You are on page 1of 9

BOLO DE MARACUJÁ Ingredientes do bolo: 02 e ½ xícaras de chá de Farinha de Trigo 05 unidades de Ovos 01 xícara de chá de Suco de maracujá com

as sementes 02 xícaras de chá de Açúcar 04 colheres de sopa Margarina 01 colher de sopa de Fermento em pó Ingredientes para a cobertura: 01 xícara de chá de Suco de maracujá com as sementes 01 xícara de chá de Açúcar Modo de preparo do Bolo: 1. Bater no liquidificador 1 maracujá grande, com as sementes, ou 2 médios (o necessário para obter 1 xícara de suco) e reservar. 2. Em uma tigela bater as gemas, o açúcar e a margarina. Quando a mistura estiver clara, acrescentar o suco. 3. Juntar a Farinha de Trigo peneirada e o fermento e mexer com uma colher de pau. Acrescentar as claras em neve. Untar uma forma redonda. Despejar a massa e levar ao forno pré-aquecido em temperatura média por aproximadamente 35 minutos. Modo de preparo da cobertura: 1. Misturar o maracujá e o açúcar em uma panela e levar ao fogo até engrossar. 2. Desenformar o bolo ainda quente e despejar a calda por cima. BOLO DE MARACUJÁ Ingredientes: Massa 4 ovos. 2 colheres de sopa de margarina. 2 e meia xícaras de farinha de trigo. 2 xícaras de açúcar. 4 maracujás (suco batido no liquidificador) . 1 colher de sopa de fermento. Calda 2 maracujás. 3 xícaras de açúcar. Modo de fazer: Massa: Bata as claras em neve e reserve. Colque todos os ingredientes na batedeira e bata por 10 minutos depois coloque as claras em neve e o fermento e apenas mexa. Leve ao forno pré aquecido em 180 graus, quando colocar o bolo altere para 250 graus a temperatura do forno. Calda: Misture o maracujá com sementes e com o açúcar. Leve ao fogo baixo até engrossar, jogue por cima do bolo ainda quente. Segredinho da vovó Na hora da compra, escolha os de casca brilhante, lisa e firme, sem rachaduras ou manchas. O maracujá é uma fruta de alto valor nutritivo. Rico em vitamina C e vitaminas do Complexo B (B2 e B5), contém também quantidades razoáveis de sais minerais como Ferro, Cálcio e Fósforo. Seu período de safra vai de janeiro a julho.

TORTA DE MARACUJÁ Ingredientes 1 pacote de biscoito maisena (180g) 6 colheres (sopa) de manteiga sem sal Recheio: 1 envelope de gelatina em pó sem sabor 3 colheres (sopa) de água 1 lata de leite condensado 1 lata de creme de leite 1 lata de suco de maracujá concentrado (use a lata de leite condensado vazia para medir) Cobertura: 1 xícara (chá) de polpa de maracujá 1 caixa de gelatina de maracujá 1 xícara (chá) de água gelada Modo de preparo Bata o biscoito no liquidificador até virar farinha. Transfira para uma tigela e misture a manteiga até obter uma massa homogênea. Forre uma fôrma de fundo removível com a massa e reserve. Para o recheio, hidrate a gelatina sem sabor na água, dissolva em banho-maria e bata no liquidificador com o leite condensado, o creme de leite e o suco de maracujá, por 1 minuto ou até que as sementes do maracujá fiquem trituradas. Coloque sobre a massa na fôrma e leve à geladeira por 1 hora. Para a cobertura, em uma panela, ferva a polpa de maracujá, acrescente a gelatina de maracujá e mexa até dissolver. Junte a água gelada e reserve. Retire a torta da geladeira e despeje a cobertura por cima. Leve à geladeira por mais 2 horas. Retire, desenforme e sirva. BOLO PRÁTICO DE MARACUJÁ Ingredientes . 1 xícara (chá) de suco de maracujá . 6 ovos (claras e gemas separadas) . 2 1/2 xícaras (chá) de açúcar . 2 colheres (sopa) de margarina . 3 xícaras (chá) de farinha de trigo . 1 colher (sopa) de fermento em pó . 1/2 xícara (chá) de água fria . Polpa de 1 maracujá Modo de preparo 1. Na batedeira, bata o maracujá, as gemas, 2 xícaras (chá) de açúcar e a margarina, adicione a farinha e o fermento. 2. Bata as claras em neve, acrescente à massa e misture delicadamente. 3. Despeje em uma forma untada e polvilhada e leve ao forno, pré aquecido, a 180 ºC até que enfiando um palito, ele saia limpo. 4. Prepare a cobertura: coloque 1/2 xícara (chá) de açúcar em uma panela pequena e leve ao fogo baixo, até adquirir uma coloração dourada. 5. Acrescente a água fria e a polpa de maracujá, deixando ferver por mais alguns minutos. Sirva o bolo em fatias, com a calda de maracujá.

