You are on page 1of 3

Ficha de Trabalho para Avaliao de Biologia e Geologia (ano 2)

Tema: DNA e Sntese proteca

GRUPO I
1. Utilize a seguinte chave para avaliar os pares de afirmaes que se seguem.

Chave
A A primeira afirmao verdadeira e a segunda falsa. B A primeira afirmao falsa e a segunda verdadeira. C Ambas as afirmaes so verdadeiras. D Ambas as afirmaes so falsas.

Afirmaes:
I Adenina e guanina so bases pricas. II A citosina uma base pirimdica. I A guanina complementar da timina numa molcula de DNA. 2. II Os nucletidos de RNA contm uracilo. I Os nucletidos de DNA contm ribose. 3. II Os nucletidos de RNA podem conter timina. I O nmero de molculas de uracilo de um RNA acabado de ser transcrito igual ao nmero de molculas de adenina da poro de DNA que lhe serviu de molde. 4. II O nmero de molculas de adenina de um DNA sempre igual ao nmero de molculas de uracilo que ele contm.

1.

2. O DNA o suporte molecular da informao gentica a nvel celular.

Fig. 1

2.1.Complete a legenda escrevendo a designao da estrutura que corresponde a cada um dos nmeros. 2.2.Uma caracterstica comum s molculas de DNA e RNA :
A - o nmero de bases de anel duplo igual ao nmero de bases de anel simples. B - o nmero de riboses igual ao nmero de fosfatos. C - o nmero de adeninas igual ao nmero de timinas. D - o nmero de fosfatos igual ao nmero de bases azotadas.

(Assinale com um crculo a opo que corresponde opo correcta.) 2.3.O esquema seguinte representa duas cadeias de cidos nuclecos. Podemos concluir que...

ABCDE-

I e II correspondem a duas molculas de RNA. I e II correspondem a duas cadeias de uma molcula de RNA. I corresponde a uma cadeia de RNA e II a uma cadeia de ADN. I e II correspondem a duas cadeias de uma molcula de ADN. I corresponde a uma cadeia de ADN e II a uma cadeia de RNA.

(Assinale com um crculo a opo que corresponde opo correcta.)

3. Observe a figura 2 que pretende representar as unidades

bsicas dos cidos nuclecos. 3.1.Como se denominam essas unidades bsicas? 3.2.Indique o nome atribudo ao conjunto A.
Fig. 2

4. Observe atentamente a figura 3 que

pretende representar duas pentoses. 4.1.Qual das pentoses se encontra no RNA?


5. A figura 4 relativa replicao do DNA.

5.1.Como se designa o processo de replicao representado? 5.1.1. Fundamente a sua resposta. 5.2. Indique qual a enzima envolvida no processo da replicao.
Fig. 4

GRUPO II
1. A sntese proteica processa-se em diferentes fases. 1.1. Identifique-as, ordenando-as cronologicamente. 1.2. Classifique as afirmaes que se seguem, atribuindo-lhes o respectivo valor lgico (V/F).
a) b) c) d) e) f) g) A traduo ocorre no ncleo. A transcrio consiste na sntese do RNA a partir de uma cadeia-molde de DNA. A enzima envolvida na transcrio o DNA polimerase. A migrao consiste na passagem do mRNA do ncleo para o citoplasma. A replicao actualmente descrita segundo o modelo semiconservativo. A traduo consiste na descodificao da mensagem contida no mRNA para uma sequncia de aa. A transcrio ocorre no citoplasma, ao nvel dos ribossomas.

1.2.1. Justifique a sua opo nas alneas a), c) e g). 2. 3. 4. Sinteticamente, indique em que difere o mRNA acabado de transcrever do mRNA funcional. Mencione quatro intervenientes na sntese de protenas que actuam ao nvel do citoplasma. Atente ao diagrama da figura 5 e preencha de forma adequada os respectivos espaos.

fig. 5

5.

Um dos filamentos da dupla hlice de uma molcula de DNA tem a seguinte sequncia: 5 AAC GAT CGC TCA 3
A. B. C. D. E. AAC GAT CGC TCA; TTG CTA GCG AGT. TTG CTA GCG AGT; UUG CUA GCG AGU. UUC GUA CGC ACU; TTG CTA GCG AGT. TTG CTA GCG AGT; AAC GAT CGC TCA. TTC GTA CGC ACT; AAC GAT CGC TCA.

Os seus produtos de replicao e de transcrio so, respectivamente,...

(Assinale com um crculo a opo que corresponde opo correcta.) 6. A tabela seguinte representa alguns aminocidos e as sequncias de bases no DNA responsveis pelas suas codificaes. Aminocido Sequncia de bases no DNA Cistena (Cis) ACA Arginina(Arg) TCT Valina (VaI) CAA Isoleucina (Ile) TAA Leucina (Leu) AAT

Se uma molcula de RNA apresentar a sequncia de bases AUU AGA UGU GUU UUA, a sequncia de aminocidos no polipptido ser, de acordo com a tabela anterior,...
A. Cis-Val-Leu-Arg-lle. B. Leu-VaI-Cis-Arg-lle. C. Arg-IIe-Val-Leu-Cis. D. lle-Arg-Cis-Val-Leu. E. Val-Cis-Arg-lle-Leu. (Assinale com um crculo a opo que corresponde opo correcta.)

7.

A tabela 1 diz respeito ao cdigo gentico.

Analise atentamente o seguinte segmento de DNA e consulte o cdigo gentico quando necessrio. 5 ACG TTC AAA CGG ACG 3 7.1.1. Replique a cadeia de DNA correspondente ao segmento acima representado. 7.1.2. Indique o resultado da transcrio do segmento do DNA. 7.1.3. Indique o RNAt correspondente ao segmento de DNA. 7.1.4. Traduza o segmento de DNA. FIM

You might also like