen, G.V., Sonntag, R. & Borgnakke, C., 2004. Fundamentos da Termodinmica. So Paulo: Editora Edgard Blcher, 6 Edio.

Aula 6 Termodinmica Aplicada


Ciclo de Potncia a Vapor

You might also like