You are on page 1of 9

Comunidade Escolar e os Laptops na Escola Pblica: O Olhar dos Pais

Valkiria Venancio1, Jorge Ferreira Franco1, 2, Irene Karaguilla Fisheman1, Edna Oliveira Telles2, Roseli de Deus Lopes1
1

Nucleo de Aprendizagem, Trabalho e Entretenimento - Laboratrio de Sistemas Integrveis Escola Politcnica Universidade de So Paulo (EPUSP)

Av. Prof. Luciano Gualberto, 158 - travessa 3 - CEP 05588-000 So Paulo SP Brazil
2

Prefeitura do Municipio de So Paulo Secretaria Municipal de Educao


{venancio,jfranco,irene,roseli}@lsi.usp.br, oliveiratelles@yahoo.com.br

Abstract. This article describes a research with parents from a community of a primary school that has participated on the pilot of the project Um Computador por Aluno UCA `One Laptop Per Child` addressing the dichotomy between the family support related to students` scholar education and the expected family support to the work that a school has carried out. With support of the pilot UCA we describe parents` expectation related to their children technical skills development. And we show the contributions that the project UCA has provided to school and its surrounding community. Resumo. Este artigo descreve uma pesquisa realizada com a comunidade de pais da escola piloto do projeto Um Computador por Aluno UCA na perspectiva da dicotomia do apoio familiar formao escolar dos filhos e o que deles esperado pela escola. Com o desenvolvimento do UCA relatamos a expectativa dos pais quanto a formao tecnolgica nos filhos. Finalizando com a contribuio que o Projeto UCA proporciona escola e a sua comunidade como um todo.

1. Introduo
No Brasil a relao famlia-escola tem sido pouco pesquisada. No caso da escola pblica, diz Carvalho (2000) reconhece-se que os baixos nveis de escolaridade e renda de sua clientela desestimulam tanto a participao dos pais nas reunies escolares quanto adoo de deveres de casa. Tradicionalmente a famlia tem estado por trs do sucesso escolar e tem sido culpada pelo seu fracasso. Carvalho (2000) acrescenta que agora, o modelo de envolvimento dos pais na escola est sendo assimilado no contexto da atual tendncia descentralizao da gesto

XX Simpsio Brasileiro de Informtica na Educao, Florianpolis - SC - 2009, ISSN: 2176-4301

educacional e melhoria da produtividade e qualidade escolar no sistema de ensino pblico. Assim, no Brasil, a frmula da relao famlia-escola seria a seguinte: mais envolvimento dos pais em casa equivale maior aproveitamento e permanncia na escola por parte dos alunos; mais participao dos pais na escola resulta em melhores escolas, afirma Carvalho (2000). Em 2004, Carvalho, aps estudo de trabalhos de pesquisadores brasileiros, diz que ao se pensar na parceria desejvel famlia-escola na inteno de melhoria da qualidade escolar se esquece: diversidade de arranjos familiares e as desvantagens materiais e culturais de uma parte considervel das famlias; relaes de gnero que estruturam as relaes e a diviso de trabalho em casa e na escola.
Que pais/mes tampouco necessitam participar da educao escolar dos/as filhos/as quando estes/as vo bem na escola, e preferem confiar nas professoras e deixar para elas a tarefa de ensinar o currculo escolar. Que por um lado, as relaes entre pais/mes e filhos/as em casa podem ser mais agradveis e relaxadas quando no envolvem exigncias escolares, testes e dever de casa. Por outro lado, para os pais/mes, interessar-se pela educao dos filhos e filhas no significa cuidar apenas da parte acadmica, isto , do sucesso escolar, pois a educao, do ponto de vista da famlia, comporta outros aspectos e dimenses que no esto includas no currculo escolar. Que se h concordncia acerca do contedo, mtodo e da qualidade do ensino oferecido pela escola, isto , apoio tcito dos pais/mes, e aprendizagem satisfatria dos filhos/as, isto , convergncia positiva do aproveitamento individual e da eficcia escolar, tudo vai bem nas relaes famliaescola. Mas, se os resultados so insatisfatrios ou deficientes, seja em termos individuais ou institucionais, ou se h conflitos entre o currculo escolar e a educao domstica, ento h problemas. Das Da

o modelo tradicional de delegao, a diviso de trabalho educacional entre escola e famlia era clara: a tarefa da escola era a educao acadmica, enquanto a da famlia era a educao domstica assim, as professoras no deveriam esperar da famlia mais do que cuidados fsicos e emocionais para que a criana chegasse escola preparada para aprender o currculo escolar. A to falada crise da famlia divrcios, pais e mes estressados, mes trabalhadoras, mes chefes-de-famlia sobrecarregadas, falta de tempo (em quantidade e qualidade) para convivncia com os/as filhos/as reduziu seu papel no cuidado fsico e emocional, bem como na disciplina social e moral, requerendo das escolas a extenso de seu tradicional papel de instruo acadmica e cvica a fim de englobar vrios aspectos de assistncia biopsicossocial. Nesse contexto, inconcebvel atribuir famlia um papel na educao acadmica.
Que parece razovel esperar que os pais/mes sejam parceiros, aliados das professoras, pois desejam o melhor para seus filhos/as neste caso, o sucesso escolar. Porm, isso supe certas condies (tempo, valorizao da escola, interesse acadmico, familiaridade com as matrias escolares e habilidades para ensinar o dever

Que

XX Simpsio Brasileiro de Informtica na Educao, Florianpolis - SC - 2009, ISSN: 2176-4301

de casa, por exemplo), de que nem todas as famlias e nem todos os adultos responsveis por crianas dispem. Ademais, parceria supe igualdade, e as relaes escolafamlia so relaes de poder em que as/os profissionais da educao (pesquisadoras/es, gestoras/es, especialistas, professoras/es) tm poder sobre os leigos (pais/mes). Ao introduzir-se o projeto Um Computador por Aluno UCA, do Governo Federal na escola pblica se prope uma nova forma de utilizao da tecnologia - os conceitos de mobilidade, conectividade, acessibilidade, interatividade e contedos, atravs do modelo um para um; tendo como pilares a melhoria da qualidade na educao e a incluso digital da famlia [Marinho, 2008]. Projeto proposto inicialmente pela ONG internacional OLPC (One Laptop Per Child), trazia por objetivo inovar os sistemas de ensino buscando a to almejada qualidade da educao nos pases em desenvolvimento, uma sociedade mais justa e a ampliao dos benefcios do uso desta tecnologia para os no privilegiados [Pensamento Digital]. Atualmente cinco escolas pblicas de ensino fundamental, chamadas de plos piloto do projeto UCA, esto sendo o campo de pesquisa para proposta de avaliao dos laptops educacionais. Estas escolas receberam, segundo relatrio da Cmara dos Deputados [2008, p.96], at o presente momento aproximadamente 1390 laptops. Destes 550 unidades do modelo XO da OLPC: 275 para a Escola Estadual de Ensino Fundamental Luciana de Abreu em Porto Alegre/RS e 275 para a Escola Municipal Ernani Silva Bruno situada em So Paulo/SP. No Piloto experimental da cidade de So Paulo, segundo a fala de um educador da escola este projeto tem propiciado aprimoramentos educacionais, humanos e tcnicos. Com a crescente adeso participativa ao processo de desenvolvimento da experincia educacional prottipo, via consultas informais aos estudantes, educadores, pais e consultas formais atravs do Conselho de Escola, a comunidade educativa da escola tem compartilhado um ciclo de progresso espiral, incremental e sustentvel de construo de conhecimento, com interatividade e colaborao conforme o encadeamento de aes educativas inovadoras individuais e coletivas [Franco, 2007; Franco, 2008; Venancio, 2008]. Tem havido experimentao e integrao dos computadores mveis ao desenvolvimento do currculo da escola considerando a funo social no uso das tecnologias da informao e da comunicao [So Paulo, 2007]. Isto tem ocorrido, com forte promoo de intercmbios entre as diversas reas de conhecimento e de saberes dos vrios atores que compem o universo educacional da unidade (figura 1).

XX Simpsio Brasileiro de Informtica na Educao, Florianpolis - SC - 2009, ISSN: 2176-4301

Figura 1. Encontros entre professores e entre alunos com o uso do laptop.

Nesta escola piloto, localizada na periferia da cidade de So Paulo, especificamente o modelo um para um no uma possibilidade devido ao tamanho da escola e consequente nmero de alunos, porm devido gesto organizacional todos os alunos podem utilizar os laptops em forma de rodzio e inclusive lev-los para casa. sobre este primeiro experimento de levar o laptop para casa o relato do qual se trata este artigo, a impresso dos pais de uma segunda srie nesta experincia significativa de um final de semana.

2. Da Organizao, Metodologia e Resultados obtidos


A professora de uma das segundas sries da escola decidiu enviar as mquinas durante um final de semana prolongado quatro dias para casa dos seus alunos. Seu objetivo era que a famlia conhecesse a mquina que as crianas esto utilizando quase todos os dias, pois na ltima reunio os pais me questionaram muito, perguntando quando as crianas o levariam para a casa - fala da professora em entrevista. Para tal, os pais deveriam acordar um termo de responsabilidade enviado pela professora e a entrega do laptop criana s ocorreria mediante a devoluo deste, os quais foram todos devolvidos. Ao levar o laptop para casa a tarefa sugerida pela professora era que fosse feito um registro fotogrfico/filmagem de momentos familiares com identificao dos mesmos. Aps o final de semana em que os laptops passaram nas casas das famlias foi enviado um questionrio em que a maioria das perguntas foi respondida pelas mes. O mesmo foi tabulado e aqui se apresenta algumas das respostas obtidas (Figura 2) sobre a credibilidade dos pais, a contribuio da tecnologia na educao dos seus filhos, se a idia de levar o laptop para casa teria sido interessante, quem mais se interessou em manuse-lo e quem apresentou mais dificuldade para isso.

XX Simpsio Brasileiro de Informtica na Educao, Florianpolis - SC - 2009, ISSN: 2176-4301

Figura 2. Grficos resultantes de pesquisa atravs de questionrios aos pais de alunos.

Ao serem questionados em relao s possibilidades de aquisio de conhecimento para o entrevistado e para o filho ao levarem os laptops para casa responderam que sim , porque eu, meu marido e meus filhos pudemos nos reunir e juntos brincamos e descobrimos coisas novas. Porque o laptop foi uma novidade , tanto para o aluno como para a famlia. Para meu filho pode ser , para mim foi muito pouco , em razo de pouco uso e de tempo , no qual eu s tinha o domingo para colocar a casa inteira em ordem e ateno aos filhos. Tambm foi solicitado que sugerissem e opinassem sobre o como se pode melhorar a educao dos alunos, seus filhos, atravs da incluso digital. A incluso digital hoje muito importante na escola, mas infelizmente o ensino ainda muito fraco, primeiro as crianas tem que aprender a ler e escrever, para depois trabalhar no estudo digital. depende de muita coisa, principalmente dos professores. A minha sugesto que tenha mais e mais investimento na incluso digital e nas escolas tambm, principalmente no ernani silva bruno que eu pai do aluno, j fui aluno tambm da mesma. Eu acho que as escolas deveriam fazer do laptop o uso continuo, mas com matrias da prpria escola, como os deveres do dia a dia. Assim eu acho que seria bem mais produtivo, ao mesmo tempo que ele aprende as lies aprende tambm a utilizar o laptop.

Figura 3. Participao dos pais juntamente com seus filhos em evento ocorrido na escola em 2009.

XX Simpsio Brasileiro de Informtica na Educao, Florianpolis - SC - 2009, ISSN: 2176-4301

Ao retornarem do final de semana foram entrevistados alguns alunos da sala onde se ressalta algumas falas: Meus pais mexeram pouco, minha me queria escrever , ela escreveu um monte de coisas l, ai eu falei assim? Salva ai me ! ela: como que salva? Eu ajudei ela foi na pasta, eu disse: ai ... ta quente (risos);ai ela falou : o que eu escrevo aqui ? eu disse: no sei voc quem sabe! Levei na sexta , eu cheguei em casa meu cachorro veio em cima de mim , pois ele fica feliz quando chego e quase me derrubou, eu coloquei o lap em cima da mesa e fui para o banheiro, quando voltei minha irm estava mexendo, no sei como, eu tinha deixado em meu caderno como mexia ela viu e abriu , ento quando sai do banheiro ela estava assim: (aluno fez gestos imitando a irm e sorriu).

3. Reflexes parciais
Observa-se que a grande maioria dos pais considera importante a utilizao do laptop na educao dos seus filhos e mais ainda lev-lo para casa, despertando o interesse de toda a famlia, inclusive dos vizinhos, o que nos aponta que este pode ser sim um caminho interessante na incluso digital da comunidade do entorno da escola. Outro aspecto que se pode considerar tambm o de maior interao entre o trabalho acadmico desenvolvido pela escola e os pais, levando, desta maneira, para dentro das casas novos aspectos, principalmente s comunidades carentes. Devido ao corrente baixo nvel de escolaridade e acessibilidade a outros meios informacionais, os projetos da escola poderiam ter continuidade em casa e elevar a relevncia do projeto UCA em termos de propiciar e dar suporte tcnico a momentos de interao familiar com base em desenvolvimento de conhecimentos cientficos, artsticos, culturais e tcnicos. Outra observao que quem mais apresentou dificuldade no uso do laptop foram as mes, talvez por questes de tempo e de uso, como disse uma delas relatando sua responsabilidade com os afazeres domsticos, o que refora e legitima as relaes de gnero e diviso do trabalho em casa. Diferentemente do que aconteceu com a irm de um dos alunos que sozinha conseguiu utilizar o XO para quem desconhece, seu uso diferente dos demais laptops educacionais no que se refere a lig-lo, ao sistema operacional e a interface diferenciada dos modelos existentes na Ernani (Figura 4), provocando certa desconfiana do irmo.

Figura 4. Imagens do XO.

Quando das sugestes e opinies dos pais no questionrio pode-se notar tambm certa discordncia acerca do contedo, metodologia e qualidade do que vem sendo desenvolvido pela escola ao ser colocado por um pai/me que primeiro as crianas

XX Simpsio Brasileiro de Informtica na Educao, Florianpolis - SC - 2009, ISSN: 2176-4301

precisam aprender a ler e escrever antes de usar a tecnologia, j outro diz que este trabalho deva ser realizado concomitantemente. Tais opinies demonstra-nos que h desacordo entre os prprios pais sobre a credibilidade no trabalho da escola. E que parece no ser questionado abertamente, refletindo a relao da famlia com a escola, a relao de poder entre especialistas e leigos. No entanto, o fato dos laptops serem levados para casa com finalidade pedaggica pode ampliar a viso dos pais, principalmente daqueles que no dispe de condies de acompanhar a vida escolar do filho, sobre a real educao acadmica de suas crianas e assim poderem, com maior propriedade, conversarem com a escola sobre o que e como acreditam que o trabalho escolar possa melhorar e como podem contribuir. Ao se ouvir em entrevista citada acima, que um aluno disse para a me no sei voc quem sabe intui-se a maneira como a professora da sala desenvolve os contedos, sua metodologia de trabalho, e que esta no entendida pelos pais por ser especfico da profisso professor, ento realmente pode-se dizer que inconcebvel atribuir famlia um papel na educao acadmica do filho. Por outro lado, outro fato que a pesquisa nos aponta o da famlia ento passar a delegar o ensino acadmico nico e exclusivamente escola, diferente do que a instituio atualmente tende a esperar dos pais, j que acredita que o sucesso escolar resultado tambm desta participao.

4. Concluses
O momento em casa com o laptop provocou reflexes no ambiente familiar sobre o uso da tecnologia na educao dos filhos e estas reflexes precisam ser ampliadas. A participao colaborativa da famlia na escola no deveria ficar apenas na realizao de tarefas solicitadas pela escola, se faz necessrio descobrir a maneira de construir uma relao famlia escola que se aproxime da igualdade. Neste caso, de modelo de uso um para um seria possvel dizer que a incluso digital da famlia sugerida no projeto UCA inicial, pode realmente acontecer, isto se entendermos incluso digital como unicamente acesso a tecnologia. E, quem sabe, com ampliao para incluso digital e social com o trabalho que a escola tem desenvolvido com os alunos acabar indo para dentro das casas. Felizmente, com a influncia do projeto piloto UCA na comunidade escolar e do entorno desde 2007, ainda que de modo informal em termos de uma pesquisa e sua qualidade, correntemente temos observado que o interesse dos pais a respeito de aprender a como usar melhor a tecnologia tem sido ampliado e compartilhado com seus filhos (as). Alm de que o movimento provocado pelo projeto tem proporcionado uma oportunidade nica de crescimento na construo de um currculo participativo. Faz-se necessrio a ampliao das pesquisas acadmicas sobre a relao famliaescola incluindo-se o uso de tecnologia mvel, principalmente com a ampliao do projeto UCA, j que, com a entrada dos laptops nas escolas, a participao dos atores do universo educacional gesto, professores, alunos e pais, gradativa, processual e dependente da colaborao de todos os envolvidos na busca da real qualidade na educao.

XX Simpsio Brasileiro de Informtica na Educao, Florianpolis - SC - 2009, ISSN: 2176-4301

5. Referncias
Cmara dos Deputados. (2008) Um Computador por Aluno: A experincia brasileira. Braslia: Cmara dos Deputados, Coordenao de Publicaes. Carvalho, M.E.P. de. (2004) Modos de Educao, gnero e relaes escola-famlia. Cadernos de Pesquisa, vol 34, n.121, So Paulo, jan-abr, 2004. http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010015742004000100003&script=sci_arttext &tlng=es (acesso 06/08/2009) _______________.(2000) Relaes entre famlia e escola e suas implicaes de gnero. Cadernos de Pesquisa, n.110, So Paulo. http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010015742000000200006&script=sci_arttext &tlng=pt (acesso 06/08/2009) Franco, J. F.,Vieira, S. M., Rocha, M. E. S., Venncio, V. 1, Yin, H. T., Ficheman, I. K., Lopes, R. D., (2008). Uma Experincia de Aprendizagem Colaborativa e Interdisciplinar com Suporte de Laptops de Baixo Custo e Kit de Robtica, In: XIX Simpsio Brasileiro de Informtica na Educao (SBIE), Workshop IV: Projeto Um Computador por Aluno (UCA) Brasil: panorama, avaliao e perspectivas, Fortaleza (CE), 12 a 14 de novembro, 2008 http://200.169.53.89/download/CD%20congressos/2008/SBIE/workshops/workshop%2 04/Uma%20Experi%C3%AAncia%20de%20Aprendizagem%20Colaborativa%20e.p df Franco, J. F.; Cruz, S. R. R., Aquino, M. M. E.; Teles, E. O.; Santiago, M.; Franco, F.F.; Ficheman, I. K., Camargo, A. e Lopes, R. D., (2007). Developing Interactive Educational Environments to Stimulate Lifelong Learning, IADIS CELDA 2007 ~ Cognition and Exploratory Learning in Digital Age, Algarve, Portugal, 7 - 9 December 2007. Marinho, S.P.(2008) Implantao, Desenvolvimento do Projeto UCA e o processo nas escolas. Mesa redonda - 2 Encontro sobre os de Laptops na Educao, FGV, Rio de Janeiro. Pensamento Digital. http://www.pensamentodigital.org.br/?q=node/605 (acesso em 14/10/2009) So Paulo.( 2006) Projeto Toda Fora ao 1 ano: Conversa com os Pais. Secretaria Municipal de Educao, Diretoria de Orientao Tcnica. So Paulo. http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Documentos/BibliPed/EnsFundMedio/CicloI/To f/TofPrimeiroAno_ConversaComPais.pdf So Paulo. (2007). Caderno de Orientaes Didticas Ler e Escrever Tecnologias na Educao. Secretaria Municipal de Educao, Diretoria de Orientao Tcnica. So Paulo. http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Documentos/BibliPed/InfoEduc/caderno_impres so.pdf Venancio, V.; Telles, E.O.; Franco, J.F.; Aquino, E.; Ficheman, I.K.; Lopes, R.D. (2008) UCA Um computador por Aluno: um relato dos protagonistas do Piloto de So Paulo. In: XIX Simpsio Brasileiro de Informtica na Educao (SBIE),

XX Simpsio Brasileiro de Informtica na Educao, Florianpolis - SC - 2009, ISSN: 2176-4301

Workshop IV: Projeto Um Computador por Aluno (UCA) Brasil: panorama, avaliao e perspectivas, Fortaleza (CE), 12 a 14 de novembro, 2008. Venancio, V.; Ficheman, I.K.; Biazon, L., Yin, H.T.; Martinazzo, A.A.G.; Franco, J.F.; Aquino, E.; Lopes, R.D. (2008) Collaborative Learning Supported by Mini-Robotics Kits and Low Cost Laptops. In: XIX Simpsio Brasileiro de Informtica na Educao (SBIE), Workshop IV: Projeto Um Computador por Aluno (UCA) Brasil: panorama, avaliao e perspectivas, Fortaleza (CE), 12 a 14 de novembro, 2008

XX Simpsio Brasileiro de Informtica na Educao, Florianpolis - SC - 2009, ISSN: 2176-4301

You might also like