Resumo Tecido Epitelial Tipo, Localização e funções

:

Tipo
Simples

Ex. de Localização
Revestimento:alveolos, bowman, alça de henle,ouvido interno... Ductos de muitas glândulas, revestimento dos ovários, tubulos renais... Ductos eferentes, útero, tubo digestivo... Tráqueia, epididimo, tuba auditiva, cavidade nasal, uretra masculina, saco lacrimal. Boca, epiglote, esofago, cordais vocais e vagina Epiderme Ductos das glândulas sudoriporas Lente conjuntiva do olho, porções da uretra masculina Trato urinário desde dos cálices renais até uretra. Bexiga

Funções
Membrana limitante, trocas, transporte de liquidos, lubrificante. Secreção, absorção e proteção. Transporte, Secreção, absorção e proteção. Transporte, Secreção, lubrificação, absorção e proteção.

Pavimentoso
Cúbico Cilíndrico Pseudo-Estratificado

Estratificado Pavimentoso (não-Quera) Pavimentoso (Queratinazad) Cúbico Cilíndrico Transição

Secreção e proteção. Proteção. Secreção e absorção Secreção, absorção e proteção. Proteção e distensão

Especialidades do Pólo Apical: • Microvilos: Ligados a absorção, formados principalmente por filamentos de actina. o Planura estriada: ex: Céls intestinais o Borda em escova: células do tubulo proximal do rim o Estereocilios: Epidídimo e céls pilosa sensoriais da cóclea(ouvido interno) • Cílios: Projeções movéis formadas por um complexo de microtubulos uniformemente arranjados(Axonema) que é basicamente organizado em 2 Mônades( 1 microtúbulo) centrais e 9 Diádes(dupla de microtúbulos) radiais

Tecido Epitelial Glândular: Formado por céls. Epiteliais que abandonam a superficie e adentram no tec. Conjuntivo adjacente,formando uma lâmina basal em torno de si. Diferenciado por possuir unidades (excretora- ductos) e (secretora - acino)

1. Glândulas Exócrinas
• Classificação: Podem ser unicelulares ou multicelulares. o Mucosas: RER e GOLGI bem desenvolvidos nas bordas da cels. e núcleo achatado. Secretam mucinogênios, glicoptns grandes que quando hidratadas crescem tornando-se um lubrificante protetor, espesso e viscoso. Tal lubrificante échamado de Mucina, o principal componetne do Muco.Ex Calicifrome o Serosas: RER bem desenvolvido e grânulos de secreção(Zimogênio).Secretam substância serosa( + liquida que o muco) rica em ptns. Coloração basofila na Base(Nucleo e RER) e acidofila apical(Grânulos de Zimogênio) Ex. Pâncreas- lipases o Mistas: Combinações de uma parte mucosa e uma meia lua serosa acoplada.Secretam ,portanto, uma soluçao mista de glicoptns e ptns. • Tipos de Porções Excretoras(Ductos): Podem ser simples(apena 1 ducto) ou composta(2 ou + ductos) o Tubulosos: Tubular o Acinosos: Arredondados e espessos o Tubuloacinos: Arredondados e tubular. Tipos de Porções Secretoras(Acinos): o Ramificada: Várias porções secretando em 1 ou mais ductos. o Enovelada: Parte secretora enrolada como um novelo de lã. • Tipos de secreção: o Apócrina: Pequena parte do apice liberado juntamente com a secreção.(Ex Glândulas Mámarias) o Merócrina: A célula permance intacta quando há a secreção.(Ex. Paratireóides) o Holócrina: A célula sofre lise total e é secretada junto com a secreção.(Ex. Glândulas Sebáceas)

2. Endócrinas

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful