Governador do Estado Arnóbio Marques de Almeida Júnior

Secretária de Estado de Educação Maria Corrêa

Diretor Presidente do IDEP/DM Irailton de Lima Souza

Gerência Pedagógica e Curricular do IDEP/DM Marília Bezerra Santana Macedo

Gerência de Projetos de Inclusão Social Maria José Lima Bezerra

Coordenadora Geral do Centro Campos Pereira Ana Cláudia Passos Batista

Coordenadora da Área Técnica de Informática Raimundo Marcelo F. do Nascimento

Coordenadora de Aprendizagem do Centro Campos Pereira Ms. Queila Barbosa Lopes

EQUIPE DE ELABORAÇÃO

• Zárath Castanho • Israel Cavalcante Portela • Alex Alves dos Reis

Centro de Educação Profissional em Serviços Campos Pereira
Conceitos Básicos O que e o computador? Uma máquina capaz de variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados. Exemplos de computadores incluem o ábaco, a calculadora, o computador analógico e o computador digital. Um computador pode prover-se de inúmeros atributos, dentre eles armazenamento de dados, processamento de dados, cálculo em grande escala, desenho industrial, tratamento de imagens gráficas, realidade virtual, entretenimento e cultura. O que é a informática? Conjunto das ciências da informação, estando incluídas neste grupo: a ciência da computação, a teoria da informação, o processo de calculo, analise numérica e os métodos teóricos da representação dos conhecimentos e de modelagem dos problemas. Hardware e Software Hardware: É a parte física do computador, ou seja, é o conjunto de componentes eletrônicos, circuitos integrados e placas, que se comunicam através de barramentos. Software: É uma sequência de instruções necessárias a serem seguidas ou executadas, na manipulação, redirecionamento ou modificação de um dado, informação ou acontecimento.

Dispositivos de Hardware

Hardwares Gabinete: O gabinete é uma caixa metálica, vertical ou horizontal, que guarda todos os componentes do computador (placas, HD, processador, fonte, memória). Placa Mãe: É uma placa de circuito impresso, que serve como base para a instalação dos demais componentes de um computador, como o processador, memória RAM, os circuitos de apoio, as placas controladoras, os slots do barramento e o chipset.

1

Centro de Educação Profissional em Serviços Campos Pereira
Processador: É um circuito integrado que realiza as funções de cálculo e tomada de decisão de um computador, por isso é considerado o cérebro do mesmo. Fonte: É responsável pela distribuição de energia elétrica a todos os componentes do computador. Memória: São todos os dispositivos que permitem a um computador guardar dados, temporariamente ou permanentemente, (Memória RAM e ROM). Cooler: É o nome dado ao conjunto de dissipação térmica, instalado sobre o processador. O cooler é formado por dois dispositivos: um dissipador de calor, que é um pedaço de alumínio ou cobre recortado, e uma ventoinha, que é um pequeno ventilador colocado sobre o dissipador de calor.

O que são periféricos? Aparelhos ou placas que enviam ou recebem informações do computador. Em informática, o termo "periférico" aplica-se a qualquer equipamento acessório que seja ligado à CPU, ou num sentido mais amplo, o computador.

2

PERIFÉRICOS DE SAÍDA Todo componente que transmite alguma informação ao usuário. Impressora: 3 . quando conectado a um computador ou a uma rede de computadores. Ele dá a você a imediata situação do que esta acontecendo dentro do computador. Esc. símbolos e acentos). tem a função de dispositivo de saída. É um aparelho de leitura ótica que permite converter imagens. numérico (0-9). sendo divididas em 5 partes da seguinte forma: alfanumérico (a-z. fotos. ilustrações e textos em papel. comandos (Ctrl. Scanner: PERIFÉRICOS DE ENTRADA Todo componente que transmite alguma informação para dentro do computador ou esse componente recebe alguma informação. Shift. Mouse: É um periférico de entrada que historicamente se juntou ao teclado como auxiliar no processo de entrada de dados. além de muitas teclas servirem de comandos de operações em programas. especialmente em programas com interface gráfica. e é com ele que digitamos documentos. movimentação (setas). etc) e teclas de função (F1 à F12). Alt. Periféricos: Dispositivos de saída Monitor: O monitor é o mais importante dispositivo de entrada e saída do PC. gráficos ou qualquer outro resultado de uma aplicação. imprimindo textos.Centro de Educação Profissional em Serviços Campos Pereira Periféricos: Dispositivos de entrada Teclado: O Teclado é nossa principal ferramenta de trabalho com o computador. É um periférico que. Enter. A informação que necessita ser apresentada visualmente e enviada ao monitor através do teclado. É através dele que você interage com a maquina e visualiza trabalhos. O mouse tem como função movimentar o cursor pela tela do computador. Um teclado pode ter de 102 a 114 teclas. num formato digital que pode ser manipulado em computador.

onde ficam armazenados todos os programas. vídeo. Sistema Operacional O Sistema Operacional é o conjunto de programas que fazem a interface do usuário e seus programas com o computador. sistemas de arquivos. arquivos. Periféricos: Dispositivos de armazenamento HD (Hard Disk ou Disco Rígido): É um dispositivo de armazenamento. e dados. Ele é responsável pelo gerenciamento de recursos e periféricos (como memória. poderá ser construído de acordo com a configuração do seu computador e dos periféricos que possui. O que e Kernel? É a peça central do sistema operacional (o Linux). é capaz de gravar musicas. impressoras. Unidade de Disquete: Periférico muito usado no passado para realizar armazenamento de dados. placas de som. imagens e configurações de um computador. Pen Drive: É um dispositivo de armazenamento constituído por uma memória flash tendo aparência semelhante à de um isqueiro ou chaveiro e uma ligação USB tipo A permitindo a sua conexão a uma porta USB de um computador. vídeos. discos rígidos. disquetes. interpretação de mensagens e a execução de programas. capaz de fazer a leitura de CDs e DVDs de áudio. dados. vídeo. discos. etc. Unidade de CD-ROM e DVD-ROM: Unidade de CD-ROM ou DVD-ROM. O kernel (que é a base principal de um sistema operacional). No Linux o Kernel mais o conjunto de ferramentas GNU compõem o Sistema Operacional. redes e outros recursos disponíveis). documentos. Isto é errado! O que é o Linux? 4 . CD-ROMs. Muitos confundem isto e chamam a distribuição de sistema operacional. hoje porem defasado. é ele que controla os dispositivos e demais periféricos do sistema (como memória.Centro de Educação Profissional em Serviços Campos Pereira Periféricos de Armazenamento Todo componente que faz parte do sistema e tem por finalidade efetuar tanto a ENTRADA como a SAÍDA de dados.).

com assinatura anual (suporte pago). • É base de outras distribuições: Knoppix e Ubuntu RedHat: A distribuição de propósito genérico mais utilizada • Red Hat Linux: uma das primeiras distribuições Linux. que faz a comunicação entre hardware (impressora. O estilo de desenvolvimento que foi adotado foi o de ajuda coletiva. primeira a implementar pacotes RPM. ao custo de ser menos amigável (mais difícil de aprender). 5 . • Red Hat Enterprise Linux: versão comercial. Slackware: • A mais antiga distribuição Linux que ainda é mantida. É um sistema Operacional de código aberto distribuído gratuitamente pela Internet. rápido e estável. o aviso de copyright do kernel feito por Linus descreve detalhadamente isto e mesmo ele não pode fechar o sistema para que seja usado apenas comercialmente. Por que o Linux e gratuito?(open source) Linus Torvalds. não tinha a inteção de ganhar dinheiro e sim fazer um sistema para seu uso pessoal. mouse. Distribuições Linux Mandriva: Originou-se da fusão das empresas Conectiva e MandrakeSoft • • • Conectiva: empresa brasileira / maior distribuição Linux na América Latina Mandrake: uma das maiores distribuições Linux na Europa Distribuições de propósito genérico e fácil instalação Debian: Distribuição mais ligada ao projeto GNU • Não é uma empresa. teclado) e software (aplicativos em geral). O kernel é o coração do Linux. Como e quando ele foi criado? O Linux é um sistema operacional criado em 1991 por Linus Torvalds na universidade de Helsinki na Finlândia. projeto patrocinado pela Red Hat. que atendesse suas necessidades. ele coordena os esforços coletivos de um grupo para a melhoria do sistema que criou. simplesmente pelo prazer de fazer um sistema operacional melhor. mas sim um projeto de mais de 1000 desenvolvedores voluntários em todo o mundo. sob licença GPL. programa responsável pelo funcionamento do computador. • Simples. Ou seja. hoje descontinuada em favor da versão comercial. • Já foi dominante. monitor. O conjunto de um kernel e demais programas responsáveis pela comunicação com este é o que denominamos sistema operacional. • Fedora Core: substituiu a versão doméstica do Red Hat. SuSE • Bastante forte na Europa • Produzido na Alemanha • Comprado pela Novell em 2004 • Tem hoje versão grátis disponível na web e versão comercial mais completa.Centro de Educação Profissional em Serviços Campos Pereira Linux é um sistema operacional. mas hoje é menos popular. Milhares de pessoas contribuem gratuitamente com o desenvolvimento do Linux. Seu código fonte é liberado como Free Software (software livre). quando desenvolveu o Linux.

a permitir-lhe boa distribuição das janelas dos programas abertos entre as áreas de trabalho para uma melhor organização. que permitem ao usuário ter mais de uma área de trabalho ao mesmo tempo. Menu iniciar O Menu Iniciar começou sendo um programa chamado Gerenciador de Aplicativos. O Menu Iniciar virou uma tela de atalhos básicos para as aplicações mais comuns. Área de trabalho Consiste de um ambiente gráfico adequado ao usuário. • 2 – Escolha a opção fechar sessão. • 1 – Clique no botão iniciar. caso seja preciso inserir login e senha. onde ele possa abrir algumas janelas de programas e efetuar operações básicas sobre as janelas abertas e sobre o ambiente em si. • 3 – Escolha a opção desejada. digite os mesmo para então poder utilizar o sistema operacional. ele se manteve passou a ser aprimorado em todos os sistemas operacionais. 4 – Aguarde um pouco. enquanto o sistema operacional processa as informações necessárias para inicializar. Há ambientes gráficos (gerenciadores de janelas).Centro de Educação Profissional em Serviços Campos Pereira Linux Educacional • • • • Como ligar o computador. 1 – Ligar o estabilizador. reiniciar e finalizar sessão. 2 – Ligar o gabinete. 3 – Ligar o monitor. Como desligar o computador. 6 .

mídias removíveis. 7 . criar pasta. da hora e do fuso horário. Como configurar data e hora Nesta janela e onde iremos fazer a configuração da data.Centro de Educação Profissional em Serviços Campos Pereira Configuração do Desktop É onde você vai poder configurar o plano de fundo. históricos. protetor de tela. múltiplas áreas de trabalho e a tela do sistema operacional. comportamento. excluir pasta. compartilhamento de rede. favoritos. renomear pasta. Gerenciador de arquivos (Konqueror) Onde se pode ter acesso a discos locais.

Iniciando o Trabalho Na barra de tarefas. O mesmo poderá ser usado para produzir documentos simples com uma carta.org Writer). posicione o mouse sobre a opção ferramentas de produtividade. componentes do kde.Centro de Educação Profissional em Serviços Campos Pereira Centro de controle E o centro de configurações do ambiente de trabalho do sistema operacional. segurança e privacidade e som e mutimidia. 8 . clique no Menu Iniciar. área de trabalho. memorandos. regional e acessibilidade. ou até documentos mais complexos como este manual de treinamento. periféricos. sendo portanto uma ferramenta indispensável para empresas de qualquer porte. Writer O que é o Writer – Documento de Texto O BrOffice. aparência e tema.org Writer é um programa de criação e edição de textos. como administração do sistema. internet e rede. recibos. currículos. em seguida. sobre o item editor de texto (Broffice.

Centro de Educação Profissional em Serviços Campos Pereira A Tela do Writer Mostramos a seguir. 07 – Cursor de Texto: indica onde o texto irá ser digitado. a tela do Writer: 01 – Barra de Título: nome do arquivo e do programa. 08 – Limite de Texto: indica a área que o texto irá ocupar. 10 – Barra de Rolagem Horizontal: para se movimentar na página horizontalmente. 05 – Régua Horizontal e Vertical: para indicar as configurações página. 11 – Navegação: reúne comandos para se locomover dentro do documento. 03 – Barra de Ferramentas ou Botões Principais: reúne os comandos mais usados nos “menus”. (1) . 02 – Barra de Menu: vai de Arquivo até Ajuda. Barra de Ferramentas Possui vários botões que são usados para a realização das tarefas mais rotineiras de maneira mais rápida. 04 – Barra de Formatação: serve para dar formas ao texto e/ou objetos. 09 – Barra de Rolagem Vertical: para se movimentar na página verticalmente. abre-se uma caixa de seleção de outros tipos de documentos 9 . 06 – Página: para receber a digitação.Novo documento: Pressionando a seta preta (não soltando).

org (27) – Personalização da barra de ferramentas OBS. Os botões que estão selecionados. mostram que as opções estão ativadas. Barra de Formatação Possuem vários botões/opções que são usados para a realização das formatações de texto mais rotineiras de maneira mais rápida. como por exemplo em (10). (1) – Exibir/Ocultar Estilista (Estilos e formatação) (2) – Estilo atual do parágrafo (3) – Nome fonte atual do texto (4) – Tamanho da fonte atual do texto (5) – Aplicar negrito a seleção/digitação (6) – Aplicar itálico a seleção/digitação (7) – Aplicar sublinhado a seleção/digitação (8) – Alinhar parágrafo à esquerda (9) – Alinhar parágrafo ao centro (10) – Alinhar parágrafo à direita (11) – Alinhar parágrafo justificado (12) – Ativar/desativar numeração (13) – Ativar/desativar marcadores (14) – Diminuir recuo do parágrafo (15) – Aumentar recuo do parágrafo (16) – Definir cor da fonte (17) – Definir cor de realce da fonte (18) – Cor do pano de fundo (19) – Personalização da barra de formatação 10 .Centro de Educação Profissional em Serviços Campos Pereira (2) – Abrir documento (3) – Salvar documento (4) – Enviar documento diretamente por e-mail (5) – Ativar/desativar modo Editar do arquivo (6) – Exportar/criar arquivo PDF (7) – Imprimir documento atual (8) – Visualização de página (9) – Fazer verificação ortográfica (10) – Ativar/desativar auto verificação ortográfica (11) – Recortar texto selecionado (12) – Copiar texto selecionado (13) – Colar texto selecionado (14) – Ferramenta pincel de estilo (15) – Desfazer ação realizada (16) – Restaurar ação realizada (17) – Operações de hiperlink (18) – Criar tabela (19) – Exibir/Ocultar funções de desenho (20) – Localização e substituição de texto (21) – Navegador de documento (22) – Galeria de imagens (23) – Exibir/Ocultar Fonte de Dados (24) – Exibir/Ocultar caracteres não imprimíveis (25) – Ferramenta de Zoom (26) – Ajuda do BrOffice.

Caso contrário. Acrescentar espaço: após o pressionamento do Enter. Na tela acima. Por padrão. entre os quais. Pressione Enter e digite: uni – olhe para a sua tela – observe o recurso de Completar palavra lhe sugerindo a palavra Universidade e para confirmar. para aceitar a palavra sugerida. mas pode-se alterar essa configuração a qualquer momento. Aceitar com: representa a tecla que deverá ser pressionada para aceitar o recurso Completar Palavra. Mostrar como dica: a palavra sugerida será mostrada em forma de dica (balão) e não junto com o texto. Outras opções de teclas são: End. Auto-Completar Por exemplo. Utilizar sempre a tecla TAB ou as opções de recuos do parágrafo no menu Formato/Parágrafo – Recuos e Espaçamento. 11 . Tamanho mínima de palavra: tamanho mínimo para que a palavra seja memorizada. o processo de memorização será suspenso. mantendo-se as palavras memorizadas até o momento. caso contrário algumas formatações / alinhamentos podem não sair como o esperado. somente as palavras com 10 letras ou mais são memorizadas. digite a frase como mostrada a seguir: Universidade Estadual de Maringá. ao se digitar uni o Writer sugere a palavra Universidade. O recurso de Completar Palavra. ao estar ativado. Space (barra de espaço) e Right (seta para direita). Reunir palavras: Estando essa opção selecionada todas as palavras digitadas (com a quantidade de letras iguais ou maiores que o tamanho mínimo) serão memorizadas. divisão de Treinamento. salve a lista para uso posterior em outros documentos: com essa opção selecionada ao se abrir um novo documento (mesmo em branco) as palavras memorizadas em outros documentos serão reconhecidas para esse novo documento. Nunca utilizar espaços para iniciar o recuo esquerdo de parágrafo. esta(s) serão retiradas da memória. dois recursos se destacam: AutoCompletar e Auto-Correção.Centro de Educação Profissional em Serviços Campos Pereira Digitando Ao digitar um texto devem-se tomar alguns cuidados básicos: Evitar utilizar entre as palavras mais que um espaço. Número máximo de entradas: tamanho máximo de palavras memorizadas. pressione Enter. como pode ser visto na tela acima. existem outras configurações que são importantes: Ativar recurso de completar palavra: Com essa caixa de opção pode-se ativar/desativar o recurso de completar palavra. As opções que controlam este recurso estão no Menu / Ferramentas /Auto-Correção / Completar Palavra. vai memorizando as palavras digitadas e posteriormente as sugerindo a partir do pressionamento da 3ª letra. O BrOffice. Por isso.org possui muitos recursos que facilitam a digitação. Selecionando a(s) palavra(s) e pressionado o botão Excluir Entrada. Ao fechar um documento. Na área à direita ficam as palavras memorizadas em ordem alfabética. é acrescentado um espaço após a palavra sugerida.

. Auto-Correção Recurso pelo qual são corrigidos os erros corriqueiros no processo de digitação de um texto. diversas palavras pré-configuradas para a realização das auto-substituições. – depois de digitada divisão a mesma será corrigida para Divisão. • Capitalizar a primeira letra de cada frase: como aconteceu na frase: universidade Estadual de Maringá. Na tela acima são mostradas para a maioria das opções duas caixas de seleção: [S] e [D].Centro de Educação Profissional em Serviços Campos Pereira Ao abrir um documento com palavras já digitadas. pode-se dizer que [S] = [M] e [D] = [T]. 12 . A opção marcada na caixa [D] significa que as correções serão realizadas no processo de digitação do texto. divisão de Treinamento. o Writer executa uma varredura para proceder a memorização das palavras encontradas. podemos destacar: • Corrigir DUas INiciais MAiúsculas: nesse caso ao ser digitado “MAringá". pois é a primeira palavra de uma frase. Entre outras configurações da tela acima. pois diminui os erros e o tempo de digitação. Percebe-se que esse recurso é muito útil para a digitação de textos. por padrão. Por exemplo: ao se digitar “assenção” a mesma é substituída por ascenção. longos ou pequenos. As opções que controlam este recurso estão no Menu/ Ferramentas/Auto-Correção/Substituir. Por uma falha no processo de tradução do BrOffice. Existem no BrOffice. geralmente escritas incorretas por outra correta. entre outras. As opções que controlam este recurso estão no Menu / Ferramentas / Auto-Correção / Opções. a palavra será corrigida para Maringá. A opção marcada na caixa [S] significa que as correções serão realizadas no processo de modificação de um texto previamente digitado. ao digitar Enter ou a barra de espaço. com base no Tamanho mínima de palavra. • Substituir 1/2 por Auto-Substituição Recurso pelo qual são substituídas certas palavras.

logo abaixo se tem a caixa com a lista das substituições inseridas. quando se digitar a palavra aqeule a mesma será substituída por aquele. O recurso de Auto-Substituição é altamente configurável. Para excluir basta selecionar as substituições inseridas e pressionar o botão Excluir. Ex. e a palavra à direita (coluna Por). no alto da tela. é necessário selecionar a região onde será aplicado o efeito. Para Adicionar novas substituições deve-se preencher as caixa de Substituir e Por. Navegação pelo texto Você pode navegar pelo texto utilizando o mouse ou o teclado. utilizando o teclado ou o mouse. é a palavra que será a substituta. 13 . e pressionar o botão Novo. Seleção de texto Para aplicar qualquer tipo de formatação no documento.Centro de Educação Profissional em Serviços Campos Pereira Acima se pode ver duas colunas (Substituir e Por). A palavra à direita (coluna substituir) é a palavra a ser substituída. as substituições já inseridas podem ser excluídas e outras podem ser adicionadas. A seguir. você terá uma lista das formas mais usadas para selecionar. Você pode selecionar partes do texto.

Clique no menu Editar/Copiar ou clique no botão Copiar. .Selecione o texto desejado.Selecione o texto desejado. sentenças ou parágrafos observe os procedimentos a seguir: Copiar Cópia Convencional .Posicione o cursor no local onde deseja a cópia do texto. com a tecla Ctrl pressionada.Centro de Educação Profissional em Serviços Campos Pereira Apagando um Texto Para apagar um texto digitado basta seguir o esquema abaixo: Trabalhando com blocos de texto Para copiar uma ou mais palavras. a tecla Ctrl. sobre a seleção e arraste até a posição desejada.Clique. soltando primeiramente o botão do mouse e. em seguida. . . . Mover 14 . • Cópia Rápida .Clique no menu Editar/Colar ou clique no botão Colar.

. .Posicione o cursor no parágrafo que deseja movimentar. No Writer.Selecione o texto desejado.Selecione o texto desejado.Clique no menu Editar/Colar ou botão Colar. Guia Fonte 15 . Apagando bloco de texto Para apagar uma ou mais palavras. . .Posicione o cursor no local desejado. • Movimentação de parágrafos utilizando o teclado . Se for mais de um. você pode usar uma grande variedade de tipos e tamanhos de letras. • Movimentação Rápida .Clique sobre a seleção e arraste o ponteiro do mouse até a posição desejada.Com a tecla Ctrl+ALT pressionada clique na seta para cima ou para baixo. . sentenças ou parágrafos observe: . após a digitação você sentirá a necessidade de dar uma aparência melhor ao seu documento. Formatando Caracteres Quando se trabalha com um processador de textos.Pressione a tecla Delete. . selecione-os. O parágrafo ou os parágrafos selecionados mudaram de posição com o próximo de cima ou de baixo.Clique no menu Editar/Recortar ou botão Recortar. conforme tecla utilizada.Selecione o texto desejado.Centro de Educação Profissional em Serviços Campos Pereira Movimentação Convencional .

