You are on page 1of 20

Portfolio DE ARQUI TECTURA

Ricardo Sousa

Ricardo Jorge Pereira de Sousa, sou neste momento arquitecto estagiário do curso de arquitectura da Universidade Lusíada, no Porto. Curso iniciado no ano de 2005 e concluído em 2010 com média final de 15 valores com o mestrado integrado, tendo como tema de tese de mestrado “A eco-arquitectura como simbiose entre a natureza e o Homem – Construção em madeira na Mata do Camarido, em Caminha” da qual obtive 16 valores na sua defesa e tendo obtido 17 valores na cadeira final de projecto que esteve directamente ligada à dissertação final. A arquitectura faz já parte da minha vida desde os mais inocentes momentos de brincadeira infantil, e tem sido cada vez mais moldada ao longo dos tempos através das várias experiências profissionais, aliadas a bons momentos de leitura e contemplação de variados elementos arquitectónicos a deslumbrar no dia-a-dia, sendo esta paixão reforçada com a presente formação académica que pretende por isso lançar o mote a uma carreira profissional como arquitecto. Alio o gosto por esta arte à pretensão de desenvolver modelos que se possam traduzir em referências arquitectónicas capazes de não comprometer ferozmente o meio ambiente, podendo até fazer da sustentabilidade ambiental a sua bandeira. O seguinte portfolio apresenta alguns dos trabalhos desenvolvidos durante o meu percurso académico bem como algumas experiências pessoais e profissionais. Em todos eles foram usados os mais diversos materiais e técnicas de apoio como o desenho à mão livre ou assistido por computador com visualizações 2D e 3D com processos de renderização, bem como o recurso frequente a maquetas.

Projectos Académicos .

Avintes DATA: 1º Ano ı 1ª Semestre ı 2005 CURIOSIDADE: O meu primeiro trabalho académico .PROJECTO: Posto de vigia de praia fluvial LOCAL: Margem sul do Rio Douro.

PROJECTO: Um imaginário espaço urbano LOCAL: Imaginário DATA: 1º Ano ı 1ª Semestre ı 2005 .

PROJECTO: Cenário – O valor do espaço cénico LOCAL: Imaginário DATA: 1º Ano ı 2ª Semestre ı 2006 .

PROJECTO: Um clube para actividades náuticas LOCAL: Rua do Ouro. ao Fluvial. Porto DATA: 1º Ano ı 2ª Semestre ı 2006 .

PROJECTO: Albergue para investigadores LOCAL: Parque das Camélias. Porto DATA: 2º Ano ı 1ª Semestre ı 2006 (Integrado no trabalho do 2º semestre) .

PROJECTO: Residência de estudantes LOCAL: Parque das Camélias. Porto Actual terminal de autocarros (origina o conceito) DATA: 2º Ano ı 2ª Semestre ı 2007 .

Porto DATA: 3º Ano ı 2ª Semestre ı 2008 . comércio e serviços LOCAL: Foco. Avenida da Boavista.PROJECTO: Habitação colectiva.

PROJECTO: Plano de requalificação urbana LOCAL: Espinho DATA: 4º Ano ı 1ª Semestre ı 2008 .

PROJECTO: Hospital de serviço ambulatório LOCAL: Espinho DATA: 4º Ano ı 2ª Semestre ı 2009 .

PROJECTO: CMIA. Caminha DATA: 5º Ano ı 2ª Semestre ı 2010 . Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental + Restaurante LOCAL: Mata do Camarido.

Caminha DATA: 5º Ano ı 2ª Semestre ı 2010 .PROJECTO: CMIA. Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental + Restaurante LOCAL: Mata do Camarido.

Outros Projectos .

antes actual PROJECTO: Ampliação da própria habitação LOCAL: Maceda. Ovar DATA: Projecto 2007 ı Conclusão 2010 .

PROJECTO: Mobiliário da própria habitação LOCAL: Maceda. Ovar DATA: Projecto 2010 ı Conclusão 2010 .

Grécia DATA: Setembro 2010 (Concurso elaborado em parceria com grupo de trabalho Ponto G) .PROJECTO: Concurso internacional para um museu olímpico LOCAL: Atenas.

Serôdio & Furtado. Inês Lobo. média e grande dimensão. Carrilho da Graça. José Gigante. Eduardo Souto Moura. entre muitas outras referências arquitectónicas no âmbito de projectos nacionais e internacionais que vão desde à moradia unifamiliar até museus. hotéis ou centros comerciais. isto porque existem outros criados por co-autoria dos quais não individualizo. fazendo dessa forma parte de equipas de projecto como freelancer nos maiores gabinetes a nível nacional e para os mais nobres nomes da arquitectura contemporânea em Portugal. . Cannatà & Fernandes. Dessa forma apresento apenas neste portfólio todos os trabalhos académicos e aqueles com que mais me identifico e que desenvolvi sozinho. José Quintela.Em todo o meu percurso profissional que conta já com 15 anos de experiência como desenhador projectista a par de todo o percurso académico. dos quais destaco Álvaro Siza Vieira. Aires Mateus. Alcino Soutinho. tive a oportunidade de poder participar nos mais variados tipos de projecto na área de arquitectura bem como na execução das diferentes especialidades em projectos de pequena.

com .Contactos Ricardo Jorge Pereira de Sousa Telm.: 934202212 e-mail: ricsous@gmail.