You are on page 1of 7

PITY ASSESSORIA

A TECNOLOGIA COMPUTADORIZADA E INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS

ISRAEL FRANCISCO RG: 3014951

IÇARA, SETEMBRO DE 2011

Entretanto. auxiliando o professor em seu papel de mediador e conduzindo o aluno à formação dos conceitos. p. os professores. exemplos e listas de exercícios para resolver. Buscando na literatura e nas pesquisas desenvolvidas no campo da Informática Aplicadas a Educação. Saber operar o computador em suas funções básicas é atualmente uma habilidade necessária a todos os cidadãos inseridos numa sociedade tecnológica. em geral. no contexto pedagógico. Acrescenta-se a esses elementos. É importante ressaltar que a informática educacional no contexto de aplicações pedagógicas se efetiva mais facilmente quando o aluno tem os conhecimentos básicos da informática. mas também como uma ferramenta de auxílio pedagógico.33). O uso do computador e de programas que tratam os temas estudados pode contribuir como ferramenta pedagógica intermediadora dos conhecimentos explorados. é necessário indicar algumas das possíveis maneiras de o microcomputador auxiliar o processo pedagógico”. pode-se verificar que a inserção dos computadores nas escolas. Essas pesquisas têm ocorrido concomitantemente à busca de mudanças na prática. o interesse para o uso de metodologias associadas às Tecnologias da Comunicação e Informação (TICs). seguem os livros-textos que em sua maioria. tem mostrado que são muitas as dificuldades no processo de ensinar e aprender os conceitos.INTRODUÇÃO A prática vivenciada em sala de aula no Ensino Fundamental e no Ensino Médio como professor. Nas práticas observadas. "Além das vantagens e os benefícios da introdução de microcomputadores na Educação. definições. é necessário que o educador utilize o computador não apenas como instrumento técnico de trabalho. observei que o ensino ‘pronto e acabada’ fazia da escola uma desagradável obrigação a muitos alunos. Na Educação Fundamental Durante a formação escolar como discente. desde a Pré-Escola ao Ensino Superior. . apresentam-se com uma breve introdução dos conceitos.. Segundo Chaves (1988. semelhantes aos exemplos. As inquietações provenientes dessas dificuldades provocaram a necessidade de pesquisar acerca da implantação de novas metodologias que possibilitem uma melhor apropriação dos conceitos. necessita de ações mais efetivas.

os serviços e as vantagens que a ela pode oferecer à Educação são infinitamente amplos. ao software disponível. deixando de lado coisas que só se justificam por estar no programa há muito tempo. Ter o computador como um instrumento de trabalho ou até como objeto de lazer. podem incluir essa importante ferramenta tecnológica em suas atividades de sala de aula? Faz-se necessário ao professor compreender a importância do computador para o enriquecimento de seu trabalho e também saber buscar de forma responsável sua aplicação. elementos visuais). p. nas pesquisas na Internet. manipular imagens. Calculadoras e computadores devem ser acompanhados por uma reformulação de conteúdos. deve-se verificar onde é possível utilizar o computador e como usá-lo: em jogos educativos. entre outras. O potencial do computador deve ser empregado com relação à sua aplicação a um campo específico de atividade. que não poderiam ser abordadas sem essa tecnologia. mas. Uma das questões a se abordar é: como professores que durante a formação tiveram pouca experiência com computador e também não o utilizam em seu cotidiano. a criatividade do professor. Sendo assim. Algumas considerações sobre como o computador pode ser utilizado no processo . e passando por coisas modernas. identificar temas a partir do qual é possível extrair subsídios para a compreensão da relação que envolve a Educação e a informática.69). mas também como fonte de aprendizagem e como ferramenta para o desenvolvimento de habilidades. tanto para professores quanto para os alunos. dos objetivos que se pretendem alcançar. 1996. p. uma vez que as aplicações de recursos tecnológicos são variadas e devem se adequar ao tema em estudo. O computador pode ser usado como elemento de apoio para o ensino (banco de dados. para criar desenhos. pode ser uma boa experiência de aprendizagem. (D’AMBRÓSIO 1996.01). e especialmente.Inclusão digital nas escolas: Informática e Educação Falar sobre o uso da Informática na Educação não é apenas fazer uma análise de onde se pretende introduzir o uso de novas tecnologias em atividades de ensino. uma vez que a rede mundial de computadores está à disposição e dela se pode tirar muitos recursos para as pesquisas inclusive programas que auxiliarão na execução das aulas de Matemática. Com o rápido desenvolvimento da informática. (BRASIL-MEC. Mas qual seria o verdadeiro papel do computador em atividades de ensino? Várias respostas surgem a esta interrogação.

p. O acesso à tecnologia está se tornando cada vez mais comum e. 1998. 90). que a máquina o substituirá na sua função de mediador. uma melhora aceitável nas atividades de ensino poderá ser alcançada por meio do emprego de equipamentos de Informática. (ABREU. é possível encontrar com facilidade bons programas didáticos livres (freeware) ou pagos (shareware). como trabalhos individuais ou em grupo. o que não significa.. mas na forma de como o professor consegue configurar. A informática e o computador são bons organismos de inovação tecnológica em qualquer área onde sejam empregados. é necessária ao sujeito a apropriação do conhecimento que a informatização disponibiliza. como novo enfoque pedagógico e nova dinâmica na aprendizagem.01). Com auxílio do computador já é possível ultrapassar limitações antes impossíveis com os recursos aprimorados da computação gráfica e de simulações onde o software auxilia a elaborar esses novos conhecimentos e habilidades. O professor precisa encarar esse problema com menos emotividade e mais realismo e reconhecer que o verdadeiro papel da informática não está nas respostas que este instrumento possa oferecer. mas. desenvolvidos para o ensino. Investir na inclusão da Informática na Educação é sensibilizar professores e alunos da importância de se garantir uma participação ativa nesse processo de transformação que atinge a escola. 2002. podem servir para diminuir as dúvidas criadas pela insegurança. a metodologia e as modalidades de avaliação utilizadas. com uma certa coerência e com objetivos e metas que devem envolver a Educação como um todo. Atualmente.] a utilização dos recursos das novas tecnologias de informação e comunicação no cenário educacional requer mudanças estruturais e organizacionais profundas. terá nestes mais uma ferramenta para enriquecer seu trabalho. Com acesso a Internet professores e alunos podem ampliar seus conhecimentos. É imprescindível ao professor a compreensão de que a utilização dos recursos tecnológicos é irreversível. Ampliar esse debate reduz os riscos de insucesso e de frustrações uma vez relacionados ao desenvolvimento e a velocidade das mudanças nesta área.educativo e sobre as regras a se adotar. [. A presença de computadores em sala de aula pode proporcionar grandes avanços no processo de ensino-aprendizagem por métodos e maneiras diversas de utilização. tanto por parte de professores quanto de alunos. em consequência da presença cada vez maior de computadores em sala de aula. Deve-se ressaltar que. portanto. Se quem os utiliza consegue inseri-los em um processo educativo no qual sejam claros os objetivos. neste momento histórico.. (SANTA CATARINA. p. . incluindo desde o conhecimento da utilização de ferramentas de informática à mudança radical nos papeis de professor e aluno.