Escolha um estilo e observe o efeito na Caixa de visualização. Para escolher. • Idioma Pode-se escolher o idioma para a fonte selecionada.Centro de Educação Profissional em Serviços Campos Pereira Fonte Apresenta as fontes disponíveis no sistema e que podem ser utilizados em seu documento. basta dar um clique sobre o tipo desejado e verificar o exemplo. • Tipos de fonte Nesta caixa estão disponíveis os tipos para a fonte selecionada. • Tamanho Na caixa de Listagem Tamanho. Você pode escolher a cor de seu sublinhado. surgirá a lista de possíveis tamanhos para a fonte selecionada. • Tachado 16 . pressionando o botão ao lado da caixa de listagem Cor. Guia Efeitos de fonte Sublinhado Esta caixa apresenta vários estilos de sublinhados.

Caso você não queira utilizar o menu. Intermitente e Oculto. Título Aplica A Formatação De Maiúscula Na Primeira Letra de cada palavra da seleção.Centro de Educação Profissional em Serviços Campos Pereira Esta caixa possui algumas formas de tachado. Com a exceção dos comandos Intermitente e Oculto. Texto sobrescrito). várias das opções vistas anteriormente podem ser encontradas na Barra de Formatação. onde os caracteres ficam abaixo dos caracteres padrões (ex. 17 . • Efeitos Além do sublinhado e cor. clique no botão Caracteres não imprimíveis. onde os caracteres ficam acima dos caracteres padrões (ex. Minúsculas Altera o texto selecionado para todas as letras minúsculas. fazem parte do documento e podem ou não ser visualizados. Caixa alta (versalete) Aplica Caixa alta para todas as palavras selecionadas. clique sobre a opção do efeito desejado. • Rotação/dimensionamento Define o grau de rotação que o caractere fica dentro da linha do parágrafo. A opção Ajustar à linha faz com que o texto a ser formatado caiba todo na altura da linha. Para melhor visualização experimente alguns e veja como fica na Caixa de visualização. onde os caracteres ficam na posição padrão de caractere. • Cor da fonte Esta caixa possui algumas cores pré-definidas para se aplicar ao texto. As opções podem ser: Sobrescrito. • Relevo O Writer também traz a possibilidade de acrescentar relevo no texto (Alto Relevo e Baixo Relevo) podendo ainda combiná-los com Estrutura de Tópicos. pode-se aplicar efeitos na fonte. Normal. Maiúsculas Altera o texto selecionado para todas as letras maiúsculas. Para isso. e Subscrito. Textosobrescrito). caso seja necessário este será reduzido em tamanho. Guia Posição Posição Define a posição que o caractere ficará em relação aos outros caracteres. Caracteres não imprimíveis Existem caracteres que apesar de não serem impressos. Para tanto. as demais alterações aparecem na Caixa de visualização. Sombra. Abaixo apresentamos alguns desses caracteres.

Não existe preocupação com as margens e sim. Guia Alinhamento Alinhamento à esquerda Neste parágrafo. Não se esqueça de selecionar a região onde quer aplicar o alinhamento. podemos observar que a preocupação do alinhamento se concentra apenas do lado esquerdo. em centralizar o texto em relação a largura da linha. por isso aparecem alguns espaçamentos entre as palavras.Centro de Educação Profissional em Serviços Campos Pereira Formatando Parágrafos Alinhamento é a posição do texto em relação às margens. • Alinhamento à direita Neste parágrafo. • Alinhamento Justificado O parágrafo justificado alinha-se tanto a direita como a esquerda da linha. a preocupação é com o alinhamento à direita da linha. ao contrário do anterior. escolha o formato desejado. Para defini-lo. Este alinhamento é bastante comum quando se trata de uma pequena mensagem em cartões. centralizado e justificado. O final de cada linha deste parágrafo é ajustado automaticamente pelo Writer. Na guia Alinhamento. O Writer apresenta a possibilidade de definir o alinhamento da última linha do parágrafo justificado. Existe alinhamento à esquerda. à direita. 18 . acesse o Menu/Formato/Parágrafo. • Alinhamento ao centro Este é um exemplo de texto centralizado.

Antes do texto Caixa que define a margem esquerda do parágrafo a partir da margem esquerda da página. espaçamento do parágrafo e entrelinhas. • Recuo Essa seção trabalha com avanço de parágrafo da esquerda e da direita. Essa configuração também pode ser feita através da Régua horizontal só que de maneira menos precisa. recuo específico para a primeira linha. É possível observar modificações no visualizador do lado esquerdo. inclusive com valores negativos. Selecione o texto desejado e pressione um dos seguintes botões: Guia Recuos e Espaçamento Aqui você define o recuo.Centro de Educação Profissional em Serviços Campos Pereira O alinhamento de parágrafos também pode ser feito através da Barra de Formatação. como a seguir: 19 . Essa configuração também pode ser feita através da Régua horizontal só que de maneira menos precisa. como a seguir: Depois do texto Caixa que define a margem direita do parágrafo a partir da margem direita da página.

mas o usual é capitular apenas a primeira letra do parágrafo principal. • Espaçamento de linhas Define o espaço entre cada linha do mesmo parágrafo. Você pode capitular uma letra. É ela que vai lhe permitir visualizar o efeito. marque essa opção. 20 . com o objetivo de destacá-la do conjunto para um efeito visual mais agradável. Guia Capitulares Uma letra capitulada é tradicionalmente a primeira letra de um parágrafo em tamanho e formato diferente do restante do texto. uma palavra ou um conjunto de texto.Centro de Educação Profissional em Serviços Campos Pereira Primeira linha Caixa que define a margem esquerda da primeira linha do parágrafo a partir da margem do parágrafo (Antes do texto). OBS. o seu valor é negativo. Exibir Capitulares Inicialmente. Caso a margem seja à esquerda da margem do parágrafo (Antes do texto). marque essa opção. Caso a margem seja à direita da margem do parágrafo (Antes do texto). Existem várias configurações pré-definidas que você pode optar ou mesmo definir outros valores. como a seguir: Espaçamento Utilize essa opção para determinar o espaço antes e depois do parágrafo onde se encontra o cursor. o seu valor é positivo. Essa configuração também pode ser feita através da Régua horizontal só que de maneira menos precisa. • Palavra Inteira Caso você queira que toda a palavra seja capitulada.

Guia Plano de fundo 21 . define-se a cor da linha. • Espaço entre o texto Defina qual será o espaço entre o texto e a(s) letra(s) em destaque. • Linhas Quantas linhas (de altura) serão utilizadas para capitular. • Estilo de sombra No estilo de sombra define-se a Posição.Centro de Educação Profissional em Serviços Campos Pereira • Número de Caracteres Define quantos caracteres serão capitulados. Linha Em Estilo. Em Cor. Conteúdo Aqui. • Espaçamento do conteúdo Define-se o espaço entre o texto e a borda em cada um de seus lados. Guia Bordas Nesta guia define-se se o parágrafo terá borda ou não. Já em Definido pelo usuário. a Distância e a Cor que a sombra terá em relação ao texto do parágrafo. sua cor e se vai ter sombra ou não nesse parágrafo. define-se a espessura da borda. você pode optar por digitar o texto a ser capitulado e ainda definir o estilo de caracteres. Disposição de linhas Em padrão. pode-se clicar nas laterais do quadrado (em cinza) para se colocar as bordas manualmente. entre outras formatações. define-se a espessura e tipo da linha a ser aplicada. já existem algumas configurações pré-definidas para serem utilizadas.

logo abaixo se encontra um campo denominado Caractere é aí que se define o caractere separador de decimal. O Writer apresenta três opções de preenchimento. Clicando em qualquer posição na Régua (2). Confirme o valor. Observe os mesmos símbolos da tabulação no lado esquerdo da Régua (1). que deverá ficar no final do parágrafo em caso de quebra de página. • Manter com o próximo parágrafo Com essa caixa de opção selecionada. ou seja. Para eliminar uma tabulação ou todas. Guia Tabulações Define a posição da tabulação dentro do parágrafo. Refazer e Recarregar Para Desfazer algo que você tenha feito errado. o Writer fará o controle de linhas órfãs. o Writer fará o controle de linhas viúvas. No Brasil. o mesmo será posicionado próxima página. mesmo quando houver quebra de página. Observe a opção Decimal. Como alternativa você pode usar a régua para criar a tabulação. • Tipo Define o tipo de tabulação que será utilizado. clicando em Novo. • Controle de linhas órfãs Com essa caixa de opção selecionada. a quantidade de linhas especificada em linhas que deverá ficar no início do parágrafo em caso de quebra de página. a quantidade de linhas especificada em linhas. basta clicar no Menu Editar/ Desfazer. ou seja. você criará uma tabulação. centralizado e decimal) e pode definir um caractere que antecede a tecla Tab. pressione Excluir ou Excluir tudo. • Controle de linha viúvas Com essa caixa de opção selecionada. 22 . ou ainda clicar no Botão Desfazer da Barra de Botões . o parágrafo atual sempre será mantido junto com o próximo parágrafo.Centro de Educação Profissional em Serviços Campos Pereira Guia Fluxo de Texto Onde encontrar esse comando Menu Formato/Parágrafo – Plano de fundo • Não dividir parágrafo Com essa caixa de opção selecionada. se o parágrafo não couber todo na mesma página. • Caractere de preenchido Aqui você define qual caractere será utilizado para preenchimento que antecede a tela Tab. a cada clique você altera o tipo. • Posição Neste campo você define a posição da sua tabulação. direita. Desfazer. Para alterar a unidade de medida basta clicar com o botão direito do mouse sobre a marca de tabulação (3) na régua e selecione a sua opção. embora esse método não seja tão preciso. Se preferir você pode usar o teclado e pressionar Ctrl + Z. mas você pode optar por outro no campo Caractere. Você pode escolher entre vários tipos (esquerda. digitando o número da posição desejada. utiliza-se a vírgula.

Se a sua intenção é após muito alterar o seu documento. Se preferir use o teclado. Janela Zoom 01 – Zoom Pré-definido: mostra a página por inteiro (Página Inteira). Isto quer dizer que você pode fazer 100 coisas erradas que o Writer poderá ir voltando à medida que você usar o comando Desfazer ou Refazer. Porém não podemos “pular” a ordem desta lista. ou ainda o Botão Refazer da Barra de Botões . Clique no Menu/Formato/Página – Guia Página. Em Orientação indicamos se a página será Retrato (em pé) ou Paisagem (deitada). Os botões Desfazer e Refazer ao serem pressionados e não apenas clicados. basta clicar no Menu Arquivo/ Recarregar e na mensagem que surge. devemos clicar no Botão Zoom existente no final da Barra de Botões. • 02 – Margens: indica o limite que o texto terá em relação às bordas da página. clicar em Sim. Usando o Zoom Para ampliar ou reduzir. Na janela que aparece teremos: 01 – Formato do Papel: para indicar tamanhos pré-definidos. • 02 – Opções de Zoom: são valores em % pré-definidos. 23 . quiser que ele volte ao que era até a última vez que o mesmo foi salvo. Por padrão. ou usando as caixas Largura e Altura. o Writer oferece 100 oportunidades para desfazer ou refazer. basta usar o comando Refazer clicando no Menu Editar/ Refazer. na sua largura (Largura da Página) e ajusta a tela em relação ao limite do texto (Ideal). indicar o tamanho certo do papel. • 03 – Variável: podemos indicar um valor para o zoom caso não tenhamos gostado de nenhuma das opções. exibem uma lista com os comandos que podem ser desfeitos ou refeitos. Configurando a Página Para indicar qual o tamanho e as margens da página. siga o processo. • 03 – Visualização: podemos visualizar as alterações nesta janela através desta figura.Centro de Educação Profissional em Serviços Campos Pereira Caso tenha usado o comando Desfazer e gostaria de voltar ao que era antes de desfazer. Ctrl + Y.

02 – Nome do arquivo: nome a ser dado ao nosso arquivo. 04 – Botões Salvar e Cancelar: o botão Salvar confirmará as informações. números. podendo incluir letras. Clique no Menu Arquivo/ Salvar ou pressioneCtrl + S. o Writer exibirá um asterisco (*) para cada caractere inserido. Somente as pessoas que conhecerem a senha poderão abrir o documento. em um disquete.doc) – esta opção fará com que o seu arquivo possa ser aberto no Office da Microsoft. ou quando desejamos fazer uma cópia com outro nome ou outra extensão. o formato – Microsoft® Word ®97/2000/XP (. 24 . ou ainda clique no Botão Salvar da Barra de Ferramentas . Certifique-se de digitar as letras maiúsculas e minúsculas exatamente como foram inseridas na primeira vez. • Salvando arquivo com senha Uma senha pode conter no mínimo 5 e no máximo 16 caracteres. confirme a senha. digitando no campo Confirmar e pressione o botão OK. entre outros formatos. Para impedir que outros usuários possam abrir um documento é necessário utilizar o comando Salvar Como e marcar a caixa de Salvar com Senha. conforme abaixo surgirá. Utilizaremos então o comando Salvar Como quando desejarmos fazer uma cópia dos nossos arquivos em um outro local como. Pois só com este comando. Salvar Como Esta é uma das maiores dúvidas que existe por parte dos usuários de computadores em geral. O comando Salvar Como aparece na primeira vez que salvamos um arquivo. Janela Salvar Como 01 – Salvar Em: escolhemos o local que desejamos salvar o nosso arquivo. Uma caixa de diálogo. é que a Janela Salvar Como irá aparecer para darmos outro nome. À medida que formos fazendo alterações em nosso arquivo. depois de salvo. símbolos e espaços. Se você atribuir uma senha. 03 – Salvar como tipo: a extensão1 que o nosso arquivo terá.Centro de Educação Profissional em Serviços Campos Pereira Salvando um Arquivo Para Salvar um arquivo aja da seguinte maneira. ela deverá ser usada sempre que o documento for reaberto. em seguida digite uma senha. o Nome (Nome do arquivo) e a Extensão (Salvar como tipo). ou ainda clicando no Botão Salvar da Barra de ferramentas. pois o computador precisa de três informações sobre o arquivo: o Local (Salvar em). Clicando nesta caixa podemos escolher. devemos então ir salvando o mesmo usando o comando Menu Arquivo/ Salvar ou pressionando Ctrl + S. outra extensão ou outro local para o nosso arquivo. por exemplo. À medida que a senha for digitada. Já o Cancelar cancela a operação de salvamento do arquivo.

Mas se desejam documento de outro programa do pacote. E se ao invés de clicar. o BrOffice. Inserir Arquivo Inserir um arquivo significa juntarmos em um único arquivo. Novo Arquivo Para termos um novo arquivo. Quando fizermos isto. vários capítulos de um livro ou de uma monografia que foram feitos separados e depois de todos os capítulos prontos. juntam-se estes arquivos em um só. pois é praticamente impossível descobrir senhas de arquivos do BrOffice. você pressionar o Botão Novo. Portanto. basta usar o Menu/Arquivo/ Novo e escolher que tipo de novo documento deseja. • 02 – Nome do Arquivo: podemos também digitar o nome do arquivo que estamos procurando. Como. Abrir um Arquivo Para abrirmos um arquivo podemos clicar no Menu/Arquivo/ Abrir.org traz uma grande facilidade.Centro de Educação Profissional em Serviços Campos Pereira Na próxima vez que você abrir o documento. será solicitada a sua senha. você pode simplesmente clicar no Botão Novo . muito cuidado com os arquivos com senha. por exemplo. Se você entrar com uma senha errada. basta utilizar o comando Salvar como novamente e não marcar a opção Salvar com senha. vários outros. Para eliminar a senha de um arquivo. • 04 – Abrir e Cancelar: o botão Abrir abrirá o arquivo após ter sido selecionado e o botão Cancelar. Se você abriu o Writer e quer um novo arquivo também do Writer. o mesmo menu aparecerá para a escolha do documento. cancelará a Janela Abrir. surgirá a Janela Abrir como mostrada a seguir: 01 – Examinar: escolhemos o local onde se encontra o nosso arquivo. Surgirá a Janela Inserir conforme abaixo: 25 . Para isto clique no Menu Inserir/ Arquivo. pressionar Ctrl + O ou clicarmos no Botão Abrir da barra de ferramentas. o documento não será aberto. O nome do local onde se encontra o nosso arquivo deverá aparecer em Examinar. • 03 – Arquivos do Tipo: escolhemos qual tipo de arquivo queremos abrir.

Por exemplo. clique no Menu Inserir/ Campos/ Número da Página. como se estivesse digitando um parágrafo normalmente. Numeração de Páginas Para adicionarmos uma numeração nas páginas devemos primeiro escolher se a mesma ficará no Cabeçalho ou no Rodapé. ou menu Inserir/ Quebra Manual. Já o Rodapé. Pode-se utilizar no Cabeçalho/Rodapé todos os tipos de formatações. As páginas podem ter Cabeçalhos/Rodapés diferentes. Note que a numeração será exibida em todas as páginas. clique no Menu Inserir/ Cabeçalho/ Padrão. pode-se. marque a opção Quebra de Página e clique em Ok. utilizar recursos avançados para a realização dessa tarefa. ficará na parte inferior da página. então. Digite dentro do Cabeçalho/Rodapé o que desejar e este será impresso em todas as páginas do arquivo. 26 . Para que seja exibido um Cabeçalho na página. para tanto. Feito isto. sendo que este assunto estava na página anterior. também destinado a exibir a numeração de páginas e outras informações. Quebras de Páginas Quebrar uma página significa iniciar um assunto no início de uma página. Para inserir uma quebra de página.Centro de Educação Profissional em Serviços Campos Pereira Cabeçalho e Rodapé O Cabeçalho é um espaço que é destinado a parte superior de uma página para que possamos nele inserir o timbre de uma empresa ou até mesmo a numeração de um documento. pressione a tecla Ctrl+Enter. em uma monografia cada capítulo pode ter um cabeçalho diferente. Tais recursos podem ser vistos no tópico referente ao Estilista. deve-se utilizar estilos de páginas diferentes para cada capítulo. Note um pequeno retângulo passa a ser exibido na parte superior da sua página.

ou através do Botão Estilos e Formatação da Barra de Formatação . podendo também alterar a numeração da(s) nova(s) página(s). Se alterado para Estilos Aplicados. A quebra de uma página é visualizada através de uma linha um pouco mais forte na parte superior do limite de texto. Trabalhando com o Estilista Primeiro precisamos abrir a paleta Estilista que pode ser acionada através da tecla F11. A opção Estilo é utilizada para a mudança de estilo de página.Centro de Educação Profissional em Serviços Campos Pereira Além da Quebra de página. Surgirá a paleta Estilista. 02 – Modo de Formato de Preenchimento: clicar neste botão fará com que o cursor tenha a aparência do mesmo. para que se possa selecionar o texto e assim aplicar o estilo escolhido. mostrará todos os estilos que estão sendo usados no documento. 04 – Categorias dos Estilos: Reúne por categorias os estilos. entre elas uma Janela para salvamento do estilo. Caractere. 27 . Quadro. Página e Listas. a tela acima também pode ser utilizada para Quebra de linha e Quebra de coluna. São os tipos de estilos que podemos ter separado por estas categorias. como na figura a seguir: Paleta Estilos e Formatação 01 – Botões de Estilos: São cinco – Estilos de Parágrafo. 03 – Novo Estilo a partir da Seleção: clicar neste botão irá abrir mais opções.

Para isso deve-se aplicar o estilista (pressionando. digite Meu Parágrafo – este nome será o nome do seu estilo e veja que o mesmo. aparece na Paleta Estilos e Formatação. 10 – Para se criar a terceira página. Feche o estilista. Na aba organizador preencha o campo Nome com Pagina sem cabeçalho e clique em Ok (observe que a “Página sem cabeçalho” apareceu na lista de estilos de página). Selecione os parágrafos tamanho do papel utilizado pela impressora e direção da impressão. aparece na Paleta Estilos e Formatação. Agora pode soltar o Ctrl. 9 – Digitar “Segunda página” no início da página 10 (sem cabeçalho). clique no Menu Formato/Parágrafo – Guia Recuos e Espaçamento. 3 – Clicar no menu Inserir / Cabeçalho / Padrão (para criar o cabeçalho). mas com o número de página em 10.30cm. Em Espaçamento. sem numeração no cabeçalho. Na Janela que surge. A primeira página terá um cabeçalho com o número de página começando em 1. Vá até a paleta Estilos e Formatação e clique duas vezes sobre o nome do seu estilo – Meu Parágrafo – e veja que as duas frases em questão possuem agora a mesma formatação que a primeira. e clicar em OK (uma nova página será criada. No menu que aparece vá até Estilo/ Estrutura de Tópicos – o seu texto mudará de forma. por exemplo. (não é necessário selecionar todo o parágrafo). Altere a formatação para: Negrito e Itálico. Mantenha pressionada a tecla Ctrl e sem soltar. Deve-se selecionar e clicar com o botão direito no estilo Padrão e escolher a opção novo. E por fim. a tecla F11) e escolhendo os estilos de página. sem cabeçalho. localize e no parágrafo abaixo a palavra impressão. Se retirar selecione novamente. Outro Exemplo de fixação (Cabeçalhos com números de página diferentes): Vamos criar um novo documento com três páginas e em cada uma delas um cabeçalho.Centro de Educação Profissional em Serviços Campos Pereira Posicione o cursor no parágrafo: definição das margens da folha. Estilo: Padrão e clicar em OK. após a confirmação.Posicionar o cursor. Para isto. 28 . clique no Menu Formato/ Colunas. deve-se clicar no menu Inserir / Quebra Manual e configurar a tela que aparece da seguinte forma: Tipo: Quebra de Página. digitar “Terceira página” no início da página 11. Selecione a frase: definição das margens. Clique em Ok.10cm e em Abaixo do Parágrafo: 0. Na paleta Estilos e Formatação selecione o estilo de caractere e clique em Novo Estilo a partir da Seleção. após a confirmação. Na Janela que surge. Na paleta Estilos e Formatação. 4 – Estando dentro do cabeçalho. digite Minha letra – este nome será o nome do seu estilo e veja que o mesmo. Surgirá a Janela Colunas. Percebe-se que até aqui temos 2 página só que a segunda está numerada como página 10. 5 – Agora é necessário criar o estilo de página que não conterá cabeçalho. vamos seguir os seguintes passos: 1 – Abrir um novo documento (através do menu Arquivo / Novo/ Documento de texto). verifique!). Localize e selecione as palavras: tamanho do papel. 6 . dentro do texto depois da palavra página. coloque em Acima do Parágrafo: 0. Estilo: Pagina sem cabeçalho. selecione o estilo de caractere e clique em Novo estilo a partir da seleção e em Atualizar Estilo. com cabeçalho e paginada com o número 11. Clique em qualquer parte do texto para retirar a seleção. Vá até a paleta Estilos e Formatação e clique duas vezes sobre o nome do seu estilo – Minha letra – e veja que as seqüências de palavras selecionadas possuem agora a mesma formatação que o definição das margens. etc. selecionar a caixa Alterar número de pagina e digitar na caixa abaixo o número 10. 11 – Para finalizar. Na paleta Estilos e Formatação selecione o estilo de parágrafo e clique em Novo Estilo a partir da Seleção. Volte para o início do documento e selecione novamente a frase: definição das margens. clicar no menu Inserir / Campos / Número da Página (para colocar o número de página). a terceira página terá o cabeçalho com número de página igual a 11. Colunas Trabalhar com colunas no Writer é muito fácil. Para a realização da formatação de cabeçalhos com números de páginas diferentes (o mesmo vale para rodapés). 7 – Clicar no menu Inserir / Quebra Manual e configurar a tela que aparece da seguinte forma: Tipo: Quebra de Página. A segunda página não será paginada em seu cabeçalho. Clique com o Botão Direito do mouse sobre a seleção. Veja as alterações realizadas nas palavras com o mesmo estilo. Não retire a seleção. mas possuirá numero de página igual a 10. 2 – Digitar “Primeira página” no início do novo arquivo.

A tela acima foi conseguida através: 1. Verificador Ortográfico Para corrigir erros no seu documento.30 cm. de somente uma a parte do documento. na caixa Colunas digitamos a quantidade. Surgirá a janela abaixo: 29 . As opções Altura e Posição só serão ativadas quando determinarmos uma linha na caixa Linha. 2 – Clicou-se no menu Formato / Colunas. 03 – Linha Separadora: uma linha que ficará entre as colunas. linha separadora: 0. Estas opções determinam à largura das colunas e o espaçamento entre elas. conforme a formatação realizada. totalmente preservados).. Clique no Botão Verificação Ortográfica ou menu Ferramentas / Verificação ortográfica.Centro de Educação Profissional em Serviços Campos Pereira 01 – Configurações: indicação da quantidade de colunas.. Ou se preferir. Mas ao que tudo endica será total.05pt. caso a palavra esteja realmente certa. Caso não tenha. 3 – Configurou-se a seguinte formatação: colunas: 2. devemos então clicar em Adicionar. o documento todo será colocado em colunas. espaçamento: 0.Selecionou-se o segundo parágrafo (Em homenagem. Para corrigir as palavras erradas. No menu que aparece. A tela abaixo mostra à formatação em colunas. basta clicar com o Botão Direito do mouse sobre a mesma. Digite a frase em um “documento novo”: Era esperado que a liberdade fosse em parte. 02 – Largura e Espaçamento: serão ativadas quando desmarcada a opção Auto-Largura. Se ao formatar o texto nenhuma parte do mesmo estiver selecionada. o Writer oferece um processo bastante simples. escolher a palavra certa. Podemos corrigir erros em textos de outra maneira com muito mais opções. e 4 – Clicou-se no botão OK. altura: 100%.

ou ainda pressione o atalho Ctrl + F. Substituir Tudo: substituirá todas as ocorrências da palavra pesquisada. 06 – Formatar: Podemos definir clicando neste botão. Para utilizar esse recurso clique no Menu Editar/ Localizar e Substituir. Localizar Tudo: Seleciona (localiza) todas as ocorrências da palavra. Surgirá a 01 – Procurar Por: digitamos a palavra que queremos localizar. Na janela que surge teremos: que está na Barra de Ferramentas 30 . 04 – Botões: terão como referência a palavra digitada em Procurar Por. 02 – Botões de Ignorar: o Ignorar uma vez ignora uma vez a palavra. Já o Ignorar Tudo. Os mais importantes são: Localizar: Seleciona a palavra pesquisada uma de cada vez. ou até mesmo clicar no Botão Ativar/ Desativar Localizar janela abaixo: que está na Barra de Ferramentas Principal. Fechar: Fecha a janela. 05 – Atributos: possui opções especiais de busca. irá substituir todas as vezes que a palavra errada aparecer no documento pela palavra selecionada em Sugestões. como por exemplo: buscar palavras somente por uma determinada cor.Centro de Educação Profissional em Serviços Campos Pereira 01 – Palavra: palavra que está errada (em vermelho). Trabalhando com Tabelas Clique no Menu Tabela/ Inserir/ Tabela ou clique no Botão Tabela Principal. irá ignorar todas as vezes que a palavra aparecer neste documento. Útil quando não desejamos localizar todas as ocorrências. que formatação de fonte a palavra pesquisada assumirá após ela ser substituída. Útil quando não desejamos substituir todas as ocorrências. • 04 – AutoCorreção: irá corrigir a palavra errada pela palavra selecionada em Sugestões toda vez que o mesmo erro for cometido. 02 – Substituir Por: qual palavra irá substituir a palavra pesquisada. 03 – Mais/ Menos Opções: reúne mais opções de busca. o Writer poderá não encontrar a palavra pesquisada.Já o Alterar tudo. Marcando uma destas opções sem saber ao certo o que ela fará. • 05 – Adicionar: adiciona a palavra errada ao dicionário. Localizar e Substituir Um importante recurso do Writer é a possibilidade de localizar e/ ou substituir palavras ou até mesmos parágrafos sem a necessidade de ler todo o documento e ir fazendo as alterações que se deseja. 03 – Botões de Alteração: o Alterar substitui a palavra errada pela selecionada em Sugestões. Substituir: substituirá uma de cada vez a palavra pesquisada.

11 – AutoFormatar: modelos de formatação para as tabelas. Para passar para a segunda célula. altere a fonte: Verdana. Para adicionar uma nova linha. 10 – Inserir/ remover linhas e colunas: para acrescentar ou retirar linhas e/ ou colunas. 03 – Opções: como a tabela deverá se comportar se passar para outras páginas. 03 – Cor da Linha (da Borda): para modificar a cor que envolve a célula. No nosso caso 02 células. ou então pressionar a Tecla Tab. Estilo: Negrito. Clique em Ok. Observe o surgimento da Barra de Formatação Tabela. Digite: Cargo. Retire a seleção e selecione o cabeçalho da tabela. como você está na última célula. Observe a Barra de Formatação Tabela na qual teremos: 01 – Tabela: para adicionar mais tabelas. 05 – Cor do Plano de Fundo: aplica cor à célula. em Linhas coloque 01. transformado-as em uma. Para centralizar o texto na horizontal pode-se utilizar os botões padrões da barra de ferramentas padrão. digite a tabela a seguir: Agora vamos formatar a tabela. 06 – Mesclar Células: une as células selecionadas. Vamos construir uma tabela da seguinte forma: Em Colunas coloque 02. 31 . 09 – Comportamentos da Tabela: como o texto será centralizado na vertical na célula: Superior. 04 – AutoFormatar: modelos de tabelas já formatados – cor de preenchimento. Após a seleção. Digite na primeira célula: Nome. basta pressionar Tab novamente. você pode clicar dentro da mesma. Altere o Alinhamento: Centralizado. 07 – Dividir Células: ao ser clicado.Centro de Educação Profissional em Serviços Campos Pereira 01 – Nome: nome da tabela. etc. 02 – Tamanho: quantidade de Colunas e Linhas da tabela. 08 – Otimizar: para organizar como deverá se comportar a largura das colunas e a altura das linhas da tabela. Você pode usar o Cursor de Texto para tal. 02 – Estilo de Linha: formato que a borda (linha) terá em uma célula. irá surgir uma Janela pedindo que você informe se a divisão de células será na horizontal ou vertical. Selecione todo o texto. Uma tabela é composta por Células que nada mais são que os “quadrados” que compõem a sua tabela. Fazendo assim. 12 – Propriedades da Tabela: para obter mais opções sobre tabelas. fonte. Obs. Centro (vertical) ou Inferior. 04 – Bordas: para aplicar ou retirar bordas nas células.

ou ainda clicar no Botão Imprimir da Barra de Botões. 14 – Soma: usado quando a tabela possui valores a serem somados. Posicione o cursor na última linha da coluna de salários e clique no botão Soma da Barra de Formatação de Tabela. As modificações no tamanho das colunas e linhas podem ser realizadas de muitas formas. e ir ao menu Tabela / Formato numérico e escolher a categoria Moeda e clicar em Ok. conforme ilustrações a seguir. Localize o Botão Galeria na Barra de Botões. figura abaixo: 32 . Selecione os salários clicando no salário do José Maria e selecionando até o salário do Álvaro Lopes e pressione ENTER. Insira uma linha após: Manuel Lopes – Gerente e adicione: Regina Maia . clique no nome da mesma e clique no Botão Abrir. Surgirá a Janela Imprimir. inclusive com o total. Na tela que aparece. Modifique a cor do cabeçalho da tabela para: Verde. Caso queira formatar os números para ficar em formato de moeda. Por último. Adicione uma coluna no final da tabela anterior e preencha a primeira linha da nova coluna com: Salário. 800. ao ser clicado surgirá a Janela Galeria figura abaixo: Impressão Para imprimir um documento. 600 e 450. Preencha essa coluna com os respectivos salários: 5000. Localize o local que se encontra a figura. escolher coluna: 1.Assistente. Ordem: Crescente e clique em Ok. pode-se classificar os nomes em ordem alfabética. 1000. deve-se selecionar os salários. entre as quais. deve-se selecionar as linhas com os nomes e clicar no botão classificar da Barra de Formatação Tabela. Adicione uma nova linha ao final da tabela e na primeira coluna digite: Total. menu Tabela / AutoAjustar ou através do mouse.Centro de Educação Profissional em Serviços Campos Pereira 13 – Classificar: para colocar em ordem crescente de valores e/ ou nomes (ordem alfabética). 600. clicando-se nas suas respectivas bordas e arrastando para o local desejado. Se quiser. você poderá usar as figuras existentes na Galeria. para tanto. podemos usar o Menu Arquivo/ Imprimir. Para fazer cálculos dentro de uma tabela utiliza-se o botão Soma da Barra de Formatação Tabela. Tipo de chave: Alfanumérico. 2500. Podemos usar o teclado pressionando Ctrl + P. Inserindo Figuras Para inserir uma figura já salva no computador clique no Menu Inserir/ Figura/ Do Arquivo.

