You are on page 1of 11

1.

INTRODUO
A rea de Electricidade e Energia integra actividades de instalao, manuteno, reparao e diagnstico dos problemas tcnicos das ligaes elctricas e de outros equipamentos elctricos em habitaes e em empresas comerciais e industriais, revestindo caractersticas da manuteno industrial, da manuteno de edifcios e da manuteno domstica, cuja principal misso desenvolver intervenes de manuteno correctiva, preventiva e de melhoria nos equipamentos, sistemas e/ou instalaes, com o objectivo de garantir o seu desempenho e os nveis de fiabilidade. As actividades de reparao e manuteno de equipamentos industriais tm um papel determinante na optimizao dos processos, designadamente atravs da introduo de melhorias contnuas nos equipamentos, sistemas e/ou instalaes, com efeitos claros sobre a produo. As actividades de instalao e manuteno de equipamentos em edifcios, por seu lado, iniciam-se no momento da construo da obra, e continuam, depois, procurando uma maior eficincia ao nvel da gesto de energia, uma melhoria no conforto, acesso aos edifcios, redes de comunicao, preveno de acidentes e deteco de falhas nos diversos equipamentos.

2. CONDIES DE ESTABELECIMENTO DAS INSTALAES CONSOANTE A UTILIZAO DO LOCAL


2.1. Estabelecimentos Recebendo Pblico 2.2. Estabelecimentos Comerciais A lotao dos estabelecimentos comerciais deve ser determinada a partir do somatrio do nmero de ocupantes potenciais de todos os espaos susceptveis de ocupao nos edifcios. O nmero de ocupantes a considerar em cada local deve ser igual ao produto da rea interior desse local pelo ndice de ocupao. 2.3.Potncia mnima para o dimensionamento de lojas e de pequenos estabelecimentos comerciais. As instalaes elctricas de lojas e de pequenos estabelecimentos comerciais devem ser dimensionadas para potncias no inferiores a 30 VA/m, com o mnimo de 3,45 kVA, em monofsico (15 A, em 230 V). 2.4.Locais com risco de incndio (be2). Em estabelecimentos comerciais devem ser considerados como locais com risco de incndio os locais em que existam armazenadas grandes quantidades de matrias facilmente combustveis, como por exemplo: a) Os locais de armazenamento de materiais de embalagem; b) Os depsitos de lixos; c) Os entrepostos de armazenamento de produtos de abastecimento dos locais de venda; d) Os locais dos eventuais arquivos informticos. 2.5. Iluminao de segurana. Nos estabelecimentos comerciais devem, em funo da categoria do estabelecimento recebendo pblico, ser utilizados os tipos de iluminao de segurana seguintes: -Iluminao do tipo A, constituda por grupo gerador accionado por motor de Combusto ou de iluminao. -Para os compartimentos de lotao inferior a 100 pessoas, a iluminao de segurana pode ser limitado a iluminao de circulao.

3. SINALIZAO DE SEGURANA
A sinalizao de segurana consiste num procedimento padronizado destinado a orientar, alertar, avisar e advertir as pessoas quanto aos riscos ou condies de perigo existentes, proibies de ingresso ou acesso e cuidados e identificao dos circuitos ou 6

parte dele. de fundamental importncia a existncia de procedimentos de sinalizao padronizada, documentados e que sejam conhecidos por todos os trabalhadores (prprios ou prestadores de servios). Exemplos de Placas

Destinada a advertir as pessoas quanto ao perigo de ultrapassar reas delimitadas onde haja a possibilidade de choque elctrico, devendo ser instalada em carcter permanente.

Destinada a alertar quanto possibilidade de exposio a rudo excessivo e partes volantes quando da partida automtica de grupos auxiliares de emergncia.

Advertir terceiros quanto aos perigos de choque elctrico nas instalaes dentro da rea delimitada. Instalada nos muros e cercas externas das subestaes.

Destinada a alertar quanto a necessidade do accionamento do sistema de exausto das salas de baterias antes de entrar para a retirada de possveis gases do local.

4. TRANSFORMADOR
O transformador um dispositivo que converte energia elctrica a um certo nvel de tenso AC, em nvel de tenso de energia alternativa de interaco atravs de outras electromagntica . constituda por duas ou mais bobinas de material condutor, electricamente isolados uns dos outros e, geralmente, envolvida em torno do mesmo material do ncleo ferro magntico . A nica ligao entre as bobinas so o fluxo magntico que estabelece regras comuns no ncleo. Transformadores so dispositivos baseados no fenmeno da induo electromagntica e composto em sua forma mais simples, duas bobinas enroladas em um ncleo fechado, feito a partir de ferro folhas frescas ou empilhados de ao elctrico , liga apropriada para optimizar o fluxo magntico. As bobinas ou enrolamentos so chamados de primrios e secundrios , conforme aplicvel na entrada ou sada do sistema em questo, respectivamente. H tambm mais enrolamentos de transformadores, neste caso, pode haver um enrolamento de tenso "tercirio" inferior ao secundrio.

Operao

Se voc aplicar uma fora electromotriz alternada no enrolamento primrio, ele ir fluir atravs de uma corrente alternada que por sua vez cria um campo magntico varivel. Esse campo magntico varivel originada por induo electromagntica , o aparecimento de uma fora electromotriz nas extremidades do enrolamento secundrio.

5. MOTORES ELTRICOS MONOFSICOS (FASE AUXILIAR)


Os motores monofsicos de fase auxiliar so um dos vrios tipos de motores monofsicos existentes. Utilizados principalmente em mquinas como motobombas, compressores, furadeiras, serras, cortadores de grama etc., so, em geral, mquinas de pequeno porte, j que so fabricados normalmente em potncias de at 2 cv. raro serem encontrados acima desta potncia, pois a utilizao de motores trifsicos fica economicamente mais vivel. O estator desses motores constitudo resumidamente por dois bobinados, chamados bobinado principal (ou de trabalho) e bobinado auxiliar (ou de partida; arranque). Na partida do motor, os dois bobinados ficam energizados; to logo o rotor atinja sua velocidade, o bobinado de arranque desligado, permanecendo em funcionamento somente as bobinas de trabalho. A bobina de arranque do motor possui ligado em srie consigo um capacitor e um interruptor automtico (e normalmente feita com fio mais fino). O interruptor automtico (na maioria dos motores formado por um interruptor centrfugo associado a um platinado, embora no seja o nico modelo existente) desliga a bobina de arranque aps a partida do motor. J o capacitor faz com que surja no interior do motor um campo magntico rotativo, que impulsionar o motor a partir. Para que possa funcionar em duas tenses diferentes (110 ou 220 V), a bobina de trabalho desses motores dividida em duas, tendo a possibilidade de as partes serem conectadas em srie ou em paralelo, de acordo com a tenso da rede elctrica. Cada parte deve receber no mximo 110 V, que corresponde menor tenso de funcionamento do motor (Figura 3). A inverso da rotao feita invertendo-se o sentido da corrente na bobina auxiliar, ou seja, troca-se o terminal 5 pelo 6.

6. MOTORES ELTRICOS TRIFSICOS


So mquinas que produzem energia mecnica a partir de energia elctrica. Esses motores so alimentados por redes trifsicas, da seu nome, tendo vrios tipos e formas de ligaes. 8

Os motores elctricos trifsicos so os mais utilizados na indstria, por terem o melhor custo benefcio na comparao com os demais (evidentemente que nas aplicaes compatveis). 6.1. Motor trifsico de mltipla velocidade Este tipo de motor proporciona velocidades diferentes em um mesmo eixo. Na grande maioria, so para apenas um valor de tenso, pois as religaes disponveis geralmente permitem apenas a troca das velocidades. A potncia e a corrente para cada rotao so diferentes.

7. CARACTERSTICAS ELTRICAS E MECNICAS DOS MOTORES


Um motor elctrico acompanhado de uma placa de identificao onde so informados suas principais caractersticas. Outras precisam ser obtidas com o fabricante atravs de catlogos ou consultas directas. Destacam-se nas caractersticas dos motores elctricos trifsicos: 7.1. Tenso de funcionamento A grande maioria dos motores eltricos fornecida com os terminais religveis, de modo que possam funcionar ao menos em dois tipos de tenses. No presente captulo descrevem-se os principais tipos de religaes. 7.2. Correntes do motor trifsico O motor trifsico um consumidor de carga elctrica equilibrada. Isto significa que todas as suas bobinas so iguais, ou seja, tm a mesma potncia, so para mesma tenso e, consequentemente, consomem a mesma corrente. Logo, as correntes medidas nas trs fases sempre tero o mesmo valor. Internamente as correntes nas bobinas de um mesmo motor sempre sero iguais, independentemente para qual tenso este for conectada. J na rede (externamente, nos terminais de alimentao) os valores sero diferentes para cada tenso.

8. ROTAO DO MOTOR TRIFSICO


8.1. Invertendo a rotao Em qualquer motor trifsico, a inverso do sentido de rotao feita trocando-se na alimentao duas fases quaisquer entre si (uma permanece inalterada), diferentemente dos motores monofsicos de fase auxiliar, onde trocada a ligao do motor (5 por 6). 9

8.2. Determinando a rotao (rpm) A rotao de um motor elctrico trifsico (rotor tipo gaiola) determinada pelo nmero de plos do motor e pela frequncia da rede elctrica. A tenso elctrica no influencia na rotao (a menos que se aplique tenso muito inferior nominal, o que reflectir na potncia e no torque do motor, neste caso podendo at queim-lo).

9. SISTEMA DE PARTIDA
Ao ligar um motor elctrico em uma rede, deve-se obrigatoriamente seguir algumas recomendaes da concessionria local e de normas tcnicas, a fim de conseguir que todo o conjunto funcione com o mximo rendimento. As maneiras de ligar um motor so basicamente divididas em dois grupos: partida directa e partida indirecta. J as formas de comandar os motores so variadas, e no existe um esquema definido, somente padres (normas) de instalao 9.1. Partida directa A partida directa consiste em energizar o motor com a tenso de funcionamento desde o instante inicial. o sistema mais simples, fcil e barato de instalar, sendo tambm aquele que oferece o maior conjugado de partida do motor. Porm, neste sistema, a corrente de partida do motor grande, fato que impossibilita sua aplicao com motores de potncia muito elevada. Existem limites de potncia para cada tenso de rede, conforme determinao da concessionria local, sendo na maioria dos casos de 5 cv nas redes de 220/127 V e de 7,5 cv nas redes de 380/220 V. 9.2. Partida indirecta A alta corrente de partida solicitada por motores trifsicos pode causar queda de tenso e sobrecarga na rede, aquecimento excessivo dos condutores e uma srie de outros factores prejudiciais instalao elctrica. Isso piora medida que aumenta a potncia dos motores. Nesses casos, deve-se ter a preocupao de reduzir a corrente de partida do motor, aplicando-lhe uma tenso inferior nominal no instante da partida. Assim, a potncia do motor fica reduzida e, consequentemente, sua corrente. Depois que o motor atinge rotao nominal eleva-se sua tenso ao valor correcto. Desta forma, no haver grande pico de corrente na partida. So sistemas mais caros e trabalhosos, alm do inconveniente de o motor no poder partir com plena carga, devido reduo do conjugado. As redues de corrente, potncia e conjugado so proporcionais ao quadrado da reduo da tenso, isto : reduzindo a tenso duas vezes reduz-se a corrente, a potncia e o conjugado quatro vezes. Esses sistemas s tero efeito se forem comutados correctamente, ou seja, somente quando o motor atingir rotao nominal troca-se para a tenso plena. Caso contrrio, o segundo pico de corrente que ocorre no momento em que o motor passa a receber a tenso nominal ser muito alto, tornando o sistema sem funo.Essa 10

comutao pode ser feita atravs de chave manual directamente pelo operador que dever estar orientado ou automaticamente por um temporizador.

10.REDES ELTRICAS
A energia elctrica entregue pela empresa fornecedora local dever ser conduzida ao interior das fbricas para alimentao de mquinas, iluminao etc. As redes elctricas so construdas de forma a atender as necessidades de cada local, como, por exemplo, o arranjo das mquinas (lay-out) e a distribuio de circuitos. 10.1. Electrocalhas e leitos para cabos As electrocalhas e os leitos para cabos constituem um sistema condutor e distribuidor de fios e cabos bastante verstil, podendo atender s mais diversas situaes, devido grande quantidade de acessrios disponveis e variedade de medidas. Proporcionam fcil acesso rede elctrica, tanto para a manuteno como para a ampliao. No necessria a fixao dos cabos s calhas para quase todas as situaes. So fabricados com chapas totalmente lisas, com chapas perfuradas ou, ainda, com barras espaadas e sustentadas por duas guias. Alguns modelos so prprios para instalao no piso (rede subterrnea).

11.COMPONENTES ELTRICOS INDUSTRIAIS


Este captulo trata dos componentes mais destacados para as actividades de um electricista industrial, observando caractersticas genricas. Dados mais completos de um componente so obtidos directamente com o fabricante atravs de catlogos. 11.1. Tomada industrial A tomada industrial usada na alimentao de mquinas que requerem correntes de valores maiores, normalmente acima de 16 A. Existem em diversas formas fsicas e com variado nmero de plos (3F + N + T, 2F + N, 3F + N etc.). Os tipos de tomadas mais usados so: a) Tomadas para ambientes normais (IP 0) b) Tomadas para ambientes especiais (IP 4, IP 67 etc.) Na instalao destas tomadas importante criar um padro para a conexo dos fios evitando-se problemas com sequncia de fases e outros condutores. 11.2. Chaves manuais Para comandar um motor elctrico, necessrio um dispositivo de manobra que o ligue e/ou desligue quando se desejar.

