You are on page 1of 20

BISCOITÕES DE POLVILHO

Ingredientes: 1 pires de banha derretida; 1 colher (café) de erva-doce; 1 pires de farinha de trigo coada; 1 xícara (chá) de leite; 3 ou 4 ovos; 2 pratinhos de polvilho azedo; 1 colher (café) de sal. Modo de Preparo: Numa vasilha, desmancha-se o polvilho no leite, desfazendo os caroços. Deixa-se a farinha de milho no leite para amolecer. Misturar no polvilho a banha, a farinha de milho, o sal, a erva-doce e, por último, amassar e juntar 1 a 1 os ovos. Amassar bem. A massa não deve ser muito dura, basta consistência para enrolar. Enrolar os biscoitões e marcar cada um no meio com carretilha. Levar para assar.

BISCOITO DE POLVILHO
Ingredientes: 1 prato de polvilho 1 prato de gordura de porco 1 dúzia de ovos Uma pitada de sal Água Modo de fazer: Em uma gamela ou bacia, escaldar o polvilho com água quente e a gordura de porco, e misturar com as mãos até desmanchar todas as bolinhas. Acrescentar aos poucos os ovos e misturar a massa até fichar um mingau, no ponto (nem ralo, nem muito grosso). Colocar a massa aos poucos em um pano, com um buraco pequeno ou em um espremedor de massas de biscoito e fazer os biscoitos de acordo com sua criatividade nas folhas de bananeira ou tabuleiro. Coloque para assar em forno a lenha bem quente durante 30 minutos. E aí é só esperar assar para saborear o delicioso biscoito de polvilho com café ou leite.

RECEITA - PÃO DE QUEIJO POLVILHO DOCE
Ingredientes: 1 kg de polvilho doce, peneirado para dissolver os grânulos (Marinez ou Amafil) 3 ovos inteiros 1 pote de manteiga (ou margarina) de 250 gr Encher o pote vazio de margarina ou manteiga com uma medida de leite e outra medida de água 1 pitada de sal 3 batatas cozidas e amassadas, de tamanho médio (inglesa) 600 gr de queijo canastra (ralado) Modo de fazer Misturar bem todos os ingredientes Enrolar os pães de queijo no tamanho desejado Pré-aquecer o forno Assar durante 30 minutos em forno com temperatura média.

RECEITA DE BOLINHO DE CHUVA
Ingredientes: 1 xícara de chá de farinha de trigo 1/2 xícara de chá de maisena 1 colher de pó Royal 2 ovos 1/2 xícara de chá de leite 4 colheres de sopa de açúcar Modo de fazer: Misture os ovos com o açúcar até dissolvê-los. Acrescente os outros ingredientes e misture bastante. Frite em óleo bem quente. Coloque para escorrer em papel toalha e depois polvilhe com açúcar misturado com canela.

BISCOITO DE POLVILHO GLOBO RURAL
Ingredientes: 2 quilos de polvilho azedo 2 ½ copos americanos de água fria 2 ½ copos americanos de água quente 2 colheres de chá de sal 2 ovos 1 ½ copo de óleo quente 1 copo de leite frio Modo de fazer: Coloque o polvilho em uma bacia. Depois, adicione a água fria e o sal. Mistura o sal na massa com as mãos e esfregue bem para quebrar as bolotas. Depois, acrescente a água quente para escaldar e mexa novamente com as mãos. Coloque os ovos, misture a massa e despeja por cima o óleo quente, que ajuda a dar liga na massa. Misture mais uma vez e por último coloque o leite. Se a massa estiver seca, derrame água fria para umedecer. Com as mãos amasse bem até o bolo desgrudar da vasilha. Depois, basta enrolar os biscoitos. O formato pode ser de palito ou circular. Os biscoitos são assados no forno à lenha por 15 minutos. A receita também pode ser feita no forno a gás. É só observar bem o ponto de crescimento dos biscoitos.

BISCOITO DE POLVILHO “DE VENTO”
Ingredientes: 500 gramas de polvilho azedo 400 ml de água fervente 150 gramas de banha 400 ml de leite Sal Modo de fazer: Ferva a água com o sal e a banha. Despeje sobre o polvilho azedo. Misture. Quando amornar, vá sovando e adicionando leite. Ou use uma batedeira com gancho para massa. Ou amasse com as mãos. Coloque a massa em um saco plástico grosso ou use um saco de confeiteiro com um bico fino e liso. Esprema porções de massa, deixando espaço entre eles, porque crescem bastante. Não é necessário untar a forma. Pré-aqueça o forno, bem quente. Quando estiverem bem estufados, abaixe a temperatura e deixe que sequem, sem que escureçam muito para não amargar. Perceba quando o biscoito ficar dourado. Estará no ponto.

BISCOITO SALGADO DE POLVILHO
Ingredientes: 150ml de leite 150ml de óleo de milho 1 colher de sopa de sal ½ kg de polvilho azedo 1 ovo 300ml de água Modo de Fazer: Ferva o óleo com o leite e escalde o polvilho azedo, reserve até esfriar. Depois de frio, leve para a batedeira, em seguida acrescente o ovo, o sal e a água. Bata por aproximadamente 10 minutos. Depois da massa pronta acrescente o queijo parmesão ralado e misture com o auxílio de uma colher. Modele os biscoitos em uma assadeira e leve ao forno médio pré-aquecido por aproximadamente 15 minutos.

BISCOITOS DE POLVILHO AZEDO
Ingredientes: 2 colheres de sopa de açúcar 2 xícaras de chá de água 1 xícara de chá de banha derretida Um pouco de leite 2 ovos 1 prato fundo de polvilho azedo 1 colherinha de café de sal Modo de Fazer: Esquentar bem, juntar a água e a banha; escaldar o polvilho. Esfrega-se antes o polvilho com um pouco de leite cru para desmanchar os caroços. Juntar os outros ingredientes, amassando e juntando água ou leite até a massa ficar no ponto de espremer num pano sobre o tabuleiro. Assar em forno quente.

BISCOITO DE POLVILHO GIGANTE
Ingredientes: 250ml de leite 250ml de óleo 1kg de polvilho azedo 2 ovos 1 colher (sopa) de sal (25g) 50g de farinha de milho misturada com 100ml de água 50g de queijo meia cura (opcional) •(+/-) 400ml de água Modo de Fazer: Numa panela coloque o leite e o óleo e leve para ferver. Numa tigela coloque o polvilho azedo e escalde com a mistura quente de leite com óleo. Misture um pouco e junte os ovos, o sal, a farinha de milho misturada com 100ml de água e o queijo meia cura (opcional). Amasse bem e adicione aos poucos a água até desgrudar das mãos e ficar em ponto de enrolar. Pegue uma pequena porção de massa e com as mãos untadas, enrole esta massa em formato de rolinho. Numa assadeira untada com óleo coloque os rolinhos separados, leve para assar em forno pré-aquecido a 180º por 30 a 40 minutos. Retire os biscoitos assados, corte ao meio e deixe esfriar. Recheie com carne de pernil de porco assada. DICA: prefira rechear os biscoitos no dia seguinte para que eles fiquem mais sequinhos.

BISCOITO DE POLVILHO AZEDO
Ingredientes: 2 xícaras de polvilho azedo 1 xícara de água 2 colheres de chá de sal 1 xícara de óleo ou metade óleo, metade manteiga derretida 3 ovos extra grandes Modo de Fazer: Ferva a água com o sal. Despeje sobre o polvilho. Misture e deixe amornar ligeiramente. Junte o óleo ou a mistura de óleo e manteiga. Misture e adicione os ovos, um a um. Bata até que forme uma mistura lisa e pegajosa. Com um saco de confeiteiro, faça tiras de massa com 4 cm de comprimento. Leve ao forno quente até que estufem. Abaixe a temperatura e deixe que sequem e ganhem uma cor dourada. Guarde em pote bem fechado.

BISCOITO DE POLVILHO AZEDO UAI
Ingredientes: 1 kg de polvilho azedo 600 ml a 750 ml de leite 200 g de queijo minas ralado 200 g de margarina 20 g de sal 15 g de açúcar cristal 3 ovos Modo de Fazer: Misturar com as mãos o polvilho, o sal, a margarina (derretida) e sovar bem. Ferver 250 ml de leite e virar em cima da massa. Misturar novamente. Acrescentar os ovos, o queijo e, aos poucos, o leite, até obter uma consistência mole, ideal para passar pelo saco de confeitar (que pode ser substituído por um saquinho plástico, com uma das pontas furada). Fazer os biscoitos com cerca de 10 cm x 2 cm, sobre um tabuleiro. Colocar para assar a 180 graus, por cerca de 40 minutos.

BISCOITO DE POLVILHO
Ingredientes: 1 quilo de polvilho azedo 2 copos de leite 1 colher de sopa de sal 1 copo de óleo 2 ovos inteiros Modo de Fazer: Sove bem o polvilho com o copo de leite e o sal. Ferva o outro copo de leite junto com o copo de óleo e escalde a massa que você fez com o polvilho. Espere esfriar e acrescente dois ovos inteiros. Amasse tudo, juntando água até o ponto desejado - que deve ser mais mole que a do pão caseiro. Esprema os biscoitos em saco próprio, de confeitar bolo, com bico de metal. Se não tiver um, então esprema no pano de saco, depois de fazer um furinho do tamanho de um dedo mindinho. Coloque os biscoitos num tabuleiro untado com óleo. Use forno bem quente a princípio. Depois que eles estiverem crescidos, deixe em forno brando até secar bem. Se quiser, você pode assar os biscoitos em cima de um tabuleiro forrado com folha de bananeira, à moda da roça.

BISCOITO DE POLVILHO ASSADO
Ingredientes: 1/3 de xícara (chá) de óleo 3/4 de xícara (chá) de água (eu uso leite fica mais gostoso) 1 e 1/2 xícara (chá) de polvilho azedo ou doce 1/2 xícara (chá) de queijo-de-minas curado ralado 1 colher de sobremesa rasa de sal 3 ovos Modo de Preparo: Ponha o óleo e a água numa panela para ferver. Despeje de uma vez sobre o polvilho e mexa bem. Deixe esfriar um pouco e adicione o queijo. Coloque os ovos, um a um, mexendo sempre.

Quando a massa estiver bem uniforme, passe-a para um saco de confeitar e faça os biscoitos em formato de bolinhas, tirinhas ou argolas, direto numa assadeira não precisa untar. Asse em forno médio pré-aquecido, até que os biscoitos estejam bem assados, porém claros, cerca de 20 minutos. Dicas: Não deixe os biscoitos passarem, por isso fique de olho no forno, pois o tempo de cocção varia muito. Se não tiver saco de confeitar, utilize um saco plástico com um furinho na ponta.

BISCOITO DE POLVILHO
Ingredientes: 500 gramas de polvilho azedo 400 ml de água fervente 150 gramas de banha (pode substituir por óleo) 400 ml de leite sal a gosto Modo de Preparo: Ferver a água, a banha e o sal. Despeje sobre o polvilho azedo. Misture. Quando amornar, vá sovando e adicionando o leite. Coloque a massa em saco plástico e esprema porções de massa no tabuleiro deixando espaço entre eles. Leve ao forno quente nos primeiros minutos, até estufarem. Evite abrir o forno. Abaixe a temperatura e deixe que sequem, sem que escureçam muito.

BISCOITO DE POLVILHO N.1
Ingredientes: 2 ovos grandes 1/4 xícara (chá) de óleo 1 xícara (cha) de leite 1 colher (chá) de sal 1 1/2 xícara (chá) de polvilho azedo passado na peneira Modo de fazer: Em uma panela coloque óleo, o leite, o sal e leve ao fogo alto até levantar fervura e retire do fogo. Coloque o polvilho peneirado em uma tigela, despeje o leite fervente sobre o polvilho e misture bem com uma colher de pau até a mistura ficar morna. Adicione os ovos e misture até obter uma massa homogênea. Pré-aqueça o forno em temperatura alta – 200ºC. Unte uma assadeira com óleo. Coloque a massa em um saco de confeitar com bico pérola de 1 cm de diâmetro, faça cordões de massa com cerca de 7 cm de comprimento sobre a assadeira untada, deixando bastante espaço entre eles. Leve ao forno e asse os biscoitos por 10 minutos, diminua a temperatura do forno para média – 180ºC – e asse por cerca de 20 minutos ou até os biscoitos ficarem dourados. Tire do forno e sirva imediatamente, pois ficam duros depois de frios.

BISCOITO DE POLVILHO N.2
Ingredientes: 1 Kg de polvilho doce 6 ovos inteiros 300g de margarina 2 xícaras (chá) de açúcar 100g de coco ralado Modo de fazer: Numa tigela coloque todos os ingredientes e amasse até formar uma massa homogênea. Unte uma assadeira com óleo. Faça bolinhas coloque na assadeira com um espaço razoável entre as bolinhas. Asse em forno médio – 180°C – até dourar.

BISCOITO DE POLVILHO N.3
Ingredientes:

500g de polvilho azedo 150ml de água fria (1ª etapa) 3 colheres (sopa) de farinha de milho 100ml de leite 100ml de água (2ª etapa) 80ml de óleo 2 ovos Sal a gosto Modo de fazer: Coloque o polvilho numa tigela e molhe bem (150ml de água) e ele vai ficar com pelotas. Esfregue o polvilho entre as mãos até ficar fininho novamente. Misture o leite, a farinha de milho e o sal até virar um mingau e reserve. Ferva a água com o óleo e escalde o polvilho. Depois da mistura fria, acrescente o mingau de milho e o ovo e sove bastante. Unte as mãos com óleo, enrole os biscoitos e coloque na assadeira – não precisa untar – leve ao forno alto – 200°C – e asse até dourar. Sirva quente. DICA: Essa massa pode ser conservada em geladeira por uma semana. Asse apenas a quantidade que vai ser consumida, é um biscoito pra ser degustado fresquinho, assado na hora.

BISCOITO DE POLVILHO N.4
Ingredientes: 5 xícaras (chá) de polvilho azedo 1 xícara (chá) de óleo 4 colheres (chá) de sal 1/2 xícara (chá) de leite frio 1 xícara (chá) de água Modo de fazer: Coloque a água e o óleo em uma panela e leve ao fogo até ferver. Misture o polvilho com o leite frio e escalde a massa na fervura. Acrescente o sal e amasse bem até que a massa fique homogênea. Faça bolinhas ou tiras e coloque em uma assadeira sem untar. Leve ao forno em temperatura média alta – 200°C – por quinze minutos ou até dourar.

BISCOITO DE POLVILHO N.5
Ingredientes: 1 kg de polvilho azedo 80ml de óleo 30g de sal Água Modo de fazer: Coloque 750ml de água e o óleo em uma panela e ferva. Coloque em uma batedeira o polvilho e o sal com 250ml de água fria e bata por um minuto. Acrescente a água e o óleo fervendo e bata na velocidade máxima. Em assadeiras limpas e secas, faça anéis com a massa e leve ao forno bem quente – 200ºC – por quinze minutos.

BISCOITO DE POLVILHO N.6
Ingredientes: 1 ovo (50g) 4 colheres (sopa) de suco de laranja (40ml) 2 colheres (sopa) de margarina light (28g) 100g de queijo meia cura ralado cerca de 2 xícaras (chá) de polvilho doce (250g) 1 colher (sopa) rasa de fermento em pó (8g)

1 pitada de sal Modo de fazer: Coloque o ovo, o suco de laranja e a margarina em uma tigela. Acrescente o queijo e o fermento em pó e vá adicionando o polvilho até ficar uma massa firme. Faça bolinhas do tamanho das de gude e coloque em uma assadeira antiaderente, sem deixar ficar muito junto um do outro. Com o auxílio de um garfo, amasse a superfície dos biscoitos, como se fossem sequilhos. Asse em forno médio (180ºC) por cerca de 30 minutos. Depois de frio, acomode em saquinhos de celofone ou latinhas decoradas.

BISCOITO DE POLVILHO N.7
Ingredientes: 500 gramas de polvilho azedo 1 ovo (50g) 1 xícara de água fria 1 xícara de leite 1 xícara de óleo pitada de sal Modo de Fazer: Desmanche o polvilho em água fria. Ferva o leite e o óleo misturando ao polvilho acrescentando o ovo. Misture bem e enrole como “bananinhas”. Prepare em uma bandeja para assar e leve ao forno pré-aquecido. Forno bem quente. Perceba quando o biscoito ficar dourado. Estará no ponto. O biscoito será um acompanhante delicioso no café ou mesmo no aperitivo!

PAOZINHO DE POLVILHO E MANJERICÃO
Ingredientes: 300g de polvilho azedo 200g de polvilho doce 1 colher (chá) de sal 80ml de leite frio 250ml de leite fervente 160ml de óleo 1 ovo grande Manjericão Modo de Fazer: Na tigela da batedeira, misture os dois polvilhos e o sal. Acrescente o leite e bata em velocidade mínima. Ferva 250 ml de leite com o óleo e despeje imediatamente na batedeira, sem parar de bater em velocidade média baixa, até que esteja bem incorporado. Aumente a velocidade e bata por mais alguns minutos. Deixe esfriar ligeiramente antes de acrescentar o ovo. Adicione o ovo e o manjericão, batendo por mais 4 minutos aproximadamente. Leve para gelar por 1 hora, até que obtenha uma consistência mais firme. Com duas colheres de sopa, faça bolinhas e leve para assar em forno 200˚C por 20-25 minutos, até que o fundo do pãozinho esteja levemente dourado. Sirva quentinho. Dica: A quantidade de leite depende da qualidade do polvilho. À parte, leve para ferver um pouco mais de leite, acrescentando se necessário, para formar uma massa cremosa e homogênea.

PÃO DE QUEIJO MINEIRO
Ingredientes: 1 copo (tipo requeijão) de óleo 1 copo (tipo requeijão) de leite 3 ovos inteiros 3 copos (tipo requeijão) de polvilho azedo 100 g de queijo parmesão ralado sal a gosto Modo de Fazer:

Num liquidificador bata 1 copo (tipo requeijão) de óleo, 1 copo (tipo requeijão) de leite, 3 ovos inteiros, 3 copos (tipo requeijão) de polvilho azedo, 100 g de queijo parmesão ralado e sal a gosto. Tome cuidado com o sal, pois o parmesão já é salgado. Despeje a mistura em forminhas de empadinhas untadas com óleo e leve para assar a 200º C por 20 a 25 minutos (até dourar). Encha só até a metade, já que o pão de queijo cresce bastante. OBS: O pão de queijo fica oco por dentro e fica ótimo pra comer com requeijão, doce de leite, goiabada...

PÃO DE QUEIJO COM AIPIM
Ingredientes: 250 g de aipim ralado no ralo fino (ou 250 g de aipim cozido e amassado) 125 g de polvilho azedo (1 xícara de chá) 1 ovo 1 colher (sopa) de óleo 150 g de mussarela ralada no ralo grosso (1 1/2 xícara de chá) 50 g de parmesão ralado no ralo fino (3/4 xícara de chá) sal a gosto Modo de Preparo: Em uma tigela misture 250 g de aipim ralado no ralo fino (ou 250 g de aipim cozido e amassado), 125 g de polvilho azedo, 1 ovo, 1 colher (sopa) de óleo, 150 g de mussarela ralada no ralo grosso, 50 g de parmesão ralado no ralo fino e sal a gosto. Sove bem para obter uma massa lisa e homogênea. Com as mãos modele bolinhas (30 g), coloque em uma assadeira untada com margarina e leve para geladeira por 30 minutos para a massa firmar um pouco. Retire a assadeira da geladeira e leve para assar em forno préaquecido a 200°C por +/- 25 minutos ou até o pão de queijo ficar dourado. Retire do forno e sirva em seguida.

PÃO DE QUEIJO NA ASSADEIRA
Ingredientes: Massa: 1 xícara e 1 quarto (chá) de óleo 1 xícara e 1 quarto(chá) de margarina derretida 8 ovos 200 g de queijo parmesão ralado 1 xícara e meia (chá) de amido de milho 3 xícaras e meia (chá) de polvilho doce 2 xícaras e meia (chá) de polvilho azedo 1 colher (sopa rasa) de fermento em pó sal a gosto Recheio 250 g de presunto em fatias 250 g de mussarela em fatias 2 tomates médios fatiados e temperados com sal e orégano a gosto 1 copo de requeijão cremoso parmesão ralado para polvilhar margarina e farinha de trigo para untar Modo de Fazer: 1- No liquidificador coloque o óleo, a margarina derretida, os ovos, o queijo parmesão ralado e o amido de milho e bata até ficar um creme homogêneo. 2- Transfira o creme para uma tigela e adicione aos poucos o polvilho doce e o polvilho azedo, mexendo com uma colher de pau até soltar das laterais. Acrescente 1 colher (sopa rasa) de fermento em pó e sal a gosto e misture bem

3- Despeje metade da massa numa assadeira retangular (com 40 cm x 28 cm) untada e enfarinhada. Distribua metade das fatias de presunto, depois metade das fatias de mussarela, cubra com 2 tomates médios fatiados temperados com sal e orégano a gosto e pingue colheradas de 1 copo de requeijão cremoso. Cubra novamente com metade da mussarela e a outra metade do presunto em fatias. 4- Cubra com o restante da massa e polvilhe mais um pouco de parmesão ralado. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 40 minutos ou até que a massa cresça e fique levemente dourada. Corte em quadrados e sirva imediatamente.

PÃO DE BATATA
Ingredientes: 2 batatas grandes cozidas e espremidas (quentes); 1 tabletes de fermento para pão; 1 colher (sopa) de açúcar; 150 ml de leite morno; 200g de farinha de arroz; 200g de fécula de batata; 2 colheres (sopa) de margarina; 3 ovos; 1 colher (sobre mesa) de sal. Modo de Fazer: Misture bem o açúcar, o leite, margarina, fermento e batata quente espremida, depois acrescente as farinhas, sal, açúcar, ovos e deixe descansar por 20 minutos.Faça bolinhas e coloque na assadeira, não tem necessidade de untar a forma, depois leve para assar. Forno de 180º por 20 minutos.

BISCOITO DE POLVILHO FRITO
Ingredientes Modo de fazer: 1 Kg de polvilho azedo Primeiro, misture o óleo e o leite e leve ao ½ copo americano de óleo fogo para ferver. Enquanto isso, coloque o ½ copo americano de água ou leite polvilho na vasilha para ser escaldado com 1 colher de sopa rasa de sal o óleo quente. Depois, sove a massa até 10 ovos (pode variar de acordo com o dar o ponto e, por último, acrescente o tamanho) queijo. Enrole e frite. Para fritar são 1 colher de sopa de queijo ralado . necessários quatro litros de óleo na temperatura ideal para que o biscoito não estoure. O rendimento é de 35 a 40 biscoitos.

BISCOITO MISTURADO
Ingredientes 1 kg de polvilho azedo 2 copos de óleo de soja 4 copos de leite 100 g de queijo minas curado e ralado 4 ovos 1 colher de sopa de sal Modo de preparo: Reserve o polvilho em uma bacia. Junte em uma panela o óleo, o sal e dois copos de leite. Leve ao fogo alto até ferver a mistura. Jogue o escaldo no polvilho e mexa bem com as mãos. Amasse e acrescente os dois copos de leite que restaram. Coloque os ovos e continue amassando. Junte depois o queijo ralado. Se a massa estiver muito dura, é só colocar mais um pouco de

leite. O ponto certo para enrolar não é mole, nem duro demais. Antes de enrolar a massa, é preciso untar as mãos com óleo.

BISCOITO PALITO
Ingredientes 3 xícaras (chá) farinha de trigo 3 colheres (sopa) margarina ½ colher (café) caldo de pimenta 1 cebola média ralada 1 colher (café) orégano 1 xícara (chá) queijo canastra ralado ½ xícara (chá) queijo parmesão ralado 1 colher (chá) tempero em pó Modo de preparo: Coloque os ingredientes aos poucos em uma vasilha e misture até a massa ficar homogênea. Em seguida, modele os biscoitos em formato palito (ou caracol) e leve ao forno quente (180º a 200º). Deixe assar por cerca de 15 minutos, até dourar.

BISCOITO DE TORRESMO
Ingredientes: Açúcar; 1 colher (café) de bicarbonato de sódio; canela em pó; 1 colher (café) de cremor tártaro; 2 ovos; 1/2 kg de polvilho; 1 pires cheio de torresmos. Modo de Preparo: Passar os torresmos na máquina. Misturálos ao polvilho, mexendo bem. Amassar com os ovos, juntando os demais ingredientes. Assar em forno temperado.

BISCOITO DE COALHADA
Ingredientes 3 ovos inteiros 2 xícaras de açúcar 2 kg de farinha de trigo 250 gramas de margarina 250 gramas de banha 280 ml de coalhada 1 colher de chá de sal amoníaco Modo de preparo: Primeiro, misture o açúcar, a manteiga e a banha. Acrescente os ovos e mexa mais um pouco. Coloque o fermento, o sal amoníaco e a coalhada, misturando sempre todos os ingredientes. Por último, acrescente aos poucos a farinha de trigo, até dar o ponto. Quando a massa não estiver grudando no fundo do recipiente, já é hora de enrolas os biscoitos. Passe as rosquinhas no açúcar cristal. E leve para assar no forno pré-aquecido a 150 graus, durante vinte minutos.

BISCOITO DE NATA
Ingredientes 500 gramas de nata 6 ovos 2 xícaras (chá) de açúcar ½ xícara(chá) de óleo 2 colheres(sopa) de margarina Erva doce à gosto Modo de preparo: Junte em uma bacia todos os ingredientes, exceto a farinha de trigo com fermento. Misture um pouco e depois vá acrescentando a farinha aos poucos. Sove a massa até que ela fique bem homogênea para dar o ponto de enrolar. Faça os

1 kg de farinha de trigo com 2 colheres de fermento em pó 1 pitada de sal

biscoitinhos e asse em forno pré-aquecido por 15 minutos no caso de fogão à lenha. Já no forno do fogão convencional, eles devem assar por 20 minutos. O rendimento é de 4 tabuleiros grandes.

BEIJU
Ingredientes 100 g de queijo ralado 20 gramas manteiga 200 gramas de polvilho fresco. Modo de Preparo: Pegue o queijo ralado, a manteiga e o polvilho fresco. Espalhe o polvilho sobre o forno próprio ou frigideira antiaderente. Assim que o polvilho virar uma massa fina e começar a dobrar as bordas, é porque está no ponto. Tire do forno, acrescente o queijo e enrole a massa. Passe a manteiga e está pronto o beiju. Obs: O recheio pode variar a gosto. Alguns recheios mais usados são leite condensado e coco ralado ou frango desfiado com molho de tomate.

ROSQUINHAS MINEIRAS
Ingredientes: 3 xícaras (chá) de farinha de trigo, 1/2 xícara (chá) de adoçante em pó, 2 colheres (sopa) de margarina, 1 ovo, 1 colher (sopa) de bicarbonato de amônio cerca de 1/2 xícara (chá) de leite desnatado 1 colher (chá) de casca de laranja Modo de Preparo: Coloque a farinha em uma tigela e faça um buraco no centro. Junte o adoçante, o ovo, a margarina, o bicarbonato de amônio, a casca de laranja e um pouco do leite. Vá misturando e mexendo até que a massa fique firme, colocando todo o leite. Faça bastões e enrole dois a dois, formando a rosquinha. Leve ao forno médio baixo até que fiquem firmes. Não deixe corar muito. Sirva com geléia de gengibre.

ROSCA DE POLVILHO
Ingredientes: 3 xícaras de polvilho azedo 1 xícara de óleo 1 xícara de água 1 xícara de leite 2 ovos 2 colheres (chá) de sal Modo de Preparo: 1. Ferva o óleo com a água. 2. Derrame ainda quente sobre o polvilho e misture bem. 3. Acrescente o leite frio, os ovos e o sal e amasse. 4. Se preciso, acrescente polvilho até que a massa solte das mãos. 5. Enrole e dê formato de rosca. 6. Leve ao forno preaquecido, à temperatura de 250 graus, por 40min.

ROSCA FRITA
Ingredientes: 1 kg e meio de farinha de trigo sem fermento 250 g de farinha de trigo com fermento 250 g de açúcar 3 colheres (sopa) de fermento em pó Meia colher (sopa) de sal

225 g de margarina 675 ml de leite morno misturado com 1 xícara e meia (chá) de água 2 ovos 500 g de farinha de trigo sem fermento óleo suficiente para fritar açúcar e canela para polvilhar Modo de Preparo: 1- Numa tigela coloque 1 kg e meio de farinha de trigo sem fermento, 250 g de farinha de trigo com fermento, 250 g de açúcar, 3 colheres (sopa) de fermento em pó, meia colher (sopa) de sal, 225g de margarina e misture bem. Adicione 675 ml de leite morno misturado com 1 xícara e meia (chá) de água, 2 ovos e misture bem. 2- Com as mãos sove a massa e vá adicionando 500 g de farinha de trigo sem fermento até a massa desgrudar das mãos. 3- Com as mãos retire uma pequena porção e modele um rolinho de +/- 15 cm e uma as pontas do rolinho, formando um círculo (ou rosca). Repita esta operação até acabar com a massa e cuidadosamente frite as roscas em óleo não muito quente (180 graus) até dourar. Deixe escorrer sobre papel toalha e polvilhe açúcar com canela.

MINI CHURROS COM DOCE DE LEITE
Ingredientes: 2 ovos 250 ml de água 220 g de farinha de trigo 60 g de açúcar 60 g de manteiga 3 ml de essência de baunilha 3 g de fermento em pó 1 pitada de sal Doce de leite a gosto Mistura de açúcar com canela a gosto Óleo girassol Modo de Preparo: Ferva a água com o sal, o açúcar e a manteiga. Junte a farinha e o fermento, mexendo sempre, em fogo brando, até a massa ficar homogênea. Coloque a massa em uma batedeira, acrescente os ovos e a essência de baunilha. Bata até a mistura ficar seca, de forma que solte da colher. Molde os churros com um saco de confeiteiro e frite-os em óleo bem quente. Coloque-os sobre papel toalha, para que o excesso de óleo escorra e eles fiquem sequinhos. Passe os churros na mistura de açúcar e canela e sirva com doce de leite à parte. Dicas: Teste a massa antes de começar a moldá-la. Não deve ficar úmida, pois é fundamental que desgrude facilmente da colher. 1- Ligue a fritadeira, colocando o termostato na temperatura de 190°C, para pré-aquecer o óleo. A fritadeira deve ter quantidade suficiente de óleo para cobrir todo o produto a ser fritado; 2- Identifique o produto e confira a data de validade; 3- Retirar do freezer o produto. Abrir o pacote e separar a embalagem com a cobertura. 4- Separe uma tigela limpa para aplicação posterior da cobertura; 5- Separe a quantidade a ser fritada, colocando-se o produto na fritadeira Os produtos não devem se sobrepor a fim de ter-se uma fritura homogênea; 6- O tempo de fritura é de entre 2 e 3 minutos, variando de acordo com a coloração final desejada. Durante a fritura, mexer levemente a cesta da fritadeira para que os minichurros virem e fritem de forma homogênea. 7- Ao atingir o ponto desejado, mexer o produto para escorrer o excesso de óleo 8- Colocar o produto na tigela ou prato limpo e aplicar a cobertura Colocar o mini-churros na tigela ou prato; Com o auxílio de uma peneira pequena, aplicar o açúcar confeiteiro sobre o produto;

Virar os mini-churros para aplicar o açúcar confeiteiro no outro lado; Com a peneira, aplicar novamente o açúcar confeiteiro. 9- Aguarde 3 a 5 minutos antes de servir. 10- Para fritar uma nova porção, aguardar o reaquecimento do óleo até os 190°C. Para fritar uma nova porção, aguardar a luz indicadora de temperatura apagar.

BOLACHINHAS
Ingredientes: 2 xícaras (chá) de açúcar; 2 xícaras (chá) de araruta; 1 pires de banha derretida; 4 xícaras (chá) de farinha de trigo; leite; 1 colher (sopa) de manteiga; 3 ovos; 1 pitada de sal; 1 colher (sopa) amoníaco. Modo de Preparo: Misturar os ingredientes e amassar tudo com um pouco de leite e sal. Depois de bem amassado, abrir com o rolo. Cortar as bolachinhas com a boca de um cálice. Pincelar com gemas de ovo e polvilhar com açúcar cristal. Assar em forno quente.

BISCOITINHO DE FARINHA DE MILHO
Ingredientes: 02 pires de farinha de milho; 02 pires de farinha de trigo; 150 g de manteiga; 150 g de açúcar; 04 gemas. Modo de Preparo: Junte todos os ingredientes, amasse-os bem, faça rolinhos com as mãos e leve ao forno em assadeira forrada com papel alumínio

SEQUILHOS DE FUBÁ
Ingredientes: 01 ovo inteiro; 200 g de fubá de milho; 100 g de açúcar; 100 g de manteiga ou margarina; araruta. Modo de Preparo: Misture os ingredientes e vá misturando a araruta até que a mistura adquira uma boa consistência. Faça bolinhas pequenas com as mãos e amasse-as suavemente com o garfo. Coloque as bolinhas em tabuleiro untado com manteiga e leve ao forno médio.

BOLO CREMOSO DE FUBÁ DE MILHO
Ingredientes 1 ½ litro de leite 2 xícaras de açúcar refinado 2 xícaras de fubá 2 xícaras de queijo ralado 2 colheres de sopa de margarina 1 ½ colher de sopa de fermento em pó

1 colher de café de sal 4 ovos Modo de preparo: Misturar o fubá com um litro de leite e deixar descansar por 10 minutos. Numa outra vasilha, colocar os ovos, a margarina e o açúcar refinado. Bater essa mistura até ficar um creme homogêneo. Acrescentar o restante dos ingredientes: ½ litro de leite, o sal e o queijo ralado. Mexa. Agora colocar na massa a mistura que estava descansando e mexer. Pôr o fermento em pó na massa e mexer lentamente. Despeje a mistura líquida em um tabuleiro untado e polvilhado e ponha para assar por mais ou menos uma hora. O forno já deve estar pré-aquecido (ligar 10 minutos antes).

BOLO DE MILHO VERDE
Ingredientes: 3 ovos 6 espigas de milho verde 1 xícara de açúcar 1 xícara de óleo 200 gramos de queijo ralado 1 colher de sopa de fermento em pó 1 colher de café de sal Modo de Preparo: Cortar os grãos de milho da espiga. Bater no liquidificador o óleo e os ovos. Em seguida, juntar os outros demais ingredientes no liquidificador e tornar a bater. Despeje a mistura líquida em um tabuleiro untado e ponha para assar por mais ou menos 40 minutos. O forno já deve estar pré-aquecido (ligar 10 minutos antes).

BOLO DE MAÇA
Ingredientes 3 ovos 2 copos de açúcar 1 colher(sopa) de canela em pó 1 copo de óleo 2 colheres de manteiga ou margarina casca de 3 maçãs 3 copos de farinha de trigo 2 colheres de fermento em pó 3 maçãs picadas - 1 pitada de sal Modo de Preparo: Bata no liquidificador os ovos, o açúcar, a canela em pó, o óleo, a manteiga, a casca das maçãs e coloque em um recipiente. Acrescente a farinha de trigo e misture. Unte a forma com manteiga, canela e açúcar. Coloque para assar em forno médio durante 30 minutos. O rendimento é de uma porção.

BOLO DE COCO DA VOVÓ
Ingredientes 3 ovos 2 xícaras (rasas) de chá de açúcar 2 colheres de sopa bem cheias de margarina 1 xícara de chá de leite 10 colheres de sopa de farinha de trigo 1/2 xícara de chá de queijo parmesão ralado 1/2 xícara de chá de coco ralado 1 colher de sopa de fermento em pó Modo de preparo: Bater os ovos, o açúcar, a margarina e o leite no liquidificador. Acrescentar a farinha de trigo e bater mais um pouco. Acrescentar o fermento em pó e bater. Por último, coloque o queijo e o coco e bata um pouco para misturar. A forma deve ser untada e enfarinhada. Usar forno médio, pré-aquecido de 20 a 30 minutos.

BOLO ESTRELA
Ingredientes: 3 laranjas sem casca e sem caroço 3 ovos

2 colheres de sopa de óleo 1 xícara de margarina 4 xícaras de farinha de trigo 3 xícaras de rapadura raspada 1 colher de sopa de fermento químico 1 colher de chá de bicarbonato de sódio 1 xícara de passas ½ xícara de castanha-do-pará picada Modo de preparo: Bata no liquidificador a laranja (até triturar o bagaço), os ovos, o óleo e a margarina. Coloque em um recipiente e acrescente os demais ingredientes: farinha de trigo, fermento químico, bicarbonato e rapadura. Misture bem com uma colher de plástico até a massa ficar bem homogênea. Despeje a massa em forma de bolo inglês e asse por aproximadamente 25 minutos no forno de fogão à lenha. No forno de fogão convencional, o bolo deverá assar por 25 minutos. Rendimento: 3 bolos pequenos.

BRIGADEIRO COM CAFÉ
Ingredientes: 01 lata de leite condensado 03 colheres de sopa de chocolate em pó ½ xícara de café bem forte ½ colher de manteiga ½ kg de chocolate granulado Modo de preparo: Coloque todos os ingredientes numa panela, exceto o granulado. Misture bem e leve ao fogo brando. Retire do foto apenas quando o doce desprender do fundo da panela. Coloque para esfriar em uma vasilha untada e espere 30 minutos para o doce ganhar consistência. Depois faça pequenas bolinhas e passe no chocolate granulado.

CREME DE CHOCOLATE COM CAFÉ
Ingredientes: 5 colheres (sopa) amido de milho 6 colheres de chocolate em pó 1 litro de leite 1 colher (sopa) de margarina 1 lata de leite condensado 1 lata de creme de leite 30 gotas de baunilha 2 colheres (sopa) de café solúvel Modo de preparo: Coloque em um liquidificador o leite, o chocolate em pó, o leite condensado, o amido de milho, a margarina, o café e a gema. Bata por 5 minutos. Então despeje a mistura em uma panela e leve ao fogo para preparar o mingau. Mexa em forma de "8" até dar o ponto de mingau (quando a mistura já se desprender do fundo da panela). Retire do fogo e deixe esfriar. Depois acrescente o creme de leite e a baunilha. Bata a mistura com a ajuda de uma batedeira por cinco minutos e leve à geladeira. Sirva gelado.

COCADA DE JABUTICABA
Ingredientes 1 kg e 300 g de açúcar 720 g de coco ralado 3 copos de caldo de jabuticaba Modo de preparo: Para obter o caldo da jabuticaba, ferva 2 litros da fruta por cerca de 15 minutos. O caldo vai soltar naturalmente. Depois é só coar. Então misture todos os ingredientes e coloque em fogo médio por cerca de 15 minutos. Nunca pare de mexer. Para saber se o doce está

no ponto, coloque um pouco da mistura em uma vasilha. Se começar a esfarelar, está pronto. Deixe esfriar por 15 minutos em uma superfície lisa e corte em pedaços com o doce ainda mole.

COCADA DE TOMATE
Ingredientes 5 kg de tomates maduros e firmes (3 kg sem sementes e fundo) 5 xícaras (chá) de açúcar refinado Doce de coco: 500 gramas de coco in natura ralado e 1 xícara (chá) de açúcar cristal Modo de preparo: Selecionar os tomates. Fazer a pré-lavagem com bucha e detergente. Fazer a sanificação por 10 minutos com cloro e em seguida lavar para retirar o cloro. Mergulhar os tomates em água fervente e assim que a pele abrir, jogar numa bacia com água fria e retirar as peles. Partir os tomates ao meio e retirar as sementes, aproveitando-as para geléia. Colocar os tomates no tacho e despejar por cima o açúcar refinado Cozinhar os tomates até desmanchar. Bater no liquidificador. Preparar o coco: Retirar a água, queimar, partir, descascar, lavar e bater no multiprocessador. Fazer o doce de coco com um pouco de água e o açúcar cristal, deixando cozinhar o coco e secar bem. Colocar num tacho o doce de tomate batido (1 e meio litro) e misturar o doce de coco (1 litro) Mexer constantemente até o ponto de ver o fundo do tacho se soltar bem. Fazer as cocadas com o auxílio de 2 colheres de sopa e ir colocando numa tábua untada. No outro dia, colocar no papel e embalar na bandeja plástica (5 cocadas em cada bandeja) Validade: 15 dias aproximadamente Rendimento: 45 cocadas

RECEITA DE CUBU
Ingredientes: 1 kg de fubá 3 copos e ½ de 200ml de açúcar cristal 1 colher (café) de bicarbonato de sódio 1 colher (chá) de sal 250 ml de leite fervido 1 xícara e ½ de manteiga ou margarina 250 ml de leite batido com ½ kg de inhame 4 ovos - canela, cravo e erva doce a gosto 3 colheres (chá) de fermento - farinha de trigo até dar o ponto folhas verdes de bananeira Modo de Preparo: Coloque o fubá em um recipiente fundo (bacia, gamela, etc) e escalde com o leite fervido junto com a manteiga ou margarina e mexa até esfriar. Acrescente o açúcar. Nesta massa, coloque os ovos e o inhame com leite. Mexa bastante. Vá acrescentando a farinha de trigo até dar o ponto. Coloque a canela, o cravo e a erva doce. Por último, acrescente o bicarbonato e o sal. Depois da massa pronta, enrole nas folhas de bananeira e coloque no forno a lenha por 30 a 40 minutos.

BOLO RECHEADO COM COMPOTA DE JABUTICABA
Compota Ingredientes: 1 litro de jabuticaba 2 copos de água 1 xícara (chá) de açúcar cristal Modo de preparo:

Lave bem a jabuticaba. Em seguida, retire os caroços, um a um e reserve. Em uma vasilha, coloque a água e o açúcar e deixe ferver. Adicione a jabuticaba aos poucos e ferva por alguns minutos. Reserve. Bolo Ingredientes: 1 xícara (chá) açúcar refinado 4 colheres (sopa) manteiga 1 colher (café) sal 3 ovos 1 xícara (chá) farinha de trigo 1 colher (chá) fermento em pó Modo de preparo: Em uma vasilha, coloque o açúcar refinado e a manteiga. Misture bem até a manteiga dissolver e formar uma pasta. Coloque os ovos e bata bem até a massa ficar homogênea. Em seguida, adicione o sal, a farinha e o fermento, e bata até a massa ficar lisa. Para montar: Em uma forma untada, coloque a metade da massa. Adicione a compota de jabuticaba até cobrir toda a massa. Em seguida, coloque o resto da massa e leve ao forno pré-aquecido por 20 minutos ou até dourar. Bom apetite!

COMPOTA DE ABACAXI
Ingredientes: 10 kg de abacaxi 5 litros de água 10 kg de açúcar cristal clara de 1 ovo Modo de preparo: Antes de descascar, faça a sanitização do abacaxi: Coloque as frutas em 10 litros de água com 10 ml de cloro a 5% de concentração e deixe por 10 minutos. Então retire da água, descasque o abacaxi e corte em pedaços. Retire os pontos escuros e o miolo, que podem prejudicar a apresentação e a consistência do doce. Para retirar as impurezas e manter a aparência do doce, é preciso clarear a calda. Junte o açúcar e a clara com 5 litros de água e leve ao fogo. Deixe ferver por 5 minutos. Retire a clara e as impurezas com uma escumadeira. Mantenha o fogo até o ponto de fio. Acrescente os pedaços de abacaxi e ferva por 15 minutos. Em um vidro pasteurizado durante meia hora em água fervente, envase o doce ainda quente. Volte o pote fechado para o pasteurizador e deixe por mais 15 minutos para evitar contaminação. No lugar do pasteurizador, você pode usar um caldeirão com uma grade ou um pano de prato no fundo. Na primeira esterilização, os potes devem ser colocados no caldeirão com a água ainda fria. Então deixe ferver. Já na etapa final de esterilização, os potes podem ser colocados na mesma água já quente.

COMPOTA DE GOIABA
Ingredientes 5 litros de água 10 kg de goiaba vermelha 5 kg de açúcar cristal Modo de preparo: Lave as goiabas com casca e deixe as frutas por 10 minutos em uma vasilha com 10 litros de água e 10 ml de cloro a 5% para a sanitização. Depois descasque as frutas e modele com uma colher para uma boa apresentação no vidro. Corte as goiabas ao meio. Para igualar a consistência da fruta, ferva as frutas menos maduras. Para retirar as impurezas

da calda, junte uma clara ao açúcar e misture. Acrescente a água e ferva por 5 minutos. Retire a clara e as impurezas com uma colher. Então mantenha a fervura até o ponto de fio. Acrescente os pedaços de goiaba e ferva por mais 15 minutos. Em um vidro pasteurizado durante 30 minutos, envase o doce ainda quente. Volte o vasilhame ao pasteurizador e deixe por mais meia hora para evitar contaminação. Então feche o vidro hermeticamente. Nota: No lugar do pasteurizador, você pode usar um caldeirão com uma grade ou um pano de prato no fundo. Na primeira esterilização, os potes devem ser colocados no caldeirão com a água ainda fria. Então deixe ferver. Já na etapa final de esterilização, os potes podem ser colocados na mesma água já quente.

CROQUETE DE MANDIOCA
Ingredientes: Massa 500 g mandioca cozida e amassada 1 gema 1 tablete de caldo de carne cheiro verde e sal a gosto (pode ser cebolinha /salsa) 2 colheres (sopa) farinha de trigo 1 clara em neve 1 colher de manteiga ou margarina Recheio a gosto * Queijo em cubo ou palitos ou - * presunto e mussarela ralados, orégano ou - * carne moída refogada e temperada a gosto Para empanar 2 claras farinha de rosca Modo de Preparo: Em uma tigela junte a mandioca cozida e quase fria, a gema, o caldo de carne e a manteiga. Misture bem. Junte a farinha de trigo, cheiro verde e a clara em neve. Verifique o sal. Unte as mãos com óleo. Abra porções da massa, recheie e feche bem. Molhe as mãos nas claras ligeiramente batidas e passe nos croquetes e depois na farinha de rosca. Frite com óleo quente até dourar.

ANGU À BAIANA
Receita para uma pessoa Ingredientes: 01 colher (sopa) azeite 02 folhas de couve 01 folha de almeirão 50g bacon sal a gosto 1 xícara de fubá ½ tablete de caldo de carne diluído em um copo e meio de água ½ colher (sopa) manteiga 15g queijo parmesão ralado 1 dente de alho 02 colheres (sopa) de molho de tomate 100g de carne a sua escolha açafrão Modo de Preparo: Coloque numa frigideira o azeite e o dente de alho até começar a dourar. Em seguida acrescente a couve e o almeirão picados. adicione uma pitada de sal e misture. Em outra vasilha, coloque o fubá e misture com o tablete de caldo de carne diluído em água. Leve ao fogo e adicione uma pitada de açafrão. Não pare de mexer até que o angu ganhe consistência. retire do fogo e adicione a manteiga. Em seguida prepare a carne com o molho de tomate e uma pitada de sal. Para montar o prato: Coloque a couve, o angu e

adicione a carne. Coloque mais um pouco de angu e espalhe o queijo ralado por cima. Leve ao forno por uns 5 minutos ou até o queijo derreter. E bom apetite!

ARROZ TROPEIRO
Ingredientes 1 kg de arroz 400 g de lombo de porco 100 g de torresmo 300 g de costelinha defumada 200 g de lingüiça defumada 200 g de carne de sol 15 cebolas pequenas inteiras Modo de preparo: O lombo é a única carne que precisa ser temperada com alho e sal a gosto. Frite à parte a lingüiça, a carne de sol, a costelinha defumada e o torresmo. Depois frite o lombo e, assim que ficar bem dourado. Coloque os outros ingredientes já fritos e o arroz. Acrescente água e deixe o arroz cozinhar. Sirva com couve refogada e tutu à mineira.

CALDO DE MANDIOCA COM FRANGO
Ingredientes: 1kg de mandioca 300g de peito de frango em tiras 300g de coxa de frango em tiras 6 dentes de alho picado 1 colher de sobremesa de colorau 4 colheres de sopa de óleo 2 colheres de sobremesa de sal Modo de fazer: A mandioca deve ser cozida com água e sal por cerca de 30 minutos. Enquanto isso, numa outra panela com óleo, a coxa e o peito de frango são grelhados. Quando os pedaços estiverem douradinhos, já está bom. Retire a carne da panela e refogue o alho. Acrescente o colorau e recoloque os pedaços de frango na panela. É hora de misturar a mandioca ao frango e deixar engrossar. Rendimento: 6porções

COSTELA ASSADA (COROA DE COSTELA)
Ingredientes 2 kg de costelinha suína em coroa 2 colheres/sopa rasas de sal 10 grãos de pimenta-do-reino 2 dentes de alho 6 folhas de louro 1 copo (250ml) de vinho branco seco Papel alumínio Modo de Preparo: Colocar no pilão o sal, alho e a pimenta-do-reino. Amassar até virar uma pasta. Misturar as folhas de louro picadas. Temperar a coroa de costela, acrescentar o vinho e deixar marinar por 12 horas. Assar na brasa, virando várias vezes, até dourar (aproximadamente 2h). Para acompanhar, cebolas também assadas na brasa por 30 minutos.

COSTELINHA COM MEXERICA
Ingredientes 2 kg de costela de porco inteira sem gordura (em tiras de 10 cm de largura e do comprimento do tabuleiro) 2 kg de batatas (descascadas e cortadas em rodelas) 1,5 kg de cebolas (cortadas em rodela) 2 litros de caldo de mexerica - sal e limão a gosto Modo de preparo: Tempere a costela somente com sal, limão e caldo de mexerica e deixe descansar por 3 horas. Depois cubra o fundo de um tabuleiro com as batatas. Coloque as cebolas e, por cima, a costelinha, com os ossos para baixo. Em seguida, acrescente quase todo o caldo de mexerica ao conjunto. Asse por cerca de 40 minutos. Depois disso, vire a costelinha para dourar a parte dos ossos. Vire novamente, coloque um pouco mais de caldo e deixe assar por mais 10 minutos. Sirva com arroz branco e farofa de manteiga.

COSTELINHA COM ORA-PRO-NOBIS
Ingredientes: 1 kg de costelinha de porco 1 kg de ora-pro-nobis picado 1 xícara de gordura de porco, que pode ser substituída por gordura vegetal pasta de alho e sal a gosto 1 colher de corante ou coloral. Modo de preparo: Tempere a costelinha antes de levar ao fogo. na panela quente, já com a gordura, coloque a costelinha. deixe dourar e acrescente o ora-pro-nobis picado. Vá colocando água quente até cozinhar, e está pronto.

CHÁ DE CONGONHA
Ingredientes 1 copo de 200 ml de açúcar cristal folhas esfareladas e secas de congonha 1 litro de água filtrada Modo de Preparo: Leve ao fogo em uma panela, o açúcar para fazer uma calda, acrescente as folhas e água. Desligue ao ferver. Tampe para apurar o sabor. Coe e sirva quente ou gelado. Obs: A congonha ou “Congõi” (o que sustenta, o que alimenta) no tupi é uma erva medicinal encontrada em toda a região próxima ao município de Congonhas (Centro de MG). Ao chá das folhas de congonha se atribui-se propriedades antiinflamatória, diurética e calmante.

Related Interests