TORTA MOUSSE DE MARACUJÁ Ingredientes do Pão-de-Ló: 6 Claras; 6 gemas; 2 copos (240ml) de farinha de trigo 2 Copos (240ml) de açucar refinado; Modo de preparo do Pão-de-Ló: Aqueça a margarina junto ao leite no microondas; na batedeira coloque as claras para bater até crescerem , coloque as gemas uma à uma , o açúcar e continue batendo. Diminua a velocidade da batedeira e acrescente o

1 Colher (sopa 15ml) de fermento em leite e desligue a batedeira. pó; Com uma colher de pau ou uma espátula vá misturando o 1 Copo de leite morno; trigo e fermento bem devagar para a massa não baixar. 1 colher de sopa de margarina. Coloque numa fôrma untada com manteiga e farinha e leve ao forno pré aquecido à 180g até que fique dourado. Ingredientes da Mousse: 2 Latas de leite condensado; 2 Caixas de creme de leite; 1 Lata de suco concentrado de maracujá; 6 Gramas de gelatina sem sabor; 4 Colheres de água morna para hidratar a gelatina. Ingrediente da cobertura: 2 Caixas de Chantily pronto (400ml) Ingrediente da Calda de Maracujá: 1 Xícara de água ; Polpa de maracujá ; 5 Colheres de açúcar. Suco de maracujá para umedecer o Pão de Ló. Modo de preparo do Mousse: No liquídificador bata o leite condensado , o suco , o creme de leite e a gelatina até que fiquem bem consistente. Reserve na geladeira. Modo de preparo da Cobertura: Bata o chantily na batedeira de acordo com as instruções do fabricante (na caixa) , até que fique bem consistente. Modo de preparo da Calda de Maracujá: Na panela leve todos os ingrediente para ferver , quando levantar fervura baixe o fogo e deixe no fogo até que fique em ponto de fio. Deixe esfriar. Montagen da Torta: Com o bolo frio, corte-o em duas partes, umedeça-o bem com suco de maracujá, coloque uma parte do mousse e coloque a primeira parte do bolo por cima sem pressionar. Repita o processo umedecendo e com o musse , coloque a segunda parte final e umedeça também. Cubra-o com chantilly e derrame a calda fria por cima. Leve a geladeira. Dica: O ideal é fazê-la de um dia para o outro; o que apura mais o sabor e o mousse estará bem firme.

BOLO DE AVEIA E MARACUJÁ Ingredientes: Modo de preparo 6 colh. (sopa) de azeite de oliva espanhol Coloque em uma batedeira 5 colheres de sopa ½ xíc. (chá) de adoçante em pó para uso de azeite e o adoçante. Bata até obter um creme. culinário Adicione o suco de maracujá, a farinha de trigo, 1 xíc. (chá) de suco de maracujá a aveia e o fermento. Bata por mais cinco 1 xíc. (chá) de farinha de trigo minutos. Por fim, incorpore as claras batidas em 2 ½ xíc. (chá) de flocos de aveia neve. Misture com cuidado. Com o azeite 1 colh. (sopa) de fermento em pó restante, unte uma assadeira e enfarinhe. 4 claras Despeje a massa e leve para assar em forno médio (180ºC), pré-aquecido, até que, enfiando um palito, este saia seco. BOLO DE MARACUJÁ COM SEMENTES Ingredientes: 3 Copos de farinha de trigo 2 Copos e meio de açúcar 2 Colheres de sopa de óleo 2 Colheres de sopa de manteiga 1 Pitada de sal 3 Gemas 3 Claras em neve 1 Copo de Maracujá com sementes Modo de Preparo: Bata tudo no liquidificador (menos as sementes),passe para uma vasilha e reserve. Acrescente as claras em neve e as sementes. Misture delicadamente. Unte uma forma de buraco central e coloque a massa. Levar ao forno pré aquecido por 15 minutos e assar em 30 minutos.