Embora os computadores ainda não estejam amplamente disponíveis para a maioria das escolas. escola e comunidade uma maior interação com todas as áreas do saber. analisar os efeitos da introdução de computadores na Educação Matemática para proporcionar uma maior aproximação professor-aluno-computador através de softwares que estejam de acordo com os objetivos didáticos e. Isso traz como necessidade a incorporação de estudos nessa área. Promove o domínio da máquina pelo homem. prevendo-se sua utilização em maior escala em curto prazo. a Informática está se tornando parte da cultura em evolução. 2002. melhorar sua experiência profissional. A Informática é um recurso à disposição da Educação e para usufruir suas possibilidades de inovações. mas entender como deve ser utilizado para que possa propiciar benefícios à Educação. tanto na formação inicial como na formação continuada do professor [. Constitui. (BRASIL-MEC. com a natureza dos conteúdos a serem desenvolvidos. (ABREU et al. A Internet é um instrumento consideravelmente útil para a elaboração de novos saberes. Ela permite acesso à informação disponibilizada nas mais diversas línguas. professores e alunos devem conhecer suas potencialidades e limites.uma importante ferramenta para o trabalho colaborativo e cooperativo.. professores. eles já começam a integrar muitas experiências educacionais.]. como uma ferramenta de colaboração à evolução da tecnologia educacional. . proporcionando a alunos. permitindo que diversas pessoas partilhem recursos e os transforme em conjunto. seja para poder usar amplamente suas possibilidades ou para conhecer e analisar softwares educacionais. Para se obter um maior aproveitamento de instrumentos tecnológicos na Educação Matemática não é suficiente apenas saber utilizar os recursos de hardware e software. pressupõe que poderá ser diferente haja vista que a presença dos computadores tanto nas escolas quanto nos lares é cada vez maior. 1996). Numa análise sobre as perspectivas futuras da Educação. 95). Enquanto a tecnologia promove grandes transformações.. É necessário discutir sobre a importância da Informática na Educação.. em fim. p. A característica fundamental da Internet é a informação.. novas informações que podem transformar-se em conhecimento.aperfeiçoar suas atuações.

além de proporcionar ao aluno. a possibilidade de acesso e uso das atuais tecnologias informática. busca contínua de novos conhecimentos. enquanto cidadão. . Nesta busca por novas metodologias que contribuam para a melhoria do ensino a introdução de tecnologias no processo é uma alternativa que poderá ser associada a outras metodologias consideradas muito importantes como a resolução de problemas. visualização e ampliação das possibilidades de análise. uma professores. sites. rapidez. novas metodologias e reflexões sobre o processo.CONCLUSÃO O processo ensino-aprendizagem em exige cada vez mais dos enquanto educadores. pela por sua agilidade. proporcionadas pela mediação do professor no uso softwares. A aplicação de atividades no contexto de sala de aula. Dentre as tecnologias inovadoras na educação pode-se destacar a informática utilizada como ferramenta pedagógica na mediação do conhecimento. sites. entre outras. jogos poderão contribuir no processo de mediação e apropriação dos conceitos. jogos e atividades na elaboração dos conceitos básicos relacionados ao ensino e aprendizagem. jogos. Buscamos procedimentos onde a informática possa contribuir para o processo ensino e aprendizagem sendo possível desenvolver atividades com a utilização de softwares.

Valdemar W. O uso de computadores em escolas fundamentos e criticas. Rio de Janeiro: Scipione. São Paulo: Summus. Campinas-SP: Papirus 1996. SETZER. Maria Auxiliadora Maroneze de. 1996.ht ml.com.Florianópolis: COGEN. Florianópolis: UFSC/LED. 1998.futuro. Proposta Curricular de Santa Catarina: Educação Infantil.br. 05 .bibvirt.rct-sc. C. . BRASIL. Disponível em: http://www. Campinas: Editora da UNICAMP. 05 CHAVES. D’AMBRÓSIO. Secretaria de Estado da Educação e do Desporto. Metodologia do ensino de matemática. Educação Matemática: Da teoria à prática. SANTA CATARINA.usp.. Eduardo O. Ubiratan. Da realidade à ação: reflexões sobre educação e matemática. [et al]. Ensino Fundamental e Médio: Disciplinas curriculares. 1986. ____________________.REFERÊNCIAS ABREU. 1988. Disponível em: http://www. Acesso em 08 jun.sed. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática.br/textos/humanas/educacao/pcns/fundamental/matematica. 2002. Secretaria de Educação Fundamental. Acesso em: 20 set. Brasília: MEC/SEF.