You are on page 1of 30

Capítulo 2

Placas de CPU e processadores

Índice
Estudos complementares Placas de CPU AT Placas de CPU ATX Soquetes de processadores Instalando memórias Slots PCI e AGP Interfaces IDE Chipset Cabos e acessórios Bateria Conexões do gabinete Conectores de alimentação Memórias SDRAM e DDR Acessórios do gabinete Fabricantes de placas de CPU Fabricantes de chipsets

Placas de CPU AT
Placa mãe, Placa de CPU, Placa de sistema, Motherboard, são a mesma coisa. As placas de CPU AT foram produzidas inicialmente no IBM PC AT, em 1982. Foram usadas em todos os PCs, mas a partir de 1997, com o surgimento do padrão AT, ficaram mais raras. Este padrão foi extinto por volta de 1999. Essas placas foram usadas nos PCs 286, 386, 486 e Pentium e similares. Algumas placas de CPU para Pentium II e Pentium III também usavam este formato.

Na verdade as placas de CPU padrão AT eram bem maiores. Placas como a mostrada acima são chamadas “Baby AT”. Os modelos “Full AT” tornaram-se raros a partir de 1990, e as placas “Baby AT” passaram a ser chamadas simplesmente de “AT”.

Índice

3

Micro ATX e Flex ATX. como ocorria muitas vezes no padrão AT. cada componente tem uma altura máxima permitida. Todas as placas de CPU modernas seguem o padrão ATX e seus derivados de menor tamanho: Mini ATX. É um conjunto de regras para o desenvolvimento de placas de CPU. Índice 4 . Na época reinavam os processadores Pentium II. por exemplo. Por exemplo. um componente não possa ser encaixado por estar obstruído pela chapa do gabinete. ATX não é apenas um formato. o que impede que.Placas de CPU ATX O padrão ATX surgiu em 1997 e logo se tornou comum.

Placas de CPU ATX Índice 5 .

.

.

.

.

.

Essas interfaces servem tanto para transmissão (saída) quanto para recepção (entrada). Índice 11 . A porta paralela era usada principalmente para a impressora. etc. mas este tipo de mouse caiu em desuso. etc. portas seriais e paralelas. mas as impressoras modernas são USB. Os modelos atuais de mouse são dos tipos PS/2 e USB. por isso o correto é dizer “portas USB”. câmera digital. portas USB. Portas USB são usadas para impressora. “portas seriais” e “porta paralela”. joystick. os conectores com a disposição mostrada na figura ao lado. Portas seriais serviam para ligar o mouse.Conectores de uma placa ATX É fácil reconhecer visualmente uma placa de CPU ATX. “saídas paralelas”. “saídas seriais”. scanner. É errado usar termos como “saídas USB”. Basta verificar na parte traseira do computador. Da esquerda para a direita temos os conectores de teclado e mouse. mesmo quando está dentro do gabinete.

muito superiores aos das placas de dois ou três anos atrás. muito usados por músicos que fazem composição com a ajuda do computador. basta verificar a presença dos conectores de som. Índice 12 . O conector amarelo mostrado serve para conectar joystick e dispositivos MIDI. As boas placas de CPU têm inclusive som onboard com 6 canais (5.Placa ATX com som onboard A maioria das placas de CPU ATX possuem hoje som onboard. como os da parte direita da figura ao lado. É fácil reconhecer uma placa com som onboard. O som onboard das placas de CPU atuais tem alta qualidade.1). Apenas as placas de CPU super baratas ainda possuem som onboard com baixa qualidade. com excepcional qualidade. como teclados e guitarras. e assim dispensam o uso de uma placa de som.

.

.

.

Índice 16 .