You are on page 1of 17

Notas de aula – Informática Aplicada

Prof. MSc. Claudio Zarate Sanavria

Tópico 6 – Planilhas Eletrônicas (BrOffice Calc) – parte II

Fórmulas
Uma das grandes vantagens em se utilizar planilhas eletrônicas consiste na possibilidade de inserção de fórmulas que automatizem os cálculos e facilitem o trabalho do usuário. Vejamos um exemplo: Considere a planilha de controle de vendas abaixo:

Note que existem informações que são informadas pelo usuário (código, descrição e preço unitário) e outras que devem ser calculadas automaticamente pela planilha, para que assim os dados sejam mais confiáveis.

___________________________________________________________________________________________ IFMS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul Técnico em Informática – 1º semestre – 2010-1

Dados informados pelo usuário

Dados que devem ser calculados
1

Este sinal faz com que o programa entenda que você escreverá uma fórmula. você deverá clicar na célula F7 e digitar: = (D7*E7) Quando você teclar “enter”.Notas de aula – Informática Aplicada Prof. MSc. a fórmula passará a ser: F7 = D7 * E7 Para digitar uma fórmula no BrOffice Calc. dê um clique na célula onde você quer que o resultado apareça. digite a equação desejada e tecle “enter”. Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul Técnico em Informática – 1º semestre – 2010-1 2 . Assim. basta multiplicarmos o preço unitário pela quantidade. Assim: Valor Total = Preço Unitário X Quantidade Se você reescrever a fórmula acima substituindo os rótulos da planilha por suas respectivas células na primeira linha de dados. digite um sinal de igualdade (=). Em seguida. Claudio Zarate Sanavria Para calcular o valor total de cada produto vendido.Instituto Federal de Educação. No caso do nosso exemplo. a fórmula será substituída pelo resultado do seu cálculo: ___________________________________________________________________________________________ IFMS .

Claudio Zarate Sanavria Para você inserir as fórmulas nas demais células existem duas possibilidades: 1) Digitar manualmente a fórmula em cada célula. No caso do exemplo. tomando o cuidado para fazer referência às células correspondentes a cada linha. MSc.Instituto Federal de Educação. 2) Importar a fórmula automaticamente da primeira célula. Na primeira opção.Notas de aula – Informática Aplicada Prof. as demais fórmulas seriam: = (D8*E8) = (D9*E9) = (D10*E10) = (D11*E11) Após estes passos a planilha passaria a ficar assim: ___________________________________________________________________________________________ IFMS . basta ir digitando a fórmula. Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul Técnico em Informática – 1º semestre – 2010-1 3 .

arrastando o mouse até a última célula desejada. você precisa criá-la apenas na primeira célula e. considerando a referência de cada uma Esse processo é o mais utilizado.Notas de aula – Informática Aplicada Prof. com o mouse.Instituto Federal de Educação. Claudio Zarate Sanavria Para replicar a fórmula automaticamente nas demais células. pois implica em menos tempo para sua execução e garante a integridade da fórmula em todas as células replicadas. como demonstrado abaixo: Clique aqui Arraste até a última célula desejada e solte o mouse A fórmula será replicada em todas as células. clicar no canto inferior direito da mesma. Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul Técnico em Informática – 1º semestre – 2010-1 4 . ___________________________________________________________________________________________ IFMS . MSc.

Instituto Federal de Educação. a fórmula passará a apresentar o resultado da soma de todas as células informadas. precisamos somar todos os valores de cada produto. Total de Vendas = ∑ Valor Total A idéia mais comum é inserir uma fórmula indicando cada uma das células a serem somadas. ou seja: = (F7+F8+F9+F10+F11) Ao teclar “enter”. MSc. Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul Técnico em Informática – 1º semestre – 2010-1 5 . para obtermos o total de vendas. Claudio Zarate Sanavria Continuando o nosso exemplo.Notas de aula – Informática Aplicada Prof. ___________________________________________________________________________________________ IFMS .

é necessário que você compreenda como se constroem as fórmulas manualmente. é possível perceber que ocorrem algumas mudanças nos ícones que se encontram logo à sua esquerda: ___________________________________________________________________________________________ IFMS .Instituto Federal de Educação.Notas de aula – Informática Aplicada Prof. Para isso. Quando você usa a linha de entrada para inserir uma fórmula. Por enquanto. em seguida. MSc. Um detalhe: você percebeu que. veremos que existe uma fórmula pronta para somas. Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul Técnico em Informática – 1º semestre – 2010-1 6 . Claudio Zarate Sanavria Mais adiante. você primeiramente clica sobre a célula desejada e. passa a digitar sua fórmula no campo “linha de entrada”. sempre que você começa a digitar uma fórmula em uma célula. o que está sendo digitado aparece no campo “linha de entrada”? Isso quer dizer que uma fórmula também pode ser digitada por este campo.

pressione a tecla Delete (Del) e digite a nova informação. ___________________________________________________________________________________________ IFMS . DICA: Sempre que for inserir uma fórmula. procure sempre rascunhá-la antes. nas operações necessárias. ou dê um clique e altere através da Barra de Fórmulas. poderá teclar “enter” ou clicar no ícone em e ela será cancelada. torne esta célula ativa (dar um clique com o mouse ou ir até ela com as setas do teclado). Corrigindo uma fórmula já criada Se você quer substituir tudo que está na célula. Não adianta começar a digitar uma fórmula sem ter bem claros quais serão os comandos necessários. Quando você termina de digitar uma fórmula. Se você quer mudar “apenas um detalhe” do que já digitou.Notas de aula – Informática Aplicada Prof. Se não quiser confirmar a fórmula. se você percebeu um erro de digitação e ainda não pressionou a tecla “Enter”. basta pressionar a tecla “Backspace” para apagar até o ponto onde você quer fazer a alteração e digitar o que achar necessário. clique Os botões e serão estudados mais adiante. basta clicar no ícone e o sinal de igualdade será inserido automaticamente. MSc. dê um duplo clique na célula que deseja alterar que o cursor aparecerá. nas células envolvidas.Instituto Federal de Educação. ou seja. Corrigindo erros nas fórmulas Corrigindo enquanto trabalha Quando você estiver criando uma fórmula. . pense bem na estrutura. Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul Técnico em Informática – 1º semestre – 2010-1 7 . Claudio Zarate Sanavria Antes de começar a digitar a fórmula Durante a digitação da fórmula Quando você for usar a linha de entrada para informar uma fórmula.

siga o caminho ilustrado na figura abaixo: Quando for inserir uma função pronta. Exibe explicações permitindo as alterações sobre uma função necessárias. Para inserir uma função. MSc. como ilustrado na figura abaixo: Permite escolher a categoria de funções. 8 ___________________________________________________________________________________________ IFMS . você poderá usar esses recursos. Dependendo da situação. selecionada. Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul Técnico em Informática – 1º semestre – 2010-1 . você também pode clicar diretamente no ícone na barra de ferramentas. A caixa de diálogo do assistente de funções será aberta. após clicar na célula desejada. poupando tempo no desenvolvimento de suas planilhas.Notas de aula – Informática Aplicada Prof. Claudio Zarate Sanavria Usando o Assistente de Funções O BrOffice Calc possui um conjunto de funções pré-definidas. Facilita a busca de uma função pois “filtra” por categoria.Instituto Federal de Educação. Área para edição da função. Lista as funções de uma categoria escolhida.

Suplemento Cria funções suplementares: código binário. Faz a verificação de informações constantes em uma célula. Pesquisa valores e referências em uma planilha Funções que fazem configuração de texto na planilha. MSc. Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul Técnico em Informática – 1º semestre – 2010-1 9 . tanto na formatação quanto nos ajustes dos números. freqüência e Matriciais crescimento.Notas de aula – Informática Aplicada Prof. raiz quadrada de números complexos. bem como pontos de tendência.Instituto Federal de Educação. etc. Funções que somam e multiplicam matrizes. valor delta. Claudio Zarate Sanavria O quadro a seguir descreve as categorias de funções disponíveis no BrOffice Calc: Categoria Banco de Dados Data e hora Financeiras Informações Descrição Cria funções vinculadas ao banco de dados. vamos lembrar que no campo “Total de vendas” nós inserimos uma fórmula somando todas as células de valores. Inserindo uma função Retornando ao nosso exemplo da planilha de vendas. Verifica se os valores de uma célula são verdadeiros ou falsos quando comparados a outros valores de outras células. Cria operações matemáticas e cálculos Lógicas Matemáticas geométricos. Estatísticas Planilha Texto Funções que calculam os dados estatísticos dos valores utilizados na planilha. ___________________________________________________________________________________________ IFMS . Cria funções específicas para gerenciamento e datas e horas. Cria funções para cálculos financeiros.

vamos acompanhar as duas maneiras de se inserir a função. No primeiro caso. No caso do nosso exemplo. MSc. Para fins de aprendizado. Assim. Digitando a função A função soma precisa receber como parâmetros apenas a primeira e a última célula do intervalo a ser somado. Na segunda situação. Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul Técnico em Informática – 1º semestre – 2010-1 10 . a fórmula da função ficará: É importante que fique clara a diferença entre os dois pontos (:) e o ponto-e-vírgula (.Notas de aula – Informática Aplicada Prof. Existem duas formas de se inserir uma função: informando os dados na caixa de diálogo do Assistente de Função ou digitando a função diretamente na célula desejada.) na criação desta função. todas as células do intervalo compreendido entre as células informadas será somado. Claudio Zarate Sanavria Vamos substituir a fórmula pela função SOMA().Instituto Federal de Educação. separadas por dois pontos. ___________________________________________________________________________________________ IFMS . as células F7 e F11. apenas o conteúdo das duas células será computado no cálculo.

Notas de aula – Informática Aplicada Assim: Prof. clique na função SOMA e vá em “Próximo>>”: Na próxima caixa de diálogo. Em seguida. essa célula será a F12.F11) Soma todo o intervalo Soma apenas as duas células Inserindo a função SOMA() com a caixa de diálogo Clique sobre a célula desejada. MSc. clique no ícone do Assistente de Funções e na caixa de diálogo. No caso do exemplo. selecione a categoria Matemáticas. Claudio Zarate Sanavria =SOMA(F7:F11) ≠ =SOMA(F7.Instituto Federal de Educação. como ilustrado na figura abaixo. Em seguida. o Assistente de Funções solicitará as células a serem envolvidas no cálculo como demonstrado na figura a seguir: ___________________________________________________________________________________________ IFMS . Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul Técnico em Informática – 1º semestre – 2010-1 11 .

Assim. Mas esse recurso só funcional quando se deseja somar células de uma mesma coluna. Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul Técnico em Informática – 1º semestre – 2010-1 12 . o sinal que é automaticamente colocado é o ponto-e-vírgula (. ___________________________________________________________________________________________ IFMS . Esse ícone existe pois a SOMA costuma ser a operação mais efetuada em planilhas eletrônicas. também existe o ícone que facilita o processo. perceba que a fórmula vai surgindo na medida em que os parâmetros são fornecidos. Além das duas formas de se inserir a função SOMA demonstradas aqui.Notas de aula – Informática Aplicada Prof. basta trocar os sinais e clicar em “OK”. na área de edição.Instituto Federal de Educação. Entretanto. Claudio Zarate Sanavria Antes de confirmar.) e nós precisamos somar todo o intervalo de valores. MSc.

Calcula um número elevado à potência de outro. a) Funções Matemáticas O quadro abaixo apresenta as principais funções matemáticas disponibilizadas. É importante saber que não há como lembrar sempre de todas as funções.Instituto Federal de Educação.Notas de aula – Informática Aplicada Prof. vamos estudar as principais funções disponibilizadas no Assistente de Funções do Calc. Função SOMA() SOMASE() MULT() CONTSE() CONTAR. Retorna a parte inteira de uma divisão. Calcula o mínino múltiplo comum de um intervalo especificado. Além disso. Calcula o resto de uma divisão. Conta as células em branco em um intervalo especificado. ___________________________________________________________________________________________ IFMS . você pode se deparar com situações nas quais não há uma função pronta para atender suas necessidades. Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul Técnico em Informática – 1º semestre – 2010-1 13 . Efetua a soma de valores de um intervalo mediante uma condição definida. Multiplica os argumentos. Conta os argumentos que obedecem a uma condição definida. como já vimos no início deste tópico. Calcula a raiz quadrada de um número. você deverá criar suas fórmulas. Neste caso.VAZIO() MMC() MDC() RAIZ() POTENCIA() QUOCIENTE() MOD() Descrição Efetua a soma de duas ou mais células. MSc. Calcula o máximo divisor comum de um intervalo especificado. Claudio Zarate Sanavria Funções mais utilizadas no desenvolvimento de planilhas A partir de agora.

Inverte o valor do argumento.VALORES() MAXIMO() MAXIMOA() MINIMO() MINIMOA() MEDIA() MEDIAA() Descrição Conta quantos números estão na lista de argumentos. Retorna o valor mínimo em um intervalo especificado. Calcula o número de anos em um período específico. MSc. Calcula o número de meses em um período específico. Calcula o número de dias entre duas datas. O texto é avaliado como zero. Retorna o valor máximo em um intervalo especificado. ___________________________________________________________________________________________ IFMS . Função CONT. Retorna a média de um conjunto de valores. Função AGORA() ANO() ANOS() DIA() DIAS() MÊS() MESES() TEMPO() Descrição Determina a hora atual do computador. c) Funções de Data e Hora O quadro abaixo apresenta as principais funções de data e hora disponibilizadas.Notas de aula – Informática Aplicada Prof. Determina um valor de tempo a partir dos detalhes de hora. Retorna o valor máximo em um intervalo especificado. Conta quantos valores estão na lista de argumentos. Função SE() OU() E() NÃO() Descrição Especifica um teste lógico a executar. Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul Técnico em Informática – 1º semestre – 2010-1 14 . Retorna a data seqüencial do dia como um número inteiro (1-31) em relação ao valor da data. O texto é avaliado como zero. O texto é avaliado como zero. Determina um número seqüencial do mês (1-12) em um ano. Retorna VERDADEIRO um argumento for verdadeiro. Claudio Zarate Sanavria b) Funções Estatísticas O quadro abaixo apresenta as principais funções estatísticas disponibilizadas. minuto e segundo. Retorna o ano de uma data como um número inteiro. d) Funções Lógicas O quadro abaixo apresenta as principais funções lógicas disponibilizadas.NUM() CONT. Retorna a média de um conjunto de valores. Retorna VERDADEIRO se todos os argumentos forem verdadeiros. Retorna o valor mínimo em um intervalo especificado.Instituto Federal de Educação.

como ilustrado na figura abaixo. No caso do exemplo. se as metas de vendas foram ou não alcançadas. Essa coluna servirá para dizer. MSc. Assim. Por essa razão. vamos clicar no ícone do Assistente de Funções e. para cada produto da planilha. por produto.Instituto Federal de Educação. a função SE(). automaticamente as palavras SIM (usada quando a meta for atingida) e NÃO (para o caso no não alcance da meta estipulada). na sua caixa de diálogo.Notas de aula – Informática Aplicada Prof. já utilizada em exemplos anteriores deste tópico. ___________________________________________________________________________________________ IFMS . Claudio Zarate Sanavria Trabalhando com a função SE() A função lógica SE() é um importante instrumento para análise de dados em uma planilha. como ilustrado a seguir. Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul Técnico em Informática – 1º semestre – 2010-1 15 . precisaremos utilizar a função SE() para inserirmos. selecionar. veremos um exemplo de sua aplicação. clicando primeiramente na célula G7. dentro da categoria “Lógicas”. Considerando a nossa planilha de vendas. Vamos considerar que o gerente da loja estipulou como meta a venda superior a 8 unidades. vamos acrescentar uma coluna chamada “Análise”.

uma meta só é atingida quando forem vendidas mais de 8 (oito) unidades de um produto. para verificar se a meta foi atingida.Notas de aula – Informática Aplicada Prof. Veja a figura abaixo: Teste lógico O que deve aparecer quando o teste retornar VERDADEIRO O que deve aparecer quando o teste retornar FALSO Seguindo a situação apresentada no nosso exemplo. Claudio Zarate Sanavria Na próxima caixa de diálogo. precisamos “perguntar” se o valor de tal coluna é maior do que 8. Assim. Veja como ficam as condições neste caso: Fórmula Gerada ___________________________________________________________________________________________ IFMS . o que a planilha deve fazer caso o teste retorne VERDADEIRO e o que deve fazer caso retorne FALSO. A coluna E apresenta as quantidades vendidas. MSc. Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul Técnico em Informática – 1º semestre – 2010-1 16 . teremos que fornecer três informações: o teste lógico.Instituto Federal de Educação.

como demonstrado abaixo.Notas de aula – Informática Aplicada Assim.Instituto Federal de Educação. Para isso. MSc. Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul Técnico em Informática – 1º semestre – 2010-1 17 . ___________________________________________________________________________________________ IFMS . Clique em “Inserir Lista de Funções” e uma caixa se abrirá. Claudio Zarate Sanavria Lista de Funções Você pode abrir uma barra de navegação do lado direito da sua tela para manipular funções com mais agilidade. o resultado ficará: Prof.