1 Colher de sopa bem cheia de pó royal BOLO DE MARACUJÁ FLEISCHMANN Ingredientes Massa Ingredientes Calda 2 maracujás grandes 1 xícara (chá) de açúcar (160 g)

2 maracujás grandes 1 embalagem de Mistura para Pão-de-Ló Fleischmann (350 g) Modo de Preparo 5 ovos grandes Retire as polpas dos maracujás e peneire-os. Modo de Preparo Reserve o suco e separe cerca de 2 colheres (sopa) de sementes para a decoração. Leve uma Retire as polpas dos maracujás e passe-as por panela pequena ao fogo médio com o suco de uma peneira. Recolha o líquido e, se necessário, maracujá, o açúcar, 1 xícara (chá) de água e as complete para 120 ml (½ xícara de chá) e sementes reservadas. Deixe ferver por cerca de reserve. Em seguida, coloque a mistura para 10 minutos, mexendo de vez em quando. Retire pão-de-Ló na batedeira com os ovos e o suco de do fogo e reserve. maracujá e bata na velocidade máxima por 10 minutos. Coloque em assadeira retangular de 23 Dicas: Você pode substituir a polpa de maracujá x 32 cm, untada e enfarinhada e asse a 180ºC por suco de maracujá concentrado. por 25 minutos em forno previamente aquecido. Desenforme, faça furos na superfície com a ponta de um garfo e regue-o ainda quente com a calda de maracujá. Sirva o bolo cortado em quadradinhos. BOLO DE MARACUJÁ LIGHT Ingredientes: 3 gemas 1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo 1/2 xícara (chá) de adoçante do tipo granular 100 g de margarina light 2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral 1 xícara (chá) de leite desnatado 1 colher (sopa) de fermento em pó margarina light e farinha de trigo para untar e polvilhar Modo de Preparo 1. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Unte uma fôrma de fundo falso de 22 cm com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. 2. Separe as claras das gemas. 3. Na batedeira, coloque as gemas, o açúcar, o adoçante e a margarina light. Bata até obter um creme. Ainda com a batedeira em movimento, acrescente a farinha, alternando com o leite. Desligue e adicione o fermento em pó. Misture delicadamente. 4. Lave e seque muito bem a tigela e as pás da batedeira. Coloque as claras e bata até o ponto neve. Incorpore-as ao creme reservado e misture delicadamente. 5. Na fôrma untada, coloque a massa e leve ao forno para assar por cerca de 60 minutos. Para verificar se o bolo está assado, espete um palito. Se sair limpo, está pronto! Retire o bolo do forno e deixe esfriar. 6. Com uma faca afiada, faça dois cortes na massa do bolo no sentido horizontal, para obter 3 fatias. 7. Sobre um prato, coloque uma fatia do bolo e espalhe metade do creme de maracujá.

8. Coloque a segunda fatia do bolo sobre o recheio e aperte delicadamente. Acrescente o recheio restante sobre esta fatia. Finalize com a terceira fatia da massa e aperte bem. 9. Despeje a calda sobre o bolo e decore com algumas sementes. Leve à geladeira por 1 hora e sirva a seguir. PARA O RECHEIO Ingredientes: Modo de Preparo 1/2 xícara (chá) de suco de maracujá 1. Numa panela pequena, coloque todos os concentrado ingredientes, exceto o creme de leite. Leve ao 1/2 xícara (chá) de água fogo baixo e mexa até que o creme comece a 1 colher (sopa) de maisena engrossar. Retire do fogo e deixe esfriar. 4 colheres (sopa) de adoçante em pó 2. Acrescente o creme de leite e mexa bem. 1/4 xícara (chá) de creme de leite light Reserve. PARA A COBERTURA Ingredientes: 2 maracujás azedos 1 xícara (chá) de água 1 colher (sopa) de maisena 4 colheres (sopa) de adoçante em pó Modo de Preparo 1. Numa tábua, corte os maracujás ao meio e retire a polpa. 2. Por uma peneira, passe as sementes. Reserve o suco e algumas sementes para a decoração. 3. Numa panela, coloque a água, o suco reservado, a maisena e o adoçante. Leve ao fogo baixo e mexa até que a calda comece a engrossar. Acrescente as sementes e deixe esfriar.

