You are on page 1of 6

GESTO CONTEMPORNEA NO EXRCITO BRASILEIRO.

Leonardo Gabe Lopes


*

Resumo Este trabalho abordar a origem e as caractersticas de uma gesto contempornea dentro do Exrcito Brasileiro, que norteado pelo seu Programa de Excelncia Gerencial, inserido dentro de suas mais de 600 unidades e um total de mais de 200 mil militares envolvidos. A filosofia do programa se baseia em que no se melhora aquilo que no se avalia, sendo assim, todos os quartis lanam, atravs do sistema, informaes sobre as rotinas desenvolvidas dentro de suas unidades, medindo a qualidade de seus trabalhos e propondo melhorias, visando a otimizar seus procedimentos, economizar recursos e esforos. Ser relatado tambm os projetos desenvolvidos a partir do Sistema de Excelncia no Exrcito Brasileiro (SE-EB).

Palavras-chave: Excelncia Gerencial, Exrcito Brasileiro, Gesto Contempornea.

Militar Exrcito Brasileiro Especialista em Gesto Contbil, Auditoria e Controladoria - UNITAU Instrutor do Centro de Preparao de Oficiais da Reserva de Porto Alegre Ps-Graduando em Administrao Pblica Contempornea UFRGS Email: leogabe@hotmail.com

1 Introduo

O Exrcito Brasileiro (EB), uma Instituio Permanente de nossa nao, segundo nossa Carta Magna, apesar de regida sobre os pilares da Hierarquia e Disciplina, e notvel cultuadora de seus valores histricos, est em constante evoluo, passando por profundas transformaes. Assim, no ano de 2003 foi introduzido dentro da Fora Terrestre o Programa de Excelncia Gerencial, que tinha como ideia inicial a melhoria continuada e a gesto que tivesse como objetivo a operacionalidade e o bemestar de seu pblico interno e dependentes. Assim, reunido todo o Alto-Comando, foram passadas as primeiras diretrizes, estreitando laos com empresas e universidades pblicas e privadas, com ideias de Balance Score Card(BSC), para que fosse implementado em todos os escales do EB, em consonncia com o ento autoavaliao do Programa de Qualidade do Servio Pblico(PQSP), agora denominado Programa Nacional de Gesto Pblica e Desburocratizao (GESPUBLICA). Em convnio com o Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto (MPOG), com a Escola de Administrao Fazendria (ESAF) e com a Escola Nacional de Administrao Pblica (ENAP), foi proporcionado cursos para os militares em toda a extenso de nosso territrio, capacitando o pessoal na rea de gesto, incutindo a pensarem em uma gesto de forma mais sistemtica. No ano de 2007, o Comandante do Exrcito, por meio da Portaria n. 220, resolveu estabelecer o Sistema de Excelncia no Exrcito Brasileiro (SE-EB), como continuidade ao Programa de Excelncia Gerencial (PE-EB), visando a integridade das informaes gerenciais, auxiliando suas decises e deu Estado-Maior.

2 Sistema de Excelncia no Exrcito Brasileiro O Sistema de Excelncia no Exrcito Brasileiro, introduzido no ano de 2007, baseado no Programa de Excelncia Gerencial do ano de 2003, est presente em todas as Organizaes Militares (OM) da Fora Terrestre. A pontuao atribuda a cada OM, atravs do SISPEGWEB, fazendo com que se compare uma com as outras. A medio feita pelo Sistema de Medio do Desempenho Organizacional SMDO, que estabelece e especifica indicadores de desempenho para o nvel estratgico da Instituio, orientando tambm a elaborao de indicadores nos demais nveis do EB. Para esta

quantificao se desenvolveu o conceito de Inteligncia Corporativa ou do Negcio (Business Intelligence BI). O SE-EB busca a Melhoria Contnua dos Processos Finalsticos e de Apoio, sempre com foco na operacionalidade, onde o resultado final moderniza a gesto, refletindo no aumento da mesma, focada em sua misso institucional. O Sistema adota trs princpios bsicos: Simplicidade Facilidade de uso e integrao das Ferramentas de Gesto pela OM; Adequao Utilizao das Ferramentas de Gesto adaptadas aos processos das OM; e Foco A busca da Melhoria Contnua da operacionalidade, sendo o foco do SE-EB.

3 Projetos: Dentro do Sistema, para que se cumpram os objetivos propostos, so desenvolvidos vrios projetos, todos inter-relacionados, consolidando modernas prticas de gesto e elevando o nvel de operacionalidade do Exrcito Brasileiro.

3.1 Projeto Sistema de Gesto Estratgica/Balance Score Card (SGE/BSC): A misso deste projeto de prosseguir a implantao do Sistema de Gesto Estratgica nos Comandos Militares de rea, no rgo de Direo Geral (ODG), nos rgos de Direo Setorial (ODS) e nos rgos de Assistncia Direta e Imediata (OADI), empregando a metodologia Balanced Scorecard, de modo a estabelecer um modelo integrado com o SIPLEX - Sistema de Planejamento Estratgico do Exrcito Brasileiro. Est composto por seis perspectivas, dentre as quais esto pessoas e conhecimento, desmembrados em: otimizao da gesto do conhecimento; fortalecimento da coeso e comprometimento; aperfeioamento da gesto do pessoal; e valorizao dos recursos humanos. 3.2 Projeto Integrado de Gesto (SIG) O SIG tem por misso implantar um sistema integrado de gesto no ODG e nos ODS, visando a integrar os sistemas corporativos existentes no Exrcito, utilizando inicialmente reas-piloto, proporcionando um sistema de gerenciamento de

informaes ao Comandante e Alta Administrao, aperfeioando a gesto por meio da integrao dos sistemas corporativos informatizados de todas as reas de atividades, com excees s reas de Inteligncia e Operaes. 3.3 Projeto de Gesto por Processos (PGP) Este projeto visa implantar modelo de mapeamento dos processos no rgo de Direo Geral - ODG e nos rgos de Direo Setorial - ODS, visando a documentar e aprimorar os processos organizacionais existentes, utilizando inicialmente reas-piloto para mapeamento.

3.4 Projeto de Consolidao do PEG-EB Este projeto tem a finalidade de dar continuidade s atividades do PEG-EB em todos os nveis do Exrcito, utilizando os critrios preconizados pelo Programa Gespblica do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto, buscando consolidar as modernas prticas de gesto, visando a elevar o nvel de operacionalidade da Fora Terrestre.

Concluso

Como verificado neste trabalho, o Exrcito Brasileiro vem se adaptando s mudanas exigidas no mundo atual, sempre se mantendo focado na sua misso principal, que defender a Ptria. O Programa de Excelncia Gerencial e todo o seu ferramental disponibilizado veio a otimizar os dados de todas as OMs, proporcionando facilidade a todos usurios e mais confiabilidade dos mesmos ao serem comparados. Tendo em vista que a formao dos militares a exercer as funes-chave deste processo ainda abaixo da demanda, tem se oferecido cursos, tanto dentro da Fora (http://www.ensino.eb.br e http://www.decex.ensino.eb.br), como em rgos especializados, para que todos os objetivos sejam atingidos.

REFERNCIAS

BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constitui%C3%A7ao.htm>. Acesso em 03 set. 2007. __________. Sistema de Excelncia no Exrcito Brasileiro. Exrcito Brasileiro, Braslia. Disponvel em: <http://www.portalpeg.eb.mil.br/>. Acesso em 21 nov. 2010. __________. Portal de Educao do Exrcito Brasileiro. Exrcito Brasileiro, Rio de Janeiro. Disponvel em: <http://www.ensino.eb.br>. Acesso em 23 nov. 2010. __________. Departamento de Educao e Cultura do Exrcito. Exrcito Brasileiro, Rio de Janeiro. Disponvel em: <http://www.decex.ensino.eb.br/>. Acesso em 23 nov. 2010. __________. Programa do Sistema de Excelncia do Exrcito Brasileiro. Exrcito Brasileiro, Braslia. Disponvel em: <https://www.sispegweb.ensino.eb.br/>. Acesso em 21 nov. 2010. __________. Portaria n. 191, de 17 de abril de 2003. Estabelece a poltica e as Estratgias de Comando do Exrcito para o perodo de 2003/2006. Disponvel em: < http://www.sgex.eb.mil.br/be_ostensivo/BE003/be_pdf/be17-03.PDF>. Acesso em 21 nov. 2010. __________. Portaria n. 220, de 20 de abril de 2007. Estabelece o Sistema de Excelncia no Exrcito. Disponvel em: < http://www.portalpeg.eb.mil.br/downloads/220-cmt.pdf>. Acesso em 21 nov. 2010. __________. Gesto Pblica. Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto, Braslia. Disponvel em: < http://www.gespublica.gov.br/ >. Acesso em 21 nov. 2010.

You might also like