You are on page 1of 2

10 Anos

Biscoito Salgado
Mara Janete C. S. Puttkammer Produtos sem glúten e/ou lactose Telefone: (048) 3341 0681 / 9611 8579

Ano 11 - nº 46 - Florianópolis, Setembro, Outubro e Novembro de 2010 CX POSTAL 7006 CEP 88025-970 www.acelbra-sc.org.br

Encarte de receitas
Modo de preparo: Coloque margarina, o açúcar, a baunilha e os ovos em uma bacia misture bem coloque 2 xícaras de farinha com o fermento junto na mistura da bacia e vai adicionando o restante da farinha ate ficar em ponto de abrir a massa. Assar em forno pré aquecido a 250 graus, em média de 15 minutos. Coloque o recheio de sua preferência, (doce de leite ou nutrella). Cobertura: Meio quilo de chocolate ao leite. Derreter o chocolate em banho Maria. Banhe o biscoito por completo, retire com um garfo, dando uma ligeira batida na borda do recipiente para tirar o excesso de chocolate.

Panetone
Ingredientes: 2 xícaras de farinha mix (125 gramas de amido de milho, 125 gramas de polvillho doce, 125 gramas de farinha de arroz, 30 gramas de goma xantana). 1 ovo. 1 gema. 1 colher (chá) sal. 1 colher (chá) de açúcar. Margarina para dar o ponto. Modo de preparo: Misture os secos, coloque o ovo e gema, e vai adicionando a margarina até dar o ponto abrir a massa. Para cortar a massa pode ser usado um copo ou um cortador. Assar em forno pré aquecido a 220 graus por 5 ou 10 minutos.
Mara Janete C. S. Puttkammer

Receita de Alfajor
Mara Janete C. S. Puttkammer

Ingredientes: 270 g xícaras de farinha mix (125 gramas de amido de milho, 125 gramas de polvillho doce, 125 gramas de farinha de arroz, 30 gramas de goma xantana) 2 ovos 35 g de polvilho doce 10 g colher (cafezinho) de sal 70 g de açúcar 10 g de fermento biológico seco 100 g de margarina 100 ml de água 15 gotas de essência de panetone raspas de um limão 150 g de frutas cristalizadas Modo de preparo: Coloque os ovos, sal, açúcar, gordura, essência, as raspas do limão e 5 colheres de sopa da farinha, misture o fermento e o restando da farinha, deixe a mistura esperando. Coloque o polvilho e a água em uma panela e faça uma goma transparente, junte a goma quente com a mistura que contém os ovos, mexer bem até ficar encorpado e vá misturando a farinha com o fermento reservado até dar o ponto da massa. Dividir a massa em pedaços de mais ou menos 100 g colocar as frutas cristalizadas, por nas formas para panetone deixar descansar por 2 horas, levar ao forno pré-aquecido em 200 graus em média 20 minutos.

Ingredientes: 2 xícaras de açúcar. 1 colher (sopa) de fermento químico. 4 xícaras de farinha mix (125 gramas de amido de milho, 125 gramas de polvilho doce, 125 gramas de farinha de arroz, 30 gramas de goma xantana). 3 ovos. 1 colher de sopa de essência de baunilha. 4 colher de sopa de margarina.

Banana Recheada
Ewerton Viana de Oliveira Dúvida - (48)9147-2975

Recheio 1 peito de frango sem osso 2 cebolas grandes 4 tomates grandes 1 sachê de molho de tomate (KERO) Azeitonas 1 pote de Helmans Light (200g) Recheio 1 peito de frango sem osso 2 cebolas grandes 4 tomates grandes

Ingredientes da massa: 500 gramas de farinha preparada* (ou outra farinha sem glúten) 01 ovo 01 colher (sopa rasa) de margarina 01 colher (sopa rasa) de açúcar 1/2 colher (sobremesa) de sal 15 g -2 colheres (sopa rasa) de fermento Royal (químico) ou biológico 1 dúzia de bananas caturras maduras. Água morna ou leite, até dar o ponto na massa *Farinha preparada: 600g de farinha de arroz/ 100g de fécula de batata/500g de polvilho doce. Modo de fazer:Coloque todos os ingredientes numa bacia, começando pela farinha, seguida dos outros ingredientes, com exceção da água e ou leite, vá sovando, misturando-os muito bem. Após a mistura dos ingredientes, comece a colocar o leite e ou água, até formar uma massa homogênea. Como fazer a banana recheada: Coloque a massa sobre uma superfície lisa (separe a massa em pequenas bolas por vez), tipo mesa ou bancada, e abra com um rolo de macarrão, como se fosse para fazer pastel. Separe as bananas, descascando e cortando na vertical (ao meio), em seguida na horizontal, fazendo com que cada banana fique em quatro fatias. Depois de cada massa aberta, coloque uma fatia de banana no centro da massa e envolva a mesma fritando-a em óleo já aquecido, sem deixar ferver. Após fritar a banana, passe no açúcar com canela e está pronta para servir.

1 sachê de molho de tomate (KERO) Azeitonas 1 pote de Helmans Light (200g) Modo de fazer a massa: Bater as claras em neve, acrescentar as gemas depois o amido de milho, nessa seqüência sem parar de bater. Colocar em forma untada e assar em forno pré aquecido em temperatura baixa/média Após retirada do forno, cortar a massa ao meio para colocar o recheio. Refogar o frango com os ingredientes acima. Desfiar depois de frio e misturar a maionese. Rechear a massa e servir gelado.

Pão de Batata
Márcia Regina Campos

Torta Salgada
Márcia Regina Campos Dúvidas: (48) 3238-9236 / 9119-3192

Ingredientes: 1½ colher (sopa) fermento biológico seco 1 xícara (chá) de leite morno 2 ovos 1 colher (sopa) de açúcar 1 colher (sobremesa) de sal ½ xícara (chá) de óleo vegetal 300 g de batata cozida e escorrida 400 g de fécula de batata. Modo de preparo: Ingredientes: 6 ovos 6 colheres (sopa de amido de milho Bater todos os ingredientes no liquidificador menos a fécula de batata. Acrescentar a fécula na mistura e bater na batedeira. Colocar em forma untada e assar em forno pré-aquecido em temperatura média.