You are on page 1of 6

EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL 2 A PROJETO ARCA DE NOÉ INTRODUÇÃO Foram dois os fatores que contribuíram para a formação do projeto

Arca de Noé. O interesse das crianças da sala do infantil 2 A por animais foi evidenciado logo no início, durante as rodas de conversa, a ida ao laboratório de biologia e pelas histórias que as crianças traziam de casa para serem contadas na sala. Partindo desse interesse, surgiu a idéia de trabalhar com algo que contribuísse para a formação das diversas áreas de desenvolvimento infantil, considerando também a teoria das inteligências múltiplas de Gardner, mas que não se perdesse da motivação do grupo, os animais. O trabalho de Vinícius de Moraes, a arca de Noé, suas músicas e poemas, foi, então, escolhido por ser um clássico infantil e compreender os objetivos desse projeto. OBJETIVOS O projeto Arca de Noé terá por objetivos: Desenvolver a oralidade através das músicas e poemas; Desenvolver o hábito pela leitura; Relatar experiências diárias adotando vocabulário pertinente à faixa etária; Ampliar vocabulário; Utilizar-se do corpo para expressar diferentes formas de linguagens; Contar fatos ou histórias que tenham começo, meio e fim;

1

Reconhecer a importância dos animais e seu papel na natureza. ou qual seria seu animal preferido. Serão escolhidos os poemas e músicas que tratam dos animais que as crianças possuem ou que mais estimam. e outros que contemplem a diversidade da classificação dos animais ( mamíferos. aves e peixes). Procuraremos explorar as características dos animais. Conhecer os elementos da natureza. o projeto Arca de Noé. Confeccionar dobraduras e sucatas. Preservar plantas e animais. em seguida. Confeccionaremos um livro com as crianças. Conversaremos durante a roda sobre esses animais e estaremos falando sobre o trabalho que será desenvolvido. Expressar sua visão do mundo e da realid ade durante conversas e histórias. um trabalho artístico feito pela criança. onde ela expressará sua visão e entendimento do que foi trabalhado. sem entrarmos na questão religiosa. Expressar-se por meio de desenhos e outras atividades artísticas. Identificar e nomear posições espaciais. 2 . Compreender a música e poesia como forma de linguagem. e mostraremos o livro com os poemas e o Cd. Também é necessário falarmos sobre o autor Vinícius de Moraes. percebendo a utilização das rimas como importante recurso para a oralidade (conscientização fonológica). Reconhecer que os seres vivos necessitam de cuidados para sua sobrevivência. suas funções e sua importância na natureza. insetos. Através de uma história explicaremos para as crianças o que foi a arca de Noé. onde teremos os poemas escritos e. Também serão feitos cartazes. contendo as músicas sobre os animais. METODOLOGIA E PROPOSTAS DE TRABALHO: Num primeiro momento pretendemos fazer uma pesquisa com as crianças perguntando se elas possuem animais de estimação em casa. sucatas e esculturas.- Realizar colagens simples.

Ao estudarmos os animais procuraremos montar histórias. Artes: A cachorrinha: dobradura O gato: desenho com colagem de algodão e lã Leão: Desenho com colagens das partes do animal Pato: Desenho com indício e guache A corujinha: sucata e desenho com indício Pingüim: desenho com anilina Borboletas: desenho com giz molhado Abelhas: desenho com cola colorida Formiga: desenho com dobradura e colagem de arroz Girassol: desenho com colagem de semente de girassol Casa: desenho com colagem de palito de sorvete e pintura a dedo Porquinho: sucata 3 . Cuidados com o meio ambiente. ATIVIDADES: Culinária: omelete (O pato). bolo pão de mel (Abelhas). A importância dos animais na nossa alimentação. observação de insetos. características. Preservação de plantas e animais. CONTEÚDOS: Animais: classificação. feijão com lingüiças (Porquinho) Prática de laboratório: germinação do girassol. práticas de laboratório e confecção de jogos pelas crianças. Também serão feitas culinárias. Músicas e poemas de Vinícius de Moraes de sua obra “Arca de Noé”. escrever textos em cartazes e explorar as músicas. produção de mel. Germinação de flores e plantas.

etc. - Passeio: parque ecológico e/ou CDCC. pesquisar se os pais se lembram de alguma música do disco “Arca de Noé”. 4 . recorte e colagem de figuras de animais.- Confecção de jogos: quebra-cabeça. memória. AVALIAÇÃO A avaliação será feita mediante acompanhamento dos trabalhos desenvolvidos com as crianças. Lição de casa ou pesquisa: sobre animais de estimação ou que mais gostam.

É importante que o professor faça um estudo prévio e que também aprenda com seus alunos. pois a aula será feita com ele. 5 . 7. . terra apropriada para a germinação e água. Conversaremos sobre os elementos que estaremos utilizando para a germinação do girassol. valorizando-o e acrescentando o que for necessário dentro do conteúdo estudado. 5. Estratégia para verificar o conhecimento adquirido pelo aluno: elaboração de um texto coletivo em forma de cartaz. Postura do professor: o professor terá o papel de problematizar. Assunto a ser estudado: Germinação do Girassol 3. Para darmos início a discussão será lançada a seguinte questão desencadeadora: O que as plantas ou flores precisam para crescer? Em seguida anotaremos as hipóteses das crianças na lousa. . sementes de girassol. Objetivos: . 6.PLANO DE AULA – PRÁTICA DE LABORATÓRIO INFANTIL 2 A – PROFESSORA LETÍCIA 1. procurando identificar o que a criança traz de conhecimento sobre o assunto. e não somente para ele. .Entender os cuidados necessários para o crescimento das flores e plantas. a fim de verificarmos o conhecimento adquirido pelos alunos. explicando a importância de cada um deles. como cuidados com as flores e plantas. Após a germinação faremos um texto coletivo com as crianças em forma de cartaz que ficará exposto.Compreender quais os elementos naturais necessários para a germinação do girassol. num momento de argumentação e exposição de idéias. As crianças serão questionadas a respeito do que sabem sobre o assunto. Os materiais que serão utilizados na prática são: potes para plantar.Valorizar atitudes em favor da natureza. Colocaremos a importância do Sol para o crescimento das plantas e flores. desde sua germinação até o momento em que a planta cresce e morre (murcha ou seca). desenho sobre a prática de laboratório e lição de casa.Observar o ciclo de desenvolvimento da planta. 4. Recursos metodológicos adotados: Esta prática de laboratório está vinculada ao projeto Arca de Noé. evitando arrancá-las. Participação do aluno: é de fundamental importância. Estudaremos a música de Vinícius de Moraes – Girassol e aproveitaremos para observar sua germinação e crescimento. Título da aula: GIRASSOL 2.

2004. 6 .EDUCATIVA – INSTITUTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA EDUCAÇÃO INFANTIL ARCA DE NOÉ Projeto desenvolvido com a turma do Infantil 2 A pela professora Letícia Alvarez Yamaguchi de Moraes . SÃO CARLOS.