You are on page 1of 2

Dipirona

Indicaes de Dipirona
Analgsico e antipirtico.

Efeitos Colaterais de Dipirona


Pode provocar, em pacientes sensveis, reaes de hipersensibilidade, com manifestaes cutneas do tipo alrgica. A reao de hipersensibilidade de maior importncia, embora rara, a ocorrncia da forma alrgica da granulocitopenia ou agranulocitose. Se durante o uso de Dipirona surgirem manifestaes cutneas ou nas mucosas, principalmente na boca ou garganta, o tratamento deve ser imediatamente suspenso e consultar o mdico. Pacientes com hipersensibilidade a outras drogas ou substncias podem constituir um grupo de maior risco e apresentar efeitos colaterais mais intensos, at mesmo choque. Quando isto ocorrer deve-se suspender imediatamente o tratamento e tomar as providncias mdicas adequadas: colocar o paciente deitado com as pernas elevadas e as vias areas livres. Diluir 1 ml de Adrenalina 1:1000 em 10 ml de gua para injeo e aplicar 1 ml desta diluio por via endovenosa e, a seguir, uma dose alta de glicocorticide. Pode ocorrer hipotenso em caso de aplicao intravenosa muito rpida. possvel ocorrer dor e ou reaes no local da injeo.

Precaues
O uso de Dipirona deve ser evitado nos trs primeiros meses e nas ltimas 6 semanas da gestao e, mesmo fora destes perodos, somente administrar em gestantes em casos de extrema necessidade. Em pacientes com asma e infeces respiratrias crnicas, bem como em pacientes com hipersensibilidade de qualquer tipo de substncias no medicamentosas, deve-se fazer um teste no incio da aplicao, para prevenir a ocorrncia de choque. Interromper a injeo aps aplicar 0,1 a 0,2 ml e observar a reao do paciente por 1 a 2 minutos. Crianas menores de 3 meses de idade ou pesando menos de 5 Kg no devem ser tratadas com Dipirona, a menos que seja absolutamente necessrio, pela possibilidade de interferncia com a funo renal. Dipirona deve ser administrada com cautela em pacientes com condies circulatrias instveis (PA sistlica < 100 mmHg) e em pacientes com distrbios hematopoiticos. O uso de Dipirona em casos de amigdalite ou qualquer outra afeco da bucofaringe deve merecer cuidado redobrado, pois esta afeco preexistente pode mascarar os primeiros sintomas de agranulocitose (angina agranuloctica), ocorrncia rara, mas possvel quando se faz uso da Dipirona. Nos tratamentos prolongados, aconselha-se o controle dos pacientes atravs de hemograma completo, porque a Dipirona pode produzir neutropenia e agranulocitose. Dipirona deve ser usada sob controle mdico.

Paracetamol

Indicaes de Paracetamol
Analgsico e antitrmico.

Efeitos Colaterais de Paracetamol


Agranulocitose, anemia hemoltica, neutropenia, leucopenia, pancitopenia e trombocitopenia; erupes cutneas, urticria, eritema pigmentar, angioedema e choque anafiltico). O uso abusivo e prolongado pode produzir nefropatias, pancreatites e insuficincia heptica.

Contra-Indicaes de Paracetamol
Hipersensibilidade droga. Pacientes com deficincia de glicose-6-fosfato desidrogenase.

Precaues
Administrar com cautela em pacientes mal-nutridos ou alcolatras: pode ocasionar hepatotoxicidade grave, mesmo em uso de doses teraputicas. Monitorizar a funo heptica com o uso prolongado. Pacientes com insuficincia renal devem ter ajustado o intervalo entre as doses. Ocorrendo reao de hipersensibilidade, deve ser suspenso imediatamente. Administrao com alimentos ricos em carboidratos pode retardar sua absoro.

You might also like