11

Existem vrios tipos de componentes para esse fim, cada um com sua empregabilidade, vantagens e desvantagens. As chaves manuais so exemplos de dispositivos de manobras para motores elctricos, sendo talvez a maneira mais simples e econmica de se fazer. Fisicamente variam conforme sua aplicao e fabricante. O funcionamento elctrico das chaves manuais, ou seja, como so fechados seus contactos internos, depender da aplicao da chave. Elas podero ser especficas para determinada mquina ou aplicveis em situaes gerais. 11.3. Disjuntor motor O disjuntor motor utilizado para conduzir ou interromper um circuito sob condies normais, assim como interromper correntes sob condies anormais do circuito (curto-circuito; sobrecarga e queda de tenso). Nesses disjuntores a corrente ajustada no valor exacto do motor. O accionamento destes componentes manual, atravs de botes ou alavanca. Alguns dispositivos auxiliares podem ser acoplados a esses disjuntores para atender a finalidades especficas. Exemplos: - Bloco de contactos auxiliares usado para sinalizao (elctrica ou sonora), intertravamento etc. - Bobina de impulso, usada para desligamento a distncia etc. - Bobina de subtenso, usada para desligamento a distncia, proteco de quedas de tenso etc. 11.4. Botoeiras, pedaleiras e fim de cursos Estes so os interruptores usados nos circuitos elctricos industriais. As botoeiras so instaladas em portas de quadro de comando, em frente de mquinas etc. As pedaleiras so utilizadas em mquinas onde o operador liga e/ou desliga o equipamento com o p. J os fins de curso tm a maior aplicao como limitadores de deslocamento e proteco de mquinas. Cada cor de boto indica um tipo de actividade, conforme descrito por norma, sendo que cada empresa pode criar seu prprio padro. O mais comum utilizar vermelho para as funes Emergncia e/ou desliga e verde e preto para ligar. 11.5. Sinalizadores Os sinalizadores so usados quando h necessidade de indicar um estado da mquina ou da instalao. Existem os sinalizadores sonoros e os luminosos. Como sinalizador sonoro usase geralmente sirene ou campainha (buzzer). Na sinalizao luminosa so variados os tipos de sinaleiros existentes; so usados nas portas de quadros de comando, na frente 12

de mquinas, na parte superior das mquinas etc. A cor do sinalizador pode indicar alguma funo especfica.

12.PROTEO CONTRA INCNDIO E EXPLOSO


As reas onde houver instalaes ou equipamentos elctricos devem ser dotadas de proteco contra incndio e exploso, conforme dispe a NR 23 - Proteco Contra Incndios. Os materiais, peas, dispositivos, equipamentos e sistemas destinados aplicao em instalaes elctricas de ambientes com atmosferas potencialmente explosivas devem ser avaliados quanto sua conformidade, no mbito do Sistema Brasileiro de Certificao. Os processos ou equipamentos susceptveis de gerar ou acumular electricidade esttica devem dispor de proteco especfica e dispositivos de descarga elctrica. Nas instalaes elctricas de reas classificadas ou sujeitas a risco acentuado de incndio ou exploses, devem ser adoptados dispositivos de proteco, como alarme e seccionamento automtico para prevenir sobre tenses, sobre correntes, falhas de isolamento, aquecimentos ou outras condies anormais de operao. Os servios em instalaes elctricas nas reas classificadas somente podero ser realizados mediante permisso para o trabalho com liberao formalizada, conforme estabelece o item 10.5 ou supresso do agente de risco que determina a classificao da rea.

13

13.CONCLUSO
Dentro das aplicaes de potncia da electricidade, a parte industrial sem dvida uma das mais importantes, sobretudo porque representam a transformao de energia elctrica como parte de um produto. Como tal, frequentemente integrante das actividades exercidas pelos profissionais da rea, seja na forma de projectos elctricos, instalao de equipamentos e acessrios, factor fundamental para que se obtenha elevada rentabilidade e racionalizao dos procedimentos industriais, e com isso custo e preos optimizados.

14

14.BIBLIOGRAFIA
Este trabalho foi feito com base os seguintes sites: Www.scribd.com Www.reimold.com.br Www.siemens.com.br Www.flexmaster.com.br Www.schulz.com.br Www.isotrans.com.br

15

You might also like