You are on page 1of 2

PÃO DE QUEIJO

06 xícaras de chá de polvilho 03 xícaras de chá de queijo ralado 03 xícaras de chá de leite 01 colher de sopa de sal 04 a 05 ovos Preparo: coloque os ingredientes líquidos e o sal para ferver. Enquanto isso, numa vasilha coloque o polvilho, adicione os ingredientes fervidos para que o polvilho seja escaldado. Depois de fria a mistura, adicione os ovos e o queijo ralado. Enrole em forma de bolinha e coloque em uma forma untada com óleo. Leve para assar.

MANGULÃO
03 ovos 160 mL de leite 150 mL de óleo 250 g de polvilho doce 200 g de queijo minas ou provolone 01 colher de fermento em pó Preparo: bata tudo no liquidificador e coloque em uma forma untada para assar. Dica: acrescente 100 g de bacon e 01 dente de alho amassado.

POLVILHO MANDIOCA
de

BISCOITO
500g de polvilho 02 xícaras de chá de óleo 01 xícara de água 04 a 05 ovos Sal a gosto Preparo: leve para ferver o óleo, a água e o sal. Coloque o polvilho em uma vasilha e escalde com a água e o óleo fervido. Acrescente os ovos até ficar uma massa homogênea. Pegue um saquinho de confeiteiro e coloque o bico reto, coloque a massa do biscoito e faça em formato de circulo em uma forma untada com óleo, leve para assar no forno.

www.uems.br

Uma ótima opção na cozinha
Autores:
Ludmila Pereira de Paula Graduanda em Agronomia – UEMS/UUC Rogério Peres Soratto Prof. Dr. da UEMS/UUC-Área de Fitotecnia

Unidade Universitária de Cassilândia
Rod. MS 306, km 6, 79540-00 – Cassilândia – MS Fone/Fax: (67)3596-2021 www.agronomiacassilandia.uems.br

COMO SE FAZ O POLVILHO? Procedimento caseiro:
Em um galpão reservado e limpo, casque as mandiocas, lave-as bem e passe por um triturador ou ralo fino. Você precisa somente do caldo da mandioca, logo precisa coá-la. Então prepare uma peneira bem fina ou de preferência coloque por um pano fino sobre ela, você vai coar a mandioca passando água pelo pano. Esse caldo terá que repousar de um a dois dias até que se forme uma massa branca no fundo do recipiente. Será essa massa o polvilho. Você precisa retirar a água sem que se misture novamente a massa com a água. Depois de retirada a água, deixe essa massa secar por mais uns dois dias sobre uma mesa forrada com uma pano. Depois de seca, você passara a massa por uma peneira para ela se transforme em polvilho, que é um pó bem fino. Vai deixar o pó (polvilho) secar mais algum tempo. Quando o polvilho estiver seco é só embalar.

RECEITAS COM POLVILHO DOCE TAPIOCA
03 xícaras de polvilho doce 1 e ½ xícaras de água Um pouco de sal Preparo: numa vasilha de tamanho médio, borrife um pouco de água sobre o polvilho doce e o sal e mexa a mistura com a ponta dos dedos. Aos poucos vá colocando mais água e esfarele a mistura entre as mãos ate que essa mistura esfarelada desgrude da mão. Passe essa mistura por uma peneira. Aqueça uma frigideira antiaderente de 20 cm de diâmetro em fogo brando. Divida a mistura em 8 porções iguais. Espalhe uma porção na frigideira e com as costas de uma colher cubra o fundo da frigideira de modo uniforme. Asse por 2 a 4 minutos ou até que a mistura se pareça a uma panqueca e suas bordas se desprendam de frigideira. Vire-as com uma espátula e asse por mais 1 minuto, repita com o restante da mistura. Recheio: os recheios darão um toque especial na tapioca. Para o café da manhã experimente passar manteiga na tapioca ainda quente (adicionar 2 colheres de coco fresco ralado). Ou espalhe leite condensado sobre a tapioca, adicione coco, dobre-a ao meio e sirva.

QUEBRADOR
03 ovos 01 copo de açúcar Polvilho até dar o ponto Preparo: numa vasilha misture os ovos e o açúcar, vá adicionando o polvilho até que a massa fique em ponto de enrolar. Enrole em formato de bolinha e achate-a. Leve para assar em fogo brando por mais ou menos 20 minutos.

BOLINHO DE POLVILHO FRITO
02 xícaras de chá de polvilho 01 xícara de chá (rasa) de açúcar 01 pitada de sal Ovos até dar ponto (03 ovos) Preparo: misture os ingredientes, vá adicionando os ovos até que a massa fique no ponto de enrolar. Faça bolinhos em forma de gota e frite em uma frigideira.

BOLO DE QUEIJO
02 xícaras de chá de polvilho 01 xícara de chá de farinha de trigo 02 xícaras de chá de queijo ralado 01 xícara de chá de óleo Preparo: misture os ingredientes e leve para assar em uma forma untada com óleo em fogo brando

DIFERENÇA ENTRE POLVILHO DOCE E POLVILHO AZEDO
A diferença do polvilho doce para o azedo é que para se obter o polvilho azedo é só deixar por mais tempo a água com a massa, quando a água estiver com cheiro de azedo você tira a água.