Usability Engineering

IME-USP

Hamilton Fernandes de Moraes Junior

Tópicos da apresentação
Motivação Conceitos sobre Engenharia de Usabilidade Etapas da Engenharia de Usabilidade Técnicas de Avaliação Panorama atual Considerações Finais

     

IME-USP

Hamilton Fernandes de Moraes Junior

2
27

Motivação A internet têm atraído cada vez mais usuários e empresas Softwares para desktop migram para a internet Competitividade é muito grande e o usuário exigente A interface é a chave para o sucesso Interface é a parte visível do software Funcionalidade x Interface       IME-USP Hamilton Fernandes de Moraes Junior 3 27 .

 Organizações.  IME-USP Hamilton Fernandes de Moraes Junior 4 27 .  Tarefas.Motivação Entender o impacto das interfaces junto a:  Usuários.

Conceitos  Engenharia de Usabilidade  Engenharia de Software • • • • Desenvolve o projeto da lógica de utilização Observação das estratégias de uso do sistema pelo usuário Desenvolve o projeto da lógica do funcionamento Identificam requisitos funcionais que o sistema deve implementar IME-USP Hamilton Fernandes de Moraes Junior 5 27 .

Conceitos  Engenharia de Usabilidade  Engenharia de Software • • • • Desenvolve o projeto da lógica de utilização Observação das estratégias de uso do sistema pelo usuário Desenvolve o projeto da lógica do funcionamento Identificam requisitos funcionais que o sistema deve implementar IME-USP Hamilton Fernandes de Moraes Junior 6 27 .

Conceitos “Usabilidade é Medida da qualidade da experiência do usuário ao interagir com um sistema (Nielsen)” IME-USP Hamilton Fernandes de Moraes Junior 7 27 .

Satisfação: A emoção que os sistemas proporcionam aos usuários em face dos resultados obtidos e dos recursos necessários para alcançar tais objetivos. Eficiência: A quantidade de recursos necessários que os sistemas solicitam aos usuários para a obtenção de seus objetivos com o sistema.Conceitos Segundo a ISO 9241:    Eficácia: A capacidade oferecida para alcançar seus objetivos em número e com a qualidade necessária. IME-USP Hamilton Fernandes de Moraes Junior 8 27 .

Conceitos Usabilidade é associada a 5 atributos:      Fáceis de aprender Fáceis de lembrar Maximizam a produtividade Minimizam erros Maximizam satisfação IME-USP Hamilton Fernandes de Moraes Junior 9 27 .

Conceitos Modelo de atributos de aceitabilidade do sistema (Nielsen) IME-USP Hamilton Fernandes de Moraes Junior 10 27 .

por que os usuários não se satisfazem com muitos sistemas?  Porque é importante considerar mais que a funcionalidade?  IME-USP Hamilton Fernandes de Moraes Junior 11 27 . eficiência e custo Porém se tudo funciona como especificado.Conceitos Funcionalidade X Usabilidade  O foco dos projetistas é a funcionalidade.

IME-USP Hamilton Fernandes de Moraes Junior 12 27 . Sobrecarga Perceptiva. Sobrecarga Física.Conceitos Efeitos de um problema de usabilidade:    Sobrecarga Cognitiva.

Engenharia de Usabilidade IME-USP Hamilton Fernandes de Moraes Junior 13 27 .

IME-USP Hamilton Fernandes de Moraes Junior 14 27 .

IME-USP Hamilton Fernandes de Moraes Junior 15 27 .

Conceitos The three main dimensions on which users' experience differs IME-USP Hamilton Fernandes de Moraes Junior 16 27 .

•Design coordenado de toda a interface. •Definir prioridade de usabilidade Analise do impacto financeiro. •Teste Empírico. Conhecer a tarefa desempenhada pelo usuário. •Prototipação. IME-USP Hamilton Fernandes de Moraes Junior 17 27 . Análise funcional. •Design paralelo. •Design interativo.Etapas da Engenharia de Usabilidade •Conhecer o usuário Conhecer suas características individuais. •Design participativo com o usuário. •Aplicação de guidelines e análise heurística. •Coleta de feedback do usuário. •Análise de produtos semelhantes. A evolução do usuário e seu trabalho.

Avaliação de Usabilidade The Star model created by Hix e Hartson IME-USP Hamilton Fernandes de Moraes Junior 18 27 .

Avaliação de Usabilidade     Automática: Softwares comparam as especificações listadas para a interface analisada com o resultado final. Empírica: Por meio de observação. 19 27 IME-USP Hamilton Fernandes de Moraes Junior . a usabilidade da interface é verificada a partir de testes com usuários reais. conhecimentos e habilidades do avaliador. Informal: A avaliação é realizada através de heurísticas e da experiência. Formal: Através de modelos e fórmulas a usabilidade é medida.

Avaliação de Usabilidade Avaliação Heuristica IME-USP Hamilton Fernandes de Moraes Junior 20 27 .

Avaliação de Usabilidade Inspeção Ergonômica usando checklists http://www.htm IME-USP Hamilton Fernandes de Moraes Junior 21 27 .labiutil.inf.br/ergolist/check.ufsc.

Avaliação de Usabilidade Teste de Usabilidade IME-USP Hamilton Fernandes de Moraes Junior 22 27 .

Avaliação de Usabilidade Questionários IME-USP Hamilton Fernandes de Moraes Junior 23 27 .

Número de cliques ou comandos efetuados. Número de vezes que o usuário expressou frustração. IME-USP Hamilton Fernandes de Moraes Junior 24 27 .Avaliação de Usabilidade Métricas de Usabilidade       Tempo utilizado para a realização de uma tarefa. Razão entre interações de sucesso e erro. Taxa de tarefas completadas. Freqüência de uso de manuais de ajuda.

Estudo sobre métricas de usabilidade. IME-USP Hamilton Fernandes de Moraes Junior 25 27 . Estudo das técnicas de avaliação.Avaliação de Usabilidade Dentre as pesquisas realizadas na área podemos dividi-las em 4 grupos:     Estudo sobre metodologias de desenvolvimento. Estudo de usabilidade.

IME-USP Hamilton Fernandes de Moraes Junior 26 27 . Quanto melhor a usabilidade maior o sucesso.Conclusão     Técnicas de avaliação são importantes para obter um feedback. Diagnóstico prévio traz economia em tempo e dinheiro. A participação do usuário é necessário no processo de desenvolvimento do site.

Part 10: Dialogue principles. J.R. Hix. D. Nielsen. CA: Morgan Kaufmann. Hartson. New York. San Francisco.”Developing User Interfaces:Ensure Usability Through Poduct and Process. IME-USP Hamilton Fernandes de Moraes Junior 27 27 . 1993. “Ergonomic requirements for office work with visual display terminals (VDTs)”. Usability Engineering.Referências ISO 9241.H. John Wiley and Sons.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful