You are on page 1of 44

EXERCCIO DE REVISAO:

ASSUNTOS PARA PROVA: IDEIAS GERAIS SOBRE A RESPONSABILIDADE CIVIL: HISTRIA, CONCEITO, DIFERENA ENTRE RESPONSABILIDADE SUBJETIVA E OBJETIVA. TEORIA DO RISCO. ESPECIES DE RESPONSABILIDADE: PENAL, EXTRACONTRATUAL, CONTRATUAL, , RESPONSABILIDADE DOS AMETAIS RESPONSABILIDADE POR ATO PROPRIO: ACAO E OMiSSAO; CONTRA A HONRA DA MULHER; INJURIA, CALUNIA E DIFAMAAO;PAGAMENTO DE DIVIDA J PAGA OU VICENDA; ROMPIMENTO DE NOIVADO, RUPTURA DE CONCUMBINATO E UNIAO ESTVEL; ENTRE OSO CONJUGES, MEIO AMBINETE, AIDS; IMAGEM. RESPONSABILIDADE POR ATO DE TERCEIROS: ART.932 CC; ACAO REGRESSIVA; RESPONSABILIDADE PELO FATO DA COISA INANIMADA RESPONSABILIDADE PELO FATO OU GUARDA DE ANIMAIS.

01. (OAB/ RO/ 41 Exame de Ordem/ 1 fase) Para caracterizao da responsabilidade objetiva do Estado, prevista no 6, do art. Constituio Federal, se fazem necessrias a conjugao dos seguintes requisitos:

A. dano e nexo de causalidade; B. dano, nexo de causalidade e dolo; C. dolo e nexo de causalidade; D. culpa (Iatu senso), nexo de causalidade e dano.

02. Sobre a responsabilidade civil, assinale a alternativa CORRETA: a) b ) c) a obrigao de reparar os danos se transmite com a herana, ainda que se trate de dano moral. sempre subjetiva, por culpa presumida sob a modalidade culpa in eligendo, a responsabilidade do empregador pelos danos causados pelo empregado no exerccio de suas funes. inexiste no sistema jurdico brasileiro a responsabilidade civil do incapaz, uma vez que esta se impe exclusivamente aos representantes destes.

d )

elide a responsabilidade objetiva a prova de que o causador do dano agiu sem culpa.

03.Sobre responsabilidade civil, assinale a assertiva correta: objetiva a responsabilidade civil dos profissionais liberais. b) O incapaz jamais responde pelos prejuzos que causar. c) A sentena penal no tem efeitos para a responsabilidade civil. d) No objetiva a responsabilidade do transportador, quando se tratar de transporte de simples cortesia ou desinteressado.

04. Comete ato ilcito, ficando civilmente responsvel pela reparao do dano. O titular de um direito que, ao exerc-lo, excede manifestadamente os limites impostos pelo seu fim econmico ou social; O causador de qualquer dano, exceto se provar culpa exclusiva da vtima; O agente que pratica o ato em legtima defesa de direito de outrem, cabendo contra este ao regressiva; Aquele que age no exerccio regular de um direito reconhecido, causando dano a outrem, salvo se for servidor pblico. O que age em estado de necessidade, mesmo que o perigo tenha sido ocasionado pela pessoa lesada ou dono da coisa destruda.

Para a ocorrncia de ilcito, so necessrios ao ou omisso do agente, culpa ou dolo deste, dano e nexo causal entre a conduta e o dano. Assim, no a simples ocorrncia do dano que gera o dever de indenizar, at porque a lei prev algumas hipteses de excludente de responsabilidade, como a legtima defesa, o exerccio regular do direito, etc. Assim, incorretas as alternativas d, B e C. Aquele que comete o ato em estado de necessidade, embora no cometa ato ilcito, tem o dever de reparar o dano (art. 929 e 930). Isenta-se dessa responsabilidade se o perigo tenha sido ocasionado pela prpria pessoa lesada ou pelo dono da coisa destruda (art. 929). Assim, incorreta a alternativa e. Dentro da compreenso de ato ilcito tambm esto includos os atos praticados pelo titular de um direito que excedem manifestamente os limites impostos pelo seu fim econmico ou social (art. 187). Assim, correta a alternativa a.

05. Na responsabilidade objetiva, h que se comprovar: Culpa do agente que cometeu o ilcito; Culpa pelo acidente da vtima que assumiu o risco pelo acidente ocorrido; H a necessidade de se comprovar a culpa de ambos; No h a necessidade qualquer comprovao para ressarcimento;

06. Marque V para verdadeiro e F para falso: ( ( ) A responsabilidade contratual quando o agente pratica ato ilcito, violando deveres e lesando direitos. ) No direito brasileiro a doutrina e a jurisprudncia so unnimes em estabelecer que a atividade mdica regida pela responsabilidade objetiva; ( ( )A responsabilidade objetiva quando uma pessoa causa prejuzo a outrem por descumprir uma obrigao contratual. ) O inadimplemento contratual acarreta a responsabilidade de indenizar as perdas e danos, porm somente gera responsabilidade se o inadimplemento absoluto.

( ) Ocorre responsabilidade extracontratual quando a responsabilidade no deriva de contrato, mas de infrao ao dever de conduta, um dever legal, imposto genericamente no art. 159 do cc. tambm chamada de aquiliana. ( ) Na responsabilidade contratual, o inadimplemento presume-se culposo, o credor lesado encontra-se em posio mais favorvel, pois s est obrigado a demonstrar que a prestao foi descumprida sendo presumida a culpa do inadimplente. ( ( ) Na responsabilidade extracontratual, ao lesado no incumbe o nus de provar a culpa ou dolo do causador do dano; ) O dever de indenizar depende da verificao do dano e do nexo de causalidade ligando-o ao do agente. ( ( ) A licitude da atividade exclui o dever de indenizar.

) No so cumulveis as indenizaes por danos materiais e morais oriundos do mesmo fato lesivo;

07. Com base no art. 14 do Cdigo de Defesa do Consumidor, e no pargrafo nico do art. 927 do novo Cdigo Civil, percebe-se que a responsabilidade do empregador pelos atos de seus empregados e prepostos objetiva, isto , basta que os danos causados aos prejudicados sejam decorrentes destes atos, e que tais atos estejam relacionados ao vnculo empregado-empregador. Ou seja, se os danos provocados vtima tiverem origem no ato praticado pelo empregado ou preposto, no exerccio de seu trabalho ou em razo dele, o empregador pode ser responsabilizado e a indenizao passa a ser devida. Para esta responsabilizao, levase em conta o simples fato de o empregado ou preposto desempenhar atividades para o empregador, isto , age para ele. Sendo assim, tem-se que seus atos lesivos decorrentes de seu exerccio profissional, so imputveis a seu responsvel, o empregador. No caso de empregados domsticos e motoristas particulares, por exemplo, o entendimento o mesmo, porm com base no art. 932, III, do novo Cdigo Civil. importante referenciar que o empregador somente poder afastar sua responsabilidade pelos atos de seus empregados ou prepostos, se comprovar que tais atos foram realizados fora do desempenho das atividades profissionais que os vinculam, ou seja, sem relao com o trabalho propriamente dito. Com base nesse texto escolha a alternativa correta:

No existe diferena entre empregado, servial e preposto, para o direito. imprescindvel para a verificao do responsvel pelo dano a constatao do vinculo de subordinao. A responsabilidade nesses casos sempre objetiva independente de vnculo de subordinao. N.d.a

08. A CRFB/88, em seu art. 5 inc. X garante a indenizao pelo dano moral, em decorrncia de violao da intimidade da vida privada, da honra e da imagem das pessoas. Constituindo-se o casamento civil, o casamento religioso com efeito civil e a unio estvel, famlia em sentido lato, como base da sociedade e gozando de proteo estatal, assim como se admite a reparao por danos morais em decorrncia de violao de promessa de casamento, possvel admitir-se e reconhecer-se a responsabilidade civil a ensejar reparao por danos morais em decorrncia de ilcitos penais e/ou civis praticados pelos cnjuges ou pelos conviventes que importem em infringncia dos deveres do matrimnio e violao dos deveres atinentes unio estvel. Destarte, pode haver reparao por danos morais, em decorrncia de comportamento ilcito ou reprovvel, comportando a cumulatividade dos prejuzos materiais e morais. Aps a leitura explique se o Estado parece obrigar a realizao de um casamento, mesmo que um dos noivos no queira. Analise quando a ruptura de um noivado, casamento ou unio estvel viabilizam a relao indenizatria.

09. Nos dias atuais, a preocupao com a proteo ao meio ambiente atingiu nveis nunca antes imaginados. Povos e governantes de todo o mundo voltam-se para o problema com afinco cada vez maior, na tentativa de reverter ou, aos menos, retardar o progresso de degradao ambiental porque passa o Planeta e que ameaa, perigosamente, a continuao da vida na Terra em um futuro prximo. (...) Em decorrncia de tais situaes, surgiu a responsabilidade do homem de zelar pelo patrimnio ambiental e ecolgico do Planeta, que um dos primeiros princpios enunciados pela Assemblia Geral da Organizao da Naes Unidas. A preservao e o cuidado com o meio ambiente e a manuteno do equilbrio ecolgico so obrigaes de todos. Sempre que cumprida tal obrigao, dever surgir o fenmeno da responsabilidade em suas diversas modalidades e com os efeitos que lhe so inerentes. Aps analisar a citao acima escolha a alternativa incorreta: A responsabilidade civil na rea ambiental tem por objetivo evitar a ocorrncia de danos, impondo-se medidas repressivas que sirvam para inibir a prtica deliberada de agresses ambientais; ou, quando o dano inevitvel ou j ocorreu, buscar repar-lo da maneira mais completa possvel. A responsabilidade objetiva ambiental obriga o causador do dano agente ao ressarcimento do prejuzo causado pelas condutas lesivas ao meio ambiente, independentemente da existncia de culpa. Para configur-la basta, pois, a mera relao causal entre o comportamento e o dano. Ocorrendo dano, prescindese do dolo ou culpa, bastando ficar provado o nexo de causalidade entre esse dano e a conduta. O nexo de imputao, pois, para a responsabilizao do agente degradador to-somente a idia de risco natural decorrente do exerccio de atividade potencialmente lesiva ao ambiente, direito consagrado constitucionalmente. Basta que reste comprovado o dano, mesmo que para a sua configurao, o indivduo tenha contribudo mediante atitude dolosa ou culposa. Ou seja, o caso fortuito, a fora maior, a culpa concorrente ou mesmo exclusiva da vtima seriam suficientes a afastar o dever de indenizar. A responsabilidade civil por dano ambiental comum, uma vez que qualquer agente poluidor deve responder pelo dano causado ao meio ambiente, ainda que de pequena monta.

10. Inicialmente, importante definir e distinguir injria, calnia e difamao. Injuriar significa desqualificar algum, ou seja, atribuir a determinado indivduo caractersticas negativas, ruins, de forma a ofend-la intimamente. Difamar consiste na ao de imputar a algum fato ofensivo sua reputao. J o verbo caluniar no direito penal brasileiro, corresponde ao ato de atribuir a algum, falsamente, um crime. Alm de todos estes verbos serem definidos como crimes (arts. 138, 139 e 140, Cdigo Penal), se a sua prtica resultar em dano de qualquer espcie para o difamado, injuriado ou caluniado, o ofensor est obrigado a repar-lo, mediante o pagamento de indenizao (art. 953, Cdigo Civil). Para tanto, fundamental comprovar o ocorrido ( muito comum nestes casos, a utilizao de testemunhas como prova). Ainda muito importante destacar que os danos decorrentes da injria, da calnia e da difamao podem ser de natureza moral (prejuzos honra, ao nome, imagem, etc.), ou de natureza patrimonial (quando, por exemplo, a dona de uma penso caluniada - o ofensor diz publicamente que ela roubou suas coisas enquanto ele estava hospedado em seu estabelecimento; alm de ter seu nome e imagem denegridos, o movimento de sua penso decaram sensivelmente. Desta forma, ela faz jus a indenizao pelos danos morais e patrimoniais que sofreu). Por fim, prev, ainda, o texto civil que "se o ofendido no puder provar o prejuzo material, caber ao juiz fixar, eqitativamente, o valor da indenizao, na conformidade das circunstncias do caso". Diante desses informaes escolha a alternativa verdadeira: Ter a vtima direito apenas por danos morais. Ter a vtima direito apenas a danos materiais Ter a vtima direito por danos morais e materiais. Ter a vtima direito apenas a ao penal. 11. Juliam estava na calada de sua casa quando foi atingido por um carro desgovernado. Na delegacia descobriu-se que o carro causador do acidente estava sendo dirigido por um menor que acabara de se emancipar voluntariamente. Diante dessa situao, voc como advogado esclarea para Juliam quais as alternativas que ele poder utilizar para ter seu prejuzo ressarcido. Consulte CC para fundamnetar. 12. Patim havia feito uma compra no mercadinho de seu Joseph. A data do vencimento fora acordada para o dia 30.09.2011. No entanto, antes mesmo de adentrar na segunda quinzena do ms de setembro Patim recebeu em sua casa um aviso de cobrana ameaador.Seu nome estava preste a ser lanado no SPCSERASA.Voce como advogado e consultando o CC qual a medida que aconselharia par Patim. Fundamente.

OBS. A PROVA PODER SER CONSULTADA PELO CDIGO PURO E SECO. NO SERA PERMITIDO CDIGO COMENTADO. PROF. ROSIANY KARINE

01. Assinale a opo INCORRETA:

A) No caso de homicdio, a indenizao deve compreender a prestao de alimentos s pessoas a quem o defunto os devia. B) Na responsabilidade aquiliana, os juros moratrios contam-se a partir do evento danoso. C) O curador responsvel pela reparao civil, relativamente ao curatelado que estiver sob seu poder, e em sua companhia. D) No indenizvel o acidente que cause a morte de filho menor que no exera trabalho remunerado.

COMENTRIOS: No caso de homicdio, alm das outras reparaes, a indenizao consiste nos alimentos devidos s pessoas a quem o morto devia, levando-se em conta a durao provvel da vtima (art. 948, II). Correta a alternativa A. Quando a responsabilidade no decorre de um vnculo contratual, mas de infrao ao dever geral de conduta imposto no art. 186 do CC, a responsabilidade chamada aquiliana ou extracontratual. Como se trata de infrao ao dever geral de absteno de no lesar o outro, o art. 398 prev que o devedor incorre em mora desde que o praticou, fluindo os juros moratrios a partir do evento danoso, diferentemente do que ocorre quanto aos juros decorrentes de inadimplemento contratual, que fluem a partir da citao inicial. Correta a alternativa B. O curador responsvel pela reparao civil em relao ao curatelado que estiver em sua companhia e sob sua autoridade (art. 932, I e II). Correta a alternativa C. H dever de indenizao por homicdio de filho menor, ainda que no exera trabalho remunerado. Este o entendimento do STF (Smula 491), tendo a indenizao, nesse caso, carter puramente moral, e no material. Se trabalhava ou contribua para a renda familiar, cabe

tambm ressarcimento do dano patrimonial. Incorreta a alternativa D, que deve ser assinalada.

(AGU-2Categoria 1998) 02. A responsabilidade civil, classificada quanto ao seu fato gerador, resultante da violao de um dever geral de absteno pertinente aos direitos reais ou de personalidade, a A) direta B) subjetiva C) objetiva D) extracontratual E) indireta

COMENTRIOS: A responsabilidade civil pode ser contratual ou extracontratual (aquiliana). Aquela decorre da infrao a um dever contratual. Quando no derivada de um vnculo contratual, diz-se que a responsabilidade extracontratual ou aquiliana. Nesta, h o descumprimento de um dever geral de conduta, imposto genericamente pelo art. 186 do Cdigo Civil. Assim, correta a alternativa D.

(Analista Jud./1 Reg./2003) 03. Francisco de Assis Aguiar Alves, servidor pblico, foi absolvido em um processo criminal por falta de provas. Relativamente ao mesmo fato ilcito:

A) ter sua responsabilidade automaticamente excluda da esfera cvel e administrativa;

B) ter sua responsabilidade automaticamente excluda da esfera cvel, mas poder ser responsabilizado na esfera administrativa; C) poder ser responsabilizado tanto na esfera cvel como na administrativa; D) ter sua responsabilidade automaticamente excluda da esfera administrativa, mas poder ser responsabilizado na esfera cvel; E) poder convalid-lo, eximindo-se assim por seus efeitos ex tunc, no respondendo judicialmente.

COMENTRIOS: Dispe o art. 935 do CC que a responsabilidade civil independe da criminal, no se podendo questionar mais sobre a existncia do fato ou sobre a sua autoria, quando estas questes se acharem decididas no juzo criminal. Assim, a princpio, a responsabilidade civil , a princpio, independente da criminal, j que os campos de atuao do direito civil e do direito penal so distintos, assim como tambm a responsabilizao na esfera administrativa autnoma em relao s demais. Mas como se depreende do prprio contedo do art. 935, h pontos de interao entre ambos. Se no juzo criminal ficou estabelecida a existncia do fato e o seu autor no pode mais a questo ser levantada no cvel. Como na hiptese prevista na questo, informa-se que a absolvio deu-se por falta de provas, nada impede que Francisco venha a ser responsabilizado civil e administrativamente. Acaso houvesse sido absolvido sob o fundamento de que no teria existido o fato, ou de que no fora o seu autor, estaria isento de responsabilidade civil ou criminal, posto que afastado o nexo causal. Correta, pois, a alternativa C.

(AnalistaJudicirio/GO/2003) 04. Assinale a alternativa incorreta: A) O incapaz responde pelos prejuzos que causar, se as pessoas por ele responsveis no tiverem obrigao de faz-lo ou no dispuserem

de meios suficientes. B) Comete ato ilcito o titular de direito que, ao exerc-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econmico ou social, pela boa-f ou pelos bons costumes. C) Haver responsabilidade de reparar o dano, independentemente de culpa, quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem. D) No demonstrada a culpa de sua parte, o empregador no responde pelos atos de seus empregados, mesmo que praticados no exerccio do trabalho que lhes competir, ou em razo dele.

COMENTRIOS: A princpio, o incapaz no responde pelos prejuzos que causar, mas a lei civil excepciona esta regra ao dispor, no art. 928, que este responder se as pessoas por ele responsveis no tiverem obrigao de faz-lo ou no dispuserem de meios suficientes para faz-lo. Trata-se de responsabilidade subsidiria do incapaz. Fora desta situao, a responsabilidade ser exclusiva do responsvel. Correta, pois, a alternativa A. Comete ato ilcito no apenas quem viola frontal e diretamente a lei, mas tambm aquele que, ao exercer um direito, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econmico ou social, pela boa-f ou pelos bons costumes. o que prev o art. 187. Correta, portanto, a alternativa B. Segundo o que se depreende da dico do art. 927, pargrafo nico, do CC, haver obrigao de reparar o dano, independentemente de culpa, nos casos especificados em lei (como p.ex., do fornecedor de produtos ou servios ao consumidor), ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, num risco para direitos de terceiros. a chamada responsabilidade objetiva. Assim, correta a alternativa C. A obrigao do empregador, por ato de seus empregados, no

exerccio do trabalho, segundo o art. 932, III do CC, e a Smula 341 do STF, presumida. Este s no responde se o ato foi praticado fora do exerccio da funo. Assim, incorreta a alternativa D, que deve ser assinalada.

(Anal.Jud/TRE/BA/reaJudiciria/09/2003) 05. Considere as afirmaes relativas aos atos ilcitos. I. O ato ilcito pode decorrer tambm de omisso. II. necessrio dano material para caracterizar o ato ilcito. III. A destruio de coisa alheia, quando absolutamente necessria para remover perigo iminente e nos limites indispensveis, no constitui ato ilcito.

Est correto APENAS o que se afirma em A) I. B) II. C) III. D) I e III. E) II e III.

COMENTRIOS: Pressupem a responsabilidade civil e o dever de indenizar, segundo o que se depreende do art. 186, uma ao ou omisso do agente. Destarte, o ato ilcito pode decorrer de conduta ativa ou omissiva. Portanto, correto o item I. O dano causado, segundo o mesmo artigo em comento, pode ser exclusivamente moral, seguindo a diretriz constitucional, que estabeleceu a reparabilidade do dano exclusivamente moral, e o entendimento pretoriano do STF. Assim, incorreto o item II. No constitui ilcito, de acordo com o art. 188, II, a deteriorao de

coisa alheia, ou a leso a pessoa, para remover perigo iminente. Segundo o pargrafo nico do mesmo artigo, s haver licitude ou legitimidade no ato praticado quando as circunstncias o tornarem absolutamente necessrio, no excedendo os limites do indispensvel para a remoo do perigo. Correto o item III. Assim, a alternativa correta a D.

(Analista Jurdico/MT/2004) (ADAPTADA) 06. Sobre os atos ilcitos, correto afirmar que: A)a prtica de atos ilcitos gera exclusivamente dano material. B) no comete ato ilcito o titular de um direito que, ao exerc-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econmico ou social, pela boa-f ou pelos bons costumes. Neste caso, ainda que exista o excesso, no h o ato ilcito em razo do exerccio do direito. C) no constitui ato ilcito a deteriorao ou destruio da coisa alheia, ou a leso pessoa, a fim de remover perigo iminente. D) constitui ato ilcito aquele praticado em legtima defesa.

COMENTRIOS: Do ilcito, segundo o art. 186, podem decorrer danos materiais ou morais. Incorreta a alternativa A. Tambm comete ilcito o titular de um direito que, ao exerc-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econmico ou social, pela boa-f ou pelos bons costumes (art. 187). Incorreta a alternativa B. Segundo o art. 188, II, no h ilicitude na deteriorao ou destruio da coisa alheia, ou a leso pessoa, a fim de remover perigo iminente. Correta a alternativa C. Tambm no constitui ilcito, de acordo com o que preleciona o art. 188, I, o ato praticado em legtima defesa ou no exerccio regular de direito. Incorreta a alternativa D.

(Assessor Jurdico/PI/02/2002) (ADAPTADA) 07. Na responsabilidade civil subjetiva, o agente poder ser compelido a indenizar a vtima, se o ato, embora no considerado ilcito, for praticado A) em estado de necessidade. B) em legtima defesa prpria. C) no exerccio regular de um direito. D) em legtima defesa de outrem.

COMENTRIOS: Os atos praticados em legtima defesa, seja da prpria pessoa, seja de terceiro, e os praticados no exerccio regular de direito, no so considerados ilcitos, de acordo com o art. 188, I. Assim, incorretas as alternativas B, C e D. O inciso II do mesmo artigo dispe que no constitui ilcito, igualmente, a destruio ou deteriorao de coisa alheia a fim de remover perigo iminente, tratando, implicitamente, do estado de necessidade. Contudo, nesta hiptese, embora a lei declare que o ato praticado nestas condies (de estado de necessidade) no considerado ilcito, nem por isso quem o praticou fica isento de reparar o prejuzo causado. Tanto que o art. 929 prev que se a pessoa lesada, ou o dono da coisa, no caso do inc. II do art. 188 no forem culpados do perigo, tero direito indenizao do prejuzo que sofreram. Assim, por exemplo, se um motorista de um veculo, para no atropelar uma criana, atira o carro contra um muro de uma residncia, embora seu ato seja lcito, ter que pagar a reparao do muro. Assim, correta a alternativa A.

(Def. Pblica MA/03) 08. Comete ato ilcito, ficando civilmente responsvel pela reparao do dano A) o causador de qualquer dano, exceto se provar culpa exclusiva da vtima. B) o agente que pratica o ato em legtima defesa de direito de outrem, cabendo contra este ao regressiva. C) aquele que age no exerccio regular de um direito reconhecido, causando dano a outrem, salvo se for servidor pblico. D) o que age em estado de necessidade, mesmo que o perigo tenha sido ocasionado pela pessoa lesada ou dono da coisa destruda. E) o titular de um direito que, ao exerc-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econmico ou social.

COMENTRIOS: Para a ocorrncia de ilcito, so necessrios ao ou omisso do agente, culpa ou dolo deste, dano e nexo causal entre a conduta e o dano. Assim, no a simples ocorrncia do dano que gera o dever de indenizar, at porque a lei prev algumas hipteses de excludente de responsabilidade, como a legtima defesa, o exerccio regular do direito, etc. Assim, incorretas as alternativas A, B e C. Aquele que comete o ato em estado de necessidade, embora no cometa ato ilcito, tem o dever de reparar o dano (art. 929 e 930). Isenta-se dessa responsabilidade se o perigo tenha sido ocasionado pela prpria pessoa lesada ou pelo dono da coisa destruda (art. 929). Assim, incorreta a alternativa D. Dentro da compreenso de ato ilcito tambm esto includos os atos praticados pelo titular de um direito que excedem manifestamente os limites impostos pelo seu fim econmico ou social (art. 187). Assim, correta a alternativa E.

(FiscaldoTrabalho/MT-1/2003) 09. Aquele que, em sua propriedade, usa cerca eletrificada que possa causar a morte do invasor: A) age em legtima defesa. B) atua no exerccio normal de um direito reconhecido. C) atende a um estado de necessidade, ante a violncia urbana. D) pratica ato emulativo. E) age ilicitamente, por haver abuso de direito ou exerccio irregular de um direito

COMENTRIOS: Tambm comete ato ilcito aquele que, sendo titular de um direito, ao exerc-lo, excede manifestamente os limites impostos pelos fins econmicos ou sociais, pela boa-f ou pelos bons costumes (art. 187). Assim, correta a alternativa E.

(Mag.Est./RN/08-2002) 10. Pode-se afirmar que h responsabilidade civil objetiva: A) do patro em caso de acidente do trabalho. B) no contrato de transporte de coisas, por via terrestre, estando a clusula de segurana implcita na obrigao de custdia. C) pessoal dos profissionais liberais na prestao de servio considerado defeituoso, quando o contrato for regido pelo Cdigo de Defesa do Consumidor. D) do curador pelos atos de seus curatelados dementes, em qualquer circunstncia. E) sempre que se verificar o dano moral, independentemente do dano material.

COMENTRIOS: A responsabilidade do empregador, por ato de seus empregados no exerccio de seu trabalho objetiva, mas a responsabilidade daquele

em caso de acidente do trabalho, segundo o art. 7, XXVIII da Carta Magna, depende da comprovao de dolo ou culpa sua, de modo que subjetiva. Destarte, incorreta a alternativa A. O Decreto n 2681, no art. 17, estabelece a obrigao, denominada clusula de incolumidade, de o transportador levar a pessoa s e salva ao destino, e a mercadoria sem avarias, assumida tacitamente pelo transportador, que s se exime dessa responsabilidade provado caso fortuito, fora maior ou culpa exclusiva da vtima ou de terceiro. Assim, correta a alternativa B. A responsabilidade dos profissionais liberais, nas relaes de consumo, subjetiva, de acordo com o art. 14, 4 do Cdigo de Defesa do Consumidor, constituindo-se exceo regra da responsabilidade objetiva do fornecedor de produtos ou servios. Incorreta, pois, a alternativa C. S existe a responsabilidade do curador, por ato de seus curatelados, se estes estiverem em sua companhia e sob sua autoridade (art. 932, II). Assim, incorreta a alternativa D. A responsabilidade civil aufere-se no pela natureza do dano (material ou moral), de modo que incorreta est a alternativa E.

(Mag. Est. RN 2000) 11. Considere as assertivas abaixo. I - Mesmo que o ru de processo criminal tenha sido absolvido por ter restado provado que o fato praticado no constitui crime, poder a vtima obter indenizao dos prejuzos sofridos. II - A, em legtima defesa de agresso perpetrada por B, desfere tiros, matando B e tambm C, que passava pelo local. Assim, nenhuma das duas vivas tem direito indenizao. III - Praticando o menor, com 17 anos de idade, ato ilcito culposo, apenas seu responsvel estar obrigado a indenizar o dano resultante.

Quais so corretas? A) Apenas I B) Apenas II C) Apenas III D) Apenas II e III E) I, II e III

COMENTRIOS: Regra geral, a responsabilidade civil e a criminal no se identificam, so independentes. Contudo, o art. 935 prev que haver a sua interligao quando no juzo criminal j ficaram decididas a existncia do fato e a sua autoria, no podendo mais haver discusso dessas questes na esfera cvel. Assim, provado no juzo criminal que o ru no cometeu crime, ou seja, que o ilcito penal no ocorreu, resta superada a questo indenizatria no cvel. Assim, correto o item I. No constitui ilcito o ato praticado em legtima defesa, prpria ou de outrem. Porm, existe o direito de regresso contra aquele em defesa de quem se causou o dano. Assim, os herdeiros de B so responsveis pela reparao em face dos herdeiros de C, pelo que preleciona o art. 943 do CC: o direito de exigir reparao e a obrigao de prest-la transmitem-se com a herana. Incorreto o item II. Embora no seja a regra, o incapaz responde pelos prejuzos que causar, se as pessoas por ele responsveis ao tiverem obrigao de faz-lo ou no dispuserem de meios suficientes (art. 928). Incorreto, portanto, o item III. Destarte, correta a alternativa A.

(Magistratura/SP/174) (ADAPTADA) 12. Se av ressarce dano causado por neto menor,

A) no pode reaver dele o que haja pago. B) pode reaver dele o que haja pago, quando civilmente capaz o neto e o dano tenha sido cometido aps atingida a capacidade civil. C) pode reaver dele o que haja pago, ainda que o dano tenha sido cometido por menor, hiptese em que este ser representado ou assistido na ao respectiva. D) pode reaver dele o que haja pago, desde que os pais do causador do dano sejam insolventes, hiptese em que, sendo menor, dar-se- a representao ou assistncia.

COMENTRIOS: Segundo o esclio inserto no art. 934 do Cdigo Civil, aquele que ressarcir o dano causado por outrem pode reaver o que pagou, salvo se o causador do dano for descendente seu, absoluta ou relativamente incapaz. Destarte, a condio para que o av possa cobrar de seu neto o que houver pago por ele que o neto seja capaz. Como se trata de incapaz, no pode reaver. Assim, correta a alternativa A.

(Mag. Fed. 5Reg/2002) 13. Na responsabilidade civil, a indenizao por dano moral A) sempre dependente da comprovao do dano material. B) pode ser cumulada com a indenizao por dano material. C) prescinde da comprovao do dano material, mas com este inacumulvel. D) exige prvia condenao do causador do dano em processo criminal. E) no pode ser superior indenizao por dano material.

COMENTRIOS:

Durante longo tempo, prevaleceu na doutrina e na jurisprudncia que o dano moral no era reparvel. Com o advento da CF/1988, a questo restou superada, posto que esta estabeleceu, claramente, a reparabilidade do dano moral. Outra questo que permaneceu divergente durante longo tempo foi se o dano moral era reparvel autonomamente, ou se dependia da comprovao do dano material. Tal questo tambm restou superada pelo entendimento firmado pelo STF de que poderiam ser cumuladas as indenizaes por dano material e moral. Assim, incorretas as alternativas A e C e correta a alternativa B. Regra geral, a responsabilidade civil independe da criminal, de modo que a alternativa D est incorreta. De acordo com o art. 944, a indenizao mede-se pela extenso do dano, de modo que, embora no exista um quantum pr-fixado na lei para a indenizao, seja por dano moral ou material, no h qualquer impedimento a que o valor daquele seja superior ao deste, at porque o dano moral independe do dano material, podendo subsistir de forma exclusiva. Incorreta, pois, a alternativa E.

(MPE/PR/14/03/2004) 14. Sobre o tema Responsabilidade Civil, assinale a alternativa incorreta: A) Aquele que ressarcir o dano causado por outrem pode reaver o que houver pago daquele por quem pagou, salvo se o causador do dano for descendente seu, absoluta ou relativamente incapaz; B) A priso, por queixa ou denncia falsa e de m-f, d ao ofendido o direito de ser indenizado por perdas e danos, devendo este provar o prejuzo; C) O incapaz responde pelos prejuzos que causar, se as pessoas por ele responsveis no tiverem obrigao de faz-lo ou no dispuserem de meios suficientes;

D) No caso de leso ou outra ofensa sade, o ofensor indenizar o ofendido das despesas do tratamento e dos lucros cessantes at ao fim da convalescena, alm de algum outro prejuzo que o ofendido prove haver sofrido; E) O credor que demandar o devedor antes de vencida a dvida, fora dos casos em que a lei o permita, ficar obrigado a esperar o tempo que faltava para o vencimento, a descontar os juros correspondentes, embora estipulados, e a pagar as custas em dobro.

COMENTRIOS: O art. 934 expresso ao prever que aquele que ressarcir o dano causado por outrem pode reaver o que por ele pagou, salvo se o causador do dano for descendente seu, absoluta ou relativamente incapaz. Correta a alternativa A. Prev o art. 953, caput, do CC, que a indenizao por injria, calnia e difamao consiste na reparao do dano que delas resulte ao ofendido. No pargrafo nico do mesmo artigo, se no puder o ofendido provar o prejuzo material, o juiz fixar equitativamente o valor da indenizao, de conformidade com as circunstncias do caso. Por seu turno, o art. 954 prev que a indenizao por ofensa liberdade pessoal consistir no pagamento de perdas e danos ao ofendido, e se este no puder provar prejuzo, tem aplicao o pargrafo nico antecedente, ou seja, o juiz fixar equitativamente a condenao, com base nas circunstncias concretas. Em complementao, o art. 954, pargrafo nico, II, elenca os atos considerados como ofensivos liberdade pessoal, dentre os quais a priso por queixa ou denncia falsa e de m-f. Assim, nem sempre o ofendido ter que provar prejuzo, quando no pud-lo. Com efeito, incorreta a alternativa B, a ser assinalada. O art. 928 expresso ao dispor que o incapaz responde pelos prejuzos a que der causa, quando os seus responsveis no tiverem obrigao ou quando no puderem pagar a reparao. Correta a

alternativa C. Segundo o art. 949, no caso de leso ou ofensa sade, a indenizao consistir nas despesas do tratamento do lesado, lucros cessantes at o fim da convalescena e outro prejuzo que prove haver sofrido. Correta a alternativa D. O credor que cobrar a dvida antes de vencida, fora dos casos permitidos em lei, fica obrigado a esperar o tempo que faltava para o vencimento, a descontar os juros correspondentes, mesmo estipulados, e pagar as custas em dobro (art. 939). Correta a alternativa E.

(OAB/AL/2000) 16. Os trs elementos que ensejam a indenizao civil so.... A) fato lesivo, dano e contrariedade a direito. B) contrariedade a direito, dano e culpa. C) fato lesivo, dano e nexo causal. D) NDR.

COMENTRIOS: Embora no seja explcito o art. 186 do CC, a doutrina mais avisada identifica os trs elementos que ensejam a indenizao, quais sejam: a ao ou omisso dolosa ou culposa (fato lesivo), o dano (prejuzo) e o nexo de causalidade. Assim, correta a alternativa C.

(OAB/ES/2003) 17. No que se refere responsabilidade civil fundada na teoria objetiva, correto afirmar, de acordo com o Cdigo Civil, que: A) a teoria objetiva somente se aplica nos casos especficos previstos em lei. B) no necessrio que a vtima prove o dano causado pela conduta

do agente. C) no necessrio que a vtima prove que a conduta do agente foi culposa. D) no necessrio que a vtima prove a existncia de nexo de causalidade entre a conduta do agente e o dano.

COMENTRIOS: A responsabilidade subjetiva pressupe a culpa como fundamento do dever de indenizar. A prova da culpa, pois, elemento necessrio para o dano indenizvel. Contudo, ocorre casos em que a lei impe o dever de indenizar a determinadas pessoas, ou em determinadas circunstncias, independente de conduta culposa de sua parte. Assim, no se exige prova de culpa do agente para que este tenha dever de reparar. a responsabilidade objetiva. Os demais elementos do ato ilcito, que ensejam o dever de reparar fato, dano e nexo causal so exigidos, tanto na responsabilidade objetiva como na subjetiva. Assim, correta a alternativa C.

(OAB/ES/2004) 18. Acerca da responsabilidade civil, assinale a opo correta. A) Se houve o dano, mas a sua causa no est relacionada com a conduta do agente, no h relao de causalidade nem obrigao de indenizar. B) Dano emergente compreende aquilo que a vtima efetivamente perdeu e o que razoavelmente deixou de ganhar com a ocorrncia do fato danoso. C) O ato praticado com abuso de direito, mesmo se no houver causado dano vtima ou ao seu patrimnio, resulta em dever de indenizar em virtude da violao a um dever de conduta. D) O dano patrimonial atinge os bens jurdicos que integram o

patrimnio da vtima. Por patrimnio deve-se entender o conjunto das relaes jurdicas de uma pessoa apreciveis em dinheiro, bem como aqueles direitos integrantes da personalidade de uma pessoa.

COMENTRIOS: O nexo de causalidade o liame entre a conduta do agente e o dano, que gera o dever indenizatrio. Rompido o nexo causal, ou seja, no tendo havido relao entre a conduta e o prejuzo, desaparece o dever de indenizar. Correta a alternativa A. A indenizao compreende o que a vtima efetivamente perdeu (dano emergente) e o que deixou de ganhar, os lucros esperados que deixou de auferir (lucros cessantes). Destarte, incorreta a alternativa B. Sem que tenha havido prejuzo, ou dano, no exsurge o dever de indenizar. pressuposto da indenizao a prova do dano, sem o qual exclui-se a responsabilidade pela reparao. Mesmo que tenha havido uma violao de um dever jurdico, e at mesmo a culpa do agente, nenhuma indenizao ser devida se no se verificou prejuzo. Contudo, bom realar que, em algumas situaes, a lei presume o prejuzo, no precisando ser provado este. Incorreta a alternativa C. O dano pode ser patrimonial (material), que atinge o patrimnio economicamente aprecivel, ou extrapatrimonial (moral), que no tem repercusso na rbita financeira do lesado, a compreendidos os que dizem respeito aos direitos de personalidade. Incorreta, portanto, a alternativa D.

(OAB/MG/03/2004) 19. Sobre a responsabilidade civil CORRETO afirmar: A) o direito de exigir reparao e a obrigao de prest-la no se transmite aos herdeiros.

B) ainda que comprovada a culpa da vtima ou a fora maior, o dono, ou detentor, do animal ressarcir o dano por este causado. C) o incapaz responde pelos prejuzos que causar, se as pessoas por ele responsveis no tiverem obrigao de faz-lo ou no dispuserem de meios suficientes, no podendo tal indenizao priv-lo, ou aos que dele dependem, do necessrio. D) em se tratando de hiptese de responsabilidade objetiva, a vtima do dano no precisar comprovar o nexo de causalidade entre a conduta do agente e o dano sofrido.

COMENTRIOS: O art. 943 explcito ao afirmar que o direito de exigir reparao e a obrigao de prest-la transmitem-se com a herana, ou seja, esta responder pela indenizao, e esto legitimados a requere-la os herdeiros do ofendido. Incorreta a alternativa A. Exclui a responsabilidade civil do dono ou detentor do animal a culpa da vtima ou a ocorrncia de fora maior (art. 936). Assim, incorreta a alternativa B. O art. 928 prev o dever indenizatrio do incapaz, se os seus responsveis no tiverem obrigao de faz-lo ou no dispuserem de meios suficientes. Complementando o raciocnio, o pargrafo nico do mesmo artigo, prev que a indenizao no ter lugar se privar do necessrio o incapaz ou as pessoas que dele dependerem. Assim, correta a alternativa C. Em caso de responsabilidade objetiva, a vtima no precisa provar a culpa do agente, que presumida, mas no est isenta de provar o nexo causal entre a conduta do agente e o prejuzo. Incorreta a alternativa D.

(OAB/MG Agosto - 2004) 20. Pode-se dizer que a responsabilidade civil do

absolutamente incapaz espcie de responsabilidade: A) solidria. B) privativa. C) cumulativa. D) subsidiria.

COMENTRIOS: Diz-se que a responsabilidade civil do incapaz subsidiria porque, a princpio, quem responde por ele so os seus responsveis, s no o fazendo se no tiverem obrigao ou se no puderem, por no disporem de meios suficientes. Fora dessa situao, a responsabilidade exclusiva dos responsveis. Correta, pois, a alternativa D.

(OAB/MG/Dez/01) 21. Assinale a opo INCORRETA: A) No constitui ato ilcito aquele praticado no cumprimento de ordem de superior hierrquico, mesmo que ilegal. B) Quando a ofensa tiver mais de um autor, todos respondero solidariamente por sua reparao. C) O dono de hotel responsvel pela reparao civil, em relao a seus hspedes. D) Aquele que cobrar dvida j paga fica obrigado a pagar ao devedor o dobro do que houver cobrado.

COMENTRIOS: O cumprimento de ordens de superior hierrquico s no considerado ilcito quando a ordem no for manifestamente ilegal. Se o for, aquele que realizou o ato em cumprimento de ordem de seu superior hierrquico, sabendo que esta era ilegal, comete ato ilcito. Assim, incorreta a alternativa B, que deve ser assinalada.

Segundo o art. 932, so solidariamente responsveis pela reparao com os autores os co-autores e as pessoas designadas no art. 932. Assim, correta a alternativa B. O art. 932, IV do CC prev a responsabilidade solidria dos donos de hotis, pelos seus hspedes. Correta a alternativa C. Aquele que cobrar dvida j paga, ou cobrar mais do que for devido, fica obrigado a pagar ao devedor, no primeiro caso, o dobro do que houver cobrado, e no segundo, o equivalente do que exigir a maior (art. 940). Correta a alternativa D.

(OAB/PB/25.08.02) (ADAPTADA) 22. Analise as proposies abaixo: I - O dono, ou detentor, do animal ressarcir o dano por este causado. II - O dono do edifcio ou construo responde pelos danos que resultarem de sua runa, se esta provier de falta de reparos, cuja necessidade fosse imediata. III - Aquele que habitar uma casa, ou parte dela, responde pelo dano proveniente das coisas que carem ou forem lanadas em lugar indevido. So casos de responsabilidade civil objetiva: A) Todos. B) Apenas o I e III. C) Apenas o II e III. D) Apenas o I.

COMENTRIOS: A responsabilidade do dono ou detentor do animal objetiva, s havendo a excluso se este provar fora maior ou culpa da vtima (art. 936). Correto o item I.

Segundo o art. 937, responde o dono do edifcio ou construo pelos danos que resultarem de sua runa, se esta resultar de falta de reparos, cuja necessidade era manifesta. Esta responsabilidade tambm objetiva, porque independe da comprovao de culpa sua. Correto o item II. De acordo com o art. 938, aquele que habitar prdio responde pelo dano proveniente da queda de coisas ou do seu lanamento em local indevido. tambm modalidade de responsabilidade objetiva. Assim, correto o item III. A alternativa correta, com efeito, a A.

(OAB/RS/01/2005) 23. Em relao responsabilidade civil, assinale a assertiva correta. A) A teoria da responsabilidade objetiva somente tem aplicao nas hipteses reguladas em legislao especial. B) O incapaz no responde pelos prejuzos que eventualmente causar em hiptese alguma. C) Face ao falecimento do causador do dano, no se extingue o dever de indenizar. D) O Direito Civil brasileiro no conhece situao de indenizao por prejuzo decorrente de ato lcito.

COMENTRIOS: A responsabilidade objetiva deve estar expressamente prevista em lei, mas no necessariamente em lei especial, tanto que o Cdigo Civil contempla alguns casos de responsabilidade objetiva. Incorreta a alternativa A. O incapaz responde pelos prejuzos causados, quando as pessoas por ele responsveis no tiverem obrigao de faz-lo ou quando no dispuserem de meios suficientes (art. 928). Destarte, incorreta a

alternativa B. O direito de exigir reparao e a obrigao de prest-la transmitemse com a herana (art. 943). Correta a alternativa C. Embora lcitos, h atos indenizveis, como os praticados com deteriorao destruio da coisa alheia, a fim de remover perigo iminente (art. 188, II, 929 e 930 do CC). Destarte, incorreta a alternativa D.

(OAB/SP/124/04) 24. Antnio emprestou para Benedito seu automvel, por um dia. Benedito estava trafegando pela cidade quando foi assaltado em um semforo. Nesse caso, A) Benedito ter que restituir o valor do automvel, mais perdas e danos. B) Benedito ter que restituir o valor do automvel, pura e simplesmente. C) Benedito nada ter que restituir a Antnio. D) Benedito ter que pagar, to somente, perdas e danos.

COMENTRIOS: O dever indenizatrio s exsurge, salvo nos casos de responsabilidade objetiva, quando provada a culpa do agente. Como, in casu, o dano deu-se por fato exclusivo de terceiro, sem que para ele tivesse concorrido Benedito, exclui-se a sua responsabilidade, respondendo to somente o terceiro a que lhe deu causa. Assim, correta a alternativa C.

(OAB/SP/117/02) 25. Lucas, cirurgio e locatrio por uma semana, de centro cirrgico em hospital de renome, submete seu paciente a

cirurgia. Apesar de ministrar todos os recursos mdicos na interveno cirrgica, o paciente veio a sucumbir. Assinale a resposta correta, indicando a quem cabe a responsabilidade pelo evento.

A) Ao mdico, se provada sua culpa no evento. B) Cumulativa, ao mdico e ao hospital, pelo vnculo decorrente da locao celebrada. C) Ao mdico, pela teoria da responsabilidade objetiva. D) Ao mdico, pela teoria do risco profissional.

COMENTRIOS: Constituindo-se exceo regra de que os fornecedores de produtos ou servios respondem objetivamente, o CDC estabeleceu que a responsabilidade dos profissionais liberais subjetiva, ou seja, depende da comprovao de culpa (art. 14, 4). O CC, art. 951, tambm prev essa responsabilidade subjetiva. Ressalte-se, contudo, que se o mdico tem vnculo empregatcio com o hospital, integrando a sua equipe mdica, a instituio hospitalar responde objetivamente, como prestadora de servios. No entanto, se o mdico apenas usa o hospital para internar seus pacientes, responde com exclusividade pelos seus erros. Lembre-se, ainda, que a obrigao do mdico, regra geral, de meio, ou seja, de empregar todos os recursos na cura do paciente. Ainda que no obtido o resultado, no ter responsabilidade se empregou de todos os meios e recursos tcnicos profissionais. S ter responsabilidade se provar que agiu culposamente. Destarte, correta a alternativa A.

(OAB/SP/125/2005) 26. H obrigao de reparar: A) quando o dano advm de atividade de natureza perigosa,

normalmente desenvolvida pelo autor do dano, independentemente de culpa. B) quando o dano advm de atividade perigosa, normalmente desenvolvida pelo autor do dano, depois de apurada a sua culpa e, conseqentemente, sua responsabilidade. C) somente quando a vtima no concorre para o evento danoso. D) quando o dano provocado por ataque de animal, ainda que fique provada a culpa exclusiva da vtima.

COMENTRIOS: Segundo o art. 927, pargrafo nico, haver responsabilidade objetiva (independente de comprovao de culpa) daquele que exerce atividade que, por sua natureza, implique risco para os direitos de outrem. Correta a alternativa A e incorreta a alternativa B. Ainda que a vtima concorra para o evento danoso, se no for exclusivamente sua a culpa, subsistir o dever de indenizar, ficando, nesta situao de culpa concorrente, mitigado o quantum da indenizao devida. Incorreta a alternativa C. So hipteses de excluso da responsabilidade do dono ou detentor do animal, a prova de culpa exclusiva da vtima ou de fora maior (art. 936). Incorreta a alternativa D.

(MP-Procurador Fed.14 2003) (ADAPTADA) 27. A responsabilidade do proprietrio na hiptese de queda, em lugar indevido, de coisas colocadas em uma casa: A) Independe da culpa do proprietrio; B) Obedece ao mesmo princpio da responsabilidade do proprietrio pelo arruinamento de edifcio ou construo; C) Depende da prova de tratarem-se de coisas perigosas; D) Inexiste no direito brasileiro.

COMENTRIOS: O art. 938 prev a responsabilidade objetiva daquele que habitar prdio, pela queda indevida de coisas ou das que forem lanadas em local indevido. Assim, correta a alternativa A.

(Proc.Mun.Recife/2003) 28. Haver obrigao de reparar o dano, A) independentemente de culpa, apenas quando a lei estabelecer expressamente que a hiptese de responsabilidade civil objetiva. B) independentemente de culpa, quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem. C) ainda que o ru seja absolvido no Juzo criminal, por qualquer fundamento, em razo do princpio da incomunicabilidade das instncias civil e penal. D) pelas pessoas jurdicas de direito privado prestadoras de servio pblico, em razo dos atos praticados por seus empregados nessa qualidade, somente quando provada a culpa do agente. E) sempre que o seu causador ostentar situao econmica mais vantajosa que a do ofendido, presumindo-se a culpa daquele.

COMENTRIOS: Mesmo no se tratando de hiptese de responsabilidade objetiva, haver a obrigao de reparar o dano, nos casos de cometimento de certos atos lcitos, mas que geram o dever de reparar, como p.ex., quando o agente destri ou deteriora coisa alheia a fim de remover perigo iminente (estado de necessidade). Mesmo no tendo agido culposamente, mesmo no tendo cometido ilcito, a lei prev o dever de reparar. Incorreta a alternativa A. Segundo o art. 927, pargrafo nico do CC, existe a responsabilidade

objetiva daquele que exerce atividade que, por sua natureza, gere risco para terceiros. Correta a alternativa B. Ainda que, a princpio, sejam incomunicveis as esferas cvel e criminal, haver a sua interao quando no juzo criminal ficar decidido que no houve crime ou que o ru no foi o seu autor. Esta deciso tem reflexo no cvel, isentando o dever indenizatrio. Incorreta a alternativa C. A responsabilidade das pessoas jurdicas de direito pblico, por atos de seus agentes que, nesta qualidade, causarem danos a terceiros objetiva, segundo o que preleciona o art. 37, 6 da Carta Magna. Independe de prova de culpa, portanto. Incorreta a alternativa D. O dever indenizatrio mede-se pela extenso do dano, e no pela situao econmica do ofensor e do ofendido, embora esta tenha relevncia para a fixao do quantum da indenizao. Lembre-se ainda que para a existncia do dever de reparar, no previsto como pressuposto a situao econmica, nem culpa presumida por este motivo. Incorreta a alternativa E.

(Tabelioeregistrador/SP/03) 29. Responsabilidade aquiliana A) a oriunda do descumprimento do contrato. B) a derivada de ato ilcito. C) a que decorre de ato de terceiro. D) a fundada no risco.

COMENTRIOS: Responsabilidade extracontratual ou aquiliana aquela decorrente da infrao ao dever geral de conduta, como previsto no art. 186 do CC. Aquela que decorre do descumprimento de um contrato chamada contratual. A que fundada no risco a objetiva, e a que decorre de ato de terceiro, regra geral, isenta de responsabilidade. Assim, correta a alternativa B.

30. Quanto obrigao de indenizar, correto afirmar: A - o pai que ressarcir o dano causado pelo filho pode reaver o que pagou. B - no so transmissveis com a herana o direito de exigir reparao e a obrigao de prest-la. C - a responsabilidade dos pais pelos atos praticados por filhos menores direta e extracontratual. D - o dono do edifcio responde pelos danos que resultarem de sua runa em qualquer hiptese.

COMENTRIOS: Regra geral, o pai que ressarcir o dano causado pelo filho pode reaver o que pagou, s no lhe assistindo tal direito se o filho for absoluta ou relativamente incapaz (art. 934). Correta a alternativa A e incorreta a alternativa C, j que primeiro deve responder o prprio incapaz. O direito de exigir reparao transmite-se aos herdeiros do ofendido, bem como a herana responde pelo dever de prest-los (art. 934). Incorreta a alternativa B. O dono do edifcio s responde pelos danos que resultarem de sua runa se esta provier de falta de reparos, cuja necessidade era manifesta (art. 938). Incorreta a alternativa D.

QUESTES APRESENTADAS 01. Assinale a opo INCORRETA: A) No caso de homicdio, a indenizao deve compreender a prestao de alimentos s pessoas a quem o defunto os devia. B) Na responsabilidade aquiliana, os juros moratrios contam-se a partir do evento danoso.

C) O curador responsvel pela reparao civil, relativamente ao curatelado que estiver sob seu poder, e em sua companhia. D) No indenizvel o acidente que cause a morte de filho menor que no exera trabalho remunerado.

(AGU-2Categoria 1998) 02. A responsabilidade civil, classificada quanto ao seu fato gerador, resultante da violao de um dever geral de absteno pertinente aos direitos reais ou de personalidade, a A) direta B) subjetiva C) objetiva D) extracontratual E) indireta

(Analista Jud./1 Reg./2003) 03. Francisco de Assis Aguiar Alves, servidor pblico, foi absolvido em um processo criminal por falta de provas. Relativamente ao mesmo fato ilcito: A) ter sua responsabilidade automaticamente excluda da esfera cvel e administrativa; B) ter sua responsabilidade automaticamente excluda da esfera cvel, mas poder ser responsabilizado na esfera administrativa; C) poder ser responsabilizado tanto na esfera cvel como na administrativa; D) ter sua responsabilidade automaticamente excluda da esfera administrativa, mas poder ser responsabilizado na esfera cvel; E) poder convalid-lo, eximindo-se assim por seus efeitos ex tunc, no respondendo judicialmente.

(AnalistaJudicirio/GO/2003) 04. Assinale a alternativa incorreta: A) O incapaz responde pelos prejuzos que causar, se as pessoas por ele responsveis no tiverem obrigao de faz-lo ou no dispuserem de meios suficientes. B) Comete ato ilcito o titular de direito que, ao exerc-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econmico ou social, pela boa-f ou pelos bons costumes. C) Haver responsabilidade de reparar o dano, independentemente de culpa, quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem. D) No demonstrada a culpa de sua parte, o empregador no responde pelos atos de seus empregados, mesmo que praticados no exerccio do trabalho que lhes competir, ou em razo dele.

(Anal.Jud/TRE/BA/reaJudiciria/09/2003) 05. Considere as afirmaes relativas aos atos ilcitos. I. O ato ilcito pode decorrer tambm de omisso. II. necessrio dano material para caracterizar o ato ilcito. III. A destruio de coisa alheia, quando absolutamente necessria para remover perigo iminente e nos limites indispensveis, no constitui ato ilcito. Est correto APENAS o que se afirma em A) I. B) II. C) III. D) I e III. E) II e III.

(Analista Jurdico/MT/2004) (ADAPTADA) 06. Sobre os atos ilcitos, correto afirmar que: A)a prtica de atos ilcitos gera exclusivamente dano material. B) no comete ato ilcito o titular de um direito que, ao exerc-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econmico ou social, pela boa-f ou pelos bons costumes. Neste caso, ainda que exista o excesso, no h o ato ilcito em razo do exerccio do direito. C) no constitui ato ilcito a deteriorao ou destruio da coisa alheia, ou a leso pessoa, a fim de remover perigo iminente. D) constitui ato ilcito aquele praticado em legtima defesa.

(Assessor Jurdico/PI/02/2002) (ADAPTADA) 07. Na responsabilidade civil subjetiva, o agente poder ser compelido a indenizar a vtima, se o ato, embora no considerado ilcito, for praticado A) em estado de necessidade. B) em legtima defesa prpria. C) no exerccio regular de um direito. D) em legtima defesa de outrem.

(Def. Pblica MA/03) 08. Comete ato ilcito, ficando civilmente responsvel pela reparao do dano A) o causador de qualquer dano, exceto se provar culpa exclusiva da vtima. B) o agente que pratica o ato em legtima defesa de direito de outrem, cabendo contra este ao regressiva. C) aquele que age no exerccio regular de um direito reconhecido, causando dano a outrem, salvo se for servidor pblico.

D) o que age em estado de necessidade, mesmo que o perigo tenha sido ocasionado pela pessoa lesada ou dono da coisa destruda. E) o titular de um direito que, ao exerc-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econmico ou social.

(FiscaldoTrabalho/MT-1/2003) 09. Aquele que, em sua propriedade, usa cerca eletrificada que possa causar a morte do invasor: A) age em legtima defesa. B) atua no exerccio normal de um direito reconhecido. C) atende a um estado de necessidade, ante a violncia urbana. D) pratica ato emulativo. E) age ilicitamente, por haver abuso de direito ou exerccio irregular de um direito

(Mag.Est./RN/08-2002) 10. Pode-se afirmar que h responsabilidade civil objetiva: A) do patro em caso de acidente do trabalho. B) no contrato de transporte de coisas, por via terrestre, estando a clusula de segurana implcita na obrigao de custdia. C) pessoal dos profissionais liberais na prestao de servio considerado defeituoso, quando o contrato for regido pelo Cdigo de Defesa do Consumidor. D) do curador pelos atos de seus curatelados dementes, em qualquer circunstncia. E) sempre que se verificar o dano moral, independentemente do dano material.

(Mag. Est. RN 2000)

11. Considere as assertivas abaixo. I - Mesmo que o ru de processo criminal tenha sido absolvido por ter restado provado que o fato praticado no constitui crime, poder a vtima obter indenizao dos prejuzos sofridos. II - A, em legtima defesa de agresso perpetrada por B, desfere tiros, matando B e tambm C, que passava pelo local. Assim, nenhuma das duas vivas tem direito indenizao. III - Praticando o menor, com 17 anos de idade, ato ilcito culposo, apenas seu responsvel estar obrigado a indenizar o dano resultante. Quais so corretas? A) Apenas I B) Apenas II C) Apenas III D) Apenas II e III E) I, II e III

(Magistratura/SP/174) (ADAPTADA) 12. Se av ressarce dano causado por neto menor, A) no pode reaver dele o que haja pago. B) pode reaver dele o que haja pago, quando civilmente capaz o neto e o dano tenha sido cometido aps atingida a capacidade civil. C) pode reaver dele o que haja pago, ainda que o dano tenha sido cometido por menor, hiptese em que este ser representado ou assistido na ao respectiva. D) pode reaver dele o que haja pago, desde que os pais do causador do dano sejam insolventes, hiptese em que, sendo menor, dar-se- a representao ou assistncia.

(Mag. Fed. 5Reg/2002)

13. Na responsabilidade civil, a indenizao por dano moral A) sempre dependente da comprovao do dano material. B) pode ser cumulada com a indenizao por dano material. C) prescinde da comprovao do dano material, mas com este inacumulvel. D) exige prvia condenao do causador do dano em processo criminal. E) no pode ser superior indenizao por dano material.

(MPE/PR/14/03/2004) 14. Sobre o tema Responsabilidade Civil, assinale a alternativa incorreta: A) Aquele que ressarcir o dano causado por outrem pode reaver o que houver pago daquele por quem pagou, salvo se o causador do dano for descendente seu, absoluta ou relativamente incapaz; B) A priso, por queixa ou denncia falsa e de m-f, d ao ofendido o direito de ser indenizado por perdas e danos, devendo este provar o prejuzo; C) O incapaz responde pelos prejuzos que causar, se as pessoas por ele responsveis no tiverem obrigao de faz-lo ou no dispuserem de meios suficientes; D) No caso de leso ou outra ofensa sade, o ofensor indenizar o ofendido das despesas do tratamento e dos lucros cessantes at ao fim da convalescena, alm de algum outro prejuzo que o ofendido prove haver sofrido; E) O credor que demandar o devedor antes de vencida a dvida, fora dos casos em que a lei o permita, ficar obrigado a esperar o tempo que faltava para o vencimento, a descontar os juros correspondentes, embora estipulados, e a pagar as custas em dobro.

(OAB/AL/2000) 16. Os trs elementos que ensejam a indenizao civil so.... A) fato lesivo, dano e contrariedade a direito. B) contrariedade a direito, dano e culpa. C) fato lesivo, dano e nexo causal. D) NDR.

(OAB/ES/2003) 17. No que se refere responsabilidade civil fundada na teoria objetiva, correto afirmar, de acordo com o Cdigo Civil, que: A) a teoria objetiva somente se aplica nos casos especficos previstos em lei. B) no necessrio que a vtima prove o dano causado pela conduta do agente. C) no necessrio que a vtima prove que a conduta do agente foi culposa. D) no necessrio que a vtima prove a existncia de nexo de causalidade entre a conduta do agente e o dano.

(OAB/ES/2004) 18. Acerca da responsabilidade civil, assinale a opo correta. A) Se houve o dano, mas a sua causa no est relacionada com a conduta do agente, no h relao de causalidade nem obrigao de indenizar. B) Dano emergente compreende aquilo que a vtima efetivamente perdeu e o que razoavelmente deixou de ganhar com a ocorrncia do fato danoso. C) O ato praticado com abuso de direito, mesmo se no houver causado dano vtima ou ao seu patrimnio, resulta em dever de indenizar em virtude da violao a um dever de conduta.

D) O dano patrimonial atinge os bens jurdicos que integram o patrimnio da vtima. Por patrimnio deve-se entender o conjunto das relaes jurdicas de uma pessoa apreciveis em dinheiro, bem como aqueles direitos integrantes da personalidade de uma pessoa.

(OAB/MG/03/2004) 19. Sobre a responsabilidade civil CORRETO afirmar: A) o direito de exigir reparao e a obrigao de prest-la no se transmite aos herdeiros. B) ainda que comprovada a culpa da vtima ou a fora maior, o dono, ou detentor, do animal ressarcir o dano por este causado. C) o incapaz responde pelos prejuzos que causar, se as pessoas por ele responsveis no tiverem obrigao de faz-lo ou no dispuserem de meios suficientes, no podendo tal indenizao priv-lo, ou aos que dele dependem, do necessrio. D) em se tratando de hiptese de responsabilidade objetiva, a vtima do dano no precisar comprovar o nexo de causalidade entre a conduta do agente e o dano sofrido.

(OAB/MG Agosto - 2004) 20. Pode-se dizer que a responsabilidade civil do absolutamente incapaz espcie de responsabilidade: A) solidria. B) privativa. C) cumulativa. D) subsidiria.

(OAB/MG/Dez/01) 21. Assinale a opo INCORRETA:

A) No constitui ato ilcito aquele praticado no cumprimento de ordem de superior hierrquico, mesmo que ilegal. B) Quando a ofensa tiver mais de um autor, todos respondero solidariamente por sua reparao. C) O dono de hotel responsvel pela reparao civil, em relao a seus hspedes. D) Aquele que cobrar dvida j paga fica obrigado a pagar ao devedor o dobro do que houver cobrado.

(OAB/PB/25.08.02) (ADAPTADA) 22. Analise as proposies abaixo: I - O dono, ou detentor, do animal ressarcir o dano por este causado. II - O dono do edifcio ou construo responde pelos danos que resultarem de sua runa, se esta provier de falta de reparos, cuja necessidade fosse imediata. III - Aquele que habitar uma casa, ou parte dela, responde pelo dano proveniente das coisas que carem ou forem lanadas em lugar indevido. So casos de responsabilidade civil objetiva: A) Todos. B) Apenas o I e III. C) Apenas o II e III. D) Apenas o I.

(OAB/RS/01/2005) 23. Em relao responsabilidade civil, assinale a assertiva correta. A) A teoria da responsabilidade objetiva somente tem aplicao nas hipteses reguladas em legislao especial.

B) O incapaz no responde pelos prejuzos que eventualmente causar em hiptese alguma. C) Face ao falecimento do causador do dano, no se extingue o dever de indenizar. D) O Direito Civil brasileiro no conhece situao de indenizao por prejuzo decorrente de ato lcito.

(OAB/SP/124/04) 24. Antnio emprestou para Benedito seu automvel, por um dia. Benedito estava trafegando pela cidade quando foi assaltado em um semforo. Nesse caso, A) Benedito ter que restituir o valor do automvel, mais perdas e danos. B) Benedito ter que restituir o valor do automvel, pura e simplesmente. C) Benedito nada ter que restituir a Antnio. D) Benedito ter que pagar, to somente, perdas e danos.

(OAB/SP/117/02) 25. Lucas, cirurgio e locatrio por uma semana, de centro cirrgico em hospital de renome, submete seu paciente a cirurgia. Apesar de ministrar todos os recursos mdicos na interveno cirrgica, o paciente veio a sucumbir. Assinale a resposta correta, indicando a quem cabe a responsabilidade pelo evento. A) Ao mdico, se provada sua culpa no evento. B) Cumulativa, ao mdico e ao hospital, pelo vnculo decorrente da locao celebrada. C) Ao mdico, pela teoria da responsabilidade objetiva. D) Ao mdico, pela teoria do risco profissional.

(OAB/SP/125/2005) 26. H obrigao de reparar: A) quando o dano advm de atividade de natureza perigosa, normalmente desenvolvida pelo autor do dano, independentemente de culpa. B) quando o dano advm de atividade perigosa, normalmente desenvolvida pelo autor do dano, depois de apurada a sua culpa e, conseqentemente, sua responsabilidade. C) somente quando a vtima no concorre para o evento danoso. D) quando o dano provocado por ataque de animal, ainda que fique provada a culpa exclusiva da vtima.

(MP-Procurador Fed.14 2003) (ADAPTADA) 27. A responsabilidade do proprietrio na hiptese de queda, em lugar indevido, de coisas colocadas em uma casa: A) Independe da culpa do proprietrio; B) Obedece ao mesmo princpio da responsabilidade do proprietrio pelo arruinamento de edifcio ou construo; C) Depende da prova de tratarem-se de coisas perigosas; D) Inexiste no direito brasileiro.

(Proc.Mun.Recife/2003) 28. Haver obrigao de reparar o dano, A) independentemente de culpa, apenas quando a lei estabelecer expressamente que a hiptese de responsabilidade civil objetiva. B) independentemente de culpa, quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem.

C) ainda que o ru seja absolvido no Juzo criminal, por qualquer fundamento, em razo do princpio da incomunicabilidade das instncias civil e penal. D) pelas pessoas jurdicas de direito privado prestadoras de servio pblico, em razo dos atos praticados por seus empregados nessa qualidade, somente quando provada a culpa do agente. E) sempre que o seu causador ostentar situao econmica mais vantajosa que a do ofendido, presumindo-se a culpa daquele.

(Tabelioeregistrador/SP/03) 29. Responsabilidade aquiliana A) a oriunda do descumprimento do contrato. B) a derivada de ato ilcito. C) a que decorre de ato de terceiro. D) a fundada no risco.

30. Quanto obrigao de indenizar, correto afirmar: A - o pai que ressarcir o dano causado pelo filho pode reaver o que pagou. B - no so transmissveis com a herana o direito de exigir reparao e a obrigao de prest-la. C - a responsabilidade dos pais pelos atos praticados por filhos menores direta e extracontratual. D - o dono do edifcio responde pelos danos que resultarem de sua runa em qualquer hiptese. V. ROBERTO CALLEGRIO - RESPONSABILIDADE RESPONSABILIDADE CIVIL - 927 a 954 CC

You might also like