Páginas – podemos especificar que páginas queremos imprimir (20 – só página 20 / 10-20 – da página 10 até 20 / 10. e estes.20 – página 10 e página 20). Ele se move na tela. Janela É o espaço no vídeo normalmente delimitado e destinado à interação com o programa. Antes de iniciarmos propriamente as explicações. dentre outros.org Calc oferece? Conceitos Básicos O BrOffice Calc é uma planilha eletrônica. Cursor de Ponto de Inserção É a barra luminosa que indica a sua posição dentro do documento. 03 – Intervalo de Impressão: quando usamos a opção Tudo – todas as páginas serão impressas. 02 – Propriedades: ativa o programa da impressora para serem ajustados. até tarefas mais elaboradas como a criação de tabelas mais sofisticadas.org. vamos relembrar alguns conceitos fundamentais para o estudo que vamos realizar. 33 . Com essa ferramenta. sobre o item planilha eletrônica (Broffice. analisar informações e dar tratamento a grandes massas de dados. com dados relacionados e cálculos complexos.org Calc). posicione o mouse sobre a opção ferramentas de produtividade. Ele faz parte de um pacote de softwares denominado BrOffice. como a digitação e impressão de uma planilha simples. em seguida. Iniciando o Trabalho Na barra de tarefas. sendo portanto uma ferramenta para fazer cálculos. em perguntas que especificam a tarefa desejada. podemos realizar desde tarefas elementares. Menu É o conjunto de opções (comandos) utilizado para realizar determinadas tarefas. à medida que se digita. clique no Menu Iniciar. o editor de textos Writer e um software para apresentação de slides denominado Impress. indicando onde aparecerá o próximo caractere digitado.Centro de Educação Profissional em Serviços Campos Pereira 01 – Nome: impressoras que podem ser usadas para a impressão. Pode ser dividido em submenus. 04 – Cópias: quantas cópias terão a nossa impressão. por sua vez. no qual se destacam. Calc O que o BrOffice.

Centro de Educação Profissional em Serviços Campos Pereira Apresentando a Área de Trabalho do Calc Descrição dos componentes: Barras da tela do BrOffice Calc A seguir. Para se conhecer a função de cada ícone da barra. basta posicionar o ponteiro do mouse sobre ele e uma pequena descrição será exibida: Barra de Ferramentas Padrão – Fornece as ferramentas auxiliares ao desenvolvimento da planilha: Barra de Objetos – Apresenta ícones das tarefas de formatação mais comuns: 34 . são destacadas algumas barras do BrOffice Calc.

A partir de suas opções. Essa barra também é sensível ao contexto. as barras aparecem marcadas com um V. Para ativar ou desativar uma barra. podem ser exibidas ou ocultadas as barras do BrOffice Calc. número de páginas do arquivo. apresentando informações relevantes sobre o item que estiver sendo trabalhado no momento. C . Cabeçalho de linhas & colunas Ativa ou desativa o cabeçalho das linhas (1. 2. quais sejam: número da página atual... Barras de ferramentas Permite selecionar as barras de ferramentas a serem mostradas na tela: Quando ativadas. B. 3 . dentre outras. Realce de valor: (Ctrl + F8) 35 . No Calc elas aparecem sempre. Clique em Exibir: Utilizando os itens o menu Exibir Visualizar quebra de página Permite visualizar as quebras de páginas existentes na planilha. Facilita a visualização de planilhas muito grandes..Centro de Educação Profissional em Serviços Campos Pereira Barra de Fórmula – Apresenta a identificação da célula ativa ou intervalo de células e o conteúdo da célula. Ainda podem ser trabalhadas a aparência e o tamanho da tela de trabalho.) e colunas (A. que pode ser um texto. dê um clique sobre ela. um número ou uma fórmula. Barras de Rolagem – As barras de rolagem facilitam a navegação pela planilha. valor do zoom aplicado.. MENU EXIBIR – CONCEITOS BÁSICOS Este item da Barra de Menus é utilizado para estruturar a área de trabalho. mesmo quando a planilha está vazia.). Barra de Status – Apresenta informações relevantes sobre a planilha.

Na tela abaixo. linha 4 ate 7. basta clicar sobre a letra da coluna ou sobre o numero da linha. a cujo cruzamento se da o nome de célula: Colunas: representadas por letras Linhas: representadas por números Alça de preenchimento: marca existente no canto inferior. linha 9 ate 11: Selecionando colunas e linhas Para selecionar colunas ou linhas inteiras. posicione o cursor sobre a primeira célula do intervalo e. Em nosso exemplo. posicione o mouse na primeira célula do próximo intervalo. o arquivo de trabalho contem. O segundo intervalo compreende as colunas D:E. Fontes de Dados Lista os bancos de dados registrados para o BrOffice. três planilhas. selecionamos as células A7:C7: Criando uma planilha 36 .direito da célula. a principio. clicamos sobre a letra da coluna B e. Para tanto. basta clicar sobre ela e pressionar a tecla Shift: Selecionando um intervalo de células adjacentes Da-se o nome de intervalo ao espaço compreendido entre duas ou mais células. O comando Fontes de Dados só estará disponível quando um documento de texto ou uma planilha estiver aberta. No BrOffice Calc. utilize as teclas de direção. A seguir.536. o intervalo B3:C7 representa a coluna B e C. numeradas de 1 a 65. Selecionando uma única célula Para selecionar uma única célula.: Este destaque aparece somente na tela. mantendo a tecla Shift pressionada. Arquivo de Trabalho No BrOffice Calc. posicione o mouse sobre a primeira célula do intervalo e. Em nosso exemplo. e 256 colunas. e os verdes são os referentes às fórmulas.Centro de Educação Profissional em Serviços Campos Pereira Permite destacar os valores numéricos contidos na planilha. com o botão esquerdo pressionado. Obs. Cada planilha e apresentada em forma de tabela. são disponibilizadas 65. arraste-o por todas as células que compõem o intervalo desejado. contendo linhas e colunas. o primeiro intervalo compreende as colunas B:C. da linha 7. mantendo o botão esquerdo do mouse pressionado. Os números em azul são os digitados. A seleção de intervalo de células também pode ser feita através do teclado. o que será mostrado mais adiante neste manual. nomeadas de A ate IV. Novas planilhas podem ser inseridas. mantendo pressionada a tecla Ctrl. os mesmos apareceram na cor padrão do BrOffice Calc. Selecionando um intervalo de células não adjacentes Posicione o cursor na primeira célula do intervalo e.536 linhas. para facilitar a visualização. arraste-o sobre o intervalo desejado. com tecla Ctrl pressionada. selecionamos toda a coluna B e apenas as células A7:C7.org e permite gerenciar o conteúdo deles. linha 3 ate 7: Para selecionar um intervalo de células adjacentes. e repita os passos anteriores. Para isso. Quando da impressão.

onde os dados serão digitados. Salvando uma planilha Caso seja um arquivo novo. multiplica o conteúdo da célula A1 pelo conteúdo da célula B1. e cada um dos quadrinhos existentes na planilha: Célula Ativa: e a célula onde esta o cursor no instante da entrada de dados. Colunas e Linhas: coordenadas usadas para a identificação das células. No inicio da barra. Linhas: estão dispostas na posição horizontal e variam de 1 a 65536. clique na seqüência Arquivo/Novo/Planilha. Adição Soma os valores existentes em células. ficando o resultado em C1: O sinal de = também estabelece uma ligação entre células. subtração. Subtração Subtrai valores contidos nas células. onde também poderão ser modificados. No exemplo abaixo. Símbolo: + =D7+E7 Para se somar uma seqüência direta de células. para nomear o arquivo: Escolha em que pasta deseja salva-lo e de um nome para o arquivo. sejam eles textos ou números. ela assumira o valor existente na célula identificada. Símbolo: –.Centro de Educação Profissional em Serviços Campos Pereira Para criar uma nova planilha. TRABALHANDO COM FÓRMULAS Barra de fórmulas As formulas e valores incluídos nas células apareceram na Barra de Formulas. ou seja. usa-se o sinal: entre a primeira e a ultima célula da seqüência. Operadores numéricos: adição. Para abrir um arquivo da lista. Células: São as unidades onde entramos com os dados. =A2–B2: 37 . clique em Arquivo/Salvar Como. =SOMA (D7:D11) o resultado será a soma de todos os valores existentes nas células: D7+D8+D9+D10+D11. Ele será aberto no programa em que foi salvo: Inserindo dados em uma planilha Neste capitulo serão explicados os principais recursos de inserção de dados numa planilha. Em seguida. Toda formula deve ser precedida do sinal =. clique em Salvar: Abrindo documentos recentes Lista os arquivos abertos recentemente. ou seja. Também serão abordadas as operações numéricas e funções. num total de 256. multiplicação e divisão A criação de formulas e feita usando-se operadores numéricos. Se for colocado o sinal de = em uma célula junto com a identificação de outra. Colunas: estão dispostas na posição vertical e variam de A a Z e de AA ate IV. clique no seu nome. aparece a identificação da célula ativa: Uma formula permite relacionar células especificas com o objetivo de realizar operações matemáticas. =A1*B1.

) Retorna a media aritmética da lista de argumentos (ate 30 argumentos). Colocar o sinal de divisão /. Clicar na célula que se quer comparar (percentualmente). Clicar novamente na célula que se quer comparar (percentualmente). . Clique no botão Próximo >>. Ex.Centro de Educação Profissional em Serviços Campos Pereira Multiplicação Multiplica os valores existentes nas células.arg2.: =SOMA (B8. = (C4-B4). Colocar entre parêntesis a operação subtração (ex. Selecione o nome da função. ou de um duplo clique sobre o nome da função escolhida. =A2/B2: Porcentagens Como Calcular valores percentuais: Clicar na célula onde se deseja colocar o resultado (percentual).. ou ainda na barra de formulas. Clicar na célula de onde se quer a diferença percentual. e colocar o sinal de igualdade =. =MEDIA (C7:C14). =DIA (arg) Retorna o dia do mês como um inteiro (1 a 31).B9).: =MEDIA (C4. Símbolo: *. arg2. . Função Mínimo =MÍNlMO (arg1.) Retorna o valor Maximo da lista de argumentos (ate 30 argumentos). Função Média =MÉDIA (arg1... Funções Data/Hora =AGORA( ) Retorna data e hora de acordo com o relógio interno do computador.B5. Selecione uma categoria de função na caixa Categoria. =SOMA (B3:B7) Soma o conteúdo das células adjacentes ou da seqüência B3+B4+B5+B6+B7.) Retorna o valor mínimo da lista de argumentos (ate 30 argumentos). Símbolo /. Selecione o menu Inserir e em seguida Função.. Clicar em Aceitar na barra de formulas: Funções As funções são excelentes ferramentas e podem ser usadas para retorno ou exibição de valores a partir de vários tipos de cálculos. siga os seguintes passos: Selecione a célula onde será colocada a função. =A2*B2: Divisão Divide os valores existentes nas células. 38 .C6.. =MÊS (arg) Retorna o mês da data/hora (numero inteiro de 1 a 12). mostraremos as mais comuns nesta apostila. clique no botão Assistente:Funções . Preencha os argumentos solicitados para a função. Colocar o sinal de subtração –. . Apesar do BrOffice Calc fornecer um grande numero de funções.. Para inserir uma função numa planilha.arg2. Função Máximo =MÁXIMO (arg1.C4) Soma do conteúdo das células não adjacentes. ou tecle Ctrl + F2. Clique OK: Função Soma Ex.

SEMANA (arg) Retorna o dia da semana da data do argumento (numero inteiro de 1 a 7). Cor: cor da fonte. FORMATANDO UMA PLANILHA Formatação de fontes Fonte e o nome que se da aos diversos tipos de letras disponíveis no BrOffice Calc. Tipos de fonte: forma da fonte: Normal. Escolha a aba Números. Tamanho: o tamanho pode ser escolhido entre as opções disponíveis ou pode ser digitado no campo apropriado nesta tela. =MINUTO (arg) Retorna minuto da data/hora do argumento (numero inteiro de 0 a 59).000 – 1000. 39 . etc.00: Como formatar números: Selecione as células ou intervalo de células a serem formatadas e siga os passos abaixo: Selecione a opção Células no menu Formato.Centro de Educação Profissional em Serviços Campos Pereira =ANO (arg) Retorna o ano da data/hora.000.00 – 1. Selecione a opção Células no menu Formato. proceda da seguinte forma: Selecione a célula ou intervalo de células. Itálico. Negrito. Marque as opções desejadas. Clique em OK: Aba Fonte Fonte: tipos de fontes disponíveis. Língua: idioma. =HORA (arg) Retorna hora da data/hora do argumento (numero inteiro de 0 a 23).DA. Formatação de números Valor numéricos podem ser exibidos em vários formatos: Exemplo: l000 – 1. =DIA. Selecione a guia Fonte. Para escolher a nova fonte. para melhorar a apresentação da planilha ou simplesmente para destacar partes da mesma.

Clique na figura. Alinhando dados nas células Quando os dados são digitados. Inserindo figuras No Calc. indicando que ele não coube na mesma. Os dados numéricos são alinhados a direita nas células e os textuais a esquerda. mantenha o botão esquerdo do mouse pressionado e arraste ate a célula onde a figura será inserida. Redefinir: Desativa o ultimo ajuste dos dados. Selecione a célula ou o intervalo de células desejado e siga os passos abaixo: Selecione a opção Células no menu Formato. Clique em Figura. Basta aumentar a largura da célula. Selecione as opções para o alinhamento. Selecione a opção Células no menu Formato. para que o numero seja apresentado normalmente. Clique na opção do Arquivo e escolha a imagem. siga os seguintes passos: Selecione a célula ou o intervalo de células. pode aparecer na célula o sinal #. 40 . e possível inserir figuras contidas na pasta Galera ou em outra pasta qualquer que contenha imagens. Justificado.Centro de Educação Profissional em Serviços Campos Pereira Selecione a categoria na Caixa de Categoria. Orientação: Angulo de inclinação. dependendo do tipo. ou as linhas e colunas. Selecione o tema e a figura. Colocando bordas nas células Este recurso e utilizado para destacar as células. Vertical: Topo. Clique em OK: Horizontal: Esquerda. Direita. Para alinhar dados de outra maneira. Outra forma de inserir: Clique no ícone Galeria da Barra de Ferramentas. o BrOffice Calc os ajusta automaticamente. Centro ou na Base da célula. Escolha a guia Alinhamento na caixa de dialogo. Apos a formatação dos números. Será então apresentada uma janela com os Temas das figuras. Clique OK. Centralizado. Como inserir uma figura: Clique em Inserir. Selecione o formato do numero na Caixa Formato.

ha duas opções: Primeira linha como rotulo. A esquerda. Selecione o tipo da borda na Caixa Bordas. Selecione o estilo da borda na Caixa Linha. pode-se escolher em que planilha devera ser inserido o gráfico. Selecione a guia Plano de Fundo. Alterando cores Este recurso e utilizado para colocar cor na célula. selecione na planilha os dados a partir dos quais será gerado o gráfico: Escolha Gráfico no menu Inserir. Selecione a célula ou o intervalo de células e proceda conforme os passos abaixo: Selecione a opção Células no menu Formato. Selecione a cor desejada. clique em Próximo: 41 . Primeira coluna como rotulo. Clique em OK. A seguinte janela será exibida: A primeira janela mostra a área da planilha onde estão os dados que serão utilizados para geração do gráfico.Centro de Educação Profissional em Serviços Campos Pereira Selecione a guia Bordas na caixa de dialogo Formatar células. Do lado direito. Clique em OK: Formatação automática de gráficos Primeiramente. Depois de feitas as seleções.

No primeiro. Visualização: Título do gráfico: de um titulo para o gráfico. a legenda aparecera abaixo de cada item. A janela Escolher uma variante mostra as variações do tipo de gráfico escolhido. Clique em Próximo. Clique em Próximo. identificando cada material: 42 . Colunas: se marcado. O campo Mostrar elementos do texto na visualização: mostra a maneira como o gráfico será exibido na planilha. Serie de dados: Linhas: se marcado. Clique em Criar. Título dos eixos: coloque ou não titulo nos eixos.Centro de Educação Profissional em Serviços Campos Pereira Selecione o tipo de gráfico. são mostrados dois exemplos de apresentação do gráfico. Legenda: optar ou não por legenda. a legenda aparecera ao lado do gráfico. para concluir o processo: A seguir. legendas a cores.

Atualmente.É a página individual da apresentação. imagens.É uma pequena versão impressa dos slides. Folheto . · divulgar um evento ou um produto Utilizando esse programa é possível fazer: a. b. serviço ou produto. desenhos (clipart) e etc.Consiste em folhas com slide em tamanho reduzido e suas anotações. elementos gráficos. textos e vídeos. agrupados em um arquivo. Iniciando o Trabalho: Na barra de tarefas. folhetos.org Impress) 43 . clique no Menu Iniciar. para distribuir entre os ouvintes. possibilitando utilizar arquivos de imagens. É um gerenciador que permite a criação e exibição de apresentações.Centro de Educação Profissional em Serviços Campos Pereira Impress INTRODUÇÃO O Impress é um programa componente da suíte freeware BrOffice.Conjunto de slides. em seguida. e. que podem ser combinados com efeitos especiais de exibição na tela do computador ou em forma de slides e transparências. Anotações do apresentador . em universidades. Pode conter títulos.org. cujo objetivo é informar sobre um determinado tema. os quais podem ser animados de diferentes maneiras.É o sumário da apresentação. sons e animações. aí aparecem apenas os títulos e os textos principais de cada slide. esses arquivos são muito usados em seminários e defesas de dissertações e teses. O Impress torna muito mais fácil: · apresentar uma idéia ou um material didático. anotações do apresentador e estruturas de tópicos. Estrutura de Tópicos . textos. sobre o item Apresentação Eletronica (BrOffice. Slide . gráficos. O que é uma Apresentação? É um arquivo em que são exibidos textos. sons. posicione o mouse sobre a opção ferramentas de produtividade. d. Apresentação . c.

INTERFACE Tela Inicial A tela inicial do Impress é composta por vários elementos. veja como fazer algumas tarefas básicas.org Apresentação será apresentado ao usuário a tela do assistente de apresentação com 3 opções : 1. vale uma bservação: ele é bastante parecido com o programa da Microsoft. Apresentação vazia – Cria uma apresentação em branco para ser editado. É um recurso bastante útil para começar a desvendar o programa. Abrir uma apresentação existente – Abre uma apresentação criada anteriormente. UTILIZANDO O IMPRESS FORMAS DAS APRESENTAÇÕES: Sempre ao iniciar o BrOffice. De cara. será aberto o Assistente de Apresentações. Apesar de completo. para a maioria das funções. 2. ele é sensivelmente mais lento do que o concorrente. 3. você terá ucesso. você deve tentar fazer como se estivesse no PowerPoint. Ao carregar o Impress. similar ao Wizard do PowerPoint. Na maioria dos casos. Isso quer dizer que.Centro de Educação Profissional em Serviços Campos Pereira Para ajudá-lo a entender o Impress. A partir do modelo – Cria uma apresentação a partir de um modelo já existente. como pode ser visto na figura abaixo: Barra de Menus Barra de Funções 44 .

Barra de Títulos: Mostra o nome do aplicativo e os botões para minimizar. salvar.Centro de Educação Profissional em Serviços Campos Pereira Barra de Formatação de Texto Barra de Status Descrição das Barras: 1. Use essa barra encaixável para definir as opções de cor. contraste e brilho do(s) objeto(s) gráfico(s) selecionado(s)! 5-Barra de Formatação de Texto: Apresenta os botões para acessar os comandos de edição de texto tais como: tipo e tamanho de letras. e a quantidade de Slides existente. estilos de parágrafos.Barra de Menus: Apresenta os nomes dos menus para acesso às listas de comandos e funções do BrOffice.org Apresentação.Slide: É a página da apresentação. 8. 2. a barra Figura é aberta.org Apresentação. etc.Régua: É utilizada para marcar tabulações e recuos. colar etc. maximizar/restaurar e fechar o aplicativo. Comparando com Power Point do Office 45 . 3-Barra de Ferramentas: Apresenta os botões para acessar os comandos básicos do BrOffice. 6. 7. 4 – Barra de figura: Quando você seleciona uma figura. tais como: abrir.Barra de Controle da Apresentação: Possibilita o controle do modo de apresentação e o início da apresentação. cortar.copiar.

Cria um novo documento de apresentação (BrOffice.Centro de Educação Profissional em Serviços Campos Pereira Criando uma nova Apresentação Para criar uma nova Apresentação.org Impress). 46 . no menu suspenso. É exibida a caixa de diálogo Assistente de Apresentações. vá em Arquivo – Novo – clique no ícone “Apresentação”.

Tipo Você pode determinar o tipo de apresentação neste área. Apresentação vazia Cria uma nova apresentação (em branco). você pode modificar os exemplos de modelos conforme a necessidade.Clique em Abrir para ver uma caixa de diálogo de seleção de arquivo. Criando uma apresentação a partir de uma Apresentação vazia O assistente fornece opções de design para os slides Se optarmos para e obter mais recursos prontos clique em Próximo 47 . O Assistente guia você passo a passo pelos elementos de design e oferece várias opções de edição. Com o Assistente. A partir do modelo Abre uma caixa de listagem contendo várias apresentações modificáveis. Abrir uma apresentação existente Exibe uma lista de apresentações criadas anteriormente. Especifica o tipo de apresentação e permite que você selecione um modelo.Centro de Educação Profissional em Serviços Campos Pereira Use o Assistente para criar interativamente uma apresentação.

Com o Assistente. unidade de rede ou na Internet. Para abrir essacaixa de diálogo. você será solicitado a salvar as alterações ao fechar o documento. fax. Para abrir um arquivo da lista. agendas. escolha Arquivo . Se foram efetuadas alterações no documento atual. Use o Assistente para criar interativamente uma apresentação. Na primeira vez em que você salvar um novo arquivo. ASSISTENTES Guia na criação de cartas comerciais e pessoais. na mídia de dados local. vá em Arquivo – Salvar ou clique no ícone Salvar teclas de atalho Ctrl+S. a janela principal do BrOffice. SALVAR Salvando a Apresentação No menu suspenso. Nela. 48 . Isto se deve ao fato de o manter um registro de quando um documento é impresso. você será perguntado se deseja salvar as alterações. FECHAR Feche o documento atual sem sair do programa. O comando Fechar fecha todas as janelas abertas do documento atual. DOCUMENTOS RECENTES Lista os arquivos abertos mais recentemente. na barra padrão ou pressione as O documento será salvo no próprio caminho e com nome original. você poderá inserir um nome. clique no menu Arquivo/Abrir e em seguida localize e selecione (com duplo clique) o documento desejado. clique no nome dele Este arquivo é aberto pelo módulo do que o salvou. substituindo qualquer arquivo com o mesmo nome. uma pasta e uma unidade ou volume para o arquivo.org Start Module permanecerá aberta. a caixa de diálogo Salvar como será aberta.Salvar como. mesmo assim. apresentações etc. Quando você fechar a última janela de documento aberta.Centro de Educação Profissional em Serviços Campos Pereira Ou se desejar criar a apresentação clique em Criar ABRIR Para abrir uma apresentação que se encontre numa pasta em seu computador . Se abrir um documento para impressão e não efetuar nenhuma alteração. ou utilize a tecla de atalho CTRL + O. você pode modificar os exemplos de modelos conforme a necessidade.

Este comando só estará disponível se dois ou mais arquivos tiverem sido modificados. Caso deseje reordenar os títulos de slide com o teclado. SALVAR TUDO Salva todos os documentos abertos do BrOffice. EXIBIR Comparando com Power Point do Office Exibir Este menu contém comandos para controlar a exibição do documento na tela. Rebaixar.org. NORMAL Alterna para a exibição normal na qual é possível criar e editar slides.Geral. certifique-se de que o cursor esteja 49 . A barra Formatação de texto oferece os seguintes ícones para títulos de slide: Promover.Centro de Educação Profissional em Serviços Campos Pereira Você poderá definir a opção AutoSalvar ou criação automática de cópia de backup em Ferramentas – Opções Carregar/Salvar . SALVAR COMO Salva o documento atual em outro local ou com um nome de arquivo ou tipo de arquivo diferente. Mover para cima e Mover para baixo. ESTRUTURA DE TÓPICOS Alterna para a exibição de estrutura de tópicos na qual é possível reordenar slides e editar os títulos e cabeçalhos dos slides.

Escolha Exibir . em que você pode adicionar notas aos seus slides.Notas EXIBIÇÃO DE FOLHETOS 50 . Escolha Exibir . Para mostrar o slide. mantenha pressionada a tecla Shift e clique nos slides. Para criar uma cópia de um slide selecionado.org Impress. O nome do slide oculto se torna cinza. O ponteiro do mouse se transforma em um sinal de adição. clique nele com o botão direito do mouse e escolha Mostrar/Ocultar slide. o público não consegue vê-las porque elas permanecem ocultas.Tab. CLASSIFICADOR DE SLIDES Exibe miniaturas dos slides. APRESENTAÇÃO DE SLIDES Inicia a apresentação de slides. aos outros títulos. Organização de Slides na Exibição de Slides Adote um dos seguintes procedimentos: Escolha Exibir . clique em EXIBIÇÃO DE NOTAS Alterna para a exibição de página de notas. pressione Shift . Para remover temporariamente um slide da apresentação.Centro de Educação Profissional em Serviços Campos Pereira no início do título e pressione Tab para rebaixar o título um nível na hierarquia. Para selecionar vários slides. clique no slide com o botão direito do mouse e escolha Mostrar/Ocultar slide. selecione um ou mais slides e arraste-o(s) para outro local. vá em EXIBIR – Apresentação do Slide ( F5 ) ou na barra de ferramentas apresentação. No menu suspenso.Estrutura de tópicos.Normal ou Notas.Classificador de slides. mantenha pressionada a tecla Ctrl enquanto arrasta. Também é possível arrastar a cópia de um slide para outro documento aberto do BrOffice. vá em EXIBIR . No menu suspenso. e os níveis inferiores. Para mover o título para um nível acima. Durante a apresentação. selecione um slide e arraste-o para outro local. O nível superior da estrutura de tópicos corresponde ao título principal do slide. selecione a visualização do slide no Painel de slides e arraste-a para utro local. vá para o Classificador de slides.

rodapé. data e número do slide.escolha Formatar . na qual é possível definir a formatação padrão para as notas. PRINCIPAL No menu suspenso. Elementos mestre Adicione ao slide mestre espaços reservados para cabeçalho. onde é possível adicionar elementos que deverão aparecer em todos os slides da apresentação que utilizam o mesmo slide mestre. vá em EXIBIR – Principal Slide Mestre Alterna para a exibição de slide mestre. Para modificar o número de slides que podem ser impressos em uma página. 51 . Notas mestre Exibe as notas mestre.Centro de Educação Profissional em Serviços Campos Pereira Alterna para a exibição de folhetos.Modificar layout. onde é possível dimensionar vários slides para se ajustarem em uma página impressa.

renomear. Você pode usar o Painel Slide para adicionar. layouts. vá em EXIBIR – Painel de Slides 52 . sem tonalidades. vá em EXIBIR – Cor/Escala de cinza Cor Mostra os slides em cores. vá em EXIBIR – Painel de Tarefas O painel de tarefas contém páginas para especificar páginas mestras. Escala de cinza Mostra os slides em tonalidades de preto e branco. Preto e branco Mostra os slides em preto ou branco puros. No menu suspenso. No menu suspenso.org Impress. em escala de cinza ou em preto e branco. Clique em outro título para abrir outra página PAINEL DE SLIDES Ativa e desativa o Painel Slide. excluir e organizar slides ou páginas no Impress e no Draw. animação personalizada e transição de slides. PAINEL DE TAREFAS Ativa e desativa o painel de tarefas do BrOffice.Centro de Educação Profissional em Serviços Campos Pereira COR/ESCALA DE CINZA Mostra os slides em cores. No menu suspenso.

tais como internet explore. O único programa que você precisa e o navegador. através de links. imagens. A Internet surgiu a partir de pesquisas militares nos períodos áureos da Guerra Fria. principalmente no que tange a questão de segurança a vírus e na rapidez e facilidade no uso. recursos de multimídia e hipertexto. estendendo capacidades multimídia. ou uma pagina.Centro de Educação Profissional em Serviços Campos Pereira Internet O que é internet? A internet e uma imensa rede de computadores que estão conectados entre si de alguma forma. Mozilla Firefox entre outros. No mercado existe varias versões de navegadores de fabricantes diferentes. sons. WWW – World Wide Web (Rede de alcance mundial) A World Wide Web revolucionou a internet por reunir interface gráfica. como o net banking e compras on-line. A Web possibilitou a construção de paginas gráficas. precisamos de um programa chamado navegador. a informação esta organizada de forma hipertextual. animações. Mozilla FireFox O Mozilla FireFox é um software de browser gratuito e baseado em software livre. musicas e vídeos. Ela é uma ampla fonte de informações. programas que se acoplam aos navegadores. de varias partes do mundo em tempo real. como: Internet Explorer. O navegador pode mostrar texto. as paginas estão ligadas entre si. Nela podem ser obtidas informações sobre os mais variados assuntos. Nas paginas. Opera. animações. Um site. Alem disso são oferecidos muitos serviços. graças aos plugins. ou seja. oferecendo algumas vantagens em relação a este. Ao acessar ou abrir um site dizemos que você esta visitando o mesmo. 53 . Navegadores Para que possamos explorar todos os recursos que a Web nos oferece. Este software oferece todas as atribuições de softwares de browser conhecido no mercado. trechos de vídeos e sons. e um arquivo que contem principalmente textos e imagens e esta disponível na Internet. entre outros. que podem conter fotos. NetScape. na década de 60. opera.

Esta barra e composta pelos seguintes recursos. Barra de navegação Esta é a barra onde são exibidos os recursos que possibilitam fazer a navegação entres as páginas da Internet. Página inicial Browser – é o local onde deve ser digitado o endereço da pagina a ser exibida. Abas de navegação: aba com uma página em exibição Área da página: área onde é exibida página HTML Barra de status: exibe o status da página (se está sendo concluída ou se já está concluída).exibe a página anteriormente visualizada.atualiza a pagina que estiver aberta.Centro de Educação Profissional em Serviços Campos Pereira Tela Principal do Mozilla FireFox Barra de menus: exibe os menus de comandos. Página anterior Próxima página Atualizar página Parar . Barra de navegação: exibe os recursos de navegação. Barra de menus Exibe os menus de comando. 54 . .exibe a página seguinte em relação a página que estiver aberta.Interrompe a abertura ou o carregamento de uma nova pagina.exibe a pagina inicial configurada no navegador. . . .

T. highly engineered. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS Linux Lars Wirzenius (27 de Abril de 1998). suppl.broffice. 2573 – 2580.. documentário de 2001 sobre o Linux. ISBN 8520504019 Richard Stallman. Vern Paxson e Scott Shenker (2002).europanet.ed. Linux and the GNU Project (HTML) (em inglês). Eric Raymond. sem a necessidade de a página estar aberta. 55 . 1. GDH Press e Sul Editores. Moore Linus Torvalds (3 de junho de 1996). 2.br/euro2003/index. Robert Hobbes (1 de novembro de 2006). Proceedings of the National Academy of Sciences.org/wiki/HistoriaProjeto http://www. “. Sugih Jamin.The Big Picture (em inglês). Linux Anecdotes. dirigido e escrito por J. Produzido. Ferramentas Técnicas 2ed (em Português). Linux (HTML) (em inglês). Lignux. Scaling phenomena in the Internet (em inglês) pp. Página visitada em 24 de abril de 2007. Hobbes' Internet Timeline v8. Página visitada em 27 de abril de 2007. Revolution OS. BrOffice http://wiki. Página visitada em 7 de março de 2008. 2006.2.S. yet highly complex system” Internet pode sofrer colapso em 2010. Linux. 312 p. 99..com.prime example of a large-scale. Baboo (21 de novembro de 2007). Ramesh Govindan.php?cat_id=793&pag_id=12185 Internet INTERNET USAGE STATISTICS . Página visitada em 22 de novembro de 2007. Morimoto. Página visitada em 7 de março de 2008. Página visitada em 7 de março de 2008.Centro de Educação Profissional em Serviços Campos Pereira Procurar no Google – esta opção lhe permite fazer uma pesquisa diretamente ao Google. Internet World Stats (19 de março de 2007). what's the matter with you people? (HTML) (em inglês). Carlos E. Página visitada em 15 de Junho de 2007. Walter Willinger.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful