You are on page 1of 10

Módulo Help Desk Protheus (FREE

)
ATENÇÃO: Para uma Correta Instalação. Para efetuar a instalação do módulo de help desk efetuei atualização do seu ambiente com patch enviado, logo em seguida na entrada do sistema protheus execute o aplicativo U_INSTHD. (Lembrando que não poderá haver ninguém no sistema, e que você tenha efetuado backup de sua base e sx´s antes, não me responsabilizo). Orientações antes da Instalação do PATCH. Verifique se no seu SX5 não existe as tabelas ZO, ZP, ZQ e ZR pois o sistema as utiliza para a categoria de chamados e status, caso seu sistema já utilize estas tabelas efetua a troca antes da instalação. Verifique se no seu sistema já existe a tabela SZY pois o sistema irá substituir pela estrutura de chamados, caso você possua alguma customização com esta tabela efetue a substituição da mesma. No momento da instalação o Sistema irá gerar o menu SIGAESP1.XNU em sua pasta SYSTEM, com isso na entrada do sistema irá aparecer um novo módulo denominado HELPDESK. É necessário que todos os usuários que irão utilizar o sistema de help desk possuam seus devidos emails cadastrados na tabela de usuários do sistema, no campo departamento é necessário identificar o departamento de cada usuário para futura estatistica no sistema e no caso dos técnicos responsáveis para atendimento de chamados o departamento deverá possuir a sigla TI para que o sistema possa identificá-los. É necessário o preenchimento dos parâmetros: MV_CMEMAP Emails dos usuários que irão ser notificados no momento da abertura do chamado. MV_CMEMAS Email da área de TI Exemplo: suporte@empresa.com.br MV_CMEMPS Senha do Email da área de TI Exemplo: 123!@#@

É necessário que seu sistema já esteja configurado para o envio de relatórios por email, pois este módulo irá utilizar os seguintes parâmetros: MV_RELSERV Nome do Servidor de Envio de E-mail utilizado nos relatorios Se estes parâmetros novos estiverem preenchidos então o sistema irá utiliza-los: MV_CMEMAS Email da área de TI Exemplo: suporte@empresa.com.br MV_CMEMPS Senha do Email da área de TI Exemplo: 123!@#@

3L Systems Consulting – www.3lsystems.com.br – lalberto@3lsystems.com.br

você poderá utilizar as tabelas ZO e ZR. Descritivo completo de módulo de abertura de chamados (Help-Desk) para o departamento de T.com. por favor não o faça. Determinar se algum equipamento venha apresentando problemas diversos de funcionamento. “fazer-nos próximos” dos outros. nosso tempo e nosso espaço.com. Se não possuir experiência técnica suficiente para efetuar estes procedimentos. A CATEGORIA 050 É PADRÃO PARA LANÇAMENTO DE PARALIZAÇÃO DE SISTEMAS. por exemplo: • Determinar se alguns usuários necessitam de treinamento em softwares especificos da empresa ou mesmo pacotes office.br.. Urge manifestar fraternidade. NÃO MODIFIQUE-A.lalberto@3lsystems.br – lalberto@3lsystems.Módulo Help Desk Protheus (FREE) Caso Contrário irá utilizar os parâmetros padrões: MV_RELFROM E-mail utilizado no campo FROM no envio de Relatorios MV_RELPSW Senha da Conta de E-Mail para envio de relatorios Dentro da Pasta SYSTEM será necessário a criação da SUB-PASTA ANEXOS_CHAMADOS para que o sistema possa guardar os documentos anexados ao chamados. email.br . efetuando assim uma prevenção de manutenção ou até mesmo a • 3L Systems Consulting – www. etc. Essa versão que estou disponibilizando é free. É preciso hoje. Para a criação de Novas Categorias nos chamados.3lsystems. na vida cotidiana. Esse módulo foi desenvolvido com o intuito de facilitar a vida do gerente de informática da empresa e também de funcionários atrelados ao departamento.I. participar aos outros alguma coisa nossa: nossa vida e nossos bens.. internet. Com base em análises especificas o gerente de informática poderá avaliar todos os usuários da empresa como também seus próprios equipamentos. solicite a ajuda de um analista ou técnico capaz. IREI FUTURAMENTE DISPONIBILIZAR UM MANUAL DO MÓDULO MAIS DETALHADO. para organizar todo o trabalho a ser desenvolvido como também efetuar uma medição ideal para valorizar o próprio departamento como também efetuar estatisticas de usuários e equipamentos para assegurar prevenções e treinamentos.Por Luiz Alberto .com. só haverá nos titulos da janela a mensagem .(Jesus te Ama).

Lembrando que apenas os usuários comuns terão seus chamados filtrados pelo seu código.3lsystems.br – lalberto@3lsystems.Módulo Help Desk Protheus (FREE) substituição imediata do mesmo antes que possa acarretar problemas maiores ao usuário. visto que. Facilita o desenvolvimento de relatórios e consultas através de módulos próprios do sistema como o SIGARPM (Módulo Relatórios Protheus). ou adicionar os programas chave em menus especificos de usuário.com. O Administrador do sistema terá a opção da criação de um módulo especifico no protheus denominado Help-Desk. Logo ao clicar na opção o sistema permite que o usuário possa efetuar filtros na tela de browse dos chamados para facilitar sua visualização.com. ou até a própria equipe interna de T.br . 3L Systems Consulting – www. somente os usuários cadastrados como técnicos é que visualizarão todos os chamados do sistema.I. na pasta Especificos foi adicionada a chamada do programa principal Chamados Suporte. A vantagem do desenvolvimento do módulo de help-desk internamente no próprio sistema protheus irá aliviar em muito o trabalho do administrador do sistema. não permitindo que o mesmo veja chamados de outros usuários. o mesmo irá utilizar apenas o próprio banco de dados e também o próprio cadastro de usuários do sistema. Abaixo irei demonstrar sessões de telas do sistema e explicar o que cada uma representa no módulo. Abaixo um exemplo de customização do menu do módulo de produção do sistema protheus. sem necessidade de duplicidade de informações e manutenções.

lembrando também que todos os chamados terão de ter um feedBack do usuário responsável.3lsystems.com.br . 3L Systems Consulting – www.br – lalberto@3lsystems.com. avaliando o serviço prestado. abaixo descritivo de cada legenda: Todos os Chamados abertos no sistema poderão sofrer cada tipo de status acima apresentado.Módulo Help Desk Protheus (FREE) Browse com todos os chamados do sistema atual. Os chamados com a legenda Vermelha já foram todos encerrados.

br – lalberto@3lsystems.3lsystems.com. 3L Systems Consulting – www.br .com.Módulo Help Desk Protheus (FREE) Essa é a tela de abertura de chamado apresentada ao usuário assim que ele pressionar a opção Incluir.

Logo abaixo o mesmo deverá categorizar seu chamado (Lembrando que a categorização poderá ser refeita pela equipe técnica.3lsystems.Módulo Help Desk Protheus (FREE) A Numeração dos chamados segue de forma sequencial.com. o usuário deverá informar um titulo abreviado para o problema que esteja passando. caso o usuário tenha feito de forma incorreta).br – lalberto@3lsystems.br .com. Abaixo a listagem de tipos de chamados: 3L Systems Consulting – www.

br – lalberto@3lsystems.Módulo Help Desk Protheus (FREE) Vale lembrar que os tipos e sub-tipos de chamados possuem uma amarração especifica.com. A Tabela de categorização de chamados. um chamado do tipo MICROSIGA só poderá ser categorizado com os Sub-Tipos relacionados a este Tipo e assim sucessivamente.com. 3L Systems Consulting – www.br .3lsystems. ZR e ZP. exemplo. Tipo e Sub-Tipos encontra-se na tabela SX5 do sistema protheus. sob os códigos ZO.

3lsystems.com.br – lalberto@3lsystems.com.br .Módulo Help Desk Protheus (FREE) Impressão 3L Systems Consulting – www.

com.Módulo Help Desk Protheus (FREE) 3L Systems Consulting – www.br – lalberto@3lsystems.3lsystems.com.br .

br – lalberto@3lsystems.3lsystems.Módulo Help Desk Protheus (FREE) 3L Systems Consulting – www.com.br .com.