BOLO DE MARACUJÁ COM AMIDO DE MILHO Ingredientes: Massa: 1 xícara (chá) de açúcar 1 xícara (chá) de leite desnatado 2 Xícaras (chá) de farinha de trigo 1 Colheres (sopa) de fermento em pó 100 gramas de margarina light 3 ovos Recheio: ½ Xícaras (chá) de suco de maracujá concentrado ½ Xícaras (chá) de água 1 xícara (chá) de creme de leite light 4 Colheres (sopa) de adoçante em pó 1 Colheres (sopa) de amido de milho Cobertura: 1 Colheres (sopa) de amido de milho 4 Colheres (sopa) de adoçante em pó 1 xícara (chá) de água 2 maracujás azedos 1 anis estrelado

Modo de Preparo: Massa: Bater a margarina, as gemas e o açúcar na batedeira; ir alternando o leite com a farinha de trigo. Bater as claras em neve e misturar delicadamente com a massa e, por último, juntar o fermento em pó. Despejar a massa em uma forma de bolo redonda média untada e polvilhada com farinha de trigo. Assar em forno médio por cerca de 30 minutos, ou até ficar firme e dourado. Retirar e esperar esfriar. Recheio: Colocar em uma panela o suco de maracujá, a água, o adoçante, o amido de milho e levar ao fogo para engrossar. Retirar, esperar amornar e adicionar o creme de leite. Reservar. Cobertura: Cortar os maracujás ao meio e retirar a polpa. Bater ligeiramente com a água no liquidificador, passar pela peneira e reservar um pouco das sementes. Colocar o suco obtido em uma panela com o anis, o amido de milho, o adoçante e levar ao fogo para engrossar por cerca de 10 minutos. Acrescentar as sementes e esperar amornar. Montagem: Cortar o bolo ao meio e rechear , reservando ½ xícara (chá) do recheio. Cobrir as laterais do bolo com o recheio reservado. Retirar o anis da calda de maracujá e despejar sobre o bolo. Levar à geladeira para gelar. A massa do bolo foi feita com açúcar, pois fica mais crescida e fofa. Usamos a metade da quantidade normalmente utilizada. Se preferir, substituir o açúcar por ½ xícara (chá) de adoçante em pó. Neste caso, considerar 140 calorias por porção. Na cobertura, usamos a fruta em vez de suco industrializado para aproveitar as sementes, que dão um toque ao visual. Se preferir, substituir por 1 xícara (chá) de suco. BOLO DE MARACUJÁ E CASTANHA DE CAJÚ Ingredientes Massa: - 4 ovos - 1 copo de iogurte natural - 1 1/2 copo de açúcar - 2 copos de farinha de trigo - ½ copo de óleo - 1 colher (sopa) de fermento em pó Recheio De Trufa De Maracujá E Castanha De Cajú - ½ quilo de chocolate branco - 1 colher (sopa) de licor (qualquer sabor) - 1 lata de creme de leite (com o soro) - ½ lata de suco de maracujá - 200 gramas de castanha de caju Para umedecer o bolo: - Suco de maracujá Modo de Preparar

Massa: Bata no liquidificador os ovos, o iogurte, o açúcar e o óleo. Coloque essa mistura em uma tigela, adicione a farinha de trigo, o fermento e misture tudo. Coloque a massa em uma fôrma untada e leve para assar em forno pré aquecido por aproximadamente 40 minutos. Deixe esfriar. Recheio: Derreta o chocolate no microondas. Reserve. Leve o creme de leite ao microondas por 1 minuto e mexa bem. Adicione ao creme de leite o licor, misture bem e junte esta mistura ao chocolate derretido. Mexa e adicione o suco de maracujá aos poucos. Misture muito bem e leve ao freezer até gelar. Montagem: Corte o bolo em 3 camadas. Umedeça o bolo com o suco de maracujá. Coloque uma camada do recheio de trufa, salpique castanha de caju, a outra parte da massa umedecida com suco de maracujá, outra camada de trufa, salpique o restante da castanha de caju. Coloque outra camada de massa. Cubra com marshmallow ou chantily.

BOLO DE ABACAXI Ingredientes Para o pão de ló: 8 gemas 2 ½ copos (tipo americano) de açúcar 8 claras batidos em neve 4 ½ copos (tipo americano) de farinha de trigo 1 colher (sopa) de fermento em pó 1 copo (tipo americano) de leite quente Para o doce de abacaxi: 2 abacaxis cortados em cubinhos (sem o miolo) 2 xícaras (chá) de açúcar 2 xícaras (chá) de água Para o creme: 1 litro de leite 20 gotas de essência de baunilha Açúcar a gosto 3 ½ colheres (sopa) de amido de milho Modo de preparo

Para o pão de ló: Bata as gemas com o açúcar até esbranquiçar. Misture com as claras em neve. Acrescente a farinha de trigo e o fermento químico em pó aos poucos, alternando com o leite quente. Misture muito bem. Divida a massa em duas partes iguais e coloque em forma untada e enfarinhada de 35 cm x 24 cm x 4 cm de altura e asse em forno a 180ºC por cerca de 15 min. Reserve. Para o doce de abacaxi: Misture tudo e leve ao fogo médio por cerca de 25 min até o abacaxi mudar de cor. Para o creme: Dissolva o amido de milho em 1 xícara (chá) de leite. Coloque o restante do leite para ferver. Adicione a baunilha e o açúcar. Misture o amido dissolvido no leite fervendo e mexa por uns 5 min até engrossar. Deixe esfriar. Para a montagem: Na mesma forma que assou o pão-de-ló, arme a torta (bolo). Regue com um pouco da calda de abacaxi. Por cima, coloque metade do doce de abacaxi, metade do creme de amido de milho e o pão-de-ló. Regue novamente com um pouco de calda de abacaxi, doce de abacaxi, creme de amido de milho, creme de leite e enfeite com cerejas. Fica excelente se você polvilhar coco ralado sobre o creme de leite

MUSSE DE IOGURTE COM CALDA DE ABACAXI
Ingredientes Para a musse 1/2 xícara (chá) de iogurte natural natural 1 colher (sopa) de açúcar 1/2 colher (sopa) de glucose de milho 2 claras 1/4 xícara (chá) de creme de leite fresco 1 colher (sopa) de água Modo de Preparo 1. Numa panela pequena, coloque o açúcar, a água e a glucose de milho. Misture bem até dissolver o açúcar. Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar por cerca de 8 minutos, sem mexer, até atingir o ponto de bala mole. Para ver se está no ponto, coloque uma gota da calda num copo com água: ela deve ficar com a consistência de uma bala mole. 2. Enquanto a calda cozinha, bata as claras em neve na velocidade média na batedeira, até formar picos moles. Aumente a velocidade e vá regando as claras em neve, aos poucos, com a calda de açúcar quente. Continue batendo até o merengue ficar à temperatura ambiente. 3. Na batedeira ou com um batedor de arame (fouet), coloque o creme de leite e bata até atingir o ponto de creme chantilly. Com uma espátula, misture delicadamente o chantilly, o iogurte e o merengue.

4. Umedeça uma assadeira de 20 x 30 cm com água e forre com filme. Espalhe a musse e leve ao congelador por 1 hora. Ingredientes Para a calda 1 1/2 xícara (chá) de abacaxi cortado em cubinhos 1/2 xícara (chá) de folhas de hortelã 1/2 xícara (chá) de água 50 g de chocolate meio amargo (opcional) Modo de Preparo 1. No liquidificador, bata o abacaxi, a hortelã e a água. Leve à geladeira. 2. Derreta o chocolate no microondas por 1 minuto. 3. Forre o fundo de uma assadeira com um pedaço de filme. Com uma colher, deixe cair gotas de chocolate sobre o filme. Leve à geladeira para endurecer.MontagemPara servir, divida a calda de abacaxi em 4 pratos fundos. Corte a musse com um aro redondo de 6 cm de diâmetro e coloque no centro do prato. Tire as gotas de chocolate da geladeira, espalhe sobre a calda, decore com hortelã e sirva a seguir.