You are on page 1of 5

COLETIVO DE SAÚDE “TERRA E VIDA’”.

Cooperativa de Prestação de Serviços Técnicos Ltda. Núcleo Operacional de Nova Santa Rita

O Coletivo de Saúde “Terra e Vida” é formado por famílias dos assentamentos Itapuí, Sino, Capela e Santa Rita de Cássia II, localizados no município de Nova Santa Rita/RS, e vem desenvolvendo um trabalho voltado à prevenção e promoção da saúde nos assentamentos, sendo que estas ações, entre outras, envolvem o incentivo ao uso e produção das plantas medicinais. Tratamos da saúde no seu sentido amplo e profundo, que incorpora um conceito de vida, de equilíbrio, solidariedade e resgate das tradições milenares. Falar em saúde é conquistar a terra, a reforma agrária, o trabalho, a moradia, é produção agroecológica, educação, lazer, saneamento básico, políticas públicas de qualidade. Enfim, é conquistar uma sociedade baseada em novos valores.

“DAS PLANTAS CONSTRUINDO UMA NOVA SAÚDE”.
REFORMA AGRÁRIA: Por Justiça Social e Soberania Popular!

RECEITAS DE SABONETES

UTILIZANDO A BASE DE GLICERINA JÁ PRONTA (comprada) SABONETE DERMATOLÓGICO Ingredientes: - 500 g de sabonete base - 50 ml de tintura de bardana - 50 ml de tintura de calêndula - 10 ml de óleo de amêndoas doce - 2 ml de óleo essencial de lavanda MODO DE FAZER: ralar ou raspar o sabonete base e colocar para aquecer em banho-maria num recipiente de louça, vidro ou inox. Juntar o óleo de amêndoas quando o sabonete estiver derretido. Retirar do fogo e acrescentar as tinturas, mexendo lentamente. Por último adicionar o óleo essencial e enformar. Pode-se adicionar no final, antes de enformar, pétalas utilizadas nas receitas. SABONETE DERMATOLÓGICO (infusão) Ingredientes: - 500 g de sabonete base - 100 ml de chá de calêndula e bardana (forte) - 2 ml de óleo essencial de lavanda. MODO DE FAZER: fazer chás fortes de calêndula e de bardana. Ralar ou raspar o sabonete base e colocar para aquecer em banho-maria em recipiente de louça, vidro ou inox. Juntar os chás no início do aquecimento do sabonete. Retirar do fogo e acrescentar o óleo essencial e enformar. SABONETE DE CALÊNDULA INGREDIENTES: - 1Kg de glicerina para sabonete - 3 colheres(sopa) de essência de calêndula - 2 colheres(sopa) de extrato de própolis - 1 colher(sopa) de fixador de aroma(opcional) - 1 colher(sopa) de extrato glicólico - 3 colheres(sopa) de folhas secas de calêndula - 100 ml de água MODO DE PREPARO: Pegue a glicerina e corte em tamanhos regulares. Depois, coloque em uma panela esmaltada, de vidro ou de inox, mas nunca de alumínio, porque libera resíduos. Coloque a panela em banho-maria e não diretamente ao fogo para evitar acidentes. Vá mexendo a glicerina lentamente com uma espátula de plástico ou vidro. Quando a água estiver fervendo, desligue o fogo e deixe o restante da glicerina derreter com o calor da própria água. Com a glicerina já derretida e fora do fogo, comece a acrescentar os outros ingredientes. Primeiro o extrato glicólico, depois o extrato de própolis e, por último, a essência de calêndula. Para agregar o valor medicinal ao sabonete, pegue um pouco de chá de calêndula, ferva e deixe em repouso por, mais ou menos, 20 min. Depois, acrescente o chá, já coado, à mistura da glicerina e, se quiser, coloque também o fixador de aroma. Antes de derramar o líquido, distribua as folhas secas de calêndula nas fôrmas(que podem ser as mesmas que se enforma chocolate). Para retirar a espuma, então, borrife um pouco de álcool de cereias sobre o líquido nas forminhas. Depois de 1 hora, desenforme os sabonetes sobre um papel toalha para reter a umidade. Obs: Para a melhor conservação, deixe o produto embrulhado no papel toalha por 4 horas e, depois de 24 horas, o enrole em filme plástico.

SABONETE REJUVENESCEDOR (para manter o brilho da pele,tonificante e prevenir rugas).

Material - 1kg de glicerina incolor ou branca - 30 ml de extrato de pepino - 30 ml de extrato de alecrim - 30 ml de essência de lavanda ou alecrim - Erva de alecrim (opcional) Modo de fazer Derreta a glicerina em banho-maria e deixe esfriar durante 8 minutos (até formar uma nata em cima) Misture os extratos com a essência, misture bem antes de acrescentar à glicerina Coloque na glicerina e misture bem. Acrescente o alecrim na glicerina e mexa Coloque na forma, deixe secar bem (cerca de horas). _______________________________________________________________________________ SABONETE ESFOLIANTE COM LINHAÇA E MEL Ingredientes: - 500 gramas de glicerina neutra - 30 gr.linhaça triturada - 30gr. de farelo de trigo - 25 ml de essência de camomila - 1 colher de mel de abelhas formas pvc panela de ágata colher de inox PREPARO:Derreter a glicerina, depois acrescentar a semente,o farelo, o mel,a essência e colocar nas formas. Aguardar por 3 horas para desinformar. ___________________________________________________________________________________ SABONETE DERMATOLÓGICO INGREDIENTES: - 2 colheres de sopa de calêndula - 1 kg de glicerina sólida - 1 folha média de babosa - 2 folhas de bardana (em torno de 20g) - 200 ml de água COMO FAZER: 1. Corte a glicerina em cubos pequenos, e coloque-os em uma panela. Leve ao fogo em banho-maria, por 10 a 15 minutos, até derreter. 2. Pique as folhas de bardana em pedaços, retirando os talos maiores, e coloque em um recipiente. Acrescente as 2 colheres de calêndula. Coloque 200 ml de água e leve ao fogo, deixando ferver no mínimo 2 min. 3. Descasque a babosa. Tenha o cuidado de retirar os espinhos laterais. Corte a folha em pedaços pequenos e junte-os ao chá. Leve a mistura ao liqüidificador. Bater rapidamente. 4. Coar 5. Misturar o chá coado a glicerina derretida. Misturar e pôr em formas. 6. Borrife álcool de cereal por cima do sabonete já nas formas para desmanchar a espuma. 7. Espere de 1 a 2 horas para tirar das formas.

RECEITAS DE SABONETE UTILIZANDO BASES CASEIRAS RECEITA PADRE PAULO Ingredientes:

- 4 kg de sebo morno - 2 latas de óleo de soja - 1 kg de soda - 3 litros de chá morno - 5 litros de tintura de álcool Modo de fazer; - fazer a tintura da erva escolhida - fazer o chá da erva escolhida - misturar os ingredientes aos poucos, mexendo sempre. Mexer 45 m, sempre para o mesmo lado (ou até endurecer) - pode usar 2 tinturas na mesma receita (ex. 2, 5 litros de calêndula e 2, 5 litros de confrei) - ou 2 chás de cada erva (ex. 1, 5 litro de cada erva) - a tintura e o chá devem ser feitos de cada erva em separado, e só misturar na hora de fazer o sabonete. Para fazer as tinturas: - usar o álcool farmacêutico 96 GL; - picar a planta escolhida; - deixar macerar no álcool por 72 hs (3 dias). Tipos de sabonetes: . confrei e calêndula: cicatrizante e antiinflamatório. Atua como um reconstituinte, estimula a circulação e dá vitalidadae a pele. . Própolis e calêndula: indicado para peles sensíveis com tendência a acnes e espinhas. . Calêndula: para todos os tipos de pele. ________________________________________________________________________________ SABONETE A FRIO 1 INGREDIENTES: - ½ Kg de banha talhada; - ½ copo de azeite; - 100 gr. de soda cáustica; - ½ litro de água; - Algumas gotas de perfume; - Anilina para dar a cor desejada ou ferver o ½ litro de água com algum tipo de chá, para deixar o sabonete da cor que quiser. ___________________________________________________________________________________ SABONETE CASEIRO INGREDIENTES: - ½ kg de banha talhada - ½ copo de azeite - 4 colheres de sopa de glicerina - 1 e ½ litro de água fervida, fria - 100 g de soda cáustica - Perfume (quantidade à vontade) MODO DE FAZER: Desmanchar a soda em meio litro de água fria (a mistura fica quente) deixando descansar até esfriar novamente. Após, juntar a banha e o azeite misturando bem. Colocar o restante da água fria e algumas gotas de perfume de sua preferência, mexendo bem. Despejar em caixas de papelão forradas com plástico. Deixar repousar por um dia e cortar em pedaços pequenos. Usar após quatro semanas. ________________________________________________________________________________ BASE PARA SABONETE CASEIRO INGREDIENTES: - 10 litros de água (fervida ou filtrada) - 1 kg de soda

-

5 kg de graxa (sebo) 500 grs de polvilho doce

MODO DE FAZER: 1. Derreter o sebo e deixar amornar 2. Colocar 8 litros de água em um balde grande 3. Acrescentar a soda e mexer bem 4. Acrescentar o sebo e bater mais um pouco 5. Diluir o polvilho doce nos outros 2 litros de água e misturar ao restante, batendo cerca de 10 minutos 6. Colocar em uma caixa média bem forrada com um pano grosso, esperar secar e cortar em pedaços bem pequenos, se possível até ralar o sabão. Deixar descansar por uma semana e então pode ser usado. ________________________________________________________________________________ SABONETE CASEIRO PARA SARNA, COCEIRAS E PIOLHOS INGREDIENTES: Para cada panela (de preferência esmaltada) de tamanho médio, cheia de base para sabonetes utilizar: - 50 ml de tintura de Erva de Bicho - 50 ml de tintura de Santa Maria - 50 ml de tintura de Arruda MODO DE FAZER: - Derreter uma quantidade de base do sabonete em fogo baixo, com mais um pouco de água, até se tornar uma massa lisa; - Desligar o fogo e acrescentar as tinturas; - Colocar em forminhas ou em uma forma grande para cortar depois DICA: para tornar o sabonete mais cremoso e hidratante acrescentar a “baba” de três folhas grandes de babosa antes de colocar as tinturas. ________________________________________________________________________________ SABONETE CASEIRO PARA ESPINHAS E PELE OLEOSA INGREDIENTES: Igual a anterior, utilizando a mesma base, mas usar as seguintes tinturas: - 50 ml de sálvia - 50 ml de novalgina ou mil-folhas - 50 ml de tansagem No caso de faltar uma das tinturas, pode ser qualquer erva antiinflamatória. SABONETE CASEIRO PARA ESPINHAS INGREDIENTES: Utilizando a mesma base para sabonetes, mas usar cerca de 100 ml de tintura de própolis.

SABONETE CASEIRO PARA ANTICASPA E ANTIQUEDA INGREDIENTES: Fazer do mesmo modo dos anteriores, utilizando a mesma base, mas com as seguintes tinturas: - 50 ml de tintura de manjericão - 50 ml de tintura de bardana - 50 ml de tintura de própolis - 50 ml de óleo de calêndula - a baba de 5 folhas de babosa.

(receitas de assentamentos, coletivo de saúde, internet, livro P.Paulo)

Related Interests