You are on page 1of 9

Modelos de gestão

Aula 1
Profª Adriano Ferreira Santana

– Estabelecer inter-relações. organizações em rede. visando promover a adoção e gestão das novas tecnologias no ambiente organizacional. – Compreender a sua responsabilidade ética. terceirização e quarteirização. – As principais escolas e teorias da administração. profissional. recursos. As funções administrativas tradicionais. forças e estratégias competitivas.Plano de ensino • Objetivos da disciplina – Analisar e interpretar ambientes internos e externos a organização. – O meio ambiente das organizações. social e política. organizações de aprendizagem. – Os modelos de gestão face aos novos paradigmas. – As organizações: suas características. • Conteúdo – Introdução à administração. . – Parcerias: integração. – Novos modelos de gestão: ecologia populacional. estruturas e funções. seus objetivos. as mudanças e o contexto da globalização.

Idalberto. 2000.Plano de ensino • Bibliografia Básica – CHIAVENATO. São Paulo: Mc Grow-Hill. . Teoria Geral da Administração – da Escola Científica à Competitividade na Economia Globalizada. 2005. Victor Cláudio Paradela et al. Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro: FGV. – FERREIRA. Antonio César Amaru. São Paulo: Atlas. – MAXIMIANO. 1979. Modelos de gestão.

Distribuição de pontos • Provas – 1ª Etapa – 1 prova de 30 pontos – 2ª Etapa – 1 prova de 30 pontos • Trabalho – Listas de exercícios – 10 pontos – Trabalho prático (Seminário) – 10 pontos – PA – 20 pontos .

do ramo de atividade ou natureza). .Teoria das organizações Campo do conhecimento humano que se ocupa do estudo das organizações em geral (independente do tamanho.

. Aplicar informação e conhecimento na análise e solução dos problemas. conceitos. experiências e aprendizagens constante. a ler.Competências do administrador Conhecimento . idéias. Perspectiva – SABER FAZER Saber transformar teoria em prática. É através da perspectiva que o conhecimento se torna criatividade e inovação. Aprender a aprender. ter contato com outros profissionais e se atualizar.SABER Busca de informações.

Envolve: .Competências do administrador Atitude – SABER FAZER ACONTECER Comportamento pessoal. É a maneira de liderar.espírito empreendedor .inconformismo com problemas atuais .impulso e a determinação de inovar . de comunicar de fazer acontecer.liderança .determinação do melhoramento contínuo . motivar.facilidade de trabalhar com outras pessoas .

– A relação estabelecida entre “administração” e “subordinação” faz com que muitos prefiram empregar o termo gestão. . sua origem é bem mais interessante. enquanto “administração” seria a palavra correta a ser empregada em se tratando de ação sobre um bem público. A palavra vem do verbo latino gero. gessi. – Além disso. gestum. o dicionário de Língua Portuguesa Aurélio considera as duas palavras como sinônimas. exercer e gerar. gerere. carregar. mesmo desconhecendo outras causas que justifiquem a melhor aplicação deste. – Apesar disso. serve como termo de comparação. minister. – Em contrapartida. o termo gestão é mais apropriado quando se trata de agir sobre um bem privado. uma vez que ad quer dizer “direção para”. cujo significado é levar sobre si.Administração ou gestão – Para Ferreira (1997). Isso porque a palavra administrar tem sua origem no latim. a diferente origem entre as palavras faz muitos preferirem o termo gestão. administer. executar. e seu significado original implica subordinação. é comparativo de inferioridade e o sufixo ter. chamar a si.

para integrá-la. Enquanto a gestão seria administração. comercial. tudo junto. a união dessas funções. – Enquanto a gestão é baseada em um bom relacionamento com operários. em sua obra “Administration Industrielle Et Générale”. ela precisa de outras funções como finanças e vendas. que juntamente com técnica. finanças. contabilidade. ou seja. . É como se a administração fosse separada do restante da empresa. comercial.Administração ou gestão – Fayol. trata administração como uma função na operação de uma empresa. por exemplo. segurança e técnicas. financeira. logística e mercadologia. ou seja. sempre dependendo do contexto em que esteja inserida. de segurança e de contabilidade. a administração não estaria acima das outras funções e nem estas fariam parte da administração. Assim sendo. cada um em sua medida e em seu lugar. percebe-se que a principal diferença entre as palavras está no fato de a administração não existir por si só. – Considerando tudo que foi exposto. formam as 6 funções essenciais das quais a direção deve